quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DISTORÇÕES E INTERESSES

Ontem fiquei preocupado com o tipo de informações que chegam para o povo da cidade, na rádio estavam os políticos Ricardo Bruno e Sergio da Costa Oliveira, além do radialista se segundo ele mesmo jornalista, Sleide.

O assunto era a votação do parecer do Tribunal de Contas sobre as contas das gestões de 2004 e 2005, que vêm sendo protelada na Câmara.

E sabemos protelada por motivos políticos, só que não vejo sentido pejorativo no termo "políticos", porque a política é feita dessa maneira, a política é o embate de lideranças dentro no município e não podemos entender nada de errado se não houver nada de errado. A votação desses pareceres não é sangria desatada, não vem trazer prejuízos ao município, pode trazer, sim, prejuízos ou lucros políticos eleitorais para as partes envolvidas e é isso o que se está tendo como foco principal.

Até aí tudo bem...

Mas quando o radialista vem colocar uma questão da qual não tem o menor conhecimento sobre a Lei da Ficha Limpa, dando a entender na sua forma de pensar que tem a ver a Lei de Ficha Limpa com a votação na Câmara do parecer do Tribunal de Contas que rejeitou as contas daqueles anos, e de todos os posteriores, segundo nossos acompanhamentos sobre as decisões e processos no TC, e que pela Lei da Ficha Limpa os vereadores teria que aprovar o parecer do Tribunal de Contas que rejeitou as prestações de contas.

Pois qual é o entendimento correto, a Lei de Ficha Limpa foi aprovada, para coibir políticos que tenham cometido crimes de responsabilidade ou qualquer outro tipo de crime, e que tenha transitado em julgado até em segunda instância.

Da forma como colocou o radialista pouco informado, o ouvinte poderia entender que o que a Câmara estaria julgando e tendo o poder de condenar seria algum crime praticado pelos líderes políticos. A Câmara estará julgando os pareceres do Tribunal de Contas sobre as prestações de contas das gestões, e não por crimes de responsabilidade.

QUESTÃO POLÍTICA E PARTICULAR

Está claro que envolvidos no processo existem interesses políticos e particulares, políticos por parte do presidente do PP, que esteve na rádio, o senhor Sergio, e político e particulares por parte do vereador Ricardo, que não faz questão nenhuma de esconder que tem problemas pessoais partidários com o agente em questão no caso o Paulo Afonso.

E sabemos que nenhum partido quer ter o ex-prefeito como adversário, e para isso eles teriam que, politicamente, articular para impedir a possibilidade da candidatura de um adversário potencial.

As contas foram rejeitadas pelo não pagamento de um precatório, não entrando no mérito do tipo de precatório, pois não foi esse o motivo pelo não pagamento, mas sim pelo fato de a Prefeitura não ter recurso disponível para esse pagamento, pois sabemos, em todas as gestões o gestor tem que se preocupar com as prioridades e o gestor preferiu investir os poucos recursos próprios na construção de Escolas.

Para uma Prefeitura conseguir gerir recursos próprios para uma obra desse montante, é necessário muito controle e conhecimento das contas municipais. Não sobrou recursos para o pagamento de um precatório, isso é crime que possa impedir o agente político de participar das eleições?

É isso o que será julgado pela Câmara. Menos que isso, o que estará em jogo é só o desgaste que os possíveis adversários poderão estar impondo ao suposto candidato, pois, se a Câmara acatar o parecer desfavorável do Tribunal de Contas, o agente político terá que entrar com uma ação na Justiça, para mostrar que não é criminoso e quer ter o direito de disputar as eleições no seu município.

Pode ser que as contas sejam votadas na sessão de hoje, e pode ser que haja articulações no sentido de se protelar ainda mais essa votação, sendo hoje ou depois o município não estará tendo nenhum tipo de prejuízo.

O Blog estará transmitindo ao vivo a Sessão a partir das 11 horas.

14 comentários:

  1. Será que o padre resolve?

    ResponderExcluir
  2. Vocês usariam o padre para esse tipo de articulação?

    Nós sabemos que sim, haja vista o monsenhor...

    Só que não é porque vocês se prestam a isso que todos se prestam.
    Você não entendeu ainda não é "Ânimo"...

    Isso porque você é aquele tipo especial de pessoas que não têm amizade, a não ser que precise, não é? Só se tiver interesses pessoais...

    São poucos com esse seu espírito...

    ResponderExcluir
  3. EU NÃO ME CONFORMO COM A MENTALIDADE DE CERTAS PESSOAS, QUE AMARRAM O BURRO EM UM SÓ LUGAR! MEU DEUS DO CÉU, PORQUE O PADRE TEM QUE ESTAR EM TUDO? SÓ PORQUE RECEBEU O TÍTULO DE CIDADÃO PERDOENSE, O QUE FOI POR SINAL MUITO BEM MERECIDO? E SE FOSSE UM PASTOR DA IGREJA EVANGÉLICA, ESTARIA TUDO BEM? O SOL NASCEU PARA TODOS...........

