quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ENTRE SERRAS E ÁGUAS


O Carlos me lembrou de divulgar:

A região bragantina recebe a 6º edição do Revelando São Paulo - Entre Serras e Águas, de 9 a 13 de janeiro, em Atibaia, reunindo cerca de 90 municípios do Estado. Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e parceria com a Prefeitura Municipal de Atibaia e Convention & Visitors Bureau Atibaia e Região, o evento mostra a diversidade da cultura de raiz e tradicional da região Entre Serras e Águas.
Com a entrada gratuita, o evento dispõe de  49 espaços de  culinária, 52 de artesanato, Rancho Tropeiro, cortejos pelas ruas da cidade e a corrida de cavalhada. No palco, aproximadamente 100 grupos trarão manifestações artísticas durante os quatro dias do evento.
 O Rancho Tropeiro, nesta edição, vem com um novo formato e novos municípios.  As cidades de Guararema, Monteiro Lobato,  São Francisco Xavier,  Paraibuna, Redenção da Serra e São José dos Campos trarão a culinária tropeira com tutu de feijão, galinhada, arroz tropeiro, mandioca frita, bolos de milho e fubá, curau, doces de abóbora e o tradicional café caipira torrado na hora do fogão de lenha.
 A grande novidade desta edição é o “Arranchamento Étnico”, um espaço que reúne comunidades indígenas e famílias ciganas. No espaço, o público do Revelando São Paulo poderá vivenciar os modos e costumes de povos que também fazem parte de nossa história.
A Imagem de Nossa Senhora Aparecida, depois de peregrinar pelas cidades de Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia, Jarinu, Várzea Paulista, Itupeva e Bom Jesus dos Perdões, na quarta-feira (9) chega ao Parque, às 18h, marcando  o início do festival com apresentações de duplas de violas, duas orquestras e quatro catiras, com muita moda de viola e música raiz sertaneja.
Na sexta feira (11),  a programação continua com as orquestras de Viola, Dança de São Gonçalo, adoradores de Santa Cruz e Conexão com o Sagrado
Sábado (12), o colorido e o movimento ficam por conta dos palhaços e reis das  Folias de Reis das cidades de Araras, Arujá, Cajamar, Jundiaí, Joanópolis, Piracaia e Várzea Paulista,  no palco do Revelando São Paulo. Haverá ainda  o cortejo dos bonecos gigantes do Zé Pereira de Atibaia e a apresentação de grupos étnicos  com  as danças cigana, italiana, russa, portuguesa e indiana no Festival da Amizade.
No último dia do evento, domingo (13),  as ruas de Atibaia recebem o cortejo com grupos de Congos e Moçambique de São Paulo e Minas Gerais e  cortejo  dos carreiros e carros de bois   da cidade de Bom Jesus dos Perdões e a despedida da Imagem Peregrina que volta ao Santuário Nacional em Aparecida.
Toda a programação é gratuita e mais informações no site www.revelandosaopaulo.org.br, que também faz ao vivo a transmissão de todas as apresentações do evento.
 Sobre o Revelando São Paulo
Desde seu lançamento em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. Ganhou forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Foi assim com os Festivais da Amizade e de Bonecos de Rua e Cabeções, a Reiada, a festa de Cosme e Damião, os encontros de Violeiros, Sanfoneiros, Catira, São Gonçalo, Adoradores de Santa Cruz, Caminheiros, Irmandades Religiosas, Romeiros, Manifestações Cosmopolitas, as noites de São João e dos Tambores, o Congado paulista. A construção da Cultura de Paz, disseminada com a cerimônia da paz, e o foco no respeito à diversidade para o envolvimento de todos: produção, expositores, grupos participantes, parceiros e o público visitante.
A ideia é difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social.
Serviço:
VI Revelando São Paulo - Entre Serras e Águas
Data: 9 a 13 de janeiro
Horário: das 09h às 21h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni
Endereço: Avenida Horácio Neto, 1030 – Atibaia
Estacionamento no local
Entrada franca

Um comentário:

  1. Materia na vanguarda

    http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/01/aumento-do-iptu-irrita-moradores-em-bom-jesus-dos-perdoes.html

    ResponderExcluir