domingo, 20 de novembro de 2011

POR AÇÃO E POR OMISSÃO

A Liturgia de hoje, que acompanhei ontem na missa celebrada pelo Bispo D. José Maria, traz a atenção e o cuidado com os mais fracos. No julgamento final pelo amor, o Senhor fará justiça e tomará o partido dos menores entre os menores, separará as ovelhas dos cabritos.

Colocará à sua direita as ovelhas e à sua esquerda os cabritos, e dirá aos da sua direita: "Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me deste de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar".

Os justos, perguntarão: "Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, como estrangeiro, sem roupa, doente ou preso?"

E o Rei responderá: "...Todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores dos meus irmãos, foi a mim que fizeram..."

E, aos da esquerda dirá: "Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar".

Eles também perguntarão: "Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, como estrangeiro, sem roupa, doente ou preso e não te servimos?"

E Ele responderá: "Em verdade Eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!"...

D. José Maria foi claro, não só os que pecam por ação serão condenados, também os que pecam por omissão serão da mesma maneira.

Só que o que me chamou a atenção foi a pertinência da

ORAÇÃO DA COMUNIDADE

Nas nossas necessidades e súplicas e tendo como resposta a cada uma a frase "Venha a nós o Vosso reino" está:

Para que o Igreja seja a manifestação viva da justiça do Reino e a todos acolha com amor, peçamos...

Para que sejam superadas todas as mentiras, corrupção e trapaças e reine a justiça e a verdade em nossa sociedade, peçamos...

Para que sejamos solidários com os que têm fome de comida e de justiça e partilhemos nossos bens e nossos dons, peçamos...

Para que a fé num Deus justo e criador leve toda a humanidade à busca da comunhão e da fraternidade, peçamos...

Que "Venha a nós o Vosso Reino..."

2 comentários:

  1. A RELIGIÃO É A UNIÃO COM DEUS.

    OS TEMPLOS, IGREJAS E SANTUÁRIOS SÃO LUGARES PARA QUE POSSAMOS ENTRAR EM SINTONIA COM DEUS, MAS NADA IMPEDE DE ORARMOS OU REZARMOS EM NOSSOS LARES, LOCAIS DE TRABALHO , CAMPOS , PRAÇAS.
    E NÃO DEVEMOS NUNCA SE ESQUECER QUE NOSSO CORAÇÃO É A MORADA DE DEUS.
    SE DEUS ESTÁ EM NOSSO CORAÇÃO ESTÁ TAMBEM NO CORAÇÃO DOS DESVALIDOS, ENFERMOS, DETENTOS EM NOSSOS VIZINHOS ,AMIGOS E ATE NOSSOS INIMIGOS.
    O QUE FAZEMOS PARA AJUDAR NOSSO SEMELHANTE ?
    SERÁ QUE ESTAMOS CUMPRINDO COM A VONTADE DE DEUS EM AJUDAR, FAZER A CARIDADE AOS NOSSOS SEMELHANTES ?

    NÃO ADIANTA SERMOS AQUELES RELIGIOSOS FERRENHOS, QUE NÃO PERDEMOS UM CULTO OU UMA MISSA SE EM NOSSO CORAÇÃO HÁ TANTA AMARGURA, INVEJA E VIVEMOS SÓ DE APARÊNCIAS.

    NOSSA ATITUDE DEVE SER AGRADÁVEL Á TODOS POIS DEUS SÓ QUER AMOR, CARIDADE COM SEUS FILHOS.
    TEMOS QUE FAZER NOSSA REFORMA ÍNTIMA TODOS OS DIAS, E PROCURARMOS VER NOSSO SEMELHANTE COMO JESUS.

    BOM DOMINGO Á TODOS !

    ResponderExcluir
  2. Para que sejam superadas todas as mentiras, corrupção e trapaças e reine a justiça e a verdade em nossa sociedade, peçamos...

    ResponderExcluir