    ResponderExcluir
  4. Dona Cida
    Não se preocupe com certas pessoas, eles são capazes de qualquer coisa então acham que todos são iguais a eles, sem caráter, sem ética, sem respeito, sem honestidade, sem generosidade, sem amizade, mas com o poder de achar que é um formador de opinião...
    Com o seu carguinho, com o seu salarinho, acha que pode convencer as pessoas de que todos são iguais a ela...
    É triste, mas é a realidade em que a cidade vive, com pessoas medíocres em cargos públicos...

    ResponderExcluir
  5. E BOQUINHA QUE VC QUERIA NÉ AMAURI(CARGUINHO PÚBLICO), PENA QUE VC NÃO CONSEGUI NÉ...
    NÃO TEM FICHA PARA ISSO!!!
    RSRSRSRS

    ResponderExcluir
  6. FELICIDADE
    Que bom que você apareceu por aqui!
    Diga pra gente o motivo da sua felicidade, por exemplo que tipo de ficha é necessária para se conseguir um carguinho público.

    Os leitores vão estar atentos para também serem felizes como você...

    ResponderExcluir
  7. O OUTRO LADO:

    "As contas foram rejeitadas pelo não pagamento de um precatório, não entrando no mérito do tipo de precatório, pois não foi esse o motivo pelo não pagamento, mas sim pelo fato de a Prefeitura não ter recurso disponível para esse pagamento, pois sabemos, em todas as gestões o gestor tem que se preocupar com as prioridades e o gestor preferiu investir os poucos recursos próprios na construção de Escolas".

    AS PRIORIDADES PODEM SER INTERPRETADAS COMO NÃO PAGOU PRECATORIO PARA FAZER ESCOLAS A TEMPO RECORD SEM CONSEGUIR TERMINAR E MAL FEITAS,OU SEJA OBRAS ELEITOREIRAS VISANDO A VOLTA,DEPOIS CONSERTA,O DINHEIRO É PÚBLICO MESMO,ME ENGANA QUE FINJO QUE ACREDITO........KAKAKAKAKAKAKA, NINGUÉM O ESTÁ CHAMANDO DE FICHA SUJA,MAIS É UM MAU PROCEDIMENTO PARA ENGANAR OS MENOS FAVORECIDOS,O BOM ADMINISTRADOR TEM JOGO DE CINTURA E NÃO DEIXA CONTAS SEM PAGAR E CONSTRÓI A MEDIDA QUE EM QUE LHE É POSSÍVEL.QUEM TIVER A PRIORIDADE DE CONSTRUIR UMA CASA PRÓPRIA VAI NO DEPÓSITO DE MATERIAL,COMPRA TUDO CONSTRÓI,MORA NA CASA E DEPOIS O DIA QUE TIVER DINHEIRO VAI LÁ E PAGA A CONTA,ISTO É CALOTE,SEM A INTENÇÃO DE NÃO PAGAR.AQUI EM PERDÕES JÁ ACONTECEU MUITO DISSO,O PESSOAL DO MANOLO SABE MUITO.

    ResponderExcluir
  8. ELEITOR ATENTO
    Essa é a sua forma de pensar.
    Mas é bom que saiba que ainda hoje a nossa cidade é deficitária em salas de aula.
    Essa gestão não consegue fazer nada com recursos próprios, e não tem planejamento nem competência para fazer nada em tempo record, bem ou mal feitas como você diz.
    Você é colaboradora dessa gestão por isso quer desqualificar o trabalho do outro...

    ResponderExcluir
  9. Interesses políticos eu entendo agora você se tornar um capacho do Paulo Afonso por tantos anos, não da pra entender.... Vc faz coisas que nem a mulher e a família dele fazem por ele.

    ResponderExcluir
  10. AMAURIH,COMO EU GOSTARIA QUE O PREFEALIZAR REITO ATUAL TROCASSE OS SECRETARIOS DE TODOS OS SETORES ! AS COISAS NÃO ANDAM CONTINUA UMA Bagunça!! CADA UM FAZ O QUE QUER , TUDO LARGADO ONDE TEM DINHEIRO COMPRA COISAS SEM NECESSIDADES ! OLHA COMO ESTOU DECEPCIONADO TUDO CAMINHA PARA UMA MASSA FALIDA!! JÁ FAZ UM ANO QUE A ESCOLINHA DA VILA ESTA SEM CAIXA D AGUA O SR administrador NÃO CONSEGUIU BATE ESTACA PARA O SERVIÇO!! É UM VEXAME !!

    ResponderExcluir
  11. AMAURIH,VC QUE É VC CARNE E UNHA DO SADAN,VC SABE DE ONDE TIRAM ESSE APELIDO DE PAMONHA AMARELA??????

    ResponderExcluir
  12. as arvores de natal que o prefeito (prefeitura) pos na cidde estao ridiculas ,qual á desculpa economia

    ResponderExcluir
  13. o biel atacado como sempre

    ResponderExcluir
  14. po vereadores vamos limpar logo perdoes desses politicos incopetentes votando á favor do t.c.

    ResponderExcluir