quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

DUAS QUALIDADES DE PESSOAS

Essa crise no judiciário, que permitimos chegar lá em cimão, mostra o quanto estamos vulneráveis à corrupção.

E temos que agradecer a ocorrência da crise para termos parâmetros para analisar o quanto e como a corrupção está tomando conta do nosso país. Como uma doença ruim ela vai comprometendo todos os setores,  onde nasce ainda não sabemos com certeza, mas já se diagnosticou os tentáculos desse monstro inclusive no Supremo.

O Conselho Nacional da Justiça, tendo como corregedora a corajosa Eliana Calmon, foi proibido de continuar com investigações que mostravam movimentações financeiras atípicas, alegando que esse Conselho não é a instância constitucionalmente correta para realizar essas investigações.

Ou seja. O mérito das investigações foi colocado fora do foco.

O QUE PODEMOS ANALISAR

Que existem dois tipos específicos de pessoas no mundo em que se permite a corrupção: os espertos e os trouxas.

Os espertos são aqueles que aceitam favorecimentos geralmente em espécie, mas vindos sob um manto de legalidade, como gratificações por serviços prestados, horas extras de presente, auxílio moradia, etc., que os deixam com compromisso de gratidão para com os agentes responsáveis pelos favorecimentos, que por sinal nunca saem do próprio bolsos dos que praticam as benesses... Ou seja, quem paga pelos favorecimentos somos todos nós com uma carga tributária absurda e sempre contestada, mas nunca diminuída. Existem produtos que mais da metade do seu custo é de imposto recolhido para o Governo que tem dia-a-dia o custo mais elevado. Só que são considerados espertos somente no período em que estão aproveitando os "benefícios" dos negócios a que se permitem participar.

Os trouxas são aqueles que se negam a participar de esquemas ilegais, trabalham pra caramba, mas parece que não evoluem o próprio patrimônio. Os trouxas só têm a seu favor o sono tranquilo dos que se mantêm dentro da legalidade.

Só que a impunidade dos corruptos é uma afronta aos que optam por viverem dentro do que reza a lei, a ponto de em alguns momentos as pessoas se questionarem se compensa o sacrifício. No momento em que as pessoas de bem acharem que não vale a pena o sacrifício de viverem dentro das leis, será decretada a vitória da corrupção...

Nenhum comentário:

Postar um comentário