quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

AMANHÃ É SEXTA FEIRA...

O amigo Valter Cassalho, de Joanópolis, mandou a matéria que para que todos se previnam eu replico aqui:


ATENÇÃO LOBISOMENS -   ESTA NOITE O BICHO VAI PEGAR!!!


AMANHÃ É A PRIMEIRA SEXTA-FEIRA TREZE DE UM ANO
BISSEXTO E SERÁ LUA CHEIA  !!!!

  Amanhã é SEXTA FEIRA TREZE. O receio com a Sexta-feira Treze têm seus motivos e origens, de acordo com o pesquisador Mommsen muito antes de Cristo na Roma Antiga, nenhum Decreto era assinado no dia 13. Hesíodo, no século VII a.C. aconselhava que nada deveria ser plantado nos dias 13.
Segundo Elifas Levi o antigo símbolo israelita relativo a morte era o treze, devido ao desdobramento da família de Josef em duas tribos, formando assim 13 tribos, achavam-se nesta ocasião treze convivas na primeira Páscoa Israelita, na terra prometida, isto é, treze tribos na partilha da seara de Canaã. Uma dessas tribos foi exterminada e foi a de Benjamin o mais moço dos filhos de Jacó. Daí veio a tradição que quando se acham treze à mesa o mais moço deve morrer muito cedo. Outros acreditam que quem sair primeiro morrerá logo. Dizem ainda que Eva ofereceu a maçã a Adão na sexta-feira, e o dilúvio começou no mesmo dia. Coincidentemente na Santa Ceia sentaram-se à mesa além de Cristo, doze apóstolos, um deles saiu para cometer traição e depois se suicidou.  Acredita-se que Jesus foi crucificado numa sexta-feira treze.
Juntando com as superstições romanas, judaicas e cristãs o dia foi ganhando fama de aziago. No dia 13 de Outubro de 1307, uma sexta-feira.  a Ordem dos Templários, uma das mais poderosas da Cristandade foi declarada ilegal e acusada de heresia pelo rei Filipe IV de França. Para piorar a situação as tropas do Rei Dom Sebastião Rei de Portugal foi dizimada em Alcácer Quibir em 13 de agosto.
Entre os nórdicos contam que num  banquete doze deuses foram convidados e Loki (espírito do mal e da discórdia), apareceu sem ser chamado ocasionando uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses; por isso não se reuniam jamais treze pessoas numa mesa.  
Na Europa este número era tão azarado que muitos hotéis e navios não tinham quarto com este número, existia o 12 e o 12-A e depois o 14, mesmo aviões chegaram a ter suas poltronas numeradas sem o referido número.
De acordo com o historiador Will Durant no livro Nossa Herança Oriental (História da Civilização I 1963), “o ato de contar nasceu dos dedos e daí o sistema decimal. Quando a idéia do “doze” apareceu, esse número tornou-se  favorito porque era agradavelmente divisível por cinco dos primeiros seis dígitos – e nasceu o sistema duodecimal  que obstinadamente sobrevive nas medidas inglesas: doze meses para o ano, doze dinheiros no xelim, doze unidades na dúzia, doze dúzias na grosa, doze polegadas no pé.  Já o  “treze” se recusava a ser dividido e tornou-se  mal visto para sempre”.
Outros acreditam que o próprio número é remédio para ele mesmo, tanto que muitos amuletos são gravados com o 13 (anéis, figas, pulseiras). Pessoas nascidas no dia treze, são consideradas pessoas de sorte, todavia, quando alguém é meio fora do normal, dizem que o sujeito é treze.  A questão de sorte e azar é muito relativa, por exemplo,  Colombo saiu do porto de Palos para descobrir as Américas numa sexta-feira treze de agosto, ele teve sorte em descobrir o novo continente, porém este fato foi o grande azar dos índios das Américas.
Para ajudar será LUA CHEIA – ocasião propícia para os lobisomens, bruxas e outras assombrações se transformarem na PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO ANO BISSEXTO E LUA CHEIA, muita gente estará virada pra lua, será de lua ou no mundo da lua, ficará aluado. Quanto ao bissexto também tido como aziago falarei em outra ocasião.
Para cortar o azar da sexta-feira treze deve-se levantar com o pé direito, somente sair de casa pela porta dos fundos, usar roupas brancas, colocar um galhinho de arruda na orelha e bater na madeira três vezes.  Boa Sorte!!!!!!!
Prof. Valter Cassalho
COMISSÃO PAULISTA DE FOLCLORE
DIRETO DA CAPITAL DO LOBISOMEM
JOANÓPOLIS-SP.

6 comentários:

  1. NÃO ESTOU CONSEGUINDO ENTRAR NOS COMENTÁRIOS, SÓ QUANDO NÃO TEM NENHUM, QUE SERÁ?
    QUANTO A JUDAS ELE FOI SUBSTITUIDO POR MATIAS, E NADA DE MAIS ACONTECEU COM ELE.TODOS OS APÓSTOLOS TIVERAM MORTE VIOLENTA, NADA A VER COM O 13.
    ZAGALO SE DÁ MUITO BEM COM O 13!

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que acontece, inclusive estou encafifado com o horário que saiu no seu comentário, 04h55...

    ResponderExcluir
  3. Gozado, eu consigo postar comentário, numa boa...

    ResponderExcluir
  4. Só o horário que continua disvirtuado...

    ResponderExcluir
  5. E eu continuo postando comentários...

    ResponderExcluir
  6. VAI VER ESTE HORÁRIO ERRADO TEM A VER COM A LUA CHEIA...........................

    ATÉ AGORA NÃO ENCONTREI NENHUM LOBISOMEN, MUITO MENOS UM LOBINHO.
    JÁ SEI ! COMO HOJE É SEXTA FEITA..........
    DIA DE CERVEJA !

    VOU TOMAR UMAS, QUEM SABE ENCONTRO ALGUM LOBINHO.

    ResponderExcluir