segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Motivação: que energia renovável é essa?

Tive contato com o Senar há tempos, participando das reuniões regionais sobre meio ambiente, Senar é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, isso antes até da Confederação Nacional da Agricultura, o CNA, entrar na era digital. Os cursos do Senar eram ministrados nas Casas da Agricultura, e ainda são.

Só que agora com a internet há cursos que estão disponíveis a quem tenha um computador com acesso, independente da Casa da Agricultura do lugar, e isso é feito através do Canal do Produtor, eu, apesar de já conhecer o Senar e de receber notícias por e-mail só fui atinar pela qualidade dos serviços de aprendizagem depois que o amigo Antônio Taguchi, resolveu enfrentar o mundo virtual, e fez o curso de informática através do Canal do Produtor, comentando o quanto tinha aprendido apesar de já ter feito no mesmo curso presencial no Nicit, ainda quando funcionava  no prédio da Uniformes Proteção, no qual não conseguiu aprender nada.

Então resolvi entrar para conhecer mais a fundo e já fiz o curso de Excel e vou começar a fazer o curso de "Meio Ambiente".

E aconselho a quem quiser aprender acesse o "Canal do Produtor" clicando  no link.

Experimente...

E eu resolvi colocar esse preâmbulo só porque fui começar o meu curso e na ambientação prévia requerida, deparei com um texto que fala sobre "MOTIVAÇÃO" que eu coloco um pedacinho do início aqui para todos os leitores por achar importante no início de uma nova etapa em nossas vidas:


"Existem aqueles que lutam um dia e são bons. 
Encontram-se outros que lutam muitos dias e são muito bons. 
Há todavia, aqueles que lutam por toda a vida. Estes são imprescindíveis."

Mercedes Sosa, uma cantora argentina, inicia uma de suas canções que fizeram sucesso aqui no Brasil com a citação acima. A luta a que se refere, é a luta política contra as ditaduras latino-americanas dos anos 60/70, porém a citação é atribuída a Bertold Brecht, autor alemão que viveu parte de sua existência, exilado na Suíça e nos Estados Unidos, tendo falecido em 1956. Apesar das diferenças de contexto do autor e da cantora, tal palavra mantém sua atualidade e certo poder de impacto, talvez por possuírem uma força que não se restringe a um momento histórico determinado. É como se a luta ali retratada pudesse falar da luta de Brecht, de Mercedes Sosa, dos latino-americanos e de tantos outros. Mas por que se luta? E o que influencia para que essa luta tenha um dia, vários ou uma vida inteira?

Para refletir sobre a pergunta acima, vale a pena abordar o fenômeno da motivação, que é um impulsionador para a ação do ser humano e que provavelmente interfere na maneira como as pessoas atuam no mundo.

Pode-se pensar que a citação de Brecht, diga respeito à maneira das pessoas se ligarem a determinados objetivos. No caso, o que diferencia cada forma de vinculação pode ser atribuído a um aspecto quantitativo (um dia, muitos dias ou a vida toda) que se reflete na qualidade (bom, muito bom ou imprescindível) da ligação de alguém com determinada ação ou conjunto de ações, rumo a seu propósito ou causa.

Quem se interessar o texto todo, basta clicar aqui.

Um ano de 2012 motivado, para todos os leitores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário