domingo, 4 de dezembro de 2011

O MENTOR E A METANOIA

Eu ia escrever sobre a liturgia de hoje e fui interrompido por um comentário que surgiu no Blog e que me tirou a atenção e quebrou a minha concentração... Só que na verdade ele é bem vindo, pois serve de contraponto para a liturgia, que fala exatamente sobre a necessidade do que se chama "metanoia", mudança de cabeça, algumas pessoas acham que podem levar vantagens com atitudes desprovidas de bondade. O comentário tem tudo a ver também com o título da postagem, a "Volta da nuvem negra", que precisa ser dissipada da cidade e ela só vai ser dissipada com a força do bem.

Olha o que diz a liturgia sobre a palavra do Mentor sobre a mudança de mentalidade:

João Batista era filho de sacerdote, porém, rompe com a tradição sacerdotal e com o Templo de Jerusalém, indo para a periferia (“deserto”) às margens do rio Jordão, pregando a conversão à prática da justiça, por meio da qual os pecados são perdoados. Para o sistema religioso-sacerdotal da época, os pecados só poderiam ser perdoados diante dos sacerdotes no Templo de Jerusalém e diante de ofertas e sacrifícios. João descarta essa doutrina, anunciando que é pela prática da justiça que se supera o pecado. Com a sua pregação ele é visto como o cumprimento da profecia de Isaías, por preparar o caminho de Jesus Cristo.

A Igreja toma como modelo de sua pregação neste Advento a mudança de mentalidade, como a que se dá naquele que se arrepende de um desígnio ou plano anterior como também de uma determinação errada ou ainda de uma atuação desastrosa. E as palavras dos antigos profetas indicam o novo caminho a empreender: “Deixai de praticar o mal e aprendei a fazer o bem”. Somente com este propósito poderemos entender no seu verdadeiro significado a visita de Jesus e Seu modelo como homem.

Convido-lhe a ser como um menino que, diante do presépio, teve um colóquio com Jesus:
- Que gostaria Jesus que eu te desse como presente de aniversário?
- Três coisas – disse-lhe Jesus: Dá-me o desenho que fizeste hoje de manhã.
- Mas ninguém gostou dele…
- Por isso mesmo! Quero que sempre me dês aquilo que os outros não gostam de ti ou que tu mesmo olhas como frustração. Como segundo presente dá-me teu prato.
- Mas eu quebrei o prato…
- Por isso mesmo! Eu quero tudo que na tua vida está roto e fragmentado. Eu te ajudarei a recompô-lo. E a terceira coisa? Quero, pois, a resposta que deste aos teus pais quando te perguntaram pela quebra do prato.
- Mas foi uma mentira!
- Por isso mesmo! Eu te mostrarei como a verdade é mais proveitosa do que qualquer mentira, mesmo que nesta última encontres a desculpa que te parece necessária, para evitar que o fizeste por raiva, por pirraça.

E o padre Bantu Mendonça termina:

Gostaria de lembrá-los de que para Deus nada é impossível. O que o Todo-poderoso não é capaz de fazer é deixar de amá-lo. A sua vida para Ele tem conserto. Cada criatura, ao nascer, traz a mensagem de que Deus Pai ainda não perdeu a esperança no homem.

35 comentários:

  1. Essa história de mentor faz parte da estratégia utilizada pela oposição (que agora é posição), principalmente do pseudo-jornalista com a sua síncope do denuncismo.

    ResponderExcluir
  2. ENGRAÇADO ALGUNS SEMPRE BATEM NESTA TECLA DE QUE O AMAURI NÃO É JORNALISTA, SE TEEM TANTA CERTEZA DISSO PORQUE NÃO O DENUNCIAM POR EXERCICIO ILEGAL D A PROFISSÃO, OU VOCES PROVAM ISSO DE UMA VEZ OU PAREM DE FALAR NISSO SEM PROVAS, JÁ ESTÁ FICANDO IRRITANTE ESTE FALATÓRIO. SE ELE NÃO É JORNALISTA E NÃO TEM NENHUMA LEI QUE O IMPEÇA DE EXEWRCER A PROFISSÃO, NÃO SEI PORQUE PERDER TEMPO COM ESSE ASSUNTO. E NÃO ESTOU DEFENDENDO O AMAURI, ESTOU DEFENDENDO A MIM QUE SOU OBRIGADO TODO DIA LER ESSE LIXO DE COMENTÁRIOS SEM UTILIDADE NENHUMA. QUANDO DEVERÍAMOS ESTAR PREOCUPADOS COM AS SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DA CIDADE, ESTAMOS AQUI DISCUTINDO SE O AMAURI É JORNALISTA OU NÃO. EM QUE ISSO IRÁ MUDAR A NOSSA VIDA?

