sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SESSÃO CONCORRIDA

Tudo é feito de qualquer jeito e acaba ficando para a última hora, o que demanda articulação de pressão, para aprovação, algumas necessárias, outras nem tanto.

Ontem havia várias tribos na Câmara, havia o grupo do Hortênsia devidamente mobilizados pelo Edmar da Caixa, que além de influente funcionário da Caixa Econômica Federal, é também presidente do diretório ou comissão provisória do Partido dos Trabalhadores, da cidade, e usou táticas de mobilização para pressionar os vereadores da mesma maneira como fizeram com a manifestação que supostamente seria em prol das vítimas do acidente, mas que, como todos viram foram em pról do próprio partido e também do prefeito, que teve desviada toda a responsabilidade sobre as providências que deveriam ter sido tomadas pelo poder público e não foram, só que em relação ao caso de ontem, não se sabe se seria necessária toda a pressão, já que o caso da emenda já estava toda previamente resolvida, e pessoal da agropecuária nem se interessou em discutir participação.

Havia o grupo da Banda, com a presença inclusive do secretário de Educação, que mobilizou os familiares do pessoal que toca para também pressionar os vereadores, a criarem a Banda e aprovarem os três cargos necessários para a continuidade dos trabalhos. A pressão surtiu efeito, já que a entrada do projeto, que tinha dado entrada na manhã de ontem, portanto fora do prazo para poder ser apreciado, foi aprovada para que pudesse ser lido na sessão, e foi, atrasando ainda mais a sessão que demorou para começar.

Demorou para começar

Por causa de outro grupo, o grupo da Igreja Católica que estava lá para discutir o pagamento pela Casa Paroquial que foi demolida nas vésperas das últimas eleições, sem que o "negócio" tivesse sido regularizado. E o projeto que corria o risco de não ser aprovado foi retirado depois de uma orientação do procurador jurídico da Câmara que percebeu que a Igreja não tinha documento de posse da propriedade em questão, o que inviabilizaria o processo.

O projeto foi retirado para se chegar a uma solução de consenso.

Outro grupo que estava na Câmara para acompanhar as votações, era o do Conselho Comunitário de Segurança, interessados na aprovação do projeto de lei da gratificação por função delegada, a PMs, que receberiam por horas extras reforçando o policiamento em períodos pré-estabelecidos.
projeto esse que como os demais da pauta foram todos aprovados na sessão que terminou depois da meia noite...

20 comentários:

  1. AMAURIH,E A REFORMA ADMISTRATIVA,ONDE VIZA,O REAJUSE DO SERVIDOR PÚBLICO,FIQUEI SABENDO,QUE ESSE PROJETO IA SER VOTADO AINDA ESSE ANO,PELO JEITO NÃO ENTROU NEM EM PALTA,???EM QUE ANDA AMAURIH?????

    ResponderExcluir
  2. Cada hora usa um nome...
    Você tem que perguntar para o pessoal da Prefeitura que está elaborando ou apreciando essa tal reforma, eu mesmo só ouço falar dela, em em tempos de maracutaias o que me chega nem sempre são notícias positivas...

    ResponderExcluir
  3. OU SEJA: CADA UM NA CÃMARA PUXANDO SUA SARDINHA PARA O SEU BRASEIRO, NENHUM PROJETO QUE BENEFICIASSE TODA CIDADE!!!

    ResponderExcluir
  4. tadinhos dos vereadores né.. trabalharam tanto nesta sessão da até dó..... deveriam ter aumento de salario, pois trabalham demais, toda população deve estar satisfeita com o desempenho de cada um.

    ResponderExcluir
  5. MACMANAMANN por acaso vc é o Maxmilliams Deus ?

    amauri , parece que as escolas municipais andam caindo né ?

    ResponderExcluir
  6. PARA QUE V. QUER SABER QUEM EU SOU, SE VOCÊ É "ANÕNIMO"?

    OUVI DIZER QUE CAIU O TETO DA ESCOLA DO MARFY CHEIO DE CRIANÇAS QUE FELISMENTE SAIRAM CORRENDO E NADA ACONTECEU.

    ResponderExcluir
  7. PELO VISTO TODA OBRA NA CIDADE É FRÁGIL !

    ESTE TELHADO É ADEQUADO PARA UMA ESCOLA ?

    AGORA QUE RECAPEARAM AS RUAS DA CIDADE, EM MINHA SIMPLES IGNORÃNCIA, COM A CHEGADA DAS CHUVAS TERIAM QUE FAZER A LIMPEZA DOS BOEIROS QUE ESTÃO INTEIRAMENTES ENTUPIDOS.
    FICOU BONITO O RECAPE MAS AS CALÇADAS CONTINUAM SUJAS E DECADENTES.

    EM SÃO PAULO NO MES DE SETEMBRO FOI APROVADA UMA LEI QUE IMPÕE PENALIDADE MÍNIMA DE CR300,00 [ TREZENTOS REAIS ] Á QUEM NÃO CONSERTAR UM BURACO NA CALÇADA OU NÃO DEIXAR UM ESPAÇO MÍNIMO DE 1,2 METROS PARA O PEDESTRE ANDAR SEM TER QUE PULAR UM OBSTÁCULO.
    NA LISTA ESTÃO POSTES, LIXEIRAS E ATÉ ARVORES.
    96,33 ÉRA O VALOR DA MULTA MÍNIMA POR NÃO CONSERTAR A CALÇADA TENDO UM PRAZO DE 30 DIAS PARA ARRUMAR.

    QUANDO ENTRAR EM VIGOR A NOVA LEI NÃO LEVARÁ EM CONTA O TAMANHO DO BURACO MAS A EXTENÇÃO DA CALÇADA.

    OUTRA NOVIDADE É QUE O MORADOR QUE FOR FLAGRADO PELA FISCALIZAÇÃO NÃO TERÁ MAIS O PRAZO DE 30 DIAS PARA CONSERTAR AS INFRAÇÕES VERIFICADAS, SERÁ APLICADA NA HORA E VALERÁ PARA QUALQUER UM QUE OCUPAR O IMÓVEL, ATÉ MESMO O INQUILINO.

    INFELIZMENTE AQUI NÃO HÁ NENHUMA FISCALIZAÇÃO, MUITO MENOS OS MORADORES MANTÉM SUAS CALÇADAS TRANSITÁVEIS E LIMPAS.
    É UMA PENA !
    NÃO PRECISARIA SER NESCESSÁRIO LEIS OU MULTAS PARA SE TER CALÇADAS TRANSITÁVEIS, BASTARIA APENAS A BOA EDUCAÇÃO E A MANUTENÇÃO POR PARTE DE TODOS .

    ResponderExcluir
  8. Esses vereadores (que o Amauri e a Maria fofoqueira tanto defendem) estao só vendo a banda passar. Deixa o Macmamatamém.

    ResponderExcluir
  9. AGORA ESSE ANIMO VIROU SUA METRALHADORA PARA O MEU LADO COM ESSA HISTÓRIA DE MAMATA.ENTÃO ESCLARECENDO PARA ESSE DIGNÍSSIMO SENHOR: EU NUNCA TIVE NEM VOU TER MAMATA NA PREFEITURA, PELO SIMPLES FATO DE QUE TODA A MINHA VIDA TRABALHEI NA INDUSTRIA(33 ANOS PARA SER PRECISO) NÃO TENHO CAPACITAÇÃO PARA ENTRAR NA PREFEITURA EM QUALQUER QUE SEJA O CARGO, POIS O QUE EU SEI FAZER NÃO SERIA DE NENHUMA UTILIDADE PARA A PREFEITURA, SER VEREADOR NÃO PRETENDO, ALGUM PREFEITO ME CHAMAR PARA UM CARGO DE CONFIANÇA TAMBEM ACHO MUITO DIFÍCIL DE ACONTECER, E SE ACONTECESSE PODE TER CERTEZA QUE EU FARIA JUS AO SALARIO E A CONFIANÇA DEPOSITADA, NÃO SOU DADO A FALCATRUAS, E SEMPRE GANHEI MEU PÃO COM O RICO SUOR DO MEU ROSTO E DEUS É MINHA TESTEMUNHA. POR ISSO AMIGO PROCURE OUTRAS FALHAS EM MIM PARA VOCE CRITICAR, PORQUE ESSA DE MAMATA TÁ POR FORA , NÃO ME CABE A CARAPUÇA DE JEITO NENHUM.

    ResponderExcluir
  10. É bom bater por detrás de pseudônimo né?

    ResponderExcluir
  11. SRª ÂNIMO QUE DESÂNIMO ?

    NÃO SOU FOFOQUEIRA, SOU APENAS UMA MORADORA DE PERDÕES MUITO CURIOSA.

    QUANDO ANDO PELA CIDADE OBSERVO AS COISAS AO MEU REDOR, E TUDO QUE SEI NÃO FICO FOFOCANDO APENAS COMENTO AQUI NO BLOG PARA QUE OUTRAS PESSOAS FIQUEM SABENDO E ALGUEM TOME PROVIDÊNCIAS.


    PROCURO EM MEUS COMENTÁRIOS SER SENSATA E NÃO DIFAMAR NINGUEM.
    SÓ QUE COMO SOU UMA SIMPLES MORTAL NÃO AGUENTO A HIPOCRISIA E A ILARIEDADE DE CERTOS COMENTÁRIOS.

    ResponderExcluir
  12. BATERR POR TRAS DE PSEUDÕNIMO? VOC~Ê POR ACASO USA O SEU NOME? EU NÃO ESTOU BATENDO, ESTOU ME DEFENDENDO.

    ResponderExcluir
  13. ANNA APPARECIDA DOS REIS SOUSA3 de dezembro de 2011 às 20:44

    AMAURI, ADMIRO MUITO O SEU TRABALHO, DESDE O TEMPO QUE TRABALHAVA NA RÁDIO, MAS NO MOMENTO FIQUEI MUITO CHATEADA COM VOCÊ. A RESPEITO DO PROJETO DA "BANDA" VOCÊ NEM IMAGINA COMO NÓS RESPONSÁVEIS PELOS COMPONENTES DA BANDA, ESPERÁVAMOS POR ESSE MOMENTO DE OFICIALIZAR A MESMA. NÃO FOI PRESSÃO NENHUMA COMO DISSE, POIS A QUASE 1 ANO ESTAMOS ESPERANDO POR ISSO. JA FIZEMOS ABAIXO ASSINADO, E MUITO CORREMOS ATRÁS. E SE VOCÊ NÃO SABE ESSE PROJETO JA ERA PARA TER ENTRADO NA CÂMARA A 2 MESES ATRÁS, E FICOU NAQUELE JOGO DE EMPURRA DAQUI, EMPURRA DE LÁ. FIZEMOS AT REUNIÃO COM O SECRETARIO DA EDUCAÇÃO E NESSE MESMO DIA, NOS GARANTIU QUE JA MANDARIA PARA A CÂMARA, O QUE NÃO ACONTECEU NA OCASIÃO. HOUVE ATÉ UM CASO DE UMA MÃE QUE FOI DISTRATADA QUANDO FOI SABER NOTÍCIAS COM O SECRETARIO DA EDUCAÇÃO. ENTÃO AMAURI, TENHO MUITO RESPEITO COM A SUA PESSOA, MAS ACHO QUE NÃO FIZEMOS PRESSÃO NENHUMA, APENAS FOMOS ATRÁS DE NOSSOS DIREITOS, SOBRE ALGO QUE SERÁ MUITO BOM PARA A NOSSA CIDADE SEM CONTAR QUE NOSSOS FILHOS ENQUANTO ESTIVEREM ENVOLVIDOS COM A MÚSICA, NÃO ESTARÃO VADIANDO PELAS RUAS, APRENDENDO O QUE NÃO DEVE.
    AMAURI, DESCULPE O MEU DESABAFO, MAS PELO QUE TE CONHEÇO, ACHO QUE VOCÊ NÃO FOI BEM INFORMADO DE TUDO O QUE PASSAMOS, ATÉ CHEGAR LÁ NA CÂMARA. CONTINUO ADMIRANDO O TEU TRABALHO, OK?

    ResponderExcluir
  14. Dona Cida, eu entendo que a senhora tenha ficado chateada, e com razão, acontece que nós sabemos como as coisas andam na Prefeitura, quando me referi à pressão, não foi com o intuito de criticar o povo que foi lá, mas as atitudes de quem fez o povo ir lá. O projeto, eu sei, já faz tempo que era para ter dado entrada na Câmara, a Maria já havia comentado comigo há tempos. A minha crítica é especificamente sobre quem elaborou o projeto, entrou de última hora na Câmara e para se eximir de mais responsabilidades e também para não parecer que demoraram tanto para apresentá-lo, mobilizou todos os interessados mesmo sabendo que a Câmara tem prazos, para acelerar um processo que deveria ter sido acelerado na elaboração. Houve pressão e a pressão surtiu o efeito imaginado. A minha crítica não é ao povo que esteve lá lutando pelos seus direitos, mas pelos que apresentaram o projeto de última hora...

