sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE


Forbes lista os seis líderes milionários evangélicos no Brasil

Do UOL, em São Paulo

18/01/201313h2

"Religião sempre foi um negócio lucrativo." Assim começa uma reportagem da revista Forbes sobre os milionários bispos fundadores das maiores igrejas evangélicas do Brasil – Edir Macedo, Silas Malafaia, Valdemiro Santiago, R. R. Soares, entre outros.
A revista destaca o crescimento dos evangélicos --de 15,4% para 22,2% da população brasileira na última década--, em detrimento dos católicos.
Hoje, os católicos romanos somam 64,6% da população, ou 123 milhões de brasileiros. Os evangélicos, por sua vez, já somam 42 milhões, em uma população total de 191 milhões de pessoas.
Para a Forbes, um dos motivos do crescimento de religiões evangélicas se dá graças à Teologia da Prosperidade, segundo a qual o progresso material é resultado dos favores de Deus.

Enquanto o Catolicismo ainda prega um olhar conservador sobre o além-vida, os evangélicos --sobretudo os neopentecostais-- são ensinados a ter prosperidade nesta vida.
A fórmula parece estar funcionando. De acordo com a revista, os evangélicos formam uma parte da nova classe média brasileira, conhecida como Classe C. Enquanto isso, os mais ricos e os mais pobres permanecem católicos.
Os evangélicos não só usufruem de seus bens, como doam uma parte de sua renda à igreja – quantia conhecida como "dízimo". Tal ato faz com que certas igrejas sejam negócios altamente lucrativos, e seus líderes, milionários. É a chamada "indústria da fé".

Entre os exemplos de líderes bem-sucedidos, a Forbes aponta o bispo Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus. Com templos até nos Estados Unidos, o bispo Macedo é o pastor mais rico do Brasil, com uma fortuna estimada em quase R$ 2 bilhões. Ele é frequentemente envolvido em escândalos, entre eles o de desviar fundos destinados à caridade. Mas nem estas denúncias fizeram os fiéis desistirem. Macedo tem 10 milhões de livros vendidos, alguns deles extremamente críticos à Igreja Católica e a algumas religiões africanas. Seu maior movimento aconteceu na década de 1980, quando adquiriu a Rede Record, a segunda maior emissora do Brasil. Além disso, é dono do jornal Folha Universal, que tem uma circulação de 2,5 milhões de exemplares, e da gravadora Record News.

Seguindo os passos de Macedo, Valdemiro Santiago é ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Após se desentender com o chefe, ele fundou sua própria igreja –a Igreja Mundial do Poder de Deus, que tem 900 mil seguidores e mais de 4.000 templos, muitos deles adornados com imagens dele. 
Sua fortuna é estimada em R$ 400 milhões.

Entre outros pastores citados pela Forbes, estão Silas Malafaia, R. R. Soares, Estevan Hernandes Filhos e a bispa Sônia.
Muitos pastores brasileiros conseguiram passaportes diplomáticos nos últimos anos.

Alguns, especialmente os mais ricos, são cortejados por políticos em época de eleições. Para finalizar, igrejas são isentas de impostos.

Como diz a Bíblia, a fé move montanhas. E dinheiro, também.

41 comentários:

  1. OLHA O VENENINHO ESCORRENDO, CUIDADO PARA NÃO MORDER A LINGUA E MORRER.
    O FORBES ESTÁ ATRAZADO, SOMOS 65 MILHÕES.

    ResponderExcluir
  2. O FORBES LEVANTOU A SITUAÇÃO DE MILHGARES DE PASTORES QUE PASSAM FOME, OU TRABALHAM E SUSTENTAM A IGREJA COM O PRÓPRIO SALÁRIO?

    ResponderExcluir
  3. O FORBES LEVANTOU QUANTO GANHA O PADRE MARCELO? OU QUAL SERIA O MONTANTE DA RIQUEZA DO VATICANO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem precisa levantar,pois o padre Marcelo levanta um dinheiro que não é dele e sim da igreja,diferente desses pastores, o dia em q ele morrer o dinheiro sera da igreja pois tudo o que ele conquistou, não foi pra ele e sim para a igreja, os pastores nesse caso como possuem filhos quando morrem entregam como erança para seus filhos o donheiro q conquistaram com a igreja, como é o caso do Sr. Edir Macedo que comprou a rede record com o dinheiro da igreja e colocou no seu nome,fazendo com que ao morrer seus filhos a herdem,ou também do Sr. Waldemiro Santiago que adquiriu em seu nome algumas fazendas no Mato Grosso com dinheiro da igreja e colocou no seu nome da mesma forma que os outros. Oq a Forbes quis mostrar com esta materia,foi como esses pastores constituiram riquesas em seus nomes usando a igreja, claro que não duvido q teelnha pastores sustentando igrejas com o proprio salario o que passam algum tipo de carencia, mais creio q isso só agrava mais a situação pois mostra a desigualdade até mesmo dentro da instituição, onde uns ganham muito e conseguem até constituir patrimonio cpmo herança, e outros q muitas vezes não tem nem oq comer.

      Excluir
  4. NÃO SE PREOCUPEM, POIS LOGO SEREMOS MAIORIA. NA PRÁTICA JÁ SOMOS.É SÓ VER A NOSSA CIDADE COM VINTE MIL HABITANTES E NÃO TEM NEM QUINHENTOS FREQUENTANDO A IGREJA.
    NÓS TEMOS MAIS DE QUARENTA IGREJAS EM PERDÕES, COM TRINTA AQUI, CINCOENTA ALI, CEM ACOLÁ, É SÓ FAZER A MÉDIA E MULTIPLICAR POR QUARENTA.
    MEXE COM QUEM TÁ QUIETO!

    ResponderExcluir
  5. E LEVANTAR QIANTOS FIÉIS ESTÃO ARREPENDIDOS DE CONTRIBUIR NA SUA IGREJA. COM EXCESSÃO DE ALGUNS DESVIADOS.

    ResponderExcluir
  6. A igreja católica rouba tanto quanto as igrejas evangélicas.Esse é o motivo de eu ser agnóstico. Eu sempre digo, VOCÊ FAZ O SEU DESTINO, VOCÊ FAZ SUAS ESCOLHAS, O QUE VOCÊ PLANTA VOCÊ COLHE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ISSO AÍ RICARDO...TAMBEM ACHO ISSO, NÃO TANTO PELA IGREJA CATÓLICA EM SI,MAS SIM PELAS VISTAS GROSSAS QUE ELA FAZ DIANTE DE CERTAS ATITUDES DE SEUS FREQUENTADORES...QUEM DÁ MAIS FICA IMPUNE... É COMO SE ELES NÃO TIVESSEM FEITO NADA!!!TÂO PAGANDO!! O CONSOLO É ESSE QUE VC DIZ: "VC FAZ SEU DESTINO,VC FAZ SUAS ESCOLHAS,O QUE VC PLANTA, VC COLHE", E COM DEUS NÃO TEM MARACUTÁIA!!!

      Excluir
    2. IGREJA EM SI COMO INSTITUIÇÃO NENHUMA ROUBA NINGUEM, CADA UMA TEM SEUS MÉTODOS DE PEDIR DOAÇÕES, O QUE SE VÊ SÃO ALGUNS ESPERTALHÕES QUE USAM DA BOA FÉ DOS FIEIS.

      Excluir
  7. "Ricardo"
    Você afirma isso baseado em experiência própria comprovada ou em ouvir dizer?

    ResponderExcluir
  8. Você diz do roubo da igreja católica?? Bom Amaurih você é culto o suficiente pra conhecer a história da igreja católica não é mesmo?? Quantas mortes, quanto dinheiro tirado do povo, quantas propriedades, ou foi Deus quem deu????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eita papinho furado meu deus n tem um assunto mais interessante n do tipo festa de são ISSO AMAURIH!sebastião ai sera q o amaurih vai desemqualhar ou sera que sua sina eterna é ficar nos cinco contra um e se mostrando sempre contra o a gestão atual, ALIAS É VERDADE QUE UM CACHORRO MORDEU, O PESCOÇO DO PA???? COMO FOI?? QUE FAZE HEMMM !!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. "RARARA", ou seja lá quem for...
      Falar em religião, para você é papo furado... Sei... Pra você o importante é a vida dos outros... Sei... Enquanto você está preocupada(o) se eu vou "desemqualhar" ou não... e com o cachorro que "mordeu, o pescoço do PA"... O seu bando toma conta... Um bando de espertalhões que usa dessa sua estratégia de desviar o foco das coisas para maledicências contra os seus possíveis adversários, mais que isso inimigos... Enquanto isso falta médico no Posto. Faça alguma coisa, ao invés de ficar "simulando" que está preocupado(a) com a vida dos outros...

      Excluir
    3. "Ricardo" ou seja lá quem for
      Você tem o direito de pensar como quiser, e se quiser culpar a Igreja, problema seu, nós sabemos que quem responde pela Igreja são os homens e os homens são passíveis de todo o tipo de erro, só que o erro dos homens não pode justificar a existência, a importância, a relevância da instituição. Alguém no passado em nome da Igreja tomou qualquer tipo de atitude? As atitudes desses homens, por mais poder que pudessem ter, não pode interferir na importância do que prega a Igreja, que está nas Palavras para quem quiser ler, e para quem quiser entender. Ser religioso, ter fé, e praticar não é fácil, temos que nos abster de muita coisa, de muitos prazeres, que alguns não querem abrir mão, e por isso ficam arrumando um monte de desculpas. É mais fácil o outro caminho. Você tem liberdade de segui-lo, só acho que a sua maneira de pensar está equivocada e acho mesmo que deveria guardá-la para você mesmo.

      Excluir
    4. Porque devo guardar para mim mesmo? Não posso dar minha opinião? Só posso deixar um comentário se for a seu favor, se for contra não posso? Eu agnóstico sou "mais direito" que muitos que seguem a igreja tanto católica quanto evangélica, não preciso inventar desculpas pelos meu erros dizendo "Deus não quis assim", não espero nada cair do céu dizendo "Deus vai me dar o melhor" vou e faço. E como você mesmo disse " as atitudes desses homens,...,não podem interferir na importância do que prega a igreja" então você não deveria colocar esse "post" falando (e querendo ofender) das igrejas evangélicas. Lembre-se:você esta aqui por acaso, não parece mais por incrível que seja VOCÊ FOI AQUELE ESPERMA MAIS LIGEIRO então aproveite seus momentos, aproveite pra fazer o bem, mais faça o bem pra você se sentir bem e não pensando que Deus vai te dar em dobro, pense que esta ajudando ao próximo. Abraços.

      Excluir
    5. Você distorce "Ricardo", ou seja ala quem for...
      E a distorção é uma coisa sua, eu não coloquei uma matéria querendo ofender ninguém, a ofensa depende da interpretação de quem leia. Ou você acha que tem alguma inconsistência ou inverdade na matéria?

      Excluir
    6. Todos têm o direito de expressar sua opinião, só que eu acho que existem opiniões que não levam a nenhum caminho positivo, tenho convicção de que o que falta para a sociedade se tornar melhor é religião, então eu sinto muito, mas vou combater sempre os que venham distorcer para fazer valer as suas opiniões contra as religiões. Você quer fazer apologia anti-religião, faça. Não com a minha participação, ou do Blog. É só isso a que me referi. Se você não suporta contrariedades eu não tenho nada com isso.

      Excluir
    7. Quem não suporta contrariedades é você e não eu, todos que são contra a sua ideologia não presta, e não to pregando a não religião, apenas estou dizendo que todos pastores (estelionatários), padres (pedófilos e estelionatários), pai de santo (estelionatários) e assim vai, pois todos usam um nome e uma religião para vender aos outros um lugar ao céu. E como disse nosso amigo Ira! a igreja matou mais que o nazismo. Bom como meu pensamento é "cuide da sua vida sem depender de deuses, números, orixás e santos" já perdi muito meu tempo nesse blog. Abraços

      Excluir
    8. RICARDO, O AMAURI É MESMO "LIGEIRO" ELE COLOCOU ESTE POST EM RETALIAÇÃO AOS COMENTÁRIOS QUE FIZ NOS POSTS ABAIXO, ELE PENSA QUE INSULTA A INTELIGENCIA DOS OUTROS.
      NÃO CONCORDO QUANDO V. GENERALISA TODOS COMO ESTELIONATÁRIOS, SEMPRE EXISTEM AS HONROSAS EXCESSÕES. E A MÍDIA DISTORCE MUITO, ELA V^OS MILHÕES QUE MEIA DUZIA DE PASTORES GANHAM, MAS NÃO SE ATEM AS OBRAS SOCIAIS REALISADAS, AS VISÍVEIS E INVISÍVEIS, QUE SÃO AQUELAS QUE NINGUEM VÊ, POR EXEMPLO: MILHARES DE PESSOAS TIRADAS DOS VÍCIOS,INDIVÍDUOS QUE FORAM RESGATADOS DO FUNDO DO POÇO E QUE HOJE SÃO CIDADÃOS ÚTEIS A SOCIEDADE, MILHARES DE CRIMINOSOS A MENOS PARA DAR TRABALHO E DESPEZA AO GOVERNO. V. ME PARECEU SER BEM INTELIGENTE E BERM INFORMADO, V. DEVE SABER DE TUDO ISSO.

      Excluir
  9. Quanto o Pe. JUAREZ cobrou para se apresentar aqui em nosa cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Anônimo" o padre Juarez cobrou e cobrou caro pra vir à nossa cidade, mas você tem que falar com quem o convidou. Eu mesmo, esse segundo show eu nem tive vontade de acompanhar, e eu nunca deixei de demonstrar que não sou nada a favor da espetacularização da religião, seja qual for a igreja ou seita.

      Excluir
    2. Foi o vereador Paulo da Elvira quem o convidou.

      Excluir
    3. Eu realmente não sei. Quem foi ao show deve ter percebido, infelizmente eu não fui.

      Excluir
    4. A BIBLIA DIZ: NÃO AMARRE A BOCA DO BOI ENQUANTO ELE DEBULHA!
      EM MAIS É QUE COBRAR MESMO, É O TRABALHO DELE, PENSA QUE É FÁCILFAZER MÚSICA? PENSA QUE TODOS TEM O DOM DE CANTAR?ARRANJADORES, MUSICOS E INSTRUMENTOS E TODA UMATODA UMA ESTRUTURA PARA DAR UM SUPORTE AO ARTISTA, CUSTA DINHEIRO E MUITO.
      NEM VEREADOR TRABALHA DE GRAÇA!

      Excluir
  10. Por isso que eu não acredito em nada e não tenho religião!
    A igreja catolica matou mais que o Hitler sem falar que abaixou a cabeça e não interfiriu contra o nazismo. No feudalismo diziam que você era pobre porque Deus queria que você fosse pobre e o rico porque Deus queria assim...bla bla "mas ela mudou e se arrependeu", claro estava perdendo fiei$$$$...
    Esses pastores da tv são todos safados, ja viram a meia de 153,00 do apostolo Valdemiro?

    http://www.youtube.com/watch?v=rXiAn3fAl7M

    Como posso crer na Biblia se ela passou nas mãos de muitos e em tempos como o feudalismo? Não consigo crer nela!
    É algo para dominar o homem! Tem coisas boas para vida? Sim! Mas não entrego minha vida a um livro que nem sei se é verdadeiro!
    Querem me queimar? Fiquem a vontade Santa Inquisição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Ira! como um Deus que dizem ser tão justo da tanta riqueza para alguns e tanta pobreza e miséria a outros? Isso é um Deus justo?

      Excluir
    2. Como assim Ricardo!
      O que Deus dá é a liberdade para que cada um escolha o seu caminho. A riqueza e a miséria são coisas dos homens, e eu conheço pessoas repletas de riquezas que não são tão felizes como muitas que vivem na simplicidade do que é conhecido como miséria.

      Excluir
    3. Tá então aquela criança que nasceu lá na África passando fome escolheu nascer la? A uma pergunta que até hoje ninguém me respondeu, se Jesus é filho de Deus, Deus é filho de quem? Alguém poderia me dar uma resposta?

      Excluir
    4. Você já passou fome, Ricardo? Já deixou os seus filhos passando fome? Deus dá o pão, mas Ele não serve na boca. As pessoas tem que ir atrás, e ir atrás não é só trabalhar, mas inclusive lutar para que os que governam o faça de maneira a não faltar.

      Excluir
    5. Quanto ao pai de Deus, Ricardo. Eu tenho plena fé de que não tenho que ter a mínima preocupação quanto a isso. Mesmo se a minha teoria, provocadora, de que "Deus foi criado pelo homem, à sua imagem e semelhança", fosse verdadeira, eu acredito no Homem e na sua Divina capacidade de criar.

      Excluir
    6. EU ME RECUSO A COMENTAR TANTAS BLASFEMIAS CONTRA DEUS.

      Excluir
    7. Não é blasfemias amigo e nem blasmachos! rsrs
      É a inteligencia dada ao homem formando seu senso critico.

