sexta-feira, 1 de junho de 2012

A INFORMAÇÃO E A DESINFORMAÇÃO

Um leitor ou leitora que se assina "No Cantinho" comentou respondendo a um outro comentário da leitora Marialice que falava sobre a publicidade via internet:

a Marialice tem sua razao mas so via internet como isso funciona cachoeirinha? facil falar quando se tem telefone e internet em casa ne? cada acesso a informação se prefeito ou vereador foi cassado pra quem nao tem internet eim?

nao é simples assim. ou pra variar so algumas pessoas precisam saber do que acontece, so pessoas ligadas a igreja, partidos, industrias, comercios e fabricas;

vai la no serra negra e pergunta se tem algum vereador ou prefeito presente la, no sta maria coitado de quem for fazer campanha, sao poucos que sairao ilesos.

pegunto, sera que todos da cidade sabem que o prefeito esta respondendo processo na camara e pode ser cassado? que o vereador ricardo bruno pode perder a cadeira por infedelidade partidaria? por que o abilio nao foi atras dos ses direitos ja que perdeu a cadeira pro erimar? e muita outras coisas que ninguem divulga em jornais por que aqui é uma MARAVILHA!

aqui nao tem assalto, roubo, assassinato, ladrao, falta de atendimento medico aqui é uma maravilha.

por que ninguem fala nada?

cade a soluçao do acidente que matou um monte de gente nossa! cade? ficou por isso mesmo ! alem do que o daniel viro candidato tambem ne, em cima da desgraça dos outros.



Então...


Esse Blog foi criado exatamente para preencher esse vácuo de informação deixado pelos comandantes da cidade que de uma forma ou de outra controlam a informação que chega ao público. e como conhecemos as suas competências e incompetências sabemos exatamente o motivo que eles têm para que a informação não chegue ao povo.


Para isso eles "compram" os meios de comunicação, fazendo com que só veiculem o que é de seus interesses. 


Isso é grave e precisa mudar. mas só vai mudar quando o próprio povo arranjar uma maneira de externar a sua indignação com a situação.

27 comentários:

  1. É QUE AS VESES O POVÃO TAMBEM TÁ NEM AÍ PARA OS ACONTECIMENTOS.
    QUANDO TEM ALGO DO SEU INTERESSE ELES FICAM SABENDO IMEDIATAMENTE. VEJAM QUANDO TEM CESTA BÁSICA OU OUTRO BENEFÍCIO QUALQUER SE ELES NÃO FICAM SABENDO. EU QUANDO NÃO SEI DAS COISAS SAIO PERGUNTANDO PRA TODO MUNDO, NÃO TENHO VERGONHA DE PASSAR POR INGNORANTE. NÃO TEM INTERNET MELHOR DO QUE A BOCA DO POVO, PARA OS NOSSOS ASSUNTOS DOMESTICOS. NOSSAS NOTICIAS NÃO VÃO SAIR NA MÍDIA MESMO, SÓ SE FOR NA MÍDIA POLICIAL!! INFELISMENTE!

    ResponderExcluir
  2. ANTIGAMENTE TINHA UMAS PEQUENAS RÁDIOS-COMUNITÁRIA, INFELISMENTE ERAM PIRATAS, MAS SERVIAM BEM AO PROPÓSITO DE INFORMAR O POVO, AO CONTRÁRIO DA RÁDIO OFICIAL. DIGA-SE DE PASSAGEM O SR. AMAURI DERRUBOU TODAS AS RÁDIOS PARA NÃO FAZER CONCORRENCIA A SUA, MAS FOI VÍTIMA DO SEU PRÓPRIO VENENO, E PERDEU A SUA RÁDIO TAMBEM!!

    ResponderExcluir
  3. Noooossa Macmanamann, de onde o senhor tirou essa história?
    Por falar em distorção de informação lá vem o senhor Macmanamann...
    O senhor deduz isso ou alguém o está orientando?
    Isso tudo é criação da cabeça do senhor?
    Esse antigamente a que os senhor se refere é quando?
    Pois logo que se criou a Lei e a Norma de implantação das Rádios Comunitárias, a 102,7, da qual eu fui um dos fundadores, foi a primeira em nossa cidade, antes não havia nenhuma, qual quais que o senhor alega que eu "derrubei"?

    Esse veneno ao qual o senhor se refere, qual o motivo que o leva a crer que eu tenha feito qualquer coisa que mereça esse comentário?

    ResponderExcluir
  4. Espero que não seja por motivos de política ou de religião, pois não vejo outro motivo para se falar mal de qualquer pessoa, ainda mais com mentiras e distorções...