    ResponderExcluir
  15. Um(ns) desavisado(s) comentou(aram) com o pseudônimo de "Anônimo" e tiveram os comentários excluídos, só que alguns trazem o mesmo tipo de denúncias da campanha difamatória e pessoal que levaram o Calé a ser eleito, aquelas denúncias sobre a vida particular das pessoas, essa gente só se ressalta denegrindo os outros.
    Aqui neste blog este tipo de fofoca sobre a vida pessoal das pessoas não vai ter lugar nem resposta.
    Essa pessoa que arranje uma outra maneira de espalhar o seu veneno que já contaminou muito a nossa cidade, mas que precisa ser saneado.
    A pessoa que espalha estas coisas tem um problema sério de esquisofrenia e precisa ser tratada.

    ResponderExcluir
  16. Oi Amauri,

    Pela consideração que tenho a vc, não só eu mas como varios amigos do Hortensia
    acreditamos que vc esta equivocado quanto a este post, no titulo Sessão Concorrida.

    Não fomos a Camara pra fazer aprovação, mas sim exigir o que o Governo Federal
    disponibilizou até o dia 10 de dezembro o que o Municipio, poderá disfrutar.

    Como é uma verba de orçamento participativo Federal, ao qual qualquer bairro poderia
    pedir, o Bairro Parque Hortensia, atraves da A.M.P.H, fez por justo seu papel de reivindicar.

    Assim como qualquer outro bairro com numeros de moradores, tinha o direito de reivindicar.

    Não tenho o porque de defender o Sr. Edmar citado no texto.

    Mas não foi ele que nos orientou que tinhamos que estar em maior numero de pessoas
    na AUDIENCIA PUBLICA, marcada para dia 1º as 19:30 hs na Camara Municipal.

    Que alias, não faziamos nem ideia que teria Sessão EXTRA ORDINARIA, naquele dia.
    Tanto é que em faixas de comunicação em nossa cidade dizia que a audiencia Publica
    seria as 20:30 hs, do mesmo dia.

    Quanto a manifestação eu ja agradeci no blog, pela teu apoio e esperamos sempre
    poder contar com a divulgação que vc sempre nos ampara.

    Acho muito estranho vc estar misturando sigla Partidaria com relação aos atos
    que a A.M.P.H, tem tentando realizar, eu sugeri uma enquete não oficial quanto
    ao assunto da " baia". Respeito a sua opinião vc não quis fazer, por" achar" o duro
    da palavra ACHAR é não ter certeza! Mas cada cabeça é uma sentença.
    E eu, respeito mas por favor não de essas induções que fulano faz isso e que ciclano
    obedece aquilo, porque estou tentando fazer o melhor a nossa A.M.P.H. e torno a
    dizer sem sigla Partidaria.

    E assim como vc nos ajuda e varios amigos nossos, nos auxilia, dentro do possivel.
    Demais pessoas de nossa cidade tambem pode nos ajudar, não vejo problema algum
    "se for para somar para algo util" estamos aí.

    Acredito que sem querer mas por relato dos fatos :
    Vc, acabou por fazer uma propaganda de um grupo Politico, ainda não atuante em nossa cidade!
    pela pessoa ser "influente" em nossa cidade.

    Mas posso dizer que a Diretoria da A.M.P.H, esta confiante nos resultados do
    Manifesto, pois é se MEXENDO, que consiguiremos algo. Tendo em vista que até vc
    é prova disto em uma de nossas visitas a Promotoria.

    Quanto ao efeito vc tem uma opinião, comentaristas tem outro, mas a real é
    uma só !
    A A.M.P.H, e todos estaremos atentos aos fatos beneficos que surgirá!

    Quanto ao pessoal da Agropecuaria, não estavam interessados pois a verba Federal,
    será para ser investida em area da Saude!

    Sendo que moradores do Hortensia, compareceu em peso para reivindicar este
    Orçamento Federal para o BAIRRO em area de ESGOTAMENTO.

    Pena que demorou para começar e muitos tinham o que fazer em suas casas
    e foram embora mas mesmo assim conforme a foto, os que ficaram e pleiteamos
    o pedido da verba para nosso bairro.

    A todos que compareceram na Audiencia Publica no dia 1º de Dezembro.

    Meus votos de agradecimento e Parabens por conseguirem o inicio de uma etapa
    de nosso Bairro.

    Afinal não é só direito que queremos e sim Orgulho de morar Aqui !

    Obrigado Amauri,
    e desculpe me pelo tamanho do texto.

    ResponderExcluir
  17. Daniel
    Posso até estar equivocado, mas infelizmente estava do lado de uma moradora do Hortênsia quando chegou o senhor Edmar e nos cumprimentou e fez comentários sobre formas de mobilização e pressão... Eu posso ter entendido errado.
    Eu entendo e concordo que o povo tem que se articular para buscar melhorias, claro, mas me preocupo com as lideranças com interesses diferentes que possam usá-lo (ao povo) como massa de manobra. E para isso eles usam a necessidade e até as tragédias para mobilização.

    Não sou contra que o povo do Hortênsia lute pelos seus ideais, só não gostaria de participar sem ter a certeza de que não estão sendo usados politicamente, o que já percebi que estão, a partir do momento em que na Manifestação, concentraram carga sobre o Legislativo para isentar o Executivo que não tomou nenhuma providência prática a não ser apresentar uma ilustração feita de última hora de uma obra, que pelo que conheço de projetos e burocracia, beira o irrealizável, se os responsáveis pelo "projeto" fossem cientes da burocracia do Estado, projetava algo mais simples, sem construções dentro a área de domínio da Estrada, quanto à mobilização da audiência pública temo que o povo foi mais uma vez usado, como foi usado o povo da agropecuária na outra audiência, isso se ninguém estiver mentindo.
    Aprovaram recursos para melhorias de sistemas de esgotamento sanitário, mas logo depois da aprovação, quase que por unanimidade, o próprio chefe de gabinete de Projetos, o senhor Joaquim Pereira, o Pipoca, após a manifestação do Carlos, justificou que o Governo não libera recursos para saneamento enquanto a cidade não tiver a estação de tratamento, quem me lembrou isso foi o próprio Carlos, porque na hora, no calor dos acontecimentos, eu não tive condições de ligar uma coisa à outra.
    Eu sinto muito, mas tudo me leva a crer que eu não esteja equivocado.
    Eu fico triste, mas não surpreso.

    Independente de posicionamentos o espaço estará sempre aberto ao debate.

    ResponderExcluir
  18. Õ AMAURI, VOCE ESTÁ QUERENDO DIZER QUE ELES APROVAM UM PROJETO JÁ SABENDO QUE O DINHEIRO NÃO SERÁ LIBERADO? A TROCO DE QUE? SÓ PARA ENGANAR O POVO E DEPOIS POR A CULPA NO GOVERNO QUE NÃO LIBEROU A VERBA? FOI O QUE EU ENTENDI.

    ResponderExcluir
  19. Eu também não entendi, Macmanamann, pois eu também nem havia prestado atenção no que disse o Joaquim Pereira, é que alguma coisa não bate, e como não conheço o processo, não sei onde está a razão.
    O que sabemos é que a agropecuária estava pleiteando os recursos para a compra de um trator, só que no site da Transparência já havia recursos liberados para a Patrulha Agrícola.
    Pelo que entendemos a secretaria de Agropecuária não precisaria daquele recurso, mas mobilizou os produtores para irem à Câmara.
    Não me peça para entender...

    ResponderExcluir
  20. PARECE QUE JÁ VI ESTE FILME ANTES.

    SEMPRE NO VENCIMENTO DO PRAZO DE ALGUMA VERBA MOBILIZAM A POPULAÇÃO Á IREM PRESSIONAR OS VEREADORES,SÓ QUE NEM SEMPRE A CULPA É DOS VEREADORES.
    E A POPULAÇÃO SEMPRE FAZ O PAPEL DE PALHAÇOS.

    LUTAM , GRITAM E NADA ACONTECE !

    ResponderExcluir