quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O MENSALÃO E A IMPUNIDADE

Recebi um recorte do amigo Anibal, pela notícia se vê o óbvio que estava escondido e distorcido por criminosos que se infiltraram na política e que por terem conseguido chegar ao poder, tomar conta de tudo, acharam que ficariam impunes, que estariam acima da Justiça. O que está acontecendo no Supremo, como a ação da quimioterapia no tratamento de doenças degenerativas do tipo "corrupção", vai chegar todos os órgãos periféricos em que a "doença" domina... É tudo uma questão de tempo, mas cujo processo necessita da ajuda de todos os brasileiros em uma corrente de fé que ajuda a curar "todos os males".


MENSALÃO: Sem mais nada a perder, não é impossível que Marcos Valério se transforme em testemunha-bomba contra Lula

Com a corda no pescoço e na iminência de ter prisão decretada – como requer a Procuradoria-Geral da República – , o empresário Marcos Valério, operador do mensalão, condenado em outras ações no âmbito da Justiça Federal, quer receber tratamento de réu primário.

Em petição ao Supremo Tribunal Federal, que nesta terça-feira começou a calcular as penas para os mensaleiros, a defesa de Valério sustenta que “a mera existência de ações penais, todas posteriores aos fatos objetos da ação penal 470 (mensalão) não pode servir de fundamento para consideração de ‘maus antecedentes’”.

O advogado de defesa enfatizou o fato de serem anteriores à ocorrência as ações penais contra Valério porque o operador do mensalão coleciona dez processos criminais na Justiça Federal em Minas, pelas quais, se for considerado culpado, pode receber mais de 140 anos de prisão — sem contar outros cinco processos penais em tramitação na Justiça estadual mineira e um outro na da Bahia.

A aterrorizadora perspectiva de mais de 100 anos de cadeia

Anteriormente, baseado em material publicado pelo jornal O Globo, publiquei post mostrando que o advogado de Valério, Marcelo Leonardo, apresentou memorial ao Supremo Tribunal Federal solicitando o abrandamento das penas a Valério no qual inclui o ex-presidente Lula entre os responsáveis pelo mensalão.

O operador do mensalão está diante da aterrorizadora perspectiva de ser condenado a mais de 100 anos de cadeia.

O advogado afirma que a base de sustentação no Congresso do então governo petista, com o surgimento do escândalo, deslocou o foco para seu cliente, Valério. No memorial, o nome de Lula e de Valério aparecem sempre em maiúsculas.

A classe política que compunha a base de sustentação do Governo do Presidente LULA, diante do início das investigações do chamado ‘mensalão’, habilidosamente, deslocou o foco da mídia das investigações dos protagonistas políticos (Presidente LULA, seus Ministros, dirigentes do PT e partidos da base aliada e deputados federais), para o empresário mineiro MARCOS VALÉRIO, do ramo de publicidade e propaganda, absoluto desconhecido até então, dando-lhe uma dimensão que não tinha e não teve nos fatos”, diz o documento encaminhado ao Supremo.

O advogado disse também que o réu — que não participava do mundo político — foi transformado em peça principal do “enredo político e jornalístico”.

Lula era interessado no suporte político “comprado”

“Quem não era presidente, ministro, dirigente político, parlamentar, detentor de mandato ou liderança com poder político, foi transformado em peça principal do enredo político e jornalístico, cunhando-se na mídia a expressão ‘Valerioduto’, martelada diuturnamente, como forma de condenar, por antecipação, o mesmo, em franco desrespeito ao princípio constitucional fundamental da dignidade da pessoa humana”, afirmou a defesa.

Leonardo, sem mais delongas, inclui Lula na relação dos interessados no suporte político “comprado” e diz que o PT (e, portanto, não Valério) é o “verdadeiro intermediário do mensalão”.

Sem saída e sem nada a perder

Valério, como se constata, está num beco sem saída. Não tem nada a perder. Sua vida profissional e pessoal está destroçada. Aos 51 anos de idade, divisa, no horizonte próximo, a perspectiva de envelhecer no cárcere, talvez até morrer.

As primeiras declarações do advogado sobre o envolvimento de Lula, embora possam ser consideradas, sem dúvida, sinal de desespero do cliente, sugerem também a possibilidade — plenamente possível — de que Valério se disponha a falar muito mais do que fez até agora. Quem sabe, revelando o teor de suas conversas com o próprio Lula e o papel do então presidente num esquema que pode ter sido montado por seu então braço direito, o chefe da Casa Civil, José Dirceu, mas cujo principal beneficiário era ele próprio, como chefe do governo.

Para que Dirceu iria querer, via compra de votos, ampliar a base de apoio do governo Lula na Câmara dos Deputados? Para ele próprio, que não era presidente e não tinha o que fazer com a “base aliada”?

A história está recheada de acusados que, à beira do cadafalso, trocam parte de sua desgraça por colaboração com a Justiça. A lei brasileira passou a admitir, recentemente, a negociação dó réu com as autoridades, no curso da qual o fornecimento de informações que esclareçam crimes merece, como retribuição, a diminuição da pena.

