quinta-feira, 4 de outubro de 2012

INFORMAÇÃO E OPINIÃO

Um leitor "Anônimo" daqueles que "seja lá quem for", me propõe uma provocação:
Anônimo4 de outubro de 2012 00:02
Isso que vou perguntar nao tem nada a ver com o post.
Ja que vc tem uma super visão politica, quem vc acha que leva essa? gostaria da opiniao desse conceituado "jornalista", diz aí paulo afonso ou Eduardo Massei??

O jornalista entre aspas já demonstra uma ironia de quem, posso afirmar, não é dos que concordam muito com a minha maneira de pensar, ironia que se nota mais forte ainda quando coloca o “elogio” da super visão politica (sic), mesmo assim eu agradeço em muito a oportunidade de poder, por uma questão ética, responder ao questionamento e provocação formulada.

Obrigado “Anônimo”

Como jornalista realmente eu tenho algumas obrigações (uma delas e mais importante é a de informar) que esbarram no fato de eu agora estar ocupando um cargo público, sendo servidor da Câmara Municipal. Um servidor municipal teria que ter cuidados em não divulgar o seu lado partidário para não confundir a sua função pública com o projeto pessoal e particular de um ou outro vereador. E os vereadores que mantém a postura ética deveriam compreender esse posicionamento do servidor.
O que o “Anônimo” pede não é que eu passe informações, mas que eu emita a minha opinião. Como servidor e como jornalista não há impedimento que eu emita a minha opinião, mesmo que ela possa prejudicar (ainda mais) o meu relacionamento dentro do órgão público, nós temos a liberdade de pensar como quisermos.

Na minha opinião “Anônimo”, não sei quem leva essa. Como costumo comentar entre os amigos: ---A minha bola de cristal está meio embaçada... Mas posso garantir pela vivência e experiência, que os eleitores da cidade já escolheram os seus candidatos, e na minha humilde opinião espero que tenham escolhido a troca do que está aí. Pois eu entendo assim como todos os que têm um pouco de consciência que a alternância no poder é saudável para cidade como um todo. Um preceito importante da Democracia.

Ainda mais quando os que aí estão não se preocupam em esconder que se preocupam mais com a própria condição do que com as condições a que estão relegando a cidade, lógico que não nessa época de campanha quando tudo funciona a mil maravilhas, tudo o que o povo precisa o povo tem... Até mesmo uma grande atenção para com os mais humildes, que são relegados à escanteio nos períodos que não são os de campanha.
Na minha opinião é muito bom que o eleitor da cidade troque esse sistema implantado pelo prefeito que foi cassado por abuso, e que foi substituído pelo seu vice que manteve o mesmo esquema. Um esquema, diga-se de passagem, que privilegia muito mais à própria manutenção do grupo no poder, do que privilegia quem paga pela prestação dos serviços públicos, que não é a “custo zero” para a população, tudo pago e muito bem pago por sinal, para que eles usem esses recursos para, principalmente se manterem à frente do poder.
Na minha opinião, o povo precisa alternar quem ele mantem no poder, isso é democraticamente saudável. Faz bem para a cidade.
Além do mais estes que aí estão já demonstraram abertamente que não têm muita consideração pelos bens públicos, por um problema de ignorância, de desconhecimento, ou desconsideração pura e simples, acham que o dinheiro público não tem dono, e pode ser gasto e desviado da maneira que lhes convierem.
SUPERFATURAMENTO
Eu tenho cópia de um contrato de show artístico em que Prefeitura contrata Genésio Fernandes, que por sua vez se compromete a fazer duas apresentações na Festa de Final de Ano de 2010, com a dupla sertaneja Abel & Alexandre e a Banda “Forró Bom Demais”, e que a Prefeitura se compromete a pagar R$ 15.000,00, o contrato é assinado pelo contratado e como representante da contratante o então vice-prefeito, em exercício, Eduardo Henrique Massei. Se a gente considerar que os shows artísticos contratados, juntos, não valeriam R$ 1.500,00, os shows foram superestimados em R$ 13.500,00, esse valor teria sido aplicado em favor da cidade, quem ficou com o lucro senhor Genésio?
Esperteza ou roubalheira eu acho que os perdoenses não podem apoiar que pessoas, que têm esse tipo de atitude em relação aos bens públicos possam continuar administrando dinheiro público. Mas essa é só a minha opinião... Quem tem o poder de eleger não sou eu e sim o eleitorado. O povo escolhe...
Outra circunstância que me deixa triste é sobre a postura de alguns vereadores, isso devido, especificamente, a uma aprovação que fizeram em um assunto que parece não ter muita importância, mas que vai trazer um grande prejuízo para a cidade, e que está trazendo muito lucro para os envolvidos com a manobra.
CRIAÇÃO DE RUA
A administração municipal, desde o ano passado, vem oferecendo facilidades ao comprador do terreno em que era para ser construído o Presídio, conhecido pelos perdoenses antigos como a Granja São João, e são várias as irregularidades que estão tendo que ser consertadas ou maquiadas para que os compromissos com o comprador sejam cumpridos.
Para realizar a manobra a Prefeitura já aceitou a “doação” de uma área do terreno, e por último, em continuidade ao esquema foi a criada uma rua no meio do terreno, aproveitando a área já “doada”, que os vereadores aprovaram por cinco votos contra quatro, com a justificativa que seria para implantar uma rede de canalização de água que supostamente vai resolver o problema de água da Serra Negra, do “Marinas” e até do Alpes do Bom Jesus, segundo o discurso dos que resolveram aprovar o projeto apresentado pelo prefeito. Só que quem conhece sabe muito bem que essa aprovação favoreceu quem vendeu o terreno, que foi, entre outros, o interlocutor do meio ambiente, senhor Isaías Manoel Fernandes, que inclusive esteve presente na sessão de votação. Com a criação dessa rua o proprietário do terreno vai poder driblar a lei de loteamentos e não vai ter a obrigação exigida pela lei, em deixar áreas institucionais e nem áreas verdes, além de não ter mais a obrigação legal de implantar a infra-estrutura necessária na rua “criada” pela Prefeitura.
Os vereadores que aprovaram esse projeto de lei colaboraram mais com os envolvidos na venda do terreno, do que com o patrimônio da cidade.
Mesmo que a água que existe na área pudesse ser utilizada para abastecimento, seria muito mais viável e barato para a cidade captar perto do local onde o córrego atravessa a Avenida Murilo de Almeida Passos.
A aprovação da criação desta rua favoreceu aos vendedores do terreno, e deve ter favorecido aos vereadores, mas não à cidade. Votaram a favor da criação da tal rua os vereadores Fernando do Zé Augusto, Sirlei Aparecida Gonçalves de Oliveira, Ricardo Bruno, Erimar Freire Neto e o presidente Luiz Manoel da Silva Escudeiro, para desempatar. Por força do cargo estava até pensando em ficar quieto sobre esse assunto, mas é o tipo de informação que não consigo omitir.
Nos esportes, área de que fui gestor, o prejuízo que teve o esporte público foi enorme. Todas as empresas que colocavam propaganda no Campo e que colaboravam com o esporte para a criançada, passou a fazer propaganda na Escolinha particular do Capela, e também em todas as camisetas e eventos cujo primeiro  e principal nome é auto promoção descarada...
Na minha opinião essas pessoas precisavam passar por uma reciclagem...
Mas eu como jornalista e como servidor não posso sair por aí emitindo a minha opinião... Que pena...
Tenho que ficar com esse troço enroscado na garganta. E olha que tem muito mais...

39 comentários:

  1. Palpiteiro ou seja la quem for4 de outubro de 2012 às 13:06

    Amaurih, você escreve pra caralho. Porém, como palpiteiro que sou, eu te aconselho a escrever períodos mais curtos e abusar mais da pontuação. Fica mais prático e fácil de assimilar. Use menos reticências e volte a fonte antiga que é melhor pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih! Caramba... Esse "escreve pra caralho" é elogio ou crítica? É. Realmente eu sofro algumas críticas por períodos longos, que fazem com que os desatentos percam o fio da meada, um dia eu ainda aprendo a sintetizar mais, mas por agora não vou deixar o desabafo ficar enroscado por causa do estilo... Quanto a usar reticências... Poxa. Eu adoro reticências...

