quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A HIPOCRISIA

A liturgia de domingo foi: "A HIPOCRISIA DE PREGAR E NÃO PRATICAR", e afirma "... o Evangelho nos pede: não pregar sem viver e praticar."

E continua:

"Quem não é coerente com aquilo que diz ser sua crença, torna-se pedra de tropeço no caminho dos outros. O apostolado do fiel convicto, pelo contrário, é fecundo, produz frutos, pois a graça de Deus age por seu intermédio."

No texto explicativo do Padre Luiz Carlos de Oliveira ele coloca:

"Há dias que temos que cuidar das ovelhas. Há dias que temos que cuidar dos pastores. Santo Afonso escreveu: 'uma ovelha doente é um problema; Um pastor doente é um desastre para o rebanho'. Hoje a celebração chama a atenção para a coerência de vida da fé e do ministério que foi confiado aos sacerdotes."

E tem mais, o Padre Luiz continua:

"A COMUNIDADE E SEUS DIRIGENTES

A comunidade é alertada a não deixar os seus sacerdotes, os responsáveis pelo povo de Deus, viver uma vida dupla, pregando uma coisa e vivendo outra. O profeta Malaquias mostra uma situação calamitosa dos sacerdotes de seu tempo: Deixaram a glória de Deus, abandonaram o bom caminho e ensinaram doutrinas erradas, prejudicando o povo."

Terminando o resumo o mesmo Padre Luiz faz um alerta:

"Somos convidados a amar nossos sacerdotes e bispos. Os católicos têm mania de falar mal do padre. As outras religiões não fazem assim. Lembremos a Palavra de Deus: "Não toqueis nos meus ungidos" (1Cr 16,22). Corrigir sim, maldizer não."

O problema é: até onde vai a diferença entre corrigir e maldizer, pois é muito difícil corrigir sem tocar no que se vê e se pensa que possa ser errado. E como não se pode tocar nos ungidos, é grande a possibilidade de os ungidos não terem parâmetros e extrapolem na soberba da ignorância. É dever do cristão alertar as pessoas sobre as consequências dos seus atos, sem deixar de oferecer a liberdade de escolher os caminhos que queiram trilhar.

3 comentários:

  1. que post sem sal...
    tá fora do contexto dos anteriores...

    ResponderExcluir
  2. sem sal e sem gordura...kkkk

    ResponderExcluir
  3. Gente, isso é só uma questão de paladar... Pelo que vejo, você, ou vocês preferem outros "alimentos"...

    ResponderExcluir