quinta-feira, 11 de outubro de 2012

LUCAS 11,5-13

Apeguemos-nos:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.
11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Nesta parábola, um homem é surpreendido na calada da noite por um hóspede inesperado e está embaraçado por não ter nada para alimentá-lo. Para cumprir esta exigência da hospitalidade do Oriente Médio, ele vai ao seu amigo vizinho, à meia-noite, pedindo três pães. A resposta é abrupta e insensível: “Não me importunes; a porta já está fechada, e os meus filhos comigo também já estão deitados. Não posso levantar-me para tos dar”.
A reação do suplicante, contudo, é insistir, sem se acanhar, até que seu “amigo” veja que há menos inconveniência em honrar o pedido do que continuar uma discussão a essa hora da noite. A moral da história, indicada no versículo oito, é que a “persistência” ou a “falta de acanhamento” do hospedeiro embaraçado conseguiu seu objetivo numa situação em que os laços de amizade e de afinidade mostraram-se ineficazes.

Portanto, a aplicação da parábola é para encorajar a persistência e a fé.

Fonte: Homilia Diária - Canção Nova

10 comentários:

  1. é verdade q tentaram assaltar a lotérica hoje 11/10 agora de tarde?

    ResponderExcluir
  2. FALOU, PASTOR - NÃO QUER DIZER NADA DISSO AE NÃO - NÃO SABE, NÃO INVENTA

    NÃO VAI QUERE UZAR JESUS PRA JUSTIFICAR AS TRANQUEIRADAS DO SEU LADO NÃO

    SÓ FALTAVA ESSA, AGORA

    TB POSSO UZAR ESSE JEITO E DIZER Q NA PREFEITURA ENTROU QUEM ENTROU, NAO INTERESSA JESUS NEM ESIRITO SANTO, E QUE DE UM JEITO OU DE OUTRO,AS COISAS SE ACERTAM, MESMO COM OS RUINS NA VAGA,

    OU POSSO DIZER Q O PESSOAL DO MASSEI PEDIU MAIS, FEZ MAIS NOVENA, PROCUROU MAIS A DEUS, É ISSO?

    POR ISSO FICA SUSSA AMAURILIO, DE UM JEITO OU DE OUTRO, A CARROÇA VAI TER Q ANDAR, COM VOCE DENTRO OU POR BAIXO DA CARROÇA, A ESTRADA SEGUE E A CARROÇA PASSA

    ResponderExcluir
  3. PREOCUPE NÃO, QUE DIZEM QUE LÁ PERTO TEM UMA CÃMARA QUE FILMA TUDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PERGUNTAR NÃO OFENDE...14 de outubro de 2012 09:18

      MACMANAMENNN,DE QUE ADIANTA TER UMA CÂMERA QUE FILMA TUDO, SE NÃO TEM NINGUEM P/ CORRER ATRÁS DOS BANDIDOS??? DEVERIAM COLOCAR UMA CÂMERA DENTRO DA TESOURARIA DA PREFEITURA P/VER ONDE É QUE VAI AQUELE DINHEIRINHO SUADO DOS CONTRIBUINTES QUE PAGAM RELIGIOSAMENTE SEUS IMPOSTOS E DESCOBREM NO MES SEGUINTE QUE OS COMPETENTES FUNCIONÁRIOS NÃO DERAM BAIXA...ONDE ESTÁ O DINHEIRO? O GATO COMEU?
      PORQUE ESSE ASSUNTO O "NILINHO HIENA" NÃO COMENTA? OU SERÁ QUE COM ELE NÃO ACONTECEU NADA DISSO PQ ELE NÃO PAGA OS IMPOSTOS???

      Excluir
    2. ESSAS PERGUNTAS NÃO SÃO PARA MIM, NÃO TRABALHO NA REFEITURA.
      MAS TEM MEIOS DO SENHOR SABERPORTAL DA TRANSPARENCIA, INDO LÁ NA PREFEITURA BUSCAR AS INFORMAÇÕES. ME PARECE QUE ELES TEM QUE PASSAR ESSAS INFORMAÇÕES PARA QUALQUER PESSOAS QUE AS BUSCAM PELOS MEIOS COMPETENTES.
      ENGRAÇADO QUE O SENHOR PERGUNTA PARA MIM COISAS QUE O "NILINHO" COMENTOU, PERGUNTE PRA RITA, PRA CARMINHA E PRO TUFÃO E DONA LUCINDA!KKKK

      Excluir
    3. PERGUNTAR NÃO OFENDE...14 de outubro de 2012 10:05

      NÓS COSTUMAMOS PERGUNTAR PARA CÚMPLICES, ALIADOS E DEFENSORES...NÃO FOI O SENHOR QUE FEZ PROPAGANDA DAS CÂMERAS??? PRA MIM O SENHOR SE ENQUADRA NOS 3 ITENS...RIRIRI

      Excluir
    4. PERGUNTAR NÃO OFENDI, MAS FALTA DE INTELIGENCIA OFENDI, QUALQUER CRIANÇA DE PERDÕES SABE DA EXISTENCIA DESSAS CÃMARAS, PIS FIZERAM EXCURSÃO PARA VE-LAS, ISSO FAZ DELAS CUMPLICES?? NÃO SOU CULPADO DE V. SER MAL INFORMADO>

      Excluir
  4. Á 2012 ANOS TEMOS INFORMAÇÕES,NOTÍCIAS E A PRÓPRIA HISTÓRIA NOS COMPROVA SOBRE A VIDA E OS ENSINAMENTOS DE JESUS.
    JESUS NÃO DEIXOU NADA ESCRITO POR ELE MESMO, APENAS ENSINAVA COM EXEMPLOS E PARÁBOLAS E ATÉ HOJE SEUS EXEMPLOS NOS SÃO PASSADOS ATRAVÉS DOS EVANGELHOS E POR SEUS SEGUIDORES.
    DEUS NOS CRIOU SIMPLES E IGNORANTES E TEMOS A OPORTUNIDADE NESTA VIDA DE APRENDER E PRATICAR SEUS ENSINAMENTOS.CADA UM SEGUE SUA PRÓPRIA DOUTRINA, POIS ACREDITO EU QUE DEUS ESTÁ PRESENTE ONDE HÁ O AMOR E ONDE PRATICAMOS A CARIDADE.TEMOS A NOÇÃO DO CERTO E ERRADO E MESMO ASSIM DEPOIS DE TANTOS ENSINAMENTOS E SABEDORES DAS HISTÓRIA DE NOSSO SALVADOR AINDA TEM PESSOAS QUE NÃO TEM RESPEITO NENHUM PELO SEU SEMELHANTE E ACHAM LINDO E MARAVILHOSO SEREM HIPÓCRITAS.

    ResponderExcluir
  5. MARIA, ME PERMITE UMA CORREÇÃO:DEUS NOS CRIOU PERFEITOS, A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA, NÓS É QUE NOS DISVIRTUAMOS E AFASTAMOS DA NOSSA ERDADEIRA NATUREZA! UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  6. Só pra saber...se tem camera que filma tudo..quem monitora as imagens..pra que serve essas cameras? a pm toma conta? pm que nem atende o 190?

    ResponderExcluir