quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

IDOLATRIA E FÉ

Sei que alguns leitores têm aversão ao assunto religião, então não vamos falar de religião, vamos falar de antropologia, ou de vida em sociedade, convívio social. Um leitor desses a quem não devemos confiar, pois se julga no direito de não se identificar, colocou um comentário dizendo que eu retirei o Salmo 115, e me provocando perguntando porque eu teria tirado, e se eu sou contra a Palavra de Deus, ou que ainda só deixo o que me interessa...
Não cheguei a ver o tal Salmo colocado neste Blog, mas por considerar interessante a discussão não vejo problemas em discutir:

1  Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. 
2  Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus? 
3  Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. 
4  Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. 
5  Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. 
6  Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. 
7  Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. 
8  A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. 

O tar "anônimo", talvez estivesse se referindo ao comentário do Maximilliams sobre a imagem do São Gonçalo, de uma foto que tirei com o pessoal da Reza na festa, ele, como bom protestante, pegou a linha de tentar fazer crer que o católico adora ídolos ou imagens, isso é uma das maiores justificativas quando um protestante quer adquirir mais um dizimista. Estudando o Salmo encontrei alguns comentários sobre o assunto que também acho interessante colocar aqui, principalmente sobre idolatria.:


O Novo Testamento declara que a cobiça é uma forma de idolatria (Cl 3.5). A conexão é óbvia: pois os demônios são capazes de proporcionar benefícios materiais. Uma pessoa insatisfeita com aquilo que tem e que sempre cobiça mais, não hesitará em obedecer aos princípios e vontade desses seres sobrenaturais que conseguem para tais pessoas aquilo que desejam. Embora tais pessoas talvez não adorem ídolos de madeira e de pedra, entretanto adoram os demônios que estão por trás da cobiça e dos desejos maus; logo, tais pessoas são idólatras.

A idolatria manifesta-se de várias formas hoje em dia. Aparece abertamente nas falsas religiões mundiais, bem como na feitiçaria, no satanismo e noutras formas de ocultismo. A idolatria está presente sempre que as pessoas dão lugar à cobiça e ao materialismo, ao invés de confiarem em Deus somente. Finalmente, ela ocorre dentro da igreja, quando seus membros acreditam que, a um só tempo, poderão servir a Deus, desfrutar da experiência da salvação e as bênçãos divinas, e também participar das práticas imorais e ímpias do mundo. (b) Daí, o Novo Testamento nos admoestar a não sermos cobiçosos, avarentos, nem imorais (Cl 3.5; cf. Mt 6.19-24; Rm 7.7; Hb 13.5,6) e, sim, a fugirmos de todas as formas de idolatria (1Co 10.14; 1Jo 5.21). Deus reforça suas advertências com a declaração de que aqueles que praticam qualquer forma de idolatria não herdarão o seu reino (1Co 6.9,10; Gl 5.20,21; Ap 22.15).


Aberta a discussão.

30 comentários:

  1. Amaurih, como vc não viu e nem retirou o Sl.115, vc colocou os mesmos 8 versículos do salmo, igual ao que eu coloquei. Obs. o salmo 115 tem 18 versículos. Vc esta certo idolatria não é somente imagem de escultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Anônimo" ou seja lá quem for
      Verifique aí no seu computador, porque eu não recebi nenhum arquivo, esse que está colocado foi copiado justamente de um site que provoca "Por que os católicos não leem o Salmo 115", e lá só estão os oito versículos. Não teria e não tenho motivo algum para deixar de publicar ou retirar qualquer assunto nesse nível.

      Excluir
  2. vamos falar das suas pendencias na justiça?

    ResponderExcluir
  3. IDOLATRIA A GROSSO MODO, É TUDO AQUILO QUE OCUPA O LUGAR DE DEUS EM SUA VIDA: É AMOR EXAGERADO A UM ARTISTA, A UM TIME DE FUTEBOL,A CASA, AO CARRO, A UM AMOR, A CARREIRA, COISAS QUE A GENTE PODE TER, GOSTAR AMAR, MAS NUNCA ADORAR. CONFORME ?EXODO VINTE, SOMENTE AO SEU DEUS ADORARÁS E SOMENTE A ELE PRESTARÁS CULTO. ´MAS COMO EU JÁ DISSE, CADA UM SABE DA SUA VIDA, EU NÃO SOU UM INTOLERANTE RELIGIOSO, PREZO PELO LIVRE ARBÍTRIO.

    ResponderExcluir
  4. AMAURI, A SUA CONCEPÇÃO A RESPEITO DOS EVANGÉLICOS É TOTALMENTE DISTORCIDA E TENDENCIOSA, E SEM NENHUM CONHECIMENTO DE CAUSA. QUEM CONHECE AS IGREJAS SÉRIAS NÃO FAZEM ESSE JUIZO QUE V. FAZ.ENTÃO V. ACHA QUE GANHAR UMA ALMA É SÓ GANHAR UM DIZIMISTA? SE V. FAZER UMA PESQUIZA NAS IGREJAS NORMAIS, V. VAI SE SURPRIENDER COM A REDUZIDA QUANTIDADE DAQUELES QUE DÃO O DÍZIMO. ISSO NAS IGREJAS QUE NÃO SEGUEMM A LINHA DA TEORIA DA PROSPERIDADE, É INCENTIVADO, MAS NUNCA FORÇADO.
    PARA SUA SURPREZA EU DIRIA QUE NAS IGREJAS NORMAIS NÃO EXISTEM NEM VINTE POR CENTO DE DIZIMISTAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! É? Tendenciosa e distorcida? Então desculpe, Maxmilliams, eu me enganei. Realmente eu não tenho experiência nem vivência para afirmar da forma como afirmei. Desculpe. Perdão.

      Excluir
    2. sinto uma pontinha de ironia!mas tudo bem.
      SÓ QUERO REFORÇAR QUE ESSE TIPO DE EVANGELHO DA PROSPERIDADE INFELISMENTE EXISTE, MAS NÃO É A REGRA, É A EXCESSÃO.
      LEMBRANDO QUE DENMINAÇÕES EVANGÉLICAS SÃO INDEPENDENTES ENTRE SI. O QUE UMA APOIA NÃO É NECESSÁRIAMENTE A VERDADE ABSOLUTA PARA OUTRA.
      GRAÇAS A DEUS A GRANDE MAIORIA SÃO PESSOAS SÉRIAS E IDÕNEAS, PREOCUPADAS COM O BEM ESTAR DOS FIEISA.
      EU ENSINO A CONTRIBUIÇÃO CONFORME JESUS ENSINOU: 'CADA UM CONTRIBUA CONFORME PROPOSTO NO SEU CORAÇÃO, NÃO POR TRISTEZA OU POR NECESSIDADE, PORQUE DEUS AMA AO QUE DÁ COM ALEGRIA".

      Excluir
  5. "Anônimo" as minhas pendências na Justiça, não nego e nem tenho motivos para me envergonhar de qualquer uma delas, é assunto particular que eu tenho certeza não interessa ao leitor do Blog, interessa a tipos como você, por exemplo, que não é de hoje, vem tentando denegrir a moral e a imagem das pessoas que não trilham pelos seus descaminhos. Porque falar das minhas pendências na justiça, eu não sou nada, não ocupo cargo eletivo, não foi o povo que me elegeu, quem tem que prestar contar ao povo é quem o povo elegeu para ocupar cargos de direção da cidade e não têm competência e interesse em fazer qualquer coisa que seja pelo bem da comunidade, estão mais interessados em se dar bem, como estão se dando, ficando a cada dia mais "bem" de vida. As minhas pendências na justiça, a maioria em ações que tem gente da sua turma por detrás, são ações daquelas que o seu bando é especialista, que não tem fundamento legal nenhum, é só distorção muito bem distorcida que até parece que tem fundamento, mas que são só artifícios de advogados espertalhões que estão entupetando a nossa vara de picuinhas. E ganhando bem para isso.

    Nenhuma das minhas pendências na Justiça, desfaz ou desqualifica a minha opinião, a maioria delas é por isso mesmo que foram feitas, para que eu me calasse. Mas eu tenho recado para vocês, eu tenho recebido sutis ameaças, além da sua estratégia de me desqualificar, como desqualificaram outros adversários. Podem ir tentando... Quem sabe um dia eu por medo, me cale.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESCULPE-ME INTROMETER NESTA CONVERSA, MAS V. NÃO É PAGO COM O DINHEIRO PÚBLICO? COMO NÃO TEM QUE PRESTAR CONTAS?

      Excluir
    2. Eu não disse que não tenho que prestar contas, eu não tenho que prestar contas ao eleitorado, eu presto contas aos meus superiores hierárquicos, eles prestam contas aos seus superiores e os que ocupam cargos eletivos prestam contas ao eleitorado. O Sistema é assim que funciona, tem alguma dúvida?

      Excluir
  6. MARQUEI DE CONVERESAR COM A DRª ANNE DIRETORA DO POSTO, HOJE, E QUAL NÃO FOI A MINHA SURPREZA QUANDO ME DISSERAM QUE ELA NÃO ERA MAIS A DIRETORA, JÁ HAVIAM TROCADO DE ONTEM PRA HOJE.
    E EU QUE PRECISAVA RESOLVER UM PROBLEMINHA FIQUEI NO VÁCUO!!

    ResponderExcluir
  7. Mas se trocaram, outra deveria tê-lo atendido. Ou simplesmente a tiraram e não a substituíram? Veja como funciona uma gestão que não tem preocupação com o usuário. E você colaborou com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ia ter reunião pra decidir alguma coisa.NINGUEM LÁ SABIA QUEM SERIA A(O) SUBSTITUTA (O). MAS FUI ATENDIDO SIM POR OUTRA PESSOA QUE NÃO ERA DIRETORA.

      Excluir
  8. quem e seu superior a quem voçe deve prestar conta?

    ResponderExcluir
  9. Boa pergunta, espírito da discórdia, e até responderia se fosse da sua conta, e se você quisesse a informação para algo construtivo e positivo, mas vinda da senhora sua pessoa, eu tenho todo o direito de ficar com o pé atrás, afinal, você,apesar de escondida sob um pseudônimo qualquer é daquele tipo de pessoa abjeta, que não vale o alimento que ingere. Para que você quereria essa informação?

    ResponderExcluir
  10. porque voce se acha o homem capaz de resolver todos os problemas de perdoes.imagine junto com o seu superior?

    ResponderExcluir
  11. Eu não sou capaz de resolver todos os problemas da cidade em que moro, mas sei que posso ajudar a melhorar em muito o que estão estragando dia-a-dia com exploração e corrupção.

    ResponderExcluir
  12. a unica coisa que voce conseguiu depois de muito tempo foi essa boquinha pra nao morrer a mingua depois de velho!

    ResponderExcluir
  13. Não deixo de agradecer ao Grande responsável por essa "boquinha", "Anônimo"... Agradeço a cada instante. O que devo a Ele não vou ter como pagar.

    ResponderExcluir
  14. depois eu vou perguntar para o pa !porque eu nao acredito que voce esteja falando de DEUS!

    ResponderExcluir
  15. Não fico surpreso por você me julgar acreditando que eu seria capaz de agir como você age. Você não desconfia de que a sua teoria é baseada no seu modo distorcido de viver, no seu mau caráter, na sua má índole? Não, pessoa abjeta, eu não seria capaz de aceitar o que você aceita para se dar bem, e essa é uma grande diferença. Quer dizer que você ainda quer acreditar que foi algum político que "arranjou" para que eu entrasse no meu cargo? Não é porque vocês manipulam o que querem com os seus poderes, que todos fazem isso. Eu já recusei muitas vezes me vender como vocês se vendem. Eu só tenho um Senhor.

    ResponderExcluir
  16. Pelo jeito você acredita nas mentiras que vocês mesmos inventam, "Anônimo", você na verdade não conhece nenhuma das duas pessoas as quais você se refere. Não tem nem a noção de que eles não são iguais aos que você apoia e obedece, a diferença é de que essas pessoas por serem daqui teem ou deveriam ter mais consideração pela cidade, não usam cidade para fazer isso que você imagina que possam fazer, só por que os seus líderes cansaram de fazer, que é colocar alguém para trabalhar no serviço público só por que lhes interessam politicamente. Eu não ocupo um cargo político e não fui colocado por nenhum político, o problema é que vocês deitam e rolam nas irregularidades para "colocarem" quem vocês querem no serviço público. Essa prática, só os forasteiros é que usam, pois quem faz esse tipo de coisa não têm consideração pela coisa pública, não tem consideração pela legalidade, não tem caráter, não tem honra, tem a índole corrompida pela ignorância e pela ganância. Acham que estão levando vantagem e acabam levando a cidade toda para um caminho que não interessa nem traz benefícios a ninguém, a não ser que você considere que a prosperidade que essa meia dúzia anda experimentando vai ter duração...
    Você pode acreditar que eu tenha me vendido em troca de um cargo, só por que você é uma pessoa que, infelizmente, está vendida. Eu tenho pena da cidade, mas não tenho nenhuma de vocês.

    ResponderExcluir
  17. "Anônimo" de uma figa...
    Vamos brincar um pouco... Aponte um servidor efetivo da Prefeitura que foi colocado de favor político pelas pessoas a quem você se refere, e que tenha passado no concurso de forma suspeita.

    ResponderExcluir
  18. o unico concurso que nao teve interferencia foi justamente esse que voce ganhou em primeiro lugar!e eu que pensei que voce nao teria coragem de assumir!pensei ate que voce iria trabalhar como vendedor de tintas?

    ResponderExcluir
  19. Isso é o que imagina essa sua cabeça poluída e feita por pessoas que, por serem capazes disso acham que todos são.
    Os únicos concursos que tiveram interferência foram os feitos pelas pessoas que acham que não tem problema nenhum interferir nos concursos, que faltam com o respeito e consideração não só pela cidade, pela Prefeitura, mas também por cada um que acredita que o concurso está sendo realizado por pessoas honestas, confiáveis e tementes da lei dos homens e da outra superior...

    ResponderExcluir
  20. o seu foi o unico?quem te garante?pensou naquele emprego?voces teriam 4 anos para arquitetar uma campanha!pense nisso.

    ResponderExcluir
  21. Não distorça coisa ruim... Eu não falei que o que eu participei foi o único, eu falei que os que não foram honestos foram os realizados por pessoas desonestas e que não tem e não tiveram nenhuma consideração por ninguém além delas mesmas. Não venha distorcer, nós sabemos quem realiza concursos viciados e direcionados para colocar na Prefeitura, não servidores do povo, mas devedores de favor para os politiqueiros, espertalhões que acha que estão levando vantagens... Eu sei que se fosse você no meu lugar pensaria em alguma maracutaia, sei também que não tem a menor noção do sagrado do que está dentro da legalidade. Imagina! Legalidade? Moralidade? Só por que você é uma grandecíssima filha de uma boa mãe que não tem culpa da pessoa que tem como filho(a), não significa que todos o sejam.

    ResponderExcluir
  22. vai pro inferno grande homem.eu tive e tenho ate hoje ela comigo se voce continuar a baixar o nivel eu tomo as minhas decisoes .para eu nao interfere em nada o que voce responde mais nem porisso eu volto a lhe perguntar!quem e seu superior?porque voce aceitou essa farsa,apesar que eu saber o porque de assumir este cargo?e de dispensar ser vendedor de tintas!

    ResponderExcluir
  23. Por que para o inferno? Por acaso eu menti em algum argumento? Por acaso eu tenho interesses inconfessáveis como você, que nem pode se identificar? Que farsa que você alega que eu aceitei? Essa em que você vive e defende? Por quê você acha que eu assumi esse cargo? e Por quê você acredita que eu seria vendedor de tinta. Por acaso você me conhece? Não conhece, acha que me conhece dando atenção aos mentirosos que vivem falando mal dos outros para levarem as suas vantagens, eu não sou o que dizem os espertalhões e o que você quer acreditar, eu não seria vendedor de nada, pode ser que eu melhore, mas não consigo vender nota de 10 por 5... Eu não sou capaz de fazer o que vocês espalham por aí... Como muitos cidadãos da nossa cidade foram vítimas das suas maledicências das suas fofocas, da campanha de terrorismo moral que vocês deflagraram para enganar o eleitor mais desavisado da nossa cidade para se manterem no poder e tendo essa oportunidade de fazerem tudo o que diziam que os outros fariam...

    ResponderExcluir