sábado, 19 de janeiro de 2013

QUEM QUER ACABAR COM A REZA DE SÃO GONÇALO?

Há anos acontece em nossa cidade a Festa de São Sebastião e São Gonçalo, inclusive está no Calendário do Estado, e não é fácil conseguir encaixar e manter uma festa nesse Calendário.
Hoje cedo se espalhou o boato de que esta Reza de São Gonçalo, que está sendo realizada ao lado da Galeira do Mário Prado, no terreno que foi a Sede do Grêmio Esportivo Perdoense, seria a última, pois ela não seria mais realizada. Na qualidade de um dos fundadores e incentivadores da realização da Reza foi procurar saber o que estava acontecendo, falando com o Paulo Ramos, ouvi a sua versão, depois conversando com outras pessoas percebi que havia inconsistências e divergências de opiniões e posturas.
Ouvi comentários de que este ano a Prefeitura, responsável pela realização da Festa, este ano teria deixado a Reza de São Gonçalo sob a responsabilidade dos Festeiros da Igreja, que já têm muitas responsabilidades, tendo que arcar com mais esta. A Reza de São Gonçalo não é uma atividade principalmente religiosa, é uma atividade folclórica e tradicional e foi criada, me lembro muito bem, como alternativa e suporte para o resgate e incentivo da manifestação folclórica muito mais popular do que propriamente religiosa, apesar de ter todo o aparato religioso.
A Reza nunca foi de responsabilidade da Igreja, e esse ano parece que a Prefeitura, através do responsável, por algum motivo, decidiu encerrar, acabar com a iniciativa, em detrimento do que consta no Calendário Estadual, e que, com mais um detalhe, foi estabelecido que seria no último final de semana de janeiro, já que no penúltimo, concorreria com outras Festas a São Sebastião, inclusive e principalmente à de Piracaia, município vizinho e da mesma Diocese. Todas as oportunidades em que se tentou mudar essa data o pequeno movimento demonstrou que a alternativa decidida pelos mais antigos se mostrou mais viável.
A questão é a seguinte, acabou ou não acabou a Reza de São Gonçalo na cidade de Bom Jesus dos Perdões?
A não ser que se tenha alguma outra alternativa que não está colocada.
Que o setor competente se manifeste.

11 comentários:

  1. as essas coisas de são consalo cobina mais com nazaré viu

    ResponderExcluir
  2. Tá... Quer dizer que tudo bem acabar com a Reza?

    ResponderExcluir
  3. sim em Nazaré isso é mais tradicional,

    ResponderExcluir
  4. Tá, então tem que acabar com a Reza, em nossa Festa?

    ResponderExcluir
  5. Em vez de rezar, vamos todos ORAR.

    ResponderExcluir
  6. Temos mesmo que orar para que a mentira e a distorção não prevaleça, que prevaleça a verdade e a justiça.

    ResponderExcluir
  7. DEVE SER A VIGILANCIA SANITÁRIA QUE QUEREM ACABAR COM ESTA FESTA. PELO POUCO QUE OUVI, SÃO UM MONTE DE BÊBADOS, SEM HIGIENE, ENFIANDO A COLHER NAQUELE CALDEIRÃO DE AFOGADÃO.
    NINGUEM TÁ NEM AÍ PRA REZA, SÓ QUEREM É BEBER E COMER.

    ResponderExcluir
  8. Percebe-se o quanto o senhor vive fora da realidade, senhor Maxmilliams, a quem que o senhor anda ouvindo? Eu também ouço, mas antes de comentar eu procuro me certificar. Já o senhor, é um papagaio... Repete o que lhe falam, desde que ajude a justificar a sua atitude de protestante. Eu tenho uma consideração especial pelas pessoas que denigrem o que não lhe interessa. Só que não é uma boa consideração.

    ResponderExcluir
  9. EU DISSE QUE OUÇO, PORQUE EU NÃO VOU A ESTAS FESTAS. MAS MEUS CONHECIDOS CHEGAM SEMPRE REPETINDO QUE FOI MUITA FALTA DE HIGIENE, NADA A VER COM AS TRADIÇÕES OU RELIGIOSIDADE. OU PRA SER TRADICIONAL E RELIGIOSO, É PRECISO SER PORCO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Max, pode deixar em outras festas eu vou procurar estar atenta só pra mostrar ao Sr. quem exatamente como o foi relatado eu sei que não é, e conheço as mulheres que fazem paçoca etc, são senhoras que trabalham por devoção e com muita higiene, este ano eu não vi, porque não fui ver exatamente isso, mas eu sempre vi meu irmão correndo com as mulheres com saquinhos para empacotar as paçocas individuais, copos descartáveis, não é o primor de uma cozinha azulejada, mas dentro do possível é tudo dentro das normas de higiene, nunca precisou de ninguém da vigilância pra chamar a atenção não, não sei em outra cidade, mas aqui não tem porquice não, é fofoca e aumento maldoso pra desqualificar uma festa popular e religiosa e folclórica.

      Excluir
    2. Estar atenta significa, filmar, fotografar e mostrar a quem não participa, não assiste, mas tem a sua opinião formada e baseada no ouvir dizer.

      Excluir