      Excluir
    2. VOCE FALA FALA E NAO DIZ NADA KKKKKKKKKK..SE LIGA O EDU JÁ GANHOU, AINDA MAIS DEPOIS DO COMICIO QUE ELE FEZ!

      Excluir
    3. Como não diz nada??? Você não entendeu nada??? Não entendeu porque não quis, mas acredite o pior cego é o que não quer ver. O senhor Edu pode até ganhar as eleições, mas vai ganhar ele, o vice, o Rosário, o Pipoca, o Morais do Jornal Fácil, responsável pela campanha de márquetim, a turma do Capela, que presta serviços no "Esporte", e mais um bando de correligionários, mas uma coisa você tenha certeza, eu não sei se a cidade vai ganhar...

      Excluir
  2. É isso que queremos ouvir e saber para quem ainda não decidiu como eu!

    ResponderExcluir
  3. quem ainda não decidiu um conselho: pegunte aos moradores da cidade, faça uma pesquisa particular e vá aos comícios , onde houver menos baixarias está o melhor

    ResponderExcluir
  4. AMAURI: só tenho uma coisa a lhe dizer, sobre tudo o que você escreveu:
    P E R F E I T O !!!!!!!
    Acrescentando-se a tudo o fato de que há candidato que é ótimo, como pessoa, mas que não tem tino administrativo à obra pública e vem acompanhado por vice totalmente desequilibrado e temperamental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Name
      Eu me permito, por ter conhecimento, discordar em partes da sua opinião, só da parte em que a sua consideração só demonstra o quanto uma pessoa pode enganar outra pela aparência, também já tive esse tipo de consideração por essa pessoa, mas comparando aparência e declarações diferentes de atitudes me fizeram ver que é muito fácil se enganar...

      Excluir
  5. Pura apelação na reta final....então a administração do senhor Paulo Afonso foi perfeita??? Quando do seu último exercício como estavam as contas da prefeitura? E como elas estão hoje?
    Se conseguir me mostrar, mudo meu voto!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode se mostrar o que se quiser aqui que você não muda o seu voto, pois ele está atrelado a algum favorecimento, mas é importante que se diga alguma coisa sobre as contas, O Paulo não deixou mais dívidas do que a Prefeitura tinha de crédito, de valores a receber, já as contas de agora, se realmente saneadas ou maquiadas só vai dar para poder saber no futuro, eu só sei que nunca na história da cidade a Câmara realizou devolução de duodécimo, no meio do ano, em período de campanha, e é necessário saber que mágica administrativa está sendo realizada para que ocorra, pelo menos a propaganda, desse saneamento...

      Excluir
  6. amaurih,
    vc fala que mtos funcionarios MAMAM,que não produz nada,por favor cite três coisas que vc(funcionário publico)produz de bom em prol a população,alem de picuinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que eu gostaria de produzir mais se tivesse oportunidade e me fossem oferecidas condições para isso, mas independente de tudo estou me dedicando ao banco de dados das leis municipais, estou trabalhando no momento a Lei número 1197, que é um dos Códigos Tributários do Município, que não estava digitalizado e está sendo para compor esse banco de dados, pode não ser importante para alguns, ainda mais para os que não estão nem aí para com as leis, mas ainda resta muito trabalho... E agradeço por você me provocar, pois é minha obrigação e dever ético dar satisfação de tudo o que é feito na Câmara, isso quando algumas forças não obrigam a não divulgar. Agradeço novamente por tornar a minha função um pouco mais transparente. Mas você acha mesmo, que o que foi colocado é "picuinha"? O que você chama de picuinha causa prejuízos incalculáveis que são escondidos por propaganda enganosa, da qual você é um dos que apoiam. Em seu favor e a favor do seu grupinho, não em favor de Bom Jesus dos Perdões...

      Excluir
  7. kkkkkk boa anônimo!!!! Só picuinha. Raro são ás vezes que se vê um elogio há algo como no caso dos policias que prenderam os assaltantes da pizzaria.
    Neste momento o Amaury deve estar no comício do Edu.
    Então se preparem...