    ResponderExcluir
  3. Vaaaaamo Animar!!!

    Eu não entendi nada do que o "Ânimo" comentou...
    Quem agora é posição?
    Essa história de mentor é parte de que estratégia?
    Denuncismo?
    Ah! É que ele(a) preferiria a omissão...
    Essas pessoas gostariam que nós ficássemos vendo a roubalheira e a corrupção tomar conta e ficássemos quietinhos no nosso canto...
    Sei...
    Espera...

    ResponderExcluir
  4. Macmanamann
    Tem gente que tem alguma consideração pela história da cidade, já outros estão preocupados demais com o próprio umbigo e para isso tentam deletar a história, destruir, aniquilar, excluir tudo o que pode ficar lembrando-os de que optaram por um caminho contrário ao caminhos dos outros.
    O nosso embate aqui é o do certo contra o errado, o de bem contra o mal, e a estratégia deles é a de denegrir quem os ataca, desqualificar os que teimam em ter a petulância de ficar questionando os seus procedimentos.
    Até quando eles vão ficar justificando os próprios atos querendo rebaixar os atos dos outros, nós não sabemos, mas não vamos deixar de discutir os fatos como são e como gostaríamos que fosse, podemos estar errados, mas a discussão é importante, e o que eles querem é que ela não aconteça, porque eles tem que buscar argumentos onde não existem, aí vão ter que apelar de qualquer jeito...

    ResponderExcluir
  5. O Macmamatamém se eu te chamasse de pseudo pastor você tinha que ficar brabinho. A conversa não chegou na sua igreja! Ninguém leva a fama de falso se não tiver um fundinho de verdade. Ou o wisky é paraguaio ou é escocês, não tem meio termo.

    ResponderExcluir
  6. Vaaaaamo animar...
    Eu não preciso da sua convicção de que sou ou não jornalista, o Ministério do Trabalho já atestou isso com o meu registro, mas para mim pouco importa isso, pra mim o importante é que eu trabalho com informação e comunicação na cidade desde a década de oitenta do século passado, e eu sei que pessoas como esse animado "Ânimo" e todo o seu bando, não tem o menor interesse pela história da cidade. Eles estão preocupados é em se manter ao redor das tetas que eles insinuam que todos seriam iguais a eles e que mamariam se tivessem a oportunidade.
    Eles não conseguem entender que alguém seja íntegro, honesto, e que não se venda por trinta dinheiros...

    ResponderExcluir
  7. Situações tedencodas,no jornalismo,sao coisas que acontecem,ontem na record,mostrou como foi as eleições presideciais de 89,onde a tv Globo,manipolou,e editou no JN,aquele utimo debate,entre Collor e Lula,onde foi ponto crucial,vitoria de Color.
    22 anos se passaram,e a credibilidade do jornalismo da tv Globo,foi arranhada e ponto
    Portanto a de se tomar cuidado com esse tipo de situação pois a credibilidade é algo esencial ´para qualquer jornalista que se prese.

    ResponderExcluir
  8. Amauri, você não tem que me responder. Tem que deixar eu farrear aqui no blog.

    ResponderExcluir
  9. Então farreie "Ânimo", você pode farrear à vontade, desde que não tente, a exemplo dos outros codinomes que usa, semear a discórdia, plantando a mentira para desqualificar quem escreve, se tem alguém desqualificado por aqui é justamente quem está tentando desqualificar os demais...

    ResponderExcluir
  10. Amaurih,Amaurih,quem te conhece que te compre,O Edu esta a 6 meses a frente da prefeitura,e vc de maneira maliciosa vem tentando arranhar a imagem do Edu.
    o pior que tudo sem provas,lembra do boletim???e do processo dos tres pinheiros cade???

    ResponderExcluir
  11. Se só outros querem mamar nas testas pubricas lembr Mac o porque que os Bueno chora até hoje por nao consegui faze a obra dos 3 poderes primero as terras foram removidas com máquinas públicas e caminhões pago pela prefeitura muitos dias e quem vendeu os milhares de caminhoes de terra onde foram os lucros,sao bonzinhos aterraram de graça outro luigar para outra pessoa só de terra encheram os bolsos se contruisse então estavam milionarios.O terreno ainda esta na justiça não é da prefeitura,queremos mamar juntos,ou melhor só nois.
    no balancete da camara aparece despesas mais de 100 mil e em caixa quase 1000.000 milhão a prefeitura tem terreno para construir sede prpria e nao constroi deve pagar um valor incompativel com acidade o valor do aluguel deve ser muito alto nao aparece no balancete vai ve que tem socio no aluguel, fala ai o valor do aluguel ja que e o todo sabereta.

    ResponderExcluir
  12. caro eleitor atento;esse episodio do aterramento da quela area para a construção da praça dos tres poderes foi algo VERGONHOSO!!!desprdisio de dinhero pubrico mas a terra foi aproveitada por alguem!!!!E o fato da camara nunca pensar em constrir uma sede propia é estranho,nessita uma apuração melhor.

    ResponderExcluir
  13. Vocês viram tudo aquilo e não fizeram nada???
    Vocês estão acompanhado tudo e não estão fazendo nada???
    Se eu soubesse que as coisas foram feitas da maneira como você(s) está(ão) insinuando eu juntaria as provas e denunciaria.
    Mas ainda está em tempo. Porque não juntam provas e não movem uma ação judicial contra os responsáveis?
    Faça um favor para a cidade, já que até agora não fizeram nada a não ser levantar falso testemunho por trás de pseudônimos...
    Calúnias, difamações, distorções, fofocas sobre a vida particular dos adversários é campanha que temos extirpar da cidade, só tem feito a cidade andar pra trás...

    ResponderExcluir
  14. Aquele serviço perdido que todo mundo viu e presentiou vc acha que presisa de provas,é só vc aparecer la e tirar umas fotos,
    Na época trabalharam maquinas e caminhÔes vasculantes tirando terras e levando não se sabe para onde.
    Em relação a investigação,acho que compete a vc pois vc é nosso joralista,pois tem conhecimeto,ainda mais vc que se auto ititula DENUNCIANTE!!!poderia faze-lo
    Vc não acha estranho,o Legislativo de Perdoes ocupar sua sede alugada,tendo condições para construir sede propia.
    Onde esta ataque pessoal,fofoca,só se o dono da camera for o Paulo da Euvira.

    ResponderExcluir
  15. aqui no blog não está em jogo se eu sou pastor ou pseudo pastor, mesmo porque eu nunca uzei deste título para comentar. E ISSO EU DEIXO A JULGAMENTO DE DEUS, SÓ ELE QUE VAI ME QUALIFICAR OU NÃO, NÃO DEPENDE DE COMENTÁRIO MALDOSO DE PESSOAS QUE NEM CONHEÇO,PORTANTO A SUA OPINIÃO SOBRE MIM EU SIMPLESMENTE INGNORO

    ResponderExcluir
  16. OI MAC;

    VOCÊ NÃO PRECISA RESPONDER POIS " A MUITOS NOMES " SÓ QUER SE DIVERTIR.

    NÃO SEI COMO ELA CONSEGUE ESCREVER TÃO MAL ASSIM, É DIFÍCIL TRADUZIR , SÓ MESMO O AMAURI QUE TEM A SAPIÊNCIA DE ENTENDE-LA.

    EU PREFIRO QUE VOCE FAÇA UNS VERSOS, TEMOS QUE IGNORÁ-LA.
    TEMOS QUE MANTER A BOA SINTONIA AQUI DO BLOG, NOSSOS ERRINHOS DE PORTUGUES SÃO MUITO BEM VINDOS POR AQUI POIS ESCREVEMOS O QUE SENTIMOS E SABEMOS.
    ENQUANTO ELA SÓ QUER SE FAZER APARECER E ACHO ILÁRIO, A FALTA DE NOÇÃO DELA.

    ResponderExcluir
  17. José Carlos ou seja lá quem for
    Eu só denuncio o que tenho provas documentais e testemunhais fortes, nunca denunciei nada por ouvir dizer, ainda mais em uma cidade como a nossa tomada por um bando que é especialista na mentira, na distorção, no maquiavelismo...
    Você tem provas do que está insinuando, falar que viu caminhões saindo e entrando e que houve movimentações de terra não prova nada, ainda mais em se considerando que o Tribunal de Contas aprovou as contas da Câmara e da Prefeitura em todos os anos menos na de 2004, por terem ficado dívidas, se bem que menores do que o prefeito pegou, e pelo não pagamento de um precatório, não constando irregularidades em processos licitatórios. Só você José Carlos, ou seja lá quem for, acredita que se houvesse alguma irregularidade nos procedimentos, a gestão que veio após não faria nenhum questionamento judicial...
    Não acho que é legal você usar esse Blog para disseminar insinuações maldosas e mentirosas com o intuito de minimizar os próprios procedimentos irregulares.
    Chega de mentiras!!!

    ResponderExcluir
  18. E sabe porque a Câmara ainda não construiu a sede própria? Por que essa administração nunca deu o menor valor pelo patrimônio adquirido pela Prefeitura, só porque ressaltaria a conquista dos adversários que para eles inexistem, por isso fizeram um defesa pífia contra a ação de anulação da negociação promovida pela Yadoya, mas que restou infrutífera, pois houve uma sentença judicial em favor da Municipalidade, mas que ainda está em grau de recurso, afora isso, quando a Câmara passou a pagar aluguel foi na gestão do Miltinho e o prédio alugado era do amigo, sócio e apoiador do grupo Sergio Cacciatori. Ali sim houve o que a pessoa que assina José Carlos está insinuando que pode haver hoje. Eles continuam achando que todos fazem o que eles não tem vergonha e consideração para fazer...
    Nós precisamos acabar com essa politiquinha de denegrir adversários com mentiras e fofocas...

    ResponderExcluir
  19. Quem começou com essa politiquinha foi o Paulo Afonso e sua trupe, quando utilizou-se de jornais da cidade para infernizar o então prefeito Jorge. Inclusive, teve aquela matéria de que o salário do prefeito era superior ao do presidente da república (alguém lembra?). Tudo isso é coisa da turma do Paulo!

    ResponderExcluir
  20. Ânimo, eu não me lembro dessa matéria, lembro de uma matéria parecida contra o Paulo... Você tem a matéria? Eu gostaria de ver.

    ResponderExcluir
  21. O salário do Paulo dava pra comprar um montão de big macs.

    ResponderExcluir
  22. A resposta do Amauri foi fraca, disse e num disse nada,se o Miltinho na época levava vantagem a dor de cotovelo foi tanta que quem fez tudo para trocar de sede foi o Paulo E. parecia que estavam despejados tamnaha correria,devem ter terminado a obra para o dono a custo zero,quem leva vantagem hoje e ele e Luiz e nao tem essa da prefeitura tiver impedido nao teve vontade mesmo quando quiseram cassar o prefeito nao cassaram se quisessem exigir terreno para a construçao da camara se o prefeito atrapalhasse era so movimentar o povo que conseguia,nao querem a camara na cidade quanto mais distante melhor (local que tiraram as terra,nao precisa de foto o corte dos platos estão la)o povo longe nao enche o saco as sessoes sem povo e tao bom pra eles e querem enganar que querem presença duvido......

    ResponderExcluir
  23. Como você distorce heim "PASSA BORRACHA" ou seja lá quem for... Quem mudou a Câmara não foi o Paulo e sim o Ricardo, mas eles não tiram os buenos da cabeça...

    ResponderExcluir
  24. Amaurih,já persebi que sua tatica de defesa dos buenos,é sempre atacar,o outro,desviando o foco de maneira disimulada,e estrutista,
    Nada justifca,!!!!portanto,aquela remoção de terra la perto da Yadóia,foi vergonhoso,serviso perdido,falha gravíssima e ponto,Ja em relação a camara o aluguel pago não aparece no balancete da camara,muito menos no diario oficial.

    ResponderExcluir
  25. ouvi falar que é R$ 9.000,00 O ALUGUEL DA CAMARA será??????Ainda não deu para apurar assunto é fechado o Amauri trabalhando la vai ficar facil vai passar a ter um blog oficial da camara todos podem acessar e trocar ideias fazer criticas construtuivas e ele responde assim a cidade cresce com transparecia pra eles so funciona no ataque a oposiçao ai sao informadissimos. e a tatica dele e essa mesma quando fala uma coisinha ele se doi e trata de mudar de assunto................

    ResponderExcluir
  26. Que outro que eu tô atacando "José Carlos" ou seja lá quem for???
    Qual o assunto que doi e mudei de que assunto para qual assunto, "Passa a borracha" ou seja lá quem for?

    ResponderExcluir
  27. "Passa a Borracha" de onde você tirou esse valor? da sua cabeça? ou da cabeça do mentor???

    ResponderExcluir
  28. ESTRUTISTA????!!!!!!!!????? JURO QUE NÃO TRADUZI ESA!

    ResponderExcluir
  29. Amaurih,falando,sobre a camara, eu lembrei do nosso querido Miltinho Lacorte que por sinal evaporou de Perdões,vc não ta com saudades.ha!ha!hA!.
    voltando ao assunto inicial,vc não me respondeu por que a camera,não apresenta no seu balançete as dispesas do aluguel da quele predio que foi construido em tempo record né Amaurih.

    ResponderExcluir
  30. Ué, eu é que vou saber o porque a Câmara não apresenta o seu balancete? E o Kiko?

    ResponderExcluir
  31. vc acha normal não apresentar o balancete???????

    ResponderExcluir
  32. Eu não acho normal não apresentar o balancete, mas eu nunca vi nenhum balancete da Câmara, balancete da Câmara e cabeça de bacalhau pra mim é a mesma coisa, nunca vi nenhum dos dois...

    ResponderExcluir
  33. Amaurih,se fosse para dar uma nota para esses 6 meses do Edu Massei a frente da prefeitura,que nota vc daria???????Quero que vc justifique .

    ResponderExcluir
  34. Eu acho uma babaquice gastarem mais de 30 comentarios falndo da calé, jorge não sei o que, bueno não sei das quantas...

    PALHAÇADA....

    Que tal discutir o FUTURO?
    Que tal quem ajuda (e quem atrapalha tb) ajudar a delinear um perfil da cidade...

    Não se enganem, sem atrativos, presse fimdemundo investir, ninguém virá a toa não...

    Amauri, solta uns posts de história da cidade, planejamento, pesquisa, dicas, sei lá... o q esse pessoal daqui precisa é primeiro enxergar a cidade como ela é , depois trabalhar pra deixá-la em "estado de sonho"...e sóoóóó então, ter verdadeiro "orgulho" da cidade...

    Mas sem um papel rabiscado no começo, não sai nada,

    aBS

    ResponderExcluir
  35. POIS É, CAÇADOR;

    POR AQUI ULTIMAMENTE SÓ APARECE PESSOAS FALANDO SÓ DE PESSOAS QUE JÁ TIVERAM A OPORTUNIDADE DE FAZER E SE FIZERAM NÃO FOI DO AGRADO DELAS.

    TODOS SE ESQUECEM DE QUE A CIDADE PRECISA DE UNIÃO E PESSOAS DE BOM SENSO PARA QUE PERDÕES CRESÇA E NÃO DEVEMOS SE ESQUECER QUE NOSSA LUTA É EM BENEFÍCIO DE TODOS.
    CADA UM DE NÓS FAZEMOS PARTE DESTE CRESCIMENTO.

    ResponderExcluir