domingo, 7 de julho de 2013

CARTA ABERTA AO POVO PERDOENSE

A professora Zuleide postou esta carta no Facebook que eu publico para que os que porventura não tenham acesso à rede social também tome conhecimento do seu teor:

Caros Amigos e Amigas,

Os acontecimentos verificados nos últimos dias nos mostram que estamos nos tornando agentes de nosso destino, o que é muito bom.
Mostra também que, pelo longo tempo que permitimos que outros, nem sempre bem intencionados, decidiram por nós, muita coisa terá de ser mudada para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária.
O início deste processo a que estamos assistindo faz que muitos reforcem as esperanças de um futuro melhor e, melhor ainda, que outros que já não tinham esperança, voltem a olhar para o futuro com otimismo.
Porém entendo que o grande número de demandas reprimidas, com o consequente e compreensível extravasamento, pode fazer com que percamos o foco, o que seria conveniente para quem sempre tomou as decisões, levando-nos à situação atual.
Entendo também que muitas reivindicações são mais que justas e, portanto, mais que urgentes, mas a nossa união pelo objetivo, nos levará ao triunfo.
Assim, no meu entender, devemos priorizar as reivindicações, de tal modo a centrar fogo em cada uma delas, não correndo o risco de nos dispersarmos.
Uma delas, certamente tão importante quanto outras, é a questão do transporte público (não apenas urbano).
Deste modo proponho que se inicie uma ampla discussão, que certamente passará pela Câmara Municipal, a fim de que se abra esta caixa preta.
Entendo também que deveremos cobrar a participação dos vereadores, quem sabe até com a criação de uma Comissão de Inquérito , com o objetivo não só de discutir o valor da tarifa, mas os critérios para definição de quem serão os prestadores do serviço, detalhamento claro do serviço a ser prestado, estipulação de itinerários e horários com base nas necessidades da população, abertura da planilha de custos, etc..
Sabem por que? Porque não sabemos se tudo isto foi levado em conta no contrato que existe hoje, aliás, como será este contrato? Será que ele existe mesmo? Se existir, será que é o melhor para a população?
Que tal se pedíssemos para que nos seja mostrado? Afinal, se existe, ele não foi assinado por alguém em nosso nome?
E este “alguém”, não queremos saber quem é?
Existem meios para isto. Um abaixo assinado com 1% dos eleitores é capaz de fazer mudar de idéia vereadores que eventualmente não estejam conosco, além de ser um ótimo exercício para nossa memória.
Estou, como sempre estive, confiante que iremos mudar nossa realidade, com união e esclarecimento.
A continuidade da mobilização fará com que participemos, cada vez mais, das decisões sobre nosso futuro, de nossos filhos e netos.
Não temos o direito de legar a eles um futuro igual ao que tivemos.


8 comentários:

  1. A carta da candidata não deu muito furor. A pouco voto das eleições de 2007, que queria ser prefeita se bem me lembro, já começou a fazer campanha para 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem alguma coisa contra as pessoas começarem a fazer campanha? Ou você tem medo que a sua turma sofra qualquer ameaça?

      Excluir
  2. TEMOS DE PEDIR CANCDELAMENTO DO CARGO DE VEREADOR ASSALARIADO NA CIDADE E PARTIRMOS PARA A ADMINISTRAÇÃO POPULAR, POQUE O QUE TEVE DE LADRÃO METENDO A MAO NO DINHEIRO DA CIDADE NAO ESTA NO GIBI

    ResponderExcluir
  3. QUANTO RECOLHE DE IMPOSTO AO MUNICIPIO A EMPRESA VIAÇÃO ATIBAIA SAO PAULO, PELA EXPLORAÇÃO DO TRANSPORTE INTERMUNICPAL, QUE REALIZA EM NOSSO MUNICIPIO HÁ MAIS DE 50 ANOS?
    A EMPRESA QUE EFETUA O TRANSPORTE ESCOLAR NO MUNICIPIO TEM EMPRESA SEDIADO NA CIDADE? SEUS VEICULOS ESTÃO EMPLACADOS NO MUNICIPIO? ESTÁ REGULARIZADA COM SUA DOCUMENTAÇÃO JUNTO AOS ÓRGÃOS COMPETENTES, OU SEJA ARTESP? COM QUE BASE SÃO COBRADOS OU REAJUSTADOS OS PASSES ESCOLARES? O TRANSPORTE OFERECE SEGURANÇA A SEUS USUÁRIOS?
    O SERVIÇO DE TAXI DA CIDADE É REGULADO PELA LEI MUNICIPAL NºS 300 E 333, ELES ATENDEM AS SUA EXIGENCIAS NA ÍNTEGRA? O NUMERO DE CARROS NOS PONTOS SÃO FIXADOS USANDO QUAL CRITÉRIO? EXISTE O SERVIÇO DE FISCALIZAÇÃO DA PREFEITURA? COMO SÃO FIXADOS OS PREÇOS PARA AS CORRIDAS PELO PODER PÚBLICO OU LIVRE NEGOCIAÇÃO? COMO ESTÁ REGULAMENTADO O NUMERO DE PONTOS NO MUNICIPIO E SE OS SEUS PERMISSIONÁRIOS PERMANECEM COM O VEICULO EM SEUS PONTOS?

    ResponderExcluir
  4. Seria muito interessante ter todas essas informações.

    ResponderExcluir
  5. pergunte pro presidente da câmara...ele é no momento o mais indicado p/ colocar ou tentar por a casa em ordem. com o digno caráter que possui, vai conseguir sem nenhum esforço "limpar" a casa e a cidade...ele só precisa continuar tentando. rs

    ResponderExcluir
  6. eu vejo sempre uma preocupação tão grande em "quem vai ser prefeito, quem nao vai".. gente, pelo tamanho da cidade, lidar com os problemas do dia a dia em comparação a uma cidade grande é praticamente uma administração de condiminio!!! nao tem o q ficar juntando isso ou aquilo, esperando sempre um nao sei o q!!! o prefeito nao é nada mais do q um sindico, e q no nosso caso, o sindico vive dormindo na guarita... o esquema em condominio é : tem um problema, resolve, se for urgente, resolve primeiro, o q é importante, se vê com calma e urgencia... mas q dificil é com essa cambada... e ganham bem pacas, né... parecem q ficam sempre deixando os problemas pro final pra depois montar revistinha de maquiagem da cidade,,, alguém aliás já fez uma avaliação em cima das revistas de campanah comparando com o que foi feito ate agora? ia ser legal , até uma revistinha criticando ponto a ponto

    ResponderExcluir
  7. Não é tão simples assim "anônimo", e a cidade não é um condomínio, pois geralmente no condomínio o universo eleitoral é pequeno e homogêneo, não é tão heterogêneo quanto de uma cidade que congrega pessoas de todos os níveis, desde o mais consciente até o mais inconsciente, mais influenciável e manipulável. A nossa Prefeitura está nas mãos de aventureiros que descobriram uma forma de enganar eleitores, com uma grande gama de artimanhas, que vão desde iniciar obras ou abrir inscrições para o "Minha Casa Minha Vida", até criar calúnias contra os adversários, demonizando-os, e até mesmo lançando candidaturas laranjas para dividir o eleitor um pouco melhor esclarecido.

    A ideia de debater o que eles colocaram no Plano de Governo é uma grande ideia, questionei o Sleide, dono da rádio, sobre o programa que ele fez com o Sérgio, que estava sendo cobrado por não participar do Movimento #Presídio Não, que teve os seus efeitos pois até fez com que ele (Sérgio) começasse a esboçar uma maior participação, para que fizesse um programa daquele tipo, em que o dono da rádio questionou as propostas de campanha do Sérgio, para que fizesse o mesmo com o senhor Eduardo. É claro que ele não faria isso nunca já que é cooptado politicamente e não tem autonomia para questionar o poder estabelecido, a não ser quando lhe interessa... Ou quando não está saindo recursos para mantê-lo.

    Eles não estão interessados em resolver problemas, eles deixam acumular tudo para o ano de eleições, para as épocas de campanha, onde conseguem fazer com que os eleitores sejam traídos pela memória...

    ResponderExcluir