    ResponderExcluir
  5. EU TENHO EM MÃOS REPORTAGEM DE UM JORNAL DO QUAL O SR. ERA UM DOS FUNDADORES, EM QUE VOCES GRAVARAM DETERMINADO PROGRAMA E ENVIARAM AOS ÓRGÃOS COMPETENTES, PARA FCHAR A RÁDIO.NÃO É MENTIRA NEM INVENÇÃO, TALVEZ O SR. NÃO FOSSE MAIS DO JORNAL, MAS QUE ACONTECEU, ACONTECEU. NA DITA REPORTAGEM CHAMAVAM O PA DE PAULO ALCAIDE BUENO.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei curioso e gostaria de ver esse Jornal, saber a época e essa história de, "talvez o sr. não fosse mais do Jornal"...

    Preciso saber onde realmente está o "veneno"...

    ResponderExcluir
  7. Li e reli alguns comentários do post “AUDIÊNCIAS PÚBLICAS” e este:
    Primeiro quero dizer que quase todos parecem ter razão! Digo quase, porque me parece que a história da rádio não foi bem como o Mac a narrou. Isto me leva a outro problema na divulgação dos fatos:
    Esta “internet” boca-a-boca (boca do povo) citada pelo Mac vive errando nas informações! Fantasiam o FATO conforme o gosto de cada um e acabam divulgando MENTIRAS como se verdades fossem... É impressionante, mas já cheguei a quase discutir com um amigo que estava contando uma estória, e não história, sobre determinado fato do qual eu tinha certeza de como ocorrera. Se vocês mesmos prestarem atenção vão se lembrar de um monte de falsas “notícias”, algumas inclusive que deixam os outros na maior saia justa, como lamentar a suposta morte de quem está vivo.
    Também acho que a divulgação dos fatos e acontecimentos em BJP é horrível, e como a Marialice entendo que PARTE do problema pode e deve ser resolvido com o uso da internet apesar de que já há uma infinidade de portais e agências de informação à disposição de quem as quiser. Parte, porque realmente nossa cidade sofre com a falta de meios para que esta seja de uso universal além do que, muitos não têm tempo, condições ou conhecimento para seu uso. Outro problema é com a mídia escrita (Jornais, revistas, blogs, faixas e etc...) quase ninguém lê! Sobra o que então?
    A RÁDIO!!! Sim moçada! Esta rádio que deveria ser comunitária, tocada por uma associação aberta e transparente. Onde qualquer cidadão se associasse e pudesse vir a fazer parte da diretoria/administração. Rádio que deveria atender a qualquer ouvinte sem distinção de qualquer tipo, que teria matérias JORNALISTICAS para informar, alertar, comunicar e etc. seus ouvintes com os fatos e acontecimentos de nossa comunidade! Enfim, uma rádio REALMENTE COMUNITÁRIA, livre, democrática, ou seja:
    SEM DONOS!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Mac:
    Nem tudo que se lê, ouve ou vê é a verdade dos fatos! Houve um jornal que resolveu me chamar de quadrilheiro numa determinada matéria, não tive a menor dúvida e entrei na Justiça contra ele, perdeu e está a recorrer. Toda informação deve ser checada! No mínimo se leva em conta a idoneidade de quem informa. Este é motivo de haver meios de comunicação confiáveis e outros nem tanto, alguns são imprestáveis já que são vendidos aos poderosos ou comprados por eles.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. O texto com a resposta ao Mac é meu, portanto de minha responsabilidade. Não sei por que não saiu meu nome todo, desculpem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. CARLOS, quando eu falei de Portal de Transparência a nível Municipal foi só para facilitar, visto que muitos hoje só sabe entrar na internet pra usar um Facebok, e alguma pesquisa do Google, não sabe o básico do computador, eu também não sei muita coisa, mas aprendi muito e vivo aprendendo, porque a minha natureza é sempre aprender coisas novas, sou um poço sem fundo em aprender, etc..., muitas pessoas não tem nem a curiosidade e nem a noção da infinidade de recursos á informação que ela detém e que poderia ser melhor aproveitada, conheço pessoas que só sabe isso e não tem interesse de usar como se deve, nós que temos sede de informações, aquilo que a gente se propõe a saber através da internet, com certeza correremos atras, eu gostaria não sei se é sonho que aprendessem a usufruir de informações além de redes sociais, tantos cursos, tantas informações. Quem sabe daqui a alguns anos melhore, que as mães utilizem a internet para realmente ensinarem seus filhos a essa cultura útil disponível, e deixarem para seus filhos aprenderem sobre rede social mais tarde, eu ás vezes passo mais de uma hora com meu priminho só ensinando ele a colorir desenhos e montar quebra cabeças, enfim coisas indicadas para a idade, e fica espertinho pra caramba, é muito bom.

    ResponderExcluir
  11. MARIALICE, EXISTEM AÍ TRES DIFICULDADES BÁSICAS: POUCOS TEM INTERNET, DOS QUE TEM POUCOS SABEM USAR, E OS QUE SABEM USAR NÃO ENCONTRA QUASE NADA SOBRE PERDÕES, UM DIA QUEM SABE MUDA TUDO ISSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mac:
      Com esta verba uma da três dificuldades poderia deixar de existir, veja ai! É internet GRÁTIS:

      Detalhes do Convênio
      Número do Convênio SIAFI: 732914 Saiba como obter informações adicionais, denunciar irregularidades ou comunicar inconsistência de dados
      Situação: Em Execução
      Nº Original: 20839/2010
      Objeto do Convênio: INCLUSAO DIGITAL Cidade Digital Uma Cidade Integrada com Acesso Gratuito a Internet Sem Fio.
      Orgão Superior: MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA
      Concedente: SECRET. DE C & T P/ INCLUSAO SOCIAL/MCT - CEF
      Convenente: PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DOS PERDOES
      Valor Convênio: 420.000,00
      Valor Liberado: 0,00
      Publicação: 11/01/2011
      Início da Vigência: 30/12/2010
      Fim da Vigência: 30/11/2012
      Valor Contrapartida: 8.571,43
      Data Última Liberação:
      Valor Última Liberação: 0,00

      Abraços.

      Excluir
    2. Para esse recurso está marcado o pregão eletrônico Pregão presencial 012/2012 - Processo 025/2012, para o dia 15 de junho, às 10h30, (credenciamento) e 11 horas abertura da Sessão Pública, no Salão Bárbara Cardoso, antiga Câmara.

      Excluir
  12. VAMOS A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA ENTÃO
    JORNAL ATUAL, JANEIRO DE 2003
    RETROSPECTIVA 2002

    NO INICIO DE FEVEREIRO, O PREFEITO, VEREADOR E FUNCIONÁRIO SE MANIFESTAM EM RÁDIO PIRATA.

    Tomamos conhecimento da gravação de uma fita cassete, feita no dia 02 de fevereiro de 2002 a partir das 11.00 horas onde nos suburbios(sic) parque Hortencia, na clandestinidade(sic) nossos representantes na administração pública o vereador tal e o funcionário da UMS fulano de tal e o sr. alcaide se uniram na clandestinidade (sic) e se manifestaram em meio as ondas de uma Rádio Pirata, o programa se intitulava CANTAI e o quadro recem-criado era PERSONALIDADES. continua no próximo capítulo....

    ResponderExcluir
  13. CONTINUAÇÃO
    Parecia show de entrevistas, o menos preparado o vreador tal era o entrevistador junto com seu coadjuvante o funcionário fulano de tal, e o entrevistado não podia ser outro senão o seu próprio e estimado amado patrão e correligionário político o alcaide, seria uma maneira de agracia-lo perante a opinião pública na clandestinidade?(sic)
    No inicio do programa pirata o entrevistado descreveu seu precioso currículo profissional e por exelencia político. O progrma personalidades foi hilariante, as pessoas que estavam atentas a programação, desfechavam criticas e mais críticas ao desempenho da administração0, parece que o tiro saiu pela culatra. continua no próximo capítulo...

    ResponderExcluir
  14. CONTINUAÇÃO

    Para alegria dos apresentadores do programa da Rádio Pirata situada no parque Hortencia Santa Maria cujo telefone para contatos era (xxxxxxxx).
    No quadro personalidades a entrevista foi gravada e a fita será enviada para a ANATEL para as devidas providencias legais como tambem os endereços dos apresentadores do programa desta data, onde poderão ser encontrados na prefeitura municipal em horário de expediente, pois Rádio Pirata é crime, ainda mais usada por políticos, para se auto-promoverem. será que o nobre vereador e seu coadjuvante tem ciencia do que é legal, afinal é um vereador e por exelencia tem que ter conhecimento das leis e defende-la?.

    ResponderExcluir
  15. É isso aí Mac, tudo evolui, tem coisas que vem com essa evolução e progresso que são muito úteis e também tem aquela parcela que não é nada boa, enfim, o importante é ir sempre em direção do futuro, passado nos torna mais experientes para enfrentar tudo de forma mais serena e mais racional, e torcer para que nesse futuro mais pessoas consigam melhorar seu patamar de vida e usufruir melhor dos direitos que tem e possuir uma vida digna a qual todos nós a merecemos.

    Até mais, já falei muito, pra quem quer ficar calada.

    ResponderExcluir
  16. AMAURI, NÃO QUIS SE MANIFESTAR SOBRE A REPORTAGEM?? PODERIA NOS INFORMAR SE NESSA ÉPOCA O SENHOR FOI QUEM FEZ ESTA REPORTAGEM? OU NÃO TEM NADA A VER??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que não fui eu, mas lendo eu saberei quem foi apesar de já ter quase certeza de quem seja.
      Tem o meu nome nesse Jornal??? Me passe por favor a data e o número da edição que vou fazer questão de esclarecer esse assunto...

      Excluir
  17. SSSSSSISIIIIIIIIIILLLLLLLEEEEEEENNNNNNCCCCIIIIIIOOOOOOO CONSENTIU!!

    ResponderExcluir
  18. Macmanamann
    Não encontrei ninguém que se lembra disso que está noticiado nesse jornal... Que você usou para distorcer e me atacar com uma mentira e distorção deslavada. Pois eu não participei de ataque nenhum a nenhuma rádio. Sabe o que me lembrou essa história? A parábola do sepulcro caiado... dos homens que se dizem de Deus, mas que usam da mentira e da distorção que é característica do outro...

    ResponderExcluir
  19. AMAURI, EU NÃO ESTOU AFIRMANDO QUE FOI VOCE, EU ESTOU APENAS PERGUNTANDO, VOCE JA´DISSE QUE NÃO, PRONTO, EU IA ENTENDER ERRADO SE V. FICASSE EM SILENCIO, EU APENAS LIGUEI SEU NOME, PORQUE V. SEMPRE DIZ QUE FOI UM DOS COLABORADORES DESTE JORNAL NO INÍCIOP, MAS COMO SEGUIAM UMA CONDUTA QUE V. NÃO ACHAVA CERTA, V. SAIU FORA, VERDADE OU MENTIRA?? O QUE EU TINHA DÚVIDA ERA SE NESTA ÉPOCA V. AINDA ERA COLABORADOR OU NÃO. MESMO QUE FOSSE DE SUA AUTORIA A REPORTAGEM, NADA DE MAIS, ESTARIA NO SEU DIREITO DE JORNALISTA DE DENUNCIAR O QUE REALMENTE ERA ERRADO. HOJE SABEMOS DISSO, MAS NA ÉPOCA ÉRAMOS TODOS INGÊNUOS E NÃO ACHÁVAMOS NADA DE MAIS USAR UMA RÁDIO DESSAS, ERA UMA ÉPOCA ROMÃNTICA DE PURA INOCENCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Bom... Eu sou muito lerdo e não entendi que nesse comentário:

      "ANTIGAMENTE TINHA UMAS PEQUENAS RÁDIOS-COMUNITÁRIA, INFELISMENTE ERAM PIRATAS, MAS SERVIAM BEM AO PROPÓSITO DE INFORMAR O POVO, AO CONTRÁRIO DA RÁDIO OFICIAL. DIGA-SE DE PASSAGEM O SR. AMAURI DERRUBOU TODAS AS RÁDIOS PARA NÃO FAZER CONCORRENCIA A SUA, MAS FOI VÍTIMA DO SEU PRÓPRIO VENENO, E PERDEU A SUA RÁDIO TAMBEM!!"

      Você estava perguntando alguma coisa, e não estava afirmando nada... Sou muito bobinho, mesmo... Aí, leitores, ele não está afirmando nada, está perguntando, é bom avisar, vai que tem algum outro leitor lerdo como eu que vai pensar que o senhor não está perguntando, e sim afirmando...

      Excluir
  20. POIS BEM , EU ME RENDO, EU ESTAVA CONVICTO DE QUE O JORNAL ERA SEU,COMO V. DIZ QUE NÃO EU RETIRO O QUE DISSE E PEÇO DESCULPAS, TÁ BOM ASSIM, OU VAI QUERER BEIJINHO??RSRSRSRS!!
    MAS É V. QUE NOS INDUZIU AO ERRO QUANDO AFIRMA QUE ERA COLABORADOR DESTE JORNAL ATUAL EM 2002. SE V. ESCLARECESSE E DISSESSE QUANDO V. COLABOROU COM O JORNAL CITADO. COMO EU DISSE ACIMA: EU NÃO MINTO, EU ME EQUIVOCO!!

    ResponderExcluir
  21. O problema da cidade é que não é só você que "se equivoca", a diferença é que você até se retrata, apesar de que, como eu já disse os equívocos criam vida própria, os outros, Macmanamann não se dignam a se retratar, a mentira fica como se fosse a mais pura verdade... Descaradamente...

    ResponderExcluir
  22. Um idiota que passa adiante reportagens falsas sobre o patrimônio do Lula falando de informação e desinformação. Olha pro seu próprio rabo que está sujo e fedendo antes de falar dos outros.

    ResponderExcluir
  23. Pois é"Anônimo", que tal você colocar os pontos de que você discorda, já que com o rabo cheiroso, é tão diferente dos idiotas comuns com rabo fedendo.
    Não tenho nada contra quem discorde das minhas posições, só contra quem, sem argumentos, vem usando ofensas. Se se identificasse teria maior credibilidade.

    ResponderExcluir