sábado, 8 de dezembro de 2012

CASSADO REGISTRO DE FERNÃO DIAS

Política - 08/12/2012 - 03:03 
Justiça eleitoral de Bragança Paulista cassou registro da candidatura do prefeito eleito, Fernão Dias 



 
A ação foi proposta pelo candidato derrotado nas urnas, Renato Frangini, do DEM. Das 5 acusações de compra de votos, nenhuma é contra Fernão Dias. Quatro diferentes eventos foram filmados por militantes do DEM e entregues à Justiça. Cabe recurso da decisão.

Adriana Carvalho
O juiz eleitoral Juan Paulo Haye Biazevic, de Bragança Paulista, cassou na sexta-feira (7), o registro de candidatura do prefeito eleito Fernão Dias da Silva Leme (PT) e da vice prefeita eleita, Huguete Theodoro da Silva. Com a decisão de primeira instância, os eleitos ficam impedidos de receber o diploma no dia 19 de dezembro e foram declarados inelegíveis por 8 anos.
A acusação, entretanto, não é direta aos então candidatos que foram cassados e considerados inelegíveis por participarem de um evento ocorrido no dia 5 de outubro, dois dias antes das eleições. A festa foi em comemoração à data de formatura de um correligionário político de Fernão Dias e Huguette.
Tanto a coligação “Você pode mudar Bragança” quanto os eleitos Fernão Dias e Huguete devem protocolar medida cautelar no TRE, visando a concessão de efeito suspensivo à decisão de primeira instância.
Na sentença divulgada na sexta-feira, o juiz já determinou que “eventual recurso lançado em face desta decisão não terá efeito suspensivo, por expressa dicção do art. 257 do Código Eleitoral”.
Em consequência da decisão, o magistrado determinou a diplomação de Renato Franginne, do DEM, segundo colocado nas Eleições 2012.
No entanto, se concedida a medida cautelar em favor de Fernão Dias e Huguete e da coligação, fica suspensa a determinação do juiz Juan Paulo até que o TRE reavalie o caso. A definição do TRE deve ser anunciada às vésperas da diplomação, marcada para o próximo dia 19.
AÇÃO
No dia 6 de novembro, a coligação “Está nascendo um novo dia”, do candidato Renato Franginni, do DEM, protocolou Ação de Investigação Judicial Eleitoral em face à coligação “Você pode mudar Bragança”, do já eleito prefeito de Bragança Paulista, Fernão Dias da Silva Leme.
Foram cinco acusações de compra de votos. Em nenhuma delas, porém, o prefeito eleito para o mandato 2013-2016 teria envolvimento direto com os supostos atos ilícitos narrados pela coligação de Franginni, derrotado nas urnas.
Dessas cinco acusações, quatro eventos – dos quais Fernão Dias participou - foram gravados em vídeo por simpatizantes e ou funcionários do grupo Chedid, infiltrados na campanha política de Fernão Dias.

Veja o que diz a acusação e a sentença do juiz Juan Paulo:
1) 03 de outubro de 2012, os representados organizaram uma festa no Bairro da Hípica na qual, enquanto serviam bebidas e comida, fizeram discursos políticos e pediram votos para os candidatos nas eleições majoritária e proporcional;
“...todo o conteúdo da filmagem revela que o conteúdo da mensagem transmitida se revestia das características descritas na defesa dos representados. Ausente prova suficiente de que o evento se destinava à captação ilícita de votos, improcedente o pedido neste tópico...”
2) dia 04 de outubro de 2012, os representados organizaram comício para mototaxistas, com o oferecimento de bebida e comida para os presentes; nessa ocasião, mulheres anotavam o número do título de eleitor a pretexto de recebimento de um vale-combustível na loja do ‘Chicão’; na mesma festa houve discursos e pedidos de voto;
“...o simples fato de o candidato a prefeito fazer uso da palavra, desacompanhado de outros elementos indiciários de que a Coligação participou da organização do evento, não é prova suficiente de ‘circunstância grave’ apta a caracterizar ‘abuso de poder econômico’. A total ausência de promessa também descaracteriza a possibilidade de imputar à Coligação ‘captação ilícita de sufrágio’... Não há elementos suficientes para concluir pela ocorrência dos fatos narrados na inicial. Improcedente o tópico...”
3) dia 06 de outubro de 2012, véspera das eleições, os mototaxistas acima citados trocaram os vales recebidos no churrasco por combustível;
“...antes de analisar o conteúdo do vídeo, há de se acolher uma das teses apresentadas na peça de defesa (§ 56). A análise atenta do vídeo revela que alguns dos diálogos tidos como indiciários da compra de votos foram lançados pela pessoa responsável pela própria filmagem. Afirmações como ‘lá na chácara deu o título, lembra?’ ou ‘ele marcou lá na chácara’ não podem ser consideradas em desfavor dos representados, porque dolosamente inseridas pelo autor da filmagem. Apenas elementos de prova não contaminados pela intervenção dolosa do autor poderão ser considerados...”
“...entretanto, o fato de eles terem auxiliado a aumentar o número de participantes em uma carreata não pode ser tomado como prova suficiente do ato em abuso de poder econômico. A monta da consequência da sanção exige prova mais robusta... improcedente o pedido neste tópico...”

4) 7 de outubro de 2012, dia do pleito, os representados enviaram milhares de mensagens de texto pedindo votos para a eleição majoritária.
“...não é demais imaginar, considerando a criatividade de alguns atores do cenário político brasileiro, que alguém, no deliberado intuito de prejudicar a campanha dos representados e à total revelia deles, tenha mandado as mensagens exatamente para dar causa a esta demanda... assim, considerando o porte da consequência jurídica prevista para o fato, não é possível, através de indícios relativamente frágeis, reconhecer a autoria da conduta. Aliás, o reconhecimento temerário desse fato poderia encorajar, para o futuro, a conduta de mandar mensagens não autorizadas em (des)favor de adversários políticos, apenas para afastá-los da disputa eleitoral...”
"...não é possível, neste procedimento de cognição estrita, estabelecer qualquer juízo de certeza quanto à participação da Coligação representada na conduta..."
Fernão Dias e Huguette tiveram com o registro cassado em razão de uma entre os cinco apontamentos da coligação de Franginni. 
Veja o que diz o candidato derrotado e os principais trechos da sentença que condenou os eleitos de Bragança Paulista:
5) dia 05 de outubro de 2012, os representados, a pretexto de comemorar o aniversário de profissão de aliado político, organizaram novo comício com a entrega de comida e bebida aos convidados;
“...as circunstâncias apuradas nos autos são gravíssimas e violam um preceito que pertence ao núcleo-duro do conceito de regime democrático. A Coligação, a pretexto de celebrar o ‘aniversário de profissão’ de um de seus membros mais influentes, reuniu, na antevéspera das eleições, entre 70 e 80 pessoas em um recinto fechado, distribuindo a todos comida e bebidas...”
“...durante mais de trinta minutos, todos os convidados assistiram um verdadeiro comício, no qual ‘Joca’ e ‘Zé de Lima’ insistiram em atacar o grupo político do candidato então líder das pesquisas e, ainda, em enaltecer os predicados de seu candidato para o exercício do mandato eletivo...”
“...essa conduta, cabalmente comprovada pelo vídeo introduzido nos autos, representa grave violação à legislação eleitoral...”
“...ora o custeio do comício por um dos principais expoentes políticos da Coligação...”
“...impertinentes as alegações de que o evento estava originariamente programado para o mês de setembro e, em virtude de compromissos profissionais de ‘Joca’, teve de ser reagendado para outubro. 
Assim decidiu o TRE/MT:
“A realização de uma grande festa em data próxima ao pleito, patrocinada por empresa de propriedade da candidata, em que se distribuiu gratuitamente alimentação e bebida, com referência pública às suas virtudes e críticas ao adversário político caracteriza abuso do poder econômico”.
“...em suma, há provas nos autos de que aliado político dos representados, a pretexto de comemorar o aniversário de profissão, reuniu entre 70 e 80 pessoas em uma festa. Enquanto distribuíam amplamente comida e bebidas...”
“...houve abuso de poder econômico. Procedente o pedido formulado...”
DECISÃO
Ante o exposto, julgo parcialmente procedente a ação de investigação judicial oferecida pela COLIGAÇÃO ESTÁ NASCENDO UM NOVO DIA em face de COLIGAÇÃO VOCÊ PODE MUDAR BRAGANÇA, FERNÃO DIAS DA SILVA LEME e HUGUETE THEODORO DA SILVA, para reconhecer a prática de ato de abuso de poder econômico apenas no evento realizado no dia 05 de outubro de 2012, afastando as demais imputações.
Casso o registro de candidatura de FERNÃO DIAS DA SILVA LEME e HUGUETE THEODORO DA SILVA.
Declaro FERNÃO DIAS DA SILVA LEME e HUGUETE THEODORO DA SILVA inelegíveis para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes ao pleito eleitoral de 2012

22 comentários:

  1. Que virada! O "espertão" deu um vacilão!
    Segundo um colega de Bragança, Frangini teve o apoio de Jesus Chedid e o povo acredita que o cara que ficará no comando por tras de Frangini, é o proprio Jesus, que não pôde se candidatar.
    Será que os Chedid's darão as cartas mais uma vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cade os infliutados do pa nos militantes do edu,para cassa-lo,pois segundo o amaurih as inreguradidades na campanha foram muitas,hemm amaurih, ou vcs vasilaram diga ai????????

