terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O MELHOR ALUNO

15 comentários:

  1. NA MINHA OPINIÃO UM ALUNO QUE SE DESTACA DOS DEMAIS, DEVERIA SER SEPARADO EM UMA ESCOLA ESPECIAL E FOSSEM LHE DADA TODAS AS CONDIÇÕES DE DESENMVOLVER SEUS DONS INTELECTUAIS.
    INFELISMENTE ISSO NAO ACONTECE, E ALUNOS MEDÍOCRES COM BOM PODER AQUISITIVO COMPRA SEUS DIPLOMAS, E O QUE TEMOS É ISSO AÍ, MAIORIA DE PROFISSIONAIS INCOMPETENTES. ENQUANTO PESSOAS INTELIGENTES SE TORNARAM SIMPLES ARRIMO DE FAMILIA, POR NÃO TEREM CONDIÇÕES FINANCEIRAS.

    ResponderExcluir
  2. Eu já acho que separar seria também uma forma de discriminação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOS ESTADOS UNIDOS É ASSIM, E VEJA A DIFERENÇA!

      Excluir
  3. NO EVENTO PLANO DIRETOR ESTAVAM PRESENTES TODOS OS SECRETARIOS E POLITICOS DA NOSSA GOOD JESUS I'M SORE

    ResponderExcluir
  4. Sr. Max, não generalize, há casos e casos, e pessoas com poder aquisitivo não representativo se tiver muita vontade e raça pra estudo consegue sim, porque hoje é muito mais fácil uma pessoa que não pode pagar uma universidade conseguir cursar uma por meio do ENEM e outras formas de financiamento, aqui na minha casa nenhum de nós fizemos cursos universitários gratuitos por não preencherem os requisitos, ou seja, meus pais tinham mais de uma propriedade, portanto aqui mesmo em Perdões temos exemplo de pessoa que o pai era pedreiro, portanto com vários filhos e o filho conseguiu por méritos próprios, muito estudioso, extremamente sério, hoje é Juíz, Dr. ROGÉRIO CORREIA DIAS, um Juíz exemplar, eu já tive a oportunidade de presenciar uma audiência com ele e saí orgulhosa por conhecer a família dele é um exemplo próximo da gente que quem quer faz a hora e não espera acontecer. Isso que o Sr. relata acontece, mas não é maioria não, felizmente compra de diploma não é para qualquer um. E também não precisa separar ninguém que se destaca dos demais, ele deve ficar pra servir de exemplo, só mesmo aqueles casos de crianças com 2 anos, 3 ou 4, que são superdotadas, pois realmente outras crianças não acompanham.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, eu quiz dizer não de pais pobres, mas no caso da própria pessoa ser arrimo de familia. NO MEU CASO, SEM FALSA MODÉSTIA, FUI UMA CRIANÇA CUJA MENOR NOTA ERA 9,7, (QUANDO AS NOTAS ERAM CONTADAS DE ZERO A DEZ). MAS AOS 11 ANOS TIVE QUE DEIXAR A ESCOLA PARA AJUDAR A FAMILIA NA LAVOURA. EU FIZ SÓ A QUARTA SÉRIE PRIMÁRIA, MAS HOJE ENSINO FILHOS E NETOS QUE ESTÃO NA OITAVA, E ELES NÃO SABEM NEM METADE DO QUE SEI. VAI PARECER QUE SOU UM ARROGANTE, MAS É A PURA VERDADE. FIZ CURSO BÁSICO DE BACHAREL EM TEOLOGIA E NÃO PUDE PEGAR O DIPLOMA, POR NÃO TER O SEGUNDO GRAU.. MESMO COM POUCO ESTUDO FUI POR MAIS DE 15 ANOS PROFESSOR DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL. ENTÃO NOS MEUS SONHOS EU SINTO QUE TERIA SIDO UM GRANDE DOUTOR SE TIVESSE A OPORTUNIDADE DE ESTUDAR. NOS LUGARES QUE TRABALHEI SEMPRE TIVE IDEIAS E PEQUENAS INVENÇÕES QUE AJUDARAM MUITO NO DESEMPENHO DAS FUNÇÕES.
      A SEPARAÇÃO DE PESSOAS SUPERDOTADAS É UZADA NOS ESTADOS UNIDOS NUMA ESCOLA ESPECIAL ONDE O FOVERNO BANCA TUDO, POIS SABEM QUE DALI SAIRÁ GENIOS QUE CERTAMENTE DARÁ RETORNO AO PAÍS.

      Excluir
  5. Sr. Max são casos e casos, o Sr. era do tempo de família numerosa, que não é tão distante, da minha geração em diante começou a diminuição da família, a região do nordeste ainda sofre mais, por causa de políticos corruptos e por causa de desenvolvimento mesmo, que tá melhorando, mas poderia estar muito melhor, o Sr. se quiser ainda dá pra concluir seu curso segundo grau, há cursos pela tv-telecurso e pelo computador, e eu entendo que o entusiasmo e determinação que tinha a 20 anos não seja a mesma, mas ainda há tempo, quando um jovem é arrimo de família complica um pouco, mas não é por causa de oportunidades, é por que não está conseguindo usufruir das oportunidades.
    Eu só acho que uma pessoa que tem um poder aquisitivo muito aquém do ela gostaria, a única coisa que ela não deveria é ter complexo de inferioridade, pq já ficaria travado aí e não conseguiria sair do lugar, deveria se esforçar e correr atras de melhorar, hj tem cursos para todo lugar,bolsas de estudos, com vans pra levar e trazer para universidades fora Atibaia e Bragança, mas hj estão cada vez com uma maior variedade de cursos, tem a prefeitura que ajuda com um valor para cooperar com transporte, no meu tempo não tinha nada, só pagando tudo sozinho mesmo, então tem que ter determinação, procurar não arrumar filhos antes de se profissionalizar, ou seja muito jovens, porque se sozinho já é difícil, com dependentes fica mais complicado, mas cada um sabe de si eu não tenho nada a ver com a vida de ninguém, mas um futuro sem planejamento com certeza será mais dificil e muitas vezes o impede de se capacitar profissionalmente e sem qualificação profissional o salário é mínimo.

    ResponderExcluir
  6. Existe uma grande diferença entre a educaçao de antigamente com a de hoje. Antes a educaçao era para poucos, pois nao havia escola pra todo mundo e também, somente aqueles que tinham condição de estudam o faziam. Hoje, aconteceu a universalização da educação, ou seja, praticamente é oferecida pra 100% das crianças. O nível de ensino que é o problema. Antigamente era melhor. Eu também tirava notas entre 9 e 10. A Marialice era colega de escola e acho que ela lembra. Eu e um colega disputávamos quem tirava mais nota. Hoje, só quem está na sala de aula é que sabe. O aluno dá risada, tira sarro quando tira notas baixas, parece que a cultura do pior é normal. Já tenho 20 anos de sala de aulas, e conheço bem a situaçao. O governo dá tudo, inclusive, obriga os pais a matricular porém, uma pequena parcela de alunos realmente se empenham. Muitos pais depositam seus filhos na escola e nao acompanham. Muitos alunos sem limite, que dizem"nao respeito nem meu pai" vou respeitar você. Lógico que o professor tem ser um malabarista, aquele que inovar, tem por obrigação, mas, está cada vez mais difícil. Não vamos generalizar. Existe excelentes alunos, eu mesmo, tenho muitos. Esses terão um futuro melhor por que se dedicam, querem aprender. Agora separá-los dos outros nao é a solução. É preciso priorizar a educação, com boa estrutura física das escolas, professores bons e bem pagos, e pais que confiem na escola e sejam parceiros dela.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com vc, e fomos colegas de classe do primeiro ano até a adolescência e realmente vc sempre foi muito dedicado e estudioso era só 9 e 10, eu não me lembro do outro que disputava nota com você, porque tinha uma turminha boa de notas, eu não era 9 e 10, eu era do 7 e 8, porque se eu tirasse 9 ou 10 minha mãe brigava comigo, só queria 10 em todas as provas, então para não acostumar eu não me esforçava muito, pq eu tive um irmão ( Airton )que 90% das notas dele eram 10 e minha mãe queria que fosse igual e eu brigava pra não ser igual, falava pra ela que eu não puxei pra ela em acertar 100%, puxei pro meu pai que não precisava tirar só 10 mas acima de 7, mas tinha que estar atento a tudo, como negociador foi 99%, pra mim tava bom, mas João vc lembra que quando éramos crianças nossos pais tinham armazém e todo dia tínhamos que levar alguma coisa pra merenda escolar, nem que fosse 3 batatas, ainda quem pudesse tinha que dar dinheiro pra Caixa Escolar pra fazer uma vaquinha pra comprar material pra quem não tinha condições de comprar, e como era gostosa aquela sopa, enfim antes não tinha nada e ia muito bem, hoje fornece quase tudo e muitos ainda não dão valor e não cuidam do material que lhe foi doado, não todos mas uma grande maioria que só quer saber das obrigações dos outros e os dela não existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe levava marmita pra mim, o material era todo comprado pelos pais. Hoje é um paternalismo só. Na escola estadual ganham um kit com tudo o que precisam. No dia seguinte voce cobra deles uma régua, ou uma cola, já quebrarm, já perderam. Não valorizam nada. É lógico que tem alunos excelentes, conforme já citei, mas uma grande parcela não tá nem aí. Tínhamos respeito pelos nossos professores, e hoje, graças à Deus somos pessoas de bem. Estudávamos bastante, a educação era levada à sério. Acredito ainda que as coisas vão melhorar, mas para isso, a família tem que estar junto.

      Excluir
  8. O problema é mais profundo, a educação na nossa época era mais rígida, porém, muitos dos que a viveram, não valorizando os sacrifícios, acharam que os seus filhos não deveriam passar pelo que passaram, além disso houve também a malfadada revolução feminina, que buscando uma "igualdade" que nunca existiu, não existe, e que não vai poder ser atingida nunca, se encaminhou para uma situação em que afastou as mães da educação dos filhos, além de favorecer aos empregadores, que com um contingente maior de mão-de-obra, reforçado pelas mulheres em busca da igualdade, que devido à lei da oferta e da procura, achatou os salários, já que o excesso de pessoas em busca de emprego desvalorizou os salários. Se antes o salário do marido era suficiente para o sustento da casa, os salários atingiram um patamar que era necessário o marido e a mulher trabalharem para sustento da família. E nem comentei sobre os interesses políticos em que se mantenha boa parte, senão a maioria do eleitorado imerso na ignorância...

    ResponderExcluir
  9. Generalizando até tem fundamento, mas há casos e casos, eu conheço várias mulheres que ganham até menos que homem, mas mulher quando tem caráter e tem seus filhos em primeiro lugar, não há obstáculo que não seja superado, eu conheço mulheres que tiveram uma papel talvez mais importante do que muitos pais e mães juntos e tem seus filhos com um grau de interesse em estudos e necessidade de capacitação que é de se admirar, nunca estudaram em escola particular e sempre estudaram nas escolas públicas de Perdões, a proprietária da Loja Maria Bonita, os filhos dela passaram em várias vestibulares em diversas universidades e federais e estaduais, só com nota dentro do patamar de máxima, a filha tá no último ano de Direito ou já terminou, sei que passou na OAB sem mesmo ter concluído o curso, o irmão Leandro, que alguns aqui o conhecem, desde garoto super informado, co copromissado, hoje conseguiu bolsa de estudo e está na Espanha pra Estudar, e antes que falem alguma coisa ele é super sério apesar da pouca idade, é um garoto com menos de 20 anos que valoriza muito a determinação da mãe em lhe proporcionar uma educação de primeira linha, mulher quando é sozinha tem mais garra que tudo, pode ganhar pouco mas faz deste pouco valer um inteiro, não se garante hoje que pai e mãe juntos darão conta do recado, salvo muitas pessoas sérias que ainda existe por nosso meio. Tem muita mulher que dá conta do recado muito mais que muitos homens por aí, simplesmente pelo motivo de quanto maior o desafio maior a garra..

    ResponderExcluir
  10. Desculpe, mas em nenhum momento eu me referi a mulher sozinha, eu me referi à mulher no geral, e também não me referi às excessões, eu estou me referindo a uma realidade que está bastante explícita na matéria e nos comentários, o caos na sociedade tendo como origem a qualidade da educação (como um todo) não só a educação escolar, mas a familiar e também a social.

    ResponderExcluir
  11. Eu também não falei de excessões, citei um exemplo, o que eu quis dizer relatando uma mulher sozinha, é porque a lição que está falha na sociedade é a que vem de casa em primeiro lugar, portanto se o alicerce da vida já é mal estrutrado tanto faz se a mulher é sozinha ou tem uma parceria, muitas vezes ela sozinha dá mais conta do recado, sendo que se ela é sozinha e tem filhos o compromisso é dobrado, então com um companheiro ou não a independência da mulher é necessária e em muitas vezes são o arrimo da família, o que precisa é as mulheres serem mais conscientes e esta independência para se progredirem e não regredirem na vida, aproveitarem bem das oportunidades que a vida oferece, porque muitas vezes uma boa oportunidade não aparece duas vezes na vida.

    ResponderExcluir