quarta-feira, 30 de novembro de 2011

COMPETÊNCIA - PLANEJAMENTO

Logo cedo recebi um telefonema de um amigo preocupado se estava me acordando, curioso pelo que viu em frente à Unidade Mista de Saúde, uma fila enooooorme.

Fui lá e deparei com a "coisa", pergunta pra um pergunta pra outro, fiquei sabendo que era fila para marcar consulta para "ginecologia".

Procurei o pessoal da Unidade e fui, como sempre, muito bem atendido pela Ana, que se informou com a Ione e me trouxe a explicação oficial: aquela fila era para marcar consulta "especialmente" com a médica doutora Adreia, isso mesmo, eu não errei na digitação, não, a Ana fez questão de frisar ---Adreia, sem "n"...

Eu como sou bobinho, não tenho experiência em passar por médico, (nem por não precisar, mas por outras questões culturais e ignorantais), até entendi que estava, então, se fosse assim, se fosse para marcar especificamente com uma médica especial, tudo certo, mas... Sempre tem um mas... Perguntei se não havia outros ginecologistas na Unidade e recebi pelo menos mais dois ou três nomes de médicos dentre eles gravei somente o nome da dra. Simoni... Uma das senhoras da fila, perto de onde eu conversava com a Ana, até admitiu que ela estava para marcar especificamente com essa médica dra. Adreia.

Depois de perguntar para mais algumas pessoas da fila sobre o que era a tal, elas não me especificaram. A fila era para marcar ginecologista.

Entendi então que na verdade essa é a forma como a administração da Unidade estava organizando a agenda de atendimentos. Marca um dia, avisa não soube bem como, um dia em que vai ser feita a agenda de atendimento.

Tinha gente lá segundo uma das pessoas desde as 5 da manhã, enquanto outra me falou que teve gente que posou na fila...

A questão é a seguinte: Essa é a melhor maneira de fazer isso?

Não tem uma outra maneira de se organizar a agenda de atendimento sem ficar expondo dessa maneira as pessoas interessadas?

Isso é só uma questão de competência, planejamento e organização...

31 comentários:

  1. Lógico que tem; pagar plano de saúde pra todo mundo.

    ResponderExcluir
  2. BOA DIA Á TODOS !

    INFELIZMENTE ISTO ACONTECE NO BRASIL UM PAÍS ONDE A MAIORIA DAS PESSOAS PROCURAM POR ALTERNATIVAS PALIATIVAS PARA UM PROBLEMA DE SAÚDE.

    QUANDO SE ENCONTRA UM BOM MÉDICO, AQUELE QUE "OLHA" PARA VOCE , ESCUTA SEU PROBLEMA, E REALMENTE SABE DO DIAGNÓSTICO ACONTECE ISTO, TODOS O PREFEREM.

    O MAIR PROBLEMA É QUANDO SE TEM O DIAGNÓSTICO DA DOENÇA E " TEM " QUE IR Á UM ESPECIALISTA.
    LEVA-SE UM Á TRÊS MESES SÓ PARA MARCAR UMA CONSULTA.
    DEPOIS MAIS UM MES PARA FAZER OS EXAMES,
    MAIS UM MES PARA MARCAR A CONSULTA PARA SABER DO RESULTADO AÍ COMEÇA A ROTINA, EXAMES, TRATAMENTOS ETC. ISTO QUANDO A DOENÇA É GRAVE.
    SE FOR UM TRATAMENTO MAIS PROCURADO LEVA DE SEIS Á OITO MESES SÓ PARA A CONSULTA.

    NA MINHA SIMPLES IGNORÂNCIA SE NÃO HOUVESSE TANTOS DESVIOS DE DINHEIRO A SAÚDE DO BRASIL NÃO ESTARIA NESTE CAOS.

    SEM CONTAR QUE ATUALMENTE OS ALUNOS DE MEDICINA PREFEREM UMA ESPECIALIDADE SÓ PARA PODEREM TRABALHAR EM CLÍNICAS PARTICULARES, ONDE RECEBEM MAIS.

    ONDE FICA AQUELE AMOR Á PROFISSÃO ?
    ONDE ESTÁ O DIREITO Á SAÚDE PÚBLICA ?
    PORQUE TEM TANTAS PESSOAS MORRENDO NA FILA ?

    ResponderExcluir
  3. Maria Curiosa
    Entendo o que você diz sobre os bons médicos, e não que eu queira defender os demais ginecologistas da Unidade Mista de Saúde, não conheço suas qualidades profissionais, e o que seria o caso se a justificativa fosse verdadeira, (porque a crítica é grave), e eu deduzo que seja somente uma "desculpa" (seria até bom que fosse em defesa e proteção aos demais médicos da especialidade) isso porque perguntando a outras pessoas da fila, algumas não sabiam que seria para médica específica, como quiseram me fazer acreditar...

    ResponderExcluir
  4. O brasil tem umas das maioes cagas tributarias do mundo,omde o natural seria ter esses requesitos basicos,como educação,trasporte,e principalente SAÙDE,de qualidade, mas tudo mundo sabe que as coisas não funcionam assim.
    Obs:O problema,não é nem a fila e sim a má vontade que os profissionais atendem.

    ResponderExcluir
  5. Anderson
    E o fundo dessa má vontade muitas vezes está na incompetência, na mediocridade do comando, no reconhecimento do desinteresse administrativo. É muito difícil fazer essa crítica, mas não é de hoje que até o Tribunal de Contas vem apontando o aumento dos índices de mortalidade infantil e de adultos no município, mas como em todas as áreas, parece que o pessoal da administração municipal acha que as críticas tem fundo político-partidário. Esse é um dos resultados do estado de Calémidade pública, muito bem sacado pelo Macmanamann...

    ResponderExcluir
  6. é tudo culpa do Calé. se estourar a bomba atômica é culpa do Calé.se o Paulo peidar na esquina é culpa da Calé. no fim tem culpa todo mundo. no tempo da Sadam Bueno que era bom.Paulo Afonso pra presidente. aí sim. o amauri é um cancer pra perdoes. ta só esperando a vez dele pra mamar tamém (até o Macmamatamém).

    ResponderExcluir
  7. Ânimo
    E você teimando em nivelar a todos por você, porque você mama acha que todos mamam. E eu é que sou o câncer pra "Perdões".
    E o Calé, mentor do "Animar", não tem responsabilidade nenhuma do estado em que a cidade se encontra. A culpa é da oposição... Sei...

    ResponderExcluir
  8. o amairih,fala a verdade.voce tava com vontade de enfrentar a fila.seu Maricon.

    ResponderExcluir
  9. E se tivesse? Você tem algum preconceito? Algum sentimento discriminatório?
    Eu tenho. Eu tenho desprezo por pessoas que se acham superiores, acima do bem e do mal, do certo e errado, e que não tendo argumentos apelam para baixarias porque para elas é normal, já que vivem em promiscuidade.
    A quem você quer defender desqualificando o Blog, "vai curintcha"? A essa administração que está matando gente?
    Só pra saber...

    ResponderExcluir
  10. Estamos sendo discriminados nesse blog. Quando o ARROTO ficar pronto, preparem as botas. Vamos fazer uma quimioterapia no câncer de Perdões. O Amauri Bueno vai revirar no túmulo.

    ResponderExcluir
  11. Nossa "Ânimo" eu não sei o que será do Blog quando você(s) deixar de ficar exposto ao que você vê como "câncer".
    O Blog não vai ter "Ânimo" para mais nada?!?!

    ResponderExcluir
  12. Eu sei que você não conhece a cidade, está caindo de paraquedas, e se esforçando para defender o grupo que transformou Bom Jesus dos Perdões nessa calémidade, (grupo esse que é, aí sim, a personificação da metástase) então não tem que ser criticado por escrever besteiras e ignorâncias, afinal o que é um carocinho para quem já está todo empelotado, mas eu tenho a obrigação de, pelo menos nesse ponto, te corrigir:

    O Amauri Bueno, nosso amigo, Policial Militar da gloriosa Ambiental, filho do expoente do futebol perdoense, o grande Zé Maria fundador e mantenedor do Cruzeiro Futebol Clube, do qual, por sinal eu fui o maior goleiro (isso porque o filho do saudoso Zelão da Cachoeirinha, que é maior, resolveu não ser goleiro, pelo menos do Cruzeiro), também conhecido pelo apelido carinhoso de "Grilo", está vivo e bem vivo, não vai poder revirar no túmulo como você quer. Idiota.

    ResponderExcluir
  13. Amauri Bueno é você idiota (não entende trocadilhos?), filho adotivo do Paulo Sadam Bueno. Eu do risada de vc brabinho. Você era goleiro? frangueiro igual ao Rogério Ceni ou Marcos depois do resfriado? eu vo vota no Edú Massei e vc? deixa eu adivinha? 5 e 5 dá 55 para votar no melhor.

    ResponderExcluir
  14. Porque motivo você vai votar no Edu Massei?
    Não seja egoísta, divida as suas razões com todos nós, pobres mortais leitores do Blog, quem sabe você consegue nos convencer de que eu estou errado em considerar o seu candidato uma pessoa capaz. Capaz de como pupilo, superar o mentor...

    ResponderExcluir
  15. Se eu fosse frangueiro como o Rogério Ceni ou o Marcos eu levantaria as mãos pro céu... Eu fui um goleiro frangueiro, no máximo igual ao Elair, o Zebrinha, e olhe lá...

    ResponderExcluir
  16. Vou votar no Edú, poque o Edú é a solução; é amigo da população e esse ano eu quero paz no meu coração.

    ResponderExcluir
  17. O TEU ÂNIMO EM VOTAR NO EDÚ VEIO ANTES OU DEPOIS DA FILA NA UMS???