    ResponderExcluir
  8. Ira! é 12 que eu voto!4 de outubro de 2012 às 22:46

    Enquanto vandalos e corruptos quebram as propagandas dos adversarios, Paulo Afonso e Dinho Mix em seu comicio final responderam os ataques com muita classe.

    Amanhã estará bombando no face o video legendado no qual o Biel diz claramente em uma sessão da câmara que vota no Paulo Afonso e que ele é melhor que o atual vice Edu Amassei a Areia!

    O BIEL VOTA 12 PAULO AFONSO E DINHO MIX!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. ACABEI DE DECIDIR MEU VOTO4 de outubro de 2012 às 23:56

    Apagaram meu comentário sobre a suspeita que a Mirtz agora eh pessoa de confiança do Paulo Afonso, soh porque o Edu colocou ela para fora porque descobriu que as compras erradas saiam do departamento dela e com conhecimento dela...... então eh verdadeeeeeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apaguei mesmo, mas apaguei porque é mais uma calúnia do tipo da estratégia que o seu grupo é capaz e já demonstrou que não tem vergonha de fazer, eu só acho que o Blog não seria o lugar para você espalhar notícias falsas e distorcidas típicas da Rede BoCa MoLe... Ainda mais em se considerar que mesmo tendo ocupado cargo de confiança do prefeito cassado a Mits é servidora concursada, inteligente, ativa e competente, e tem muito a oferecer ao serviço público municipal. Compras erradas??? Quer dizer que o senhor admite!!!

      Excluir
    2. Apesar que não precisa admitir nada, a Justiça já está julgando todas as irregularidades que o grupo gestor permitiu acontecer, e que vai estourar sobre servidores que ou se deixaram envolver ou que entraram de "laranja".

      Excluir
  10. CARACA O COMENTARIO QUE FIZ DO CONCEITUADO "JORNALISTA" DEU UM IBOPE LASCADO RS!

    nO FUNDO ELE SABE QUE EDU JA LEVOU ESSA RS..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo
      Você acredita que o Edu já levou essa?
      Eu realmente não sei... A minha bola de cristal está ainda meio embaçada. Isso porque nós podemos dividir o eleitorado perdoense, como qualquer eleitorado em dois tipos distintos, os conscientes e os outros. Nós sabemos porém que os conscientes não caem nessa de propaganda enganosa e por isso não vota em um grupo gestor que mostrou a que veio, e que pela estratégia de não fazer nada durante três anos para deixar para fazer tudo correndo no ano de eleição, só demonstra que não tem consideração pela cidade, mas pelos cargos de poder que ela oferece, já os outros podem trocar o seu apoio e o seu voto por qualquer favorecimento ou mesmo pela promessa de favorecimento futuro.

      Eu realmente só vou saber os índices de cada categoria de eleitores depois do resultado das urnas, mas tenho fé que o Bom Jesus ilumine a cabeça de todos os eleitores para que eles consigam ver o mal que se esconde por trás das propaganda de márquetim dos candidatos, ou não, se for destino da cidade passar por mais tribulações do que tem passado nas mãos desse grupo que aí está.

      Excluir
  11. Raspando o tacho antes do apito final.Lamentável, e a conta ficará para todos os Perdoenses!

    ResponderExcluir
  12. NÃO ERA VOCE AMAURI QUE QUERIA UMA CAMPANHA LIMPA? NÃO ERA V. QUE DIZIA QUE O "BANDO" IA UZAR DESTES ARTIFÍCIOS PARA DENEGRIR A IMAGEM DOS ADVERSÁRIOS? E V. ESTÁ FAZENDO JUSTAMENTE O QUE DISSE QUE OS OUTROS IRIAM FAZER! QUE QUE FOI? SE INNDISPÔS COM O SEU CHEFE? CANSOU DE TRABALHAR??

    ResponderExcluir
  13. Relatar fatos não caracteriza nenhum tipo de sujeira, meu amigo, se os fatos depõem contra algumas pessoas isso é um outro assunto, e na verdade eu fico entre a cruz e a caldeirinha, ao considerar que seria mais sujeira eu saber de fatos e omiti-los. O que é pior Macmanamann? Saber dos fatos e comentá-los ou escondê-los? A quem favorecer? Ao leitor ou aos "amigos"???

    ResponderExcluir
  14. Sujeira seria se eu estivesse inventando alguma coisa... Se os argumentos que estivesse usando e os fatos que estou relatando não fossem verdadeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU APENAS ACHO QUE EM CARGOS COMO O SEU,NÃO TEM DIREITO, É PELO MENOS ANTI-ÉTICO SAIR FALANDO ALGUMA COISA. MAS EU ADMIRO OS EU AMOR E FIDELIDADE AO PAULO AFONSO, AO PONTO DE COLOCAR SEU CARGO EM JOGO. TALVEZ EU FARIA O MESMO PELOS MEUS AMIGOS.

      Excluir
  15. SE EU FOSSE O BIEL DAVA UM PÉ NA B... DESSE "TRABALHADOR" QUE ESTÁ AÍ NA CÃMARA SÓ PARA OBTEWR INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS PARA USAR CONTRA OS SEUS ADVERSÁRIOS POLÍTICOS. CUIDADO, NÃO DÊ ASAS A COBRA.
    DORMINDO COM O INIMIGO 2!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao pé na bunda, Macmanamann, se vocês "ganharem", não vão precisar se dar ao trabalho. Segunda-feira eu apresento a minha carta de demissão. Se o povo da cidade escolher pela continuidade desse "esquema" administrativo, eu não vou ter o menor interesse em "participar"...

      Excluir
    2. FAZ ISSO NÃO, EU ATÉ ACHO V. UM BOM ACESSOR, EU PENSO QUE SEGUNDA DEVEMOS DEIXAR DE LADO O PARTIDARISMO, O REVANCHISMO, E TOCAR A VIDA PRA FRENTE INDEPENDENTE DE QUEM GANHE, NÃO É ASSIM QUE TODO MUNDO VAI FAZER?

      Excluir
    3. Sinto muito, Macmanamann, mas você me conhece para saber que não costumo fazer o que "todo o mundo" faz. Se esse esquema administrativo for ter continuidade, eu não vou ter condições de continuar, vou tentar ajudar a minha cidade de outra maneira.

      Excluir
  16. Aí é que está o seu equívoco caro "amigo", independente de eu estar ocupando tal cargo, eu teria conhecimento dessas informações, e se não estivesse ocupando o cargo teria ainda mais liberdade de expor esses fatos que a meu ver não interessam à sua pessoa. Em nenhum momento os meus chefes ignoraram que eu prefiro defender a cidade, a instituição do que os projetos particulares de cada um deles, sejam eles quem forem... Só sou inimigo de quem é inimigo da lei. Você é inimigo da lei, Macmanamann, ou só quando precisa defender suas ideias equivocadas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO SOU INIMIGO DA LEI!
      SÓ ESTOU DIZENDO O QUE V. ESTÁ CANSADO DE SABER, EXISTE CARGOS QUE EXIGEM FIDELIDADE! CERTO?
      A SECRETÁRIA DE UMA EMPREZA, OS CARGOS DE CONFIANÇA, ASSESSORES EM GERAL E OUTROS, NÃO SIGNIFICAM QUE ESTÃO FORA DA LEI, FAZENDO O SEU SERVIÇO.
      UM ADVOGADO DEFENDENDO UM CRIMINOSO, ESTÁ FORA DA LEI?? OU ELE DEVE FIDELIDADE A QUEM O CONTRATOU?

      Excluir
    2. Um servidor não pode ser obrigado a realizar um trabalho ilegal, ele pode muito bem se negar a fazê-lo ou a fazê-lo desde que conheça e assuma os riscos da ilegalidade. Agora quanto a advogado, aí já é outra história, ele é pago para defender o seu cliente, já o Promotor é pago para acusar, nenhum deles, pelo menos a princípio, pode usar de meios ilegais para realizar a sua função. Ninguém poderia.

      Excluir
  17. ENQUANTO ESTES CANDIDATOS FICAM BRIGANDO ENTRE SÍ, FAZENDO OPOSIÇÃO E VOLTANDO Á SER AMIGUINHOS QUEM PERDE SOMOS NÓS, A POPULAÇÃO QUE PAGA IMPOSTOS E O SALÁRIOZINHO DELES PARA NÃO FAZEREM "N A D A" PELA CIDADE. É UMA VERGONHA !
    ELES SÃO ELEITOS PARA ADMINISTRAR A CIDADE, É OBRIGAÇÃO DELES FAZER ALGO, COISA QUE SÓ ESTÃO MAQUIANDO AGORA.
    TEMOS QUE TER VERGONHA DESTA ADMINISTRAÇÃO QUE CONTINUA Á OMITIR, MENTIR E TENTAR PROMETER ALGO QUE É OBRIGAÇÃO.
    DIZEM QUE A CIDADE RECEBEU MILHÕES DE VERBAS, ONDE FOI APLICADA ?
    PARA QUE GASTAR DINHEIRO NUM PORTAL QUE FICA NO MEIO DE UMA CIDADE QUE NÃO TEM NEM NOME ?
    PARA QUE RECAPEAR RUAS PARA SEREM QUEBRADAS PARA FAZER LIGAÇÃO DE ESGOTO ?
    PARA QUE COLOCAR ALGUNS TUBOS DIZENDO QUE É PARA CANALIZAR O ESGOTO ?
    PARA ONDE VAI ESTE ESGOTO ?
    PORQUE NÃO FOI ABERTA NENHUMA CRECHE ?
    ONDE ESTÁ O RESTANTE DOS PONTOS DE ÔNIBUS ?
    E O TRANSPORTE NOS BAIRROS ?
    ???????????????????????????????????????????????????????
    SÃO MUITAS DÚVIDAS QUE EU TENHO, QUE TODOS QUEREM RESOLVER, MAS...
    SÓ TEMOS PROMESSAS.

    ResponderExcluir
  18. Tem um "Anônimo" aí me xingando pra caramba e me ameaçando por supostamente eu ter tirado um comentário dele, o problema é que infelizmente eu não vi esse tal comentário, pode ser que ele não tenha colocado direito e eu estou passando por covarde por ter tirado, alguns eu tiro mesmo, mas todos por algum motivo que não tenho porque esconder.

    ResponderExcluir
  19. Posta de novo aí, que eu faço questão de responder... Não tenho nada que esconder...

    ResponderExcluir
  20. MACMANAMANN, o que o Sr quis dizer é falta de ética trabalhista, é a mesma coisa que um gerente de banco passar saldos de seus clientes á terceiros, quem ocupa um cargo tem o dever ético de obedecer uma hierarquia, e se ele pedir a conbta na segunda é que não quer ter em seu currículo que foi mandado embora por justa causa, e ainda terão que colocar algum funcionário da câmara para verificar se o que ele digitou da Lei está uma cópia fiel, se ele colocar um não em algum lugar errado ( propositalmente ) muda todo o conteúdo da lei e o que não é permitido passa a ser ou vice e versa, esse cara em nada é de confiança, por isso ele tem esta estratégia.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "legal" ou seja lá quem for...
      Pra varia você está distorcendo as coisas para fazer valer a sua opinião equivocada. Nenhuma das informações que passei tem proteção de sigilo, todas são informações públicas, ou que deveriam ser públicas se a gestão fosse transparente.

      Como não digitei lei nenhuma, e como realmente não sou mesmo de confiança, ainda mais a quem queira lesar a cidade, eu gostaria que você explicasse melhor o que considera minha "estratégia".

      Excluir
  21. É impressão minha ou o dono do blog agora é amiguinho da tal Mitse? Já vi ele falando mal aqui... inclusive que ela era do lado do JACALÉ, mas agora parece que defende ela aí em cima? Ou acredita em ressureição moral?????

    ResponderExcluir
  22. Não concordar com a sua opinião não significa que seja ou não amiguinho de quem quer que seja. Eu só me incomodo com as mentiras e distorções que querem passar através do Blog. Aqui as mentiras são contestadas.

    ResponderExcluir