domingo, 16 de outubro de 2011

ONDA SOMBRIA

Há muito, irregularidades na gestão vêm sendo apontadas, de várias maneiras, a princípio em conversas, depois em requerimentos solicitando providências, depois em denúncias em instâncias que deveriam ser as competentes; e esses reclamos, tirando um ou outro atendido em suas providências, foram completamente ignorados e colocados em uma vala comum das reclamações feitas unicamente por picuinha política. Todas as reclamações que não tiveram seus objetos atendidos, por variados motivos, ficaram consideradas como coisa de política, como se coisa de política fosse assunto de menor valor...

Caía na Prefeitura e dependendo da sua origem tinha encaminhamento diverso, se era coisa de algum adversário era solenemente deixado de lado.

Como jornalista, ambientalista e sem rabo preso, sempre recebi denúncias, as quais, nunca sem antes uma verificação sobre a veracidade ou se procedia ou não, sempre tratei de fazer os encaminhamentos cabíveis.

Uma vez recebi, de uma professora, a reclamação de uma obra inacabada que segundo ela, estava colocando em risco a integridade física das pessoas que circulavam próximo ao local, além de estar juntando sobre a laje, quantia de água que poderia ser um potencial criadouro de mosquitos, (a preocupação da professora era com a dengue).

Depois de verificar o lugar redigi uma denúncia colocando todos os riscos da "obra" e encaminhei para a Vigilância Sanitária.

A resposta que recebi da Visa, foi verbal. O responsável pela Vigilância me informou que encaminhou a denúncia para um servidor da Prefeitura, que era parente do proprietário da obra inacabada, e que esse se comprometeu a tomar uma providência. Essa denúncia foi feita em 2005.

Sabe o que aconteceu?

Nada. Até hoje a obra continua inacabada, e os riscos apontados naquela época continuam do mesmo jeito, inclusive os criadouros de mosquitos...

Porque estou comentando isso?

Porque eu, o responsável pela Visa e essa pessoa sabemos a quem estou me referindo, e esse servidor é um que está envolvido nos processos e denúncias que pesam sobre o executivo, cujo processo está correndo na Justiça e em vias de transitar em julgado.

Eu só estou colocando isso aqui para demonstrar que se alguém tem culpa não é quem denuncia as irregularidades, e sim quem as cometeu. A pessoa pode até ter os seus motivos para ter praticado as irregularidades, um dos motivos que podemos deduzir é o de ele ter acreditado de que não era irregularidade.

Se houve ou não irregularidades a Justiça vai apontar, só que a culpa, sinto muito, não é de quem tentou alertar e foi ignorado...

Está escrito: "Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus".

Um comentário:

  1. O Amauri, falando em"onda", tão falando na cidade que a onda de roubos a carros já está absurda em BJP.. É fato isso? Dá pra fazer uma "enquete" ai? Depois a gente pode juntar informações e pedir soluções junto ao pessoal de segurança...

    Abs!

    ResponderExcluir