quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DEFESA DOS INTERESSES

Amanhã tem sessão de julgamento do relatório da Comissão Processante que investigou ato de improbidade do prefeito afastado Carlos Riginik Júnior, o "Calé".

Para se ter uma ideia do que possa ser o significado dessa palavra "improbidade", é necessário que a gente faça um exercício, a palavra vem do radical "probo" que de acordo com o dicionário de sinônimos pode significar: direito, fiel, honesto, honrado, íntegro, justo, reto...

Já os sinônimos de "probidade" são: capacidade, consciência, exatidão, honestidade, honorabilidade, honradez, inteireza, lealdade, lisura, seriedade, virtude...

Então:

"Improbidade" é a falta dos adjetivos listados acima.

O fato de o então prefeito municipal solicitar licença médica, e não licença simplesmente, pelo motivo de que a primeira, a licença médica, lhe daria a oportunidade de se afastar sem prejuízo do salário, e a segunda, licença simples, que seria também prerrogativa, mas que não lhe daria o direito de ficar recebendo o seu salário durante o período de afastamento, e o fato de se descobrir que o agente político, chefe do executivo, já havia comprado as passagens mais de um mês antes de aparecer com o atestado médico, vai ser discutido e julgado.

Os vereadores vão julgar se esse ato do então prefeito foi um ato de improbidade ou não.

O agente político acusado, o senhor Calé, que teve, segundo os ritos do processo, todas as oportunidades de se defender, se manifestando por escrito e comparecendo, quando convocado para prestar depoimento, sozinho, sem nenhuma das testemunhas por ele arroladas, com uma pessoa que se apresentou como advogado que tentou adiar a sessão de depoimentos, sem conseguir, mas que resultou no atraso da sessão, que marcada para as 9 horas começou somente depois das 10, depois que o acusado havia se retirado, não havendo portanto nenhum depoimento de defesa, o que pode, em tese, ser uma brecha para que o acusado entre com recurso tentando anular o processo, pois se sabe que não ficará de braços cruzados...

Como a Justiça analisa documentos e o acusado tirou fotos e deu declarações gravadas em vídeo mostrando que esteve na sessão para depoimentos até as 9h40, pode ser que consiga convencer a Justiça de teve cerceado o seu direito de defesa, mesmo que não tivesse nada para declarar em sua defesa, já que os documentos e provas mostram que se fosse probo, tiraria licença sem remuneração para fazer a sua viagem de turismo.

Amanhã tem o julgamento. E o prefeito, já afastado, vai ser cassado.

Se volta já é outra história que vai estar nas mãos da Justiça.

Justiça que por sinal é a maior responsável pela gestão desse prefeito, que permitiu que se candidatasse em 2004, mesmo tendo a conta de 2000 reprovada pelo Tribunal de Contas, e que permitiu que se candidatasse em 2008, mesmo tendo o registro de candidatura negado pelo TSE, mas aprovado pelo TRE, no parecer da relatora juíza Clarissa Campos Bernardo, que não viu motivo para negar o registro, permitindo assim, com a anuência da ministra Carmem Lúcia, que ficou com o processo engavetado desde 2009.

3 comentários:

  1. Voltemos a falar dos mortos, os do cemitério, porque os que ocupam a câmara, esses não ressuscitam mais!!!

    ResponderExcluir
  2. A Câmara é a representação do povo. Os vereadores, se estiverem, estão tanto quanto o povo dos quais são a representatividade.

    ResponderExcluir
  3. Somos todos personagens do halloween... Ou da música do Michael Jackson... Thriller... Todos mortos vivos...

    ResponderExcluir