terça-feira, 14 de agosto de 2012

DOIS CONTOS PARA CRESCER

O Carlos sugeriu em um comentário dizendo:
Dois contos para quem quiser crescer como SER:
A lição do prego e O presente devolvido.
Abraços.


Então aí vão só para facilitar a busca:


As marcas

Era uma vez um garoto que tinha um tinha mau gênio, por qualquer motivo ele explodia. Seu  pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, que batesse o prego na madeira da cerca dos fundos da casa. No primeiro dia o garoto havia pregado 37 pregos na madeira da cerca. 
Nos dias seguintes, conforme ia aprendendo a controlar suas explosões de raiva, o número de pregos que ele colocava ia diminuindo. O garotinho descobriu que era mais fácil controlar seu gênio, do que pregar pregos na madeira da cerca. 
Finalmente chegou o dia, no qual o garoto não perdeu mais o controle sobre o seu gênio. Ele contou isto a seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da madeira da cerca, por cada dia que ele fosse capaz de controlar seu gênio. 
Os dias foram passando, até que  finalmente o garoto pode contar a seu pai, que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca. E disse:
---Você fez bem garoto, mas dê uma olhada nos buracos que os pregos deixaram na madeira da cerca. A madeira da cerca nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas, irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importando quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali. Uma agressão verbal é tão má quanto uma física. 
"AMIGOS" são uma joia rara realmente. 
Eles te fazem sorrir e o encorajam a ter sucesso. Eles sempre te ouvem, tem uma palavra de apoio e sempre querem abrir seu coração para você. 
Mantenha isto em sua mente, antes de se irar contra alguém".

e;

O Presente devolvido

Perto de Tóquio vivia um grande samurai idoso que agora se dedicava a ensinar o zen aos jovens. Apesar da sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um guerreiro conhecido pela sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que o seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante.
O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta.
Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo e aumentar sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a ideia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras na sua direção, cuspiu no seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive os seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.
 Desapontados pelo fato de o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram: ---Como é que o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou a sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?
---Se alguém chega lhe oferece um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?
---A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos.

32 comentários:

  1. que meigo!!! E QUEM VAI GANHAR AS ELEIÇÕES?? QUAIS OS PROJETOS DOS CANDIDATOS??? QUEM É O MENINO MAU DA POLÍTICA???QUEM É O SAMURAI?? E QUEM É O MESTRE?? SÓ PRA LEMBRAR QUE ESTAMOS EM ÉPOCA DE POLÍTICA EM QUE VAMOS SELAR NOSSOS DESTINOS POR QUATRO ANOS, NÃO É HORA DE CONTOS DA CAROCHINHA!!!

    ResponderExcluir
  2. EU FUI COM UM AMIGO EM SEU SITIO NA SERRA NEGRA, E ELE DISSE QUE AGORA É UMA "FESTA", VEM A MÁQUINA DE PERDÕES ARRUMA A ESTRADA NUM DIA, E NO OUTRO VEM A MAQUINA DE NAZARÉ E ARRUMA DE NOVO. EH POLÍTICA PARA FAZER MILAGRES EM UMA ESTRADA QUE FICOU ANOS SEM ARRUMAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. ONTEM 15 IGR3EJAS SE REUNIRAM PARA MANIFESTAREM APOIO A CANDIDATURA DO PARTOR ABILIO BARBOSA PARA VEREADOR.
    ELE EXPLICOU QUE NÃO ENTROU NA JUSTIÇA PARA REAVER SEU CARGO, PORQUE SEGUNDO OS ADVOGADOS LEVARIA SEIS MESES SÓ PARA SER APRECIADO O RECURSO, AÍ NÃO ADIANTARIA DE NADA, POIS SEU MANDATO ESTARIA QUASE ACABANDO.

    ResponderExcluir
  4. INDICAÇÕES E PROJETOS APROVADOS PELO VEREADOR AB-ILIO: CRIAÇÃO DO DIA DO EVANGELHO, 21 DE MAIO< LEITURA DA BIBLIA EM ABERTURA DE SESSÕES DE CÃMARA< VERSÍCULO BIBLICO NAS CONTAS DE ÁGUA QUANDO NÃO HOUVER NENHUMA MENSAGEM DE UTILIDADE P[UBLICA PARA A POPULAÇÃO (QUE NÃO VEM SENDO CUMPRIDA)< DIA DA MARCHA PARA JESUS, SEGUNDO DOMINGO DE DEZEMBRO< PARTICIPAÇÕES NOS EVENTOS DA CIDADE< ANULAÃO DE UM PROJETO QUE REVERTERIA TODA RENDA DE ALUGUEL DAS VIAS PÚBLICAS PARA OS BARRAQQUEIROS EM FAVOR DA IGREJA CATÓLICA, INTERVENÇÃO JUNTO AS COMISSÕES CONTRA A CRIAÇÃO DA LEI DO SILENCIO. SÃO PEQUENAS COISAS QUE SÃO MUITO IMPORTANTES PARA NÓS.INDICAÇÃO PARA O TÍTULO DE CIDADÃO PERDOENSE PARA O JABES DE ALENCAR, EMBAIXADOR DA UNESCO E REPRESENTANTE EV. NO CONSELHO JUNTO A PRESIDENCIA DA REPÚBLICA, ENTRE OUTROS INÚMEROS TÍTULOS COM O DE PRESIDENTE DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS DO BOM RETIRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu admiro a união dos evangélicos, apesar de considerar que na política eles são causadores de segmentação, não acho que o político deveria ser eleito para defender somente o seu segmento, ainda mais um político sem noção do quanto foi responsável pelo que aconteceu com a cidade ao permitir que a corrupção tomasse conta, apoiando esse grupo, o que continua a fazer. Quem apoia corruptos, para mim é farinha do mesmo saco, apesar de professar religiosidade. Os eleitores deveriam eleger o candidato independente da sua religião, mais pela vocação política, coisa que pelo que tenho percebido, não é o caso do professor Abílio, atitude mais digna tomou, por exemplo o colega do Abílio, o ex-vereador, católico, Luiz do Haras, que também foi muito criticado por ter apoiado essa mesma politicagem.

      Excluir
    2. Amaurih:
      Sinceramente não entendo assim! Acho normal que qualquer classe, social, religiosa, cor, região e etc..., busque sua representatividade, nada contra! Acredito que isto seja um bom exercício da democracia onde a maioria organizada vence às eleições mesmo não sendo a maioria absoluta. O problema é COMO certas instituições ou grupos fazem para chegar lá! Há os que abrem mão de muito para estar no poder. Esquecem que o poder é exigente, que dá trabalho e requer acima de tudo um serviço para todos e não apenas para os que te elegeram... Conheço muitos dos candidatos e alguns deveriam desistir para não ficar na situação constrangedora de pregar, dizer ou se comprometer com o que sabe que não vai acontecer porque não é assim que pensa e age os que de fato decidem e mandam. Infelizmente há os que preferem a submissão para participar do poder à hombridade de agir com ética e moral... O que me intriga é:
      Como fica ele diante do grupo que representa? O grupo se sente representado sabendo que o eleito infringiu regras de conduta e caráter valiosos a eles? O eleito serve para representar o grupo que ele mesmo desrespeita e trai na busca do poder? Acho que não!!! Sócrates dizia:
      "Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem."
      Quantos ao fim de eleições, sejam quais e para que forem, podem se dizer VITORIOSOS mesmo sem ser eleitos?
      Abraços.















      Excluir
    3. VOCES REALMENTE NÃO CONHECEM O SR. ABILIO BARBOSA.
      AMAURI A SUA OPINIÃO NESTE CASO É PARA NÓS TOTALMENTEE UNDIFERENTE E DISPENSÁVELAS PESSOAS QUE APOIAM O PASTOR, PROFESSOR E PINTOR ABILIO, O CONHECEM MUITO BEM, BÃO ESTÃO ENGANADOS EM COISA ALGUMA,NÓS SABEMOS MUITO BEM DAS LIMITAÇÕES DE UM VEREADOR, PRINCIPALMENTTE SE ELE NÃO COMUNGA DOS MESMOS "IDEAIS" DA MAIORIA. MAS ESTAMOS SATISFEITOS COM O POUCO QUE ELE CONSEGUIU E NÃO ALMEJAMOS NADA ALEM DAQUILO QUE ÉPOSSÍVEL, NEM TEMOS NEM EXIGIMOS NENHUMA PROMESSA FANTASIOSA USADA POR ALGUNS ENGANADORES DO POVO. TEM CANDIDATOS AÍ DANDO PADRÃO DE LUZ, MATERIAL DE CONSTRIÇÃO E PROMETENDO ASFALTAR, FAZER ESCOLA, CRECHES E OUTRAS COISAS QUE NÓS ENTENDIDOS SABEMOS QUE UM VEREADOR PODE NO MÁXIMO FAZER UMA INDICAÇÃO. MAS ENFIM TEM OS TROUXAS QUE ACREDITAM, FAZER O QUE?? O VOTO NÃO É LIVRE??

      Excluir
  5. MACMANAMANN:
    Como não sou um dos grandes leitores da Bíblia usei do que leio. São realmente estórias da "carochinha", fábulas e contos que trazem, para quem entende, LIÇÕES de vida... Jesus falava por parábolas justamente para que entendêssemos a LIÇÃO por Ele dada!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RARARA DANDO O AR DE SUA "REVOLTA"!!!!!14 de agosto de 2012 às 19:57

      ANALIZANDO BEM SEU BLOG ELE ESTA BAIXO DE AUDIENCIA,SÓ EU,DUARTE E O ILUSTRE MORADOR DA CHACARAS NELI,O MACMANAMNN,VEM COMPARECENDO DE MANEIRA FIXA O QUE ESTA ACONTEÇENDO AMAURIH,???CADE O DINANISMO,DENUNCIAS,E O QUE DE FATO ESTA ACONTECENDO,NA NOSSA CIDADE,É SEMPRE ESSE PAPO DE RELEGIÃO.BIGODE RASPADO,MASSEI,DA AREIA,~CALÉ,KKKMENTOR,ETC E TAL QUERO NOVIDADES!!!!!!!!!!!!!!!!!!CHEDA DE BLABLA

      Excluir
    2. Ô CARLOS ENTENDA O QUE EU ESTOU QUERENDO DIZER, NADA CONTRA AS FÁBULAS E ESTORINHAS QUE NOS LEVAM A TIRAR ALGUMAS LIÇÕES DE VIDA, A MINHA CRÍTICA E QUE EU ACHