sexta-feira, 1 de junho de 2012

O PERIGO DA DISTORÇÃO

Não estava ouvindo a rádio, só peguei o finalzinho, e o que peguei não foi suficiente para saber, no todo, os comentários do Sleidy sobre o caso da Comissão Processante que tramita na Câmara, uma pessoa que me ligou para comentar sobre o assunto me disse que o radialista emitiu as suas considerações pessoais sobre o caso e chegou a dizer que "o prefeito estaria sendo punido porque estava querendo limpar e desassorear o Rio".
Infelizmente eu não estava ouvindo a rádio para fazer qualquer juízo, mas como a história nos chegou dessa maneira, o presidente Luiz Manoel da Silva Escudeiro, o Biel, oficiou à rádio para que ela enviasse à Câmara a gravação do programa em questão, para ter ciência dos termos em que o assunto foi comentado, aproveitando também para solicitar um direito de resposta caso o comentário tenha sido feito nos termos citados.

Isso porquê?
Porque dependendo do interesse de quem comenta e da forma como se coloca as coisas, os fatos podem aparecer distorcidos. Se o radialista usou os termos que nos foram passados, ele emitiu a sua opinião, omitindo dados importantes, deixando parecer que a Câmara estaria querendo processar o prefeito por ele estar fazendo uma ação positiva, limpar e desassorear o Rio. Ele mesmo (o radialista) como comentou, sabe que o motivo do processo não é pela limpeza e desassoreamento do Rio, apesar de ser uma ação inócua, e sim pela maneira como foi contratada a empresa para realizar esse trabalho, em que termos e com que tipo de licenciamentos e circunstâncias.

Informação ou desinformação?
Não é de hoje que temos discutido aqui o prejuízo e os transtornos que a mentira e que as informações distorcidas provocam na sociedade, e o ideal de todos os meios de comunicação, deveria ser o de informar sobre a verdade dos fatos e não em esconder ou omitir informações que podem descaracterizar completamente o que está acontecendo na realidade.

Resposta da Rádio
A Rádio através de ofício assinado pelo diretor de comunicação, Sleidy Prestes Marques da Silva, negou atendimento à Câmara sobre o pedido de cópia do programa, alegando que não tem fundamentos legais para tal atendimento. Negando também ao direito de resposta afirmando que não foi imputada "qualquer crítica ao presidente e nem à edilidade que o(sic) Preside" e que caso fosse procedente tal crítica, caberia ao presidente da Comissão Processante o direito de resposta, além disso comentou que ele fala na rádio e as pessoas distorcem o que ele fala, e passam para as pessoas a informação distorcida.

Distorção houve!
Pode ter havido a distorção quando passaram que no programa o senhor Sleidy comentou naqueles termos,  ou houve distorção do senhor Sleidy quando fez os seus comentários sobre a matéria. Onde se encontra a distorção? Quando a Câmara solicitou a gravação do programa, toda a programação da Rádio Comunitária tem que ser gravada, exatamente para esses casos, era para realmente saber qual a informação distorcida, a do Rádio ou a do ouvinte? Negando a gravação o diretor de comunicação da Rádio está negando informação importante que pode mostrar onde a distorção está nascendo.

Resta saber:
Quem está distorcendo? O ouvinte ou a Rádio?

Com a palavra os ouvintes da Sintonia. 

34 comentários:

  1. Não sei se deu tempo para você ler este e-mail que te enviei, mas só no primeiro paragrafo o Reinaldo Azevedo explica tudo:
    “Reinaldo Azevedo
    30/05/2012
    às 6:25
    O isentismo consegue distorcer a realidade mais do que os canalhas rematados
    Tomem cuidado!

    O isentismo que não consegue distinguir culpados de inocentes faz mais mal à inteligência do que a canalhice rematada. Desta, as pessoas podem se defender — ou a ela ceder. É questão de escolha. Um canalha costuma dizer quem é e a serviço de quem está. Um isentista é mestre da engabelação. Por que digo isso?”
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. ai eu lhe pergunto, cade o advogado da camara? por que não aciona a lei? até onde eu sei, ele é obrigado a entregar a gravação.