Pode, perfeitamente, ser o caso de Valério. Se for, estará à beira de acontecer.

Se ocorresse, seria outro inquérito e outro processo

Como já se explicou várias vezes aqui, Lula não pode ser julgado no atual processo porque nele não foi incluído pelo Ministério Público, autor da denúncia — e em todo caso nem isso ocorreria agora, na fase de definição das penas.

Se Valério se dispuser a falar, contudo, seu advogado pode procurar de preferência a Polícia Federal que, diante de fatos novos, terá a obrigação de instaurar inquérito e começar as investigações específicas sobre o eventual envolvimento do presidente.

Só feito o inquérito, e contendo elementos suficientes, seria encaminhado ao Ministério Público para denúncia

18 comentários:

  1. EU AINDA ESTOU PAGANDO PRA VER ALGUM DESSES NA CADEIA, SÓ ASSIM IREI APLAUDIR, MAS ENQUANTO ISSO NÃO ACONTECE, ME RESERVO O DIREITO DE DUVIDAR!

    ResponderExcluir
  2. Quem acha que o Fernando Rei do Gado vai ser preso levanta a mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU ACHO QUE NÃO! COITADO! SÓ PORQUE LEVOU AS VACAS PARA PARA PASSEAR!!!!!!!

      Excluir
  3. SE ele for acusado por falta de decoro parlamentar, eles (os vereadores) deixarão o prazo se extinguir!

    ResponderExcluir
  4. tEM MUITOS CACHORROS NA MINHA RUA, SERIA BOM QUE O fERNNDO DA ZOONOSES PASSASSE POR AQUI PARA LEVAR ESSES CACHORROS DE RUA!

    ResponderExcluir
  5. faço minhas as palavras do mensaleiro nos dois casos:lula e fernando...chik,né??? os dois no mesmo patamar!!!kkk

    ResponderExcluir
  6. é muito simpres si isso acontece o povo começa a liga na vanguarda no cqc na band nos jornais da região eu mesmo vo liga si nao acontece nada pra esse cidadão e esperu q todos faça isso pq isso q ele fez é crime E VAFABUNDO TEM KI PAGA PELO KI FAIZ.

    ResponderExcluir
  7. fala muito, fala muito25 de outubro de 2012 às 18:48

    engraçado, se esta tão inconformado com a situação por que vc não entra com uma denuncia na Câmara? pra que ligar pra jornais, televisão? se tem alguem que pode cassar o mandato do acusado é a Câmara! faz a denuncia la! na internet todo mundo é anonimo, quero ve das o nome, rg, cpf la e abrir a denuncia "cumpade"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO PRECISA DE DENUNCIA NA CAMARA JÁ ESTA ESTAMPADA NO FECE E A PRÓPRIA VANGUARDA JÁ ESTA DENINCIANDO BASTA UNS DOS VEREADORES LER A NOTICIAS E TOCAR ENFRENTE

      Excluir
    2. Denunciar o que? O cara já está acusado ,julgado e condenado pela mídia e pela população em geral! essa mancha só vai sair se ele mesmo pedir para se apurar os fatos e provar sua inocencia, pelo menos seria uma saída digna!

      Excluir
    3. Só você "Mensaleiro", e outros da mesma turma acham que todo esse esquema montado para se manter no poder em nossa cidade pode ter alguma saída digna.

      Apesar que eu acho que tem, a única saída digna para esses "políticos" é a saída da cidade...

      Excluir
    4. voc está incomodado se mude, porque essa turma vai ficar ainda uns vinte anos no poder. sai Edu entra Biel, sai Biel entra Edu...

      Excluir
    5. Você acha isso "Mensaleiro", ou seja lá quem for???
      Eu não ficaria nem um pouco surpreso, eles estão tendo uma oportunidade de mostrar os reais interesses deles, se se interessam pela cidade ou só por eles mesmos...

      Excluir
  8. uai eu façu u qui eu kero kem é oc pra dizê oq façu ou dexo di fazê???????? num ké ve cara de vagabundo na tv nem istampada no jurnal????? si fo depende d camara meu fio nóis tamo perdida pusque dakeli mato ñum sai coelho ninhum tem q c na MÍDIA até festinha fizero pra ele uai a cidade ta esse lixu puscausa dakeles qui ta la na prefeitura e na camara ki ganha dinheiru sem faze nada.

    ResponderExcluir
  9. Fernandinho BEIRA GADO.
    hihihi...














    ResponderExcluir
  10. DESTA VEZ NÃO VAI ACABAR EM PIZZA...VAI SER EM CHURRAS!!!KKKKK

    ResponderExcluir
  11. Tem o
    baiano do boi
    agora
    Fernando do boi..

    ResponderExcluir
  12. Baiano do Boi e Fernando das Vacas...

    ResponderExcluir