      Excluir
    2. PERTO DOS CHEDID, AS RAPOSAS DAQUI SÃO POMBINHOS!!

      Excluir
    3. PARA QUEM VIVE NUM MUNDO ONDE DINHEIRO JA ESTA COMPRANDO O DIREITO DE SER O PRIMEIRO HOMEM DE UMA GAROTA, COMO NO CASO DA GAUCHA, ISTO QUE ACONTECEO COM O FERNAO É FICHINHA.

      Excluir
  2. "rarara" ou seja lá quem for...
    Sabe quem é dado a ter a índole e a má fé de achar que deve colocar militantes infiltrados??? São os que acham que vale ganhar de qualquer maneira, mesmo cometendo qualquer tipo de crime... Vocês tinham gente infiltrada entre os militantes do PA??? Eu acredito nisso... Pois conheço muito bem a índole, o caráter, e os interesses inconfessáveis dos asseclas do seu bando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o pa não cotestou nada sinal que oi limpa a campanha não é mesmo

      Excluir
  3. Para o seu governo, "rarara", existem várias ações correndo no nosso Cartório Eleitoral, bem ou mal, bem redigidas ou mal redigidas, bem fundamentadas ou mal fundamentadas, dá uma boa visão dos procedimentos dos nossos políticos, só não vê quem não quiser, a nossa Justiça vai ter a oportunidade de mostrar que não está VENDADA, VENDIDA OU SEDUZIDA, por pessoas da nossa "política", que estão "infiltradas" nos vários segmentos da sociedade, inclusive na Justiça, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc vive com essa camara fotografica pra cima e pra baixo por ão tirou fotos,filmou as ingularidades seguisse o exemplo de bragança,ou vai vim com essa conversa que não quer o poder a todo custo??não cola hemm

      Excluir
  4. Nem o poder e nem nada a qualquer custo... Se você acha que é legítimo ganhar roubado, se você acha que o que vale é você levar vantagem, se você acha que é legal praticar qualquer ato irregular para conseguir o que você quer, se você é dos que entendem que isso é que é importante, problema seu.
    Eu sou trouxa, eu aprendi desde criança, que existe a justiça, e que eu não devo aceitar o que não me pertence, que eu não tenho que me apoderar do que não é meu por direito. Eu aprendi isso, posso até estar errado, outros que acham que eu deveria aproveitar, que deveria levar esse tipo de "vantagem" estão bem com os seus patrimônios cada dia maiores, mas não sei se com a alma leve...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como vc distorçe ue quiz dizer que o decadente paulo afonso derrotado pela terceira vez babando pra assumir a prefeitura,e vc acha que se achasse um rabo solto do edu não ia puxar kkkkkkk vc amaurih tem cada ideia

      Excluir
  5. rarara

    QUANDO VC TERÁ UM PAPO MAIS INTELIGENTE PARA DIGITAR AQUI NESSE BLOG?

    ATAQUE O AMAURI, MAS COMECE A FAZER ATAQUES MAIS ELABORADOS E UM POUQUINHO MAIS INTELIGENTES. VC APARENTA SER UMA PESSOA CHUCRA QUE SÓ SABE FALAR DE PUXAR O SACO, A VIDA AMOROSA, O CESAR. COLOQUE ALGO QUE ACRECENTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opinar sobre o caso do registro cassado de fernão dias,sebaseando e comparando na campanha eleitoral,aqui de perdões, é falta de inteligencia ,ok
      ok mas me desqualificar, com ofensas, e afirmando de maneira absoluta,que os q ai estão no comando da prefeitura dessa cidade,são bando,medilcre...eoutras coisas mais
      oq me calsa indignade, é afirmar, apontar,que a vitoria do edu foi inrregular,mas meu deus se olve va oa tre com suas provas e registros gravados em video e fotograficos,e mostre de maneira consumada todas as inregularidade,mas esse seu blá blá blá,não vai a lugar nenhum,senhor amaurih,

      Excluir
    2. rarara
      Você não sabe do que que está falando... Informe-se, vá ao cartório eleitoral... Quanto as minhas (nossas?) afirmações sobre as qualidades dos que estão no "comandando", bem uso meu nome próprio e qualquer dúvida podem me questionar aqui, pessoalmente e até na Justiça, coisa que com você seria quase impossível.
      Ah, e antes que você saia dizendo que eu acho que eles tem qualidades, saiba que ruindade também é qualidade!!!
      Abraços.

      Excluir
    3. ´se até apresente data não se cassou o gegistro de ed e bile, de resto é bla bla simmm

      Excluir
    4. "ra ra ra"
      Você só se interessa em semear a confusão. E nisso vocês são especialistas... Não. Não é aqui no Blog que devo comentar sobre assuntos da justiça, ainda mais que não transitaram em julgado, coisa que vocês fazem quando é para levarem as suas vantagens, como aquela denúncia falsa dos terrenos do Hortênsia, que mesmo falsa foi divulgada no Jornal do Morais como sendo a mais pura verdade nas vésperas das eleições, e que mesmo sendo mentira, que de tão mentira não vão nem precisar serem contestadas, atingiram os seus objetivos nefastos, jogando o nome do adversário na lama, ajudando a eleger o seu grupo... Aquela denúncia falsa não influenciou o voto de muita gente? Aquela pesquisa falsa que mostrava o Edu e o Sérgio empatados, em primeiro, não influenciou no voto de muitos eleitores??? A própria candidatura do Sérgio, não serviu para ajudar a eleger o seu grupo??? A quem interessa manter o seu grupo à frente da administração do município, interessa ao povo que está morrendo nas filas da Saúde, que está sem vagas nas creches, que está com crianças superlotando classes ou sendo deslocadas para longe de casa, ou ainda que está vendo suas crianças e os seus jovens abandonados á própria sorte, a não ser os que tenham condições para pagar a escolinha, ou alguns privilegiados que "ganham" bolsas pagas pela iniciativa privada, não para a Prefeitura, mas para empresas particulares...

      Você acha que eu não devo considerar essa gestão e os seus cabeças como medíocres??? Devo considerar o quê??? Espertos??? Espertalhões...

      Para esses cabeças a cidade está realmente mais linda a cada dia, pois está favorecendo para que algumas pessoas conheçam o progresso financeiro, tem gente ganhando muito com o "esquema"... São medíocres??? São estelionatários espertos, mas gestores públicos medíocres...

      Excluir
    5. que cupa temos nos se sergio resoler se candidatar prefeito,quanto aa denuncias sobre o terrno do hortencia, natural em um prossesso eleitoral vim atona o passado de todos,vc não acha,quanto ao posto de saude,esta estaurada um prosseso investigativo vizando descobrir todas as fahas em relação a alsencia das vagas nas creches,os recursos são escasos mas existe um projeo da contrução de uma creche na vila são josé, mafi 1 e tambem la na vila operaria, que anda en andamento,
      ja em relação a casar o registro do edu é tudo bla bla bla sim não adianta fivar nervosinhpo

      Excluir
    6. Quem está nevosinho??? O Sergio resolver se candidatar, nas condições como ocorreram a sua candidatura, apoiado por pessoas que permitiram que os interesses pessoais suplantassem os da cidade, não deixa de ser suspeito. Quanto a vir à tona o passado de todos, de que passado você está se referindo, se a acusação é completamente falsa e distorcida, ou melhor, diga aí, qual é a acusação, se você sabe, por favor, oriente o leitor...
      Quanto às vagas nas creches, recursos escassos??? Mas o Governo Federal tem liberado tantos recursos para a nossa cidade... Onde estão???
      Se você quer se enganar é problema seu, mas enganar a cidade toda aí já é outro assunto...

      Excluir
    7. é amauru vaos ver como sera 2013 e 2014.
      até la muita agua vai rolar

      Excluir
    8. Quanto ao Posto de Saúde já há tempos o problema vem se desenrolando, o que faz com que a despesa da Saúde ir para os pícaros de 30%, e que até serviu de propaganda para o então candidato e prefeito, só que como estamos vendo, o grosso da despesa é desviada nos esquemas que não vêm de hoje e que inclusive tem ação correndo na Justiça que mostra claramente os plantões que eram para serem pagos e que levou o calote da Prefeitura, por algum motivo que foge o entendimento de pobres mortais. O que sabemos é que algum bode expiatório vai dançar e como sabemos a corda arrebenta sempre do lado mais fraco, quanto à Saúde "foi instaurado o processo investigativo"??? Sei... Foi instaurada a caça às bruxas...

      Excluir
  6. "réréré" ou seja lá quem for...
    Não deprecie a inteligência dessa turma, por mais medíocre que sejam, por mais relapsos que sejam para escrever, o maquiavelismo deles vai longe...
    É tudo de caso pensado. O crime deles é premeditado...

    ResponderExcluir
  7. 2. Em que predomina a astúcia, a má-fé e o oportunismo.
    isso é maquiavelismo astucia

    ResponderExcluir