    04. Como deve ser a programação de uma rádio comunitária?

    A programação diária de uma rádio comunitária deve conter informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais. A programação deve respeitar sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família, prestar serviços de utilidade pública e contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas. Além disso, qualquer cidadão da comunidade beneficiada terá o direito de emitir opiniões sobre quaisquer assuntos abordados na programação da emissora, bem como manifestar ideias, propostas, sugestões, reclamações ou reivindicações. A programação musical da emissora deverá prestigiar, de preferência, o talento e a produção local. Promoção e divulgação de festivais de música regionais e revelar novos talentos.

    05. Como deve ser a publicidade nas rádios comunitárias?

    As prestadoras do Serviço de Radiodifusão Comunitária podem transmitir patrocínio sob a forma de apoio cultural, desde que restritos aos estabelecimentos situados na área da comunidade atendida. Entende-se por apoio cultural o pagamento dos custos relativos à transmissão da programação ou de um programa específico, sendo permitida, por parte da emissora que recebe o apoio, apenas veicular mensagens institucionais da entidade apoiadora, sem qualquer menção aos seus produtos ou serviços. Qualquer empresa pode patrocinar programas, mas é recomendável privilegiar àquelas que não tem condições de pagar a mídia comercial, e estimular a economia solidária, as micro e pequenas empresas.



    06. O que não pode ser transmitido por uma rádio comunitária?

    É proibido a uma rádio comunitária utilizar a programação de qualquer outra emissora simultaneamente, a não ser quando houver expressa determinação do Governo Federal. Não poderá ela, também, em hipótese alguma: veicular qualquer tipo de defesa de doutrinas, idéias ou sistemas sectários; e inserir propaganda comercial, a não ser sob a forma de apoio cultural, de estabelecimentos localizados na sua área de cobertura.

    10. Como funciona o Conselho Comunitário? É obrigatório?

    O Conselho Comunitário é exigência da Legislação, é o que diferencia uma Rádio Comunitária das demais, e deverá estar garantido no Estatuto da entidade. O objetivo do Conselho Comunitário, é acompanhar e aprovar a programação da emissora, com vista ao atendimento aos princípios contidos na Lei. É exigido no mínimo 5 (cinco) entidades através dos seus representantes, desde que legalmente instituídas.

    A Camara pode fazer valer o direito de solicitar a transmissão ao vivo das sessões, por ser do interesse dos habitantes desta cidade e ser utilidade publica.

    basta querer!!

    Aproposito, alguem faz parte do Conselho Comunitário? é obrigatorio e na lei tambem diz que não pode ser citado produtos nas propagandas.
    somente apoio cultural

    e agora alguem vai se mecher?

    acho q nao né ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei da Rádio no post "A INFORMAÇÃO E A DESINFORMAÇÃO" e pode estar certo que estou contigo nesta matéria. Torço e também provoco a Câmara, ou seja, todos os Vereadores a tomar uma providência quanto a esta rádio, sua diretoria (donos?)e a suposta associação.
      Abraços.

      Excluir
  3. ate quando o sr Amauri e toda a patotinha vai c tocar q acabo o coronelismo em perdoes??
    meu sr,nao adianta fica fazendo caça as bruxas nao...
    o Edu tah sendo processado,pronto acabo...
    agora ficar nesse papinho xega neah?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Anônimo" A sua opinião é completamente dispensável, pois é resquício do que você diz que acabou, fiscalização de irregularidades só é caça às bruxas na sua cabeça inchada, eu e a minha patotinha sabemos que se tivesse acabado o coronelismo em nossa cidade, teria acabado quando o seu coronel foi cassado. Mas como estamos vendo, você é o retrato do resquício da imundície e quer continuar com suas mentiras e distorções tentando intervir e influenciar no pensamento em nosso município.

      Não podemos parar de combater a corrupção, a mentira a distorção, a falta de consideração e respeito pela nossa cidade, coisa que você e seu bando estão querendo continuar a mostrar...

      Se liga, deixa os eleitores da cidade escolherem sem a sua péssima e equivocada influência. Eles já acreditaram e vocês e o que receberam em troca? O povo nada, a não ser uma meia dúzia de chupins que ocupam uma boquinha na Prefeitura ou até mesmo em empresas que prestam serviços irregulares...

      Você acha que ainda tem gente que acredita em vocês???

      Pior que tem, mas espero que não seja maioria, para que essa gestão medíocre não tenha continuidade...

      Excluir
    2. A PARTE DA BOQUINHA VOCE BEM SE ENCAIXA NAO MEU CARO ACESSOR DE IMPRENSA QUE SO PUBLICA O QUE CONVEM A CÂMARA...

      Excluir
    3. PS:
      CUIDADO AO VENDER A ALMA...

      Excluir
    4. PS:
      CUIDADO AO VENDER A ALMA...
      ATE HITLER TINHA BOAS INTENçOES,SE E QUE ME INTENDE...

      Excluir
    5. POR FALAR EM DISTORÇÕES, LI NESTE BLOG QUE FOI O DR. FÁBIO MESENCIO QUE GANHOU A CAUSA DO ERIMAR, NÃO É VERDADE, SOUBE DE FONTE SEGURA QUE FOI ELE QUE INDICOU O PROCESSO, MAS SUA CAUSA SE EXTINGUIU, QUEM GANHOU FOI O DR. MARCELO ROSA DE SÃO PAULO, SEUS MAL-INFORMADOS!

      Excluir
    6. posrado por Amauri em 27 de abril de 2012 O Tribunal deu posse ao senhor Erimar. A Câmara por sua vez resolveu dar a posse ao senhor Abilio. O senhor Erimar entrou com recurso na Justiça que lhe concedeu a segurança. O que é certo e o que é errado quem decide é a Justiça. O partido do senhor Abilio pode até estar certo em considerar que a cadeira era do segundo suplente, já que o primeiro suplente não constava na lista dos filiados, mas quem tinha que decidir quem tomaria a posse não era a Câmara. O advogado do senhor Erimar, Fábio Mezencio, mostrou no TRE que o seu cliente era quem deveria ter tomado posse.

      Excluir
    7. Existiram dois recursos do senhor Erimar e em um deles, sobre o mesmo assunto o advogado era o advogado citado.

      Excluir
  4. le direito ai, nao citei "edu" estou falando da radio, acho q vc postou em lugar errado ou nao sabe ler!

    ResponderExcluir
  5. "Anônimo" ou seja lá quem for
    Você como todos os do seu grupo continuam a medir os outros pela sua régua...
    Você seria capaz de negociar a sua alma? Com que intuito? Com o intuito de levar vantagens?

    Taí, vocês se venderam e agora? Que vantagens que vocês estão levando?

    ResponderExcluir
  6. "Anônimo" ou seja lá quem for
    A minha função, como assessor de imprensa, é exatamente esta, a de dar publicidade a todos os trabalhos da Câmara, é publicar tudo o que for de interesse da Instituição Câmara Municipal, se não fosse eu seria outro ou outra, essa tem que ser a função de quem assume tal cargo, qual o mal nisso?

    Ah! Sim... O mal é que se alguém começar a divulgar o trabalho da Câmara as línguas malditas, mentirosas, que só sabem falar mal dos outros, vão ser confrontadas com a verdade dos fatos...

    Pois todos já sabemos qual é a estratégia do seu bando. Espalhar a mentira para esconder a incompetência e desonestidade de muitos dos atos que trouxeram a cidade ao ponto que se encontra.

