sexta-feira, 8 de junho de 2012

SOBRE DIREITOS E DEVERES

O Carlos colocou este texto nos comentários, mas trago para a frente por considerar importante esse debate:

Partindo deste direito/dever, tomo a liberdade de reproduzir aqui o que disse no facebook ao Dr. Percival, Guilherme Labriola e a quem mais quiser ajudar a discutir esta ideia:

Agradeço a participação do Dr. Percival. É gente como você, o Guilherme Labriola e outros tantos que espero, entrem nesta conversa para ajudar a amadurecer e dar forma a uma ideia que poderá por ordem na política nacional! É, sou bem pretensioso e busco outros "pretensiosos" para tentar resolver isto, afinal a mediocridade nos trouxe até aqui, então melhor mudar... A ideia é simples e se baseia no direito do consumidor, já notaram que os partidos políticos não sofrem nenhuma consequência, ou muito poucas, quando um de seus correligionários eleito ou indicado a cargo público é pego com a boca na botija (falcatruas de toda sorte)? Pois é! A ideia é que estes partidos que escolheram e indicaram os candidatos que fazem parte de suas fileiras para qualquer cargo publico, eletivo ou não, sejam responsabilizados, solidários, co-autores nas ações de crimes político/administrativo praticados por seus correligionários, inclusive ressarcindo o erário caso nada se ache nas contas ou em nome do acusado. Algo como no comércio onde ninguém quer saber se a culpa é ou não do comerciante, mas exigem dele a solução para seu problema. Estão certos! Mesmo que a culpa seja da indústria, distribuidor ou sei lá quem, cabe ao lojista que ESCOLHEU seus fornecedores resolver o problema do cliente!!! Oras porque na política não é assim? Não é o partido que dá legenda ao candidato? Não é ele que promove seus candidatos junto aos eleitores, fazendo a indicação e dando aval aos seus nomes? Não são eles que dizem que o cargo é do partido caso o eleito seja destituído ou mude de partido (Lei da fidelidade partidária)? Não são eles que se sentem livres para exigir cargos na administração colocando lá gente de sua confiança? O fundo partidário (dinheiro público) não é repassado a eles? Oras, se eles, os partidos, escolhem, indicam e chegam a exigir das administrações cargos para seus correligionários nada mais justo que ser considerados avalistas destes nomes e portanto arcar com as consequências do mau comportamento destes. A ideia é que façamos uma Lei de iniciativa popular (Igual ao da ficha limpa) tratando da responsabilização dos partidos por seus partidários eleitos, ou que venham a ocupar cargos na administração pública. Pensem nisto...

Um comentário:

  1. Uma idéia plausivel de reconhecimento e de interesse nacional. Realmente o partido deve responsabilizar-se pelos seus filiados, pois é a marca, o marketing, a propaganda, a venda para o consumo da população, enquadra-se perfeitamente em crime contra a economia popular, ou melhor contra o bem comum patrimonial público, incidindo em crime contra o consumidor.

    ResponderExcluir