    ResponderExcluir
  18. FALARAM EM CONV~ENIOS PAGOS, MAS O QUE EU OUÇO É QUE ELES ESTÃO PELA HORA DA MORTE, SÓ TEM CARESTIA, NA HORA QUE A PESSOA PRECISA DE VERDADE É QUE VAI SABER QUE O PLANO NÃO COBRE QUASE NADA.
    EU SOU SANTISTA E JÁ TIVE EM MEU TIME : CEJAS, GILMAR. RODOLFO RODRIGUES E MUITOS OUTROS, MAS EU JAMAIS DIRIA QUE CENI E MARCÃO SÃO FRANGUEIROS SÓ PORQUE NÃO JOGA NO MEU TIME, ISSO É PRÓPIO DE PESSOAS DONAS DA VERDADE QUE SÓ ELES SÃO OS CERTOS E OS DEMAIS ESTÃO ERRADOS.

    ResponderExcluir
  19. Em qual "CAMPANHA" foi dito que "SAÚDE" não se podia esperar??? Foi na do "CALÉ x MÁRCIA" ou foi na do "CALÉ x EDÚ"??? Ou foi nas "DUAS"???

    ResponderExcluir
  20. ...a não ser que a espera seja apenas p/ viajar para portugal...

    ResponderExcluir
  21. Sai da minha aba Mac. Nessa conversa não tem lugar pra gândula.

    ResponderExcluir
  22. ARROTO ?

    ISTO É NOME DE JORNAL ?
    SÓ PODERIA VIR MESMO DE VOCÊ; ÂNIMO!

    PARA QUEM NÃO SABE:
    ARROTO = EXPULSÃO DE AR E GASES ESTOMACAIS PELA BOCA.
    QUANDO A PESSOA COME DEMASIADAMENTE OU MUITO DEPRESSA ENGOLE GRANDE QUANTIDADE DE AR, QUE É EXPULSO EM SEGUIDA PELA BOCA COM UM SOM CARACTERÍSTICO.

    HA! HA! HA ! HA ! SE VOCE ENGOLE ATÉ PALAVRAS.....
    IMAGINEM O QUE IRÁ SAIR !
    COMO VOCE É ILÁRIA !

    AMAURI POR ACASO VOCE JÁ MORREU PARA REVIRAR NO TÚMULO ?
    SÓ SE FOR DE TANTO RIR !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. ÂNIMO O QUE É GÂNDULA ?
    NÃO ACHEI NO DICIONÁRIO !
    NÃO SERIA GANDULA ?

    ResponderExcluir
  24. O Maria fofoqueira, a conversa não chegou no Hortência ainda...porque você não faz igual ao coelhinho e tira a mão do bolso?

    ResponderExcluir
  25. SINTO MUITO EM DESAPONTÁ-LA, MAS NÃO MORO NO HORTÊNCIA.
    APENAS SEI DOS PROBLEMAS DO BAIRRO PORQUE MINHA FUNCIONÁRIA RESIDE LÁ, ONDE EU RESIDO NÃO É TÃO TÃO ABANDONADO.

    ResponderExcluir
  26. BOM DIA Á TODOS !

    AMAURI FIQUEI SABENDO QUE A FILA É PARA MARCAR CONSULTA SÓ PARA MARÇO.
    NÃO QUERENDO DIZER QUE NEM TODOS SERÃO ATENDIDOS EM MARÇO DEVIDO AO GRANDE NÚMEROS DE PESSOAS.

    ResponderExcluir
  27. O Maria fofoqueira num sabe brinca num desce pro pray.

    ResponderExcluir
  28. Õ DES(ÃNIMO) EU NÃO SOU GANDULA, EU FUI UM BOM LATERAL DIREITO. E QUANTO A FILA, GARNTO QUE V. PENSOU QUE ERA PRA EXAME DE PRÓSTATA E FICOU DOIDO PRA ENTRAR. RSRSRSRSRSRS. DESCULPEM AÍ GENTE MAS ELE PEDIU.

    ResponderExcluir
  29. O Macmamatmém, imagino o inverso do Lêonidas, mas negão como ele (e vc também, sem preconceito). O Natal tá chegando sr. José, por isso vou pegar leve na resposta.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia, gente, alguém já parou pra pensar que a fila só se monta porque tem gente que acha que pra conseguir marcar a consulta tem que chegar às 5 da manhã, se não já vai estar lotado, eu pessoalmente, vivi isso nos meus tempos de office boy em SP, o atendimento na agencia da receita federal (estação luz do metro) só começava ao meio dia, mas, às 3 da manhã já tinha gente no lugar, só pra garantir atendimento, ora se ninguém chega às 3 da manhã, ninguém precisa acordar tão cedo, será que eu soube me expressar?

    ResponderExcluir
  31. Tudo bem Eder Costa? Há quanto tempo...
    Você está certo em defender o serviço público, culpa é do povo...

    ResponderExcluir