    O povo já está aprendendo a não dar atenção a quem só abre a boca, não para falar o que pode fazer de bom para a cidade, (propaganda positiva), mas só para falar mal dos outros, (propaganda negativa), para tentar convencer quem ouve que "os outros" são piores, para esconder a própria mediocridade...

    Chega...

    ResponderExcluir
  7. Amaurih "aspone" so sabe defender a edidilidade, tb está mamando na teta do legislativo. E os livrinhos vai pagar ou não? desconta da mamada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IRONIA DO DESTINO: DE TANTO VOCES FALAREM QUE O AMAURI NÃO TRABALHAVA, ELE AGORA TRABALHA E SÃO VOCES QUE PAGAM!!!RSRSRSRSRS

      Excluir
  8. "Anônimo"
    O seu problema é não saber a diferença entra "aspone" que é o cargo ocupado por várias pessoas no seu grupo, com "assessor de imprensa", que é o cargo que eu ocupo. Como você ignora a diferença, eu explico: Aspone é "Assessor de porcaria nenhuma", isso é cargo que é a cara dos que estão ligados ao seu mentor...

    ResponderExcluir
  9. Quanto aos livrinhos, eu sei que você como todos do seu bando consideram a Lei Orgânica do município só um "livrinho", pode ficar tranquilo(a) que o meu erro eu nunca me neguei a corrigir. Agora... O meu erro, e não o que vocês querem fazer acreditar que seja errado, depois de tanta distorção. Como essa que você está fazendo... E não continue a medir os outros pela sua régua, quem aceita favorezinhos, gratificaçõezinhas, horas extras de "presente", quem aceita e quem oferece, nós sabemos muito bem quem é e quem são...

    ResponderExcluir
  10. parece até novidade esse careca da radio sempre puxou o saco do calé e agora do edu!!!! no ano passado no show do rio negro e solimoes vi de perto a animação do careca e sua esposa e do zé bolacha onde escutei o propio dizendo que pedoes nÃO TINHA NADA ANTES DO CALÉ,pois é pode ter serteza eles vão fazer de tudo para eleger o edu!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. o sr poderia divulgar os projetos que a câmara aprova ou que em 4 anos nao aprovo nada neah meu caro???
    ou que nao aprovo coisa nenhuma ne?
    as sessoes extras de chamadas e coisa do tipo...
    ah,tbm tem a denuncia que partiu da camara relativa ao abastecimento dos carros publicos que quase gerou multa aos cofres..
    ah,desculpa,voce e um senhor com compromisso com a verdade...
    idoneidade passa longe desse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Anônimo" ou seja lá quem for
      Pelo jeito você tem acesso a informações privilegiadas, mais do que quaisquer outros simples mortais, você diz que a Câmara "não aprovou nada nesses 4 anos", gozado, analisando os documentos da Câmara, os quais estão sendo preparados para serem baixados no site, nota-se que foram aprovadas muitas matérias, então, para que o leitor possa entender direito o que acontece na realidade, é importante que você informe direito. E não venha com insinuações e distorções:
      1. Se a Câmara não aprovou nenhum projeto que na seu modo de ver poderia ser importante é porque quem deveria, o Executivo, o poder que você representa, ou defende, não enviou nenhum à Câmara, pois se tivesse enviado teria sido analisado, discutido e votado, ou não?
      2. Quanto á denúncia, que segundo você, partiu da Câmara, "relativa ao abastecimento dos carros públicos, que quase gerou multa aos cofres...", por favor explique: havia irregularidade? Não geraria multa se não estivesse irregular, quem foi o responsável por uma atividade irregular? Agora está regular? a
      3. Compromisso com a verdade... Idoneidade? Você sabe bem o que possa ser isso?

      Excluir
  12. QUEM É O ASSESSOR DE IMPRENSA DA PREFEITURA ?

    ONDE PODEMOS TER INFORMAÇÕES SOBRE AS VERBAS/LICITAÇÕES/OBRAS ?
    PORQUE O PORTAL DA PREFEITURA ESTÁ PARADO ?
    É PORQUE NÃO HÁ NADA PARA O POVO SABER ?
    PORQUE NOSSA CIDADE PERDE TANTAS VERBAS ?
    QUAIS SÃO AS OBRAS REALIZADAS NESTES 8 ANOS ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Curiosa
      Um milagre pré-eleitoral vai acontecer, de novo, na nossa cidade, a exemplo da estratégia do senhor Calé, os pupilos estão seguindo direitinho o mentor, as verbas foram todas seguradas para serem liberadas agora, na época da campanha eleitoral. A cidade que ficou por três anos abandonada, só andando o que poderia trazer algum benefício a alguns "favorecidos", ou o que houve pressão por parte da Câmara, o restante, Maria Curiosa, estão correndo a todo vapor para que, justo na época das eleições a cidade vire, dessa vez também, um grande canteiro de obras, para iludir o eleitor mais desavisado ou de memória mais curta...

      Essa é a estratégia, dos que só pensam na eleição e não no trabalho que poderia ter sido realizado em favor do povo.

      Excluir
  13. como pode um ze mane ,analfabeto ,ignorante como os donos da radio fazerem o que querem ,perdoes vamos tomar providencias ,espero que se a eleiçao por um novo prefeito esse tome providencias para mudar os diretores dessa radio ,isso é um dos muitos itens que tem que acontecer para melhorar nossa cidade, e vai acontecer.

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre consegui todas as informações na prefeitura, com o prefeito e com os secretários. Quem fiser o mesmo tambem consegue. E vejo que a prefeitura esta trabalhando para o bem da cidade. Não gosto de muitas mentiras que são colocadas aqui no site.

    ResponderExcluir
  15. "Anona" ou seja lá quem for...
    Eu também detesto mentiras, inclusive e principalmente as que são colocadas aqui no Blog. Eu gostaria que o senhor ou senhora, listasse o que considera mentira para que possamos esclarecer junto aos leitores.

    ResponderExcluir
  16. EU NÃO MINTO, EU COMETO EQUÍCOCOS, MAS SEI ME RETRATAR SE ESTIVER ERRADO.

    ResponderExcluir
  17. Sei... Só que o equívoco é jogado como papel picado se espalhando ao vento, e é impossível recolher todos, depois que a mentira sai da boca grande do mentiroso, é muito difícil que todas as pessoas que tiveram contato com ela tenham acesso às retratações. A primeira impressão é a que fica.

    ResponderExcluir
  18. Anona:
    Gostaria da tua ajuda! Mandei uns ofícios perguntando sobre o uso e aplicação de algumas verbas e como resposta recebi um "talvez chova"! Foi uma enrolação só e nada de resposta, quem sabe você consiga? Se se dispuser relato aqui as perguntas e você as consegue e posta aqui mesmo, assim não precisa revelar quem é você e se mantem anônima.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. ENTÃO A PREFEITURA DÁ INFORMAÇÕES Á ANONA, E Á CÂMARA E POPULAÇÃO.......NADA !

    QUAIS AS SÃO ESTAS INFORMAÇÕES ?
    ESTÁ ESCRITO NO PAPEL ?

    ACHO MUITO SUSPEITO ESTE ANONA, COMENTAR E NÃO PROVAR NADA.

    ResponderExcluir
  20. ELA DEVE SER "A NONA" DO PREFEITO. KKKKKK

    ResponderExcluir
  21. POR PARTE DOS BINENCASAS...(AVÓ EM ITALIANO NÃO É NONA?)

    ResponderExcluir
  22. SIM : AVÓ É NONA E AVÔ É NONO.

    MAS ESTE TAL É ANONO, PORTANTO NÃO É ITALIANO, Á NÃO SER QUE NÃO APRENDEU A DIGITAR AINDA.

    ResponderExcluir