      Jesus usou um chicote no templo, hoje ele precisaria de uma bomba atômica, de preferência detonada em Aparecida do Norte.

      Excluir
  11. Ira!
    Respeito os seus sentimentos, creio que tenha motivos para ser o que é, só acredito que as coisas não podem ser julgadas pela atitude de algumas pessoas, a religião não são pessoas, pessoas não são religião, ao que as pessoas fazem não pode ser creditado à religião, haja vista que muitas pessoas usam a religião para se darem bem, e estão indo contra o que está nos Livros. Já tive dúvidas sobre se os Livros são verdadeiros e já questionei muito a respeito, discuti, briguei, bati boca, mas hoje eu sei que se os homens fossem todos dominados pelo que eles dizem, a vida no planeta seria muito melhora, o que está nesses Livros, Ira! É tudo verdadeiro, ou falso, depende do espírito de quem os leia.

    ResponderExcluir
  12. Diz a biblia que "Ai daquele que mudar uma virgula das escrituras..."
    O que Deus vai fazer? Quando vai fazer? Até lá viveremos com essa virgula imposta pelo homem?
    Espero que a punição não seja ali no momento, rapido, porque não é assim com estupradores, pedofilos, assassinos, Hitler, Sadan, Nardoni, violencia contra os animais....

    Mas mesmo não crendo, não roubo, não mato, honro minha esposa e respeito o proximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. V. NÃO ROUBA..... MAS JULGA, E ISSO SÓ A DEUS PERTENCE. ELE DISSE QUE COM A MESMA MEDIDA QUE JULGAS TU SERÁS JULGADO.

      Excluir
  13. Ira! Mudar uma vírgula significa não praticar os ensinamentos, e pelo que você coloca, apesar de não crer, respeita os valores que está lá descritos, explicados, exemplificados, alguns mais diretamente outros através de parábolas.

    ResponderExcluir
  14. Parabens Ira. Vc embora não acredite na bíblia, mas é uma pessoa que respeita os valores que estão descritos nela, não rouba, não mata, honra a sua esposa e respeita o seu próximo,e para mim é isso que eu acredito ter uma religião, enquanto por aí tem um montão de igrejas lotadas, cheias de falsos e enganadores do povo...Eu tambem não frequento nenhuma igreja, mas posso garantir que nunca fiz algo que pudesse prejudicar quem quer que seja, pois não quero prá ninguem aquilo que não quero p/ mim. Embora bem longe da igreja, eu respeito o meu semelhante. Se posso ajudar, o faço com prazer, e se não, tambem não o atrapalho. De que adiantaria, estar diante do altar de manhâ, se ao entardecer eu seja capaz de vender a própria alma ao diabo em troca de um lucro qualquer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita coisa errada dessa gente hipocrita. Vivem na igreja e nem conhecem a propria biblia.

      Ja ouviram falar nas boas ações em segredo?

      O povo faz para mostrar que fez! E assim vai que vai .....

      Mas como o Max falou, sou um julgador.

      Excluir
  15. É IMPORTANTE FAZER A NOSSA PARTE, SE TEM ALGUEM ROUBANDO ENGANANDO E ETC.. SABEMOS QUE LE VAI PRESTAR CONTAS A DEUS, SE NÓS POR CAUSA DESTES SAIRMOS DO CAMINHO, ESTAREMOS PREJUDICANDO A NÓS MESMOS POR CAUSA DE OUTREM.
    MASW CADA UM FAÇA CONFORME ACREDITA, O QUE NÃO PODEM É DESCRIMINAR QUEM ACREDITA EM DEUS E NA SUA PALAVRA!

    ResponderExcluir
  16. IRA. Jesus escolheu 12 apóstolos para andar com Ele, um Judas era ladrão, e mesmo assim Jesus permitiu que ele ficasse e no final Ele mesmo se enforcou. O pior pecado que o homem pode cometer, não é matar, nem roubar, julgar, etc. O PIOR PECADO É DEIXAR DE ACREDITAR NO QUE JESUS FEZ POR TODOS NÓS, OU SEJA, DERRAMOU SE SANGUE INOCENTE PARA NOS SALVAR. Como Ele mesmo disse em João 14:6 "Eu sou o CAMINHO, a VERDADE, e a VIDA e ninguem vai ao Pai a não ser por MIM". Fique na paz de Jesus.

    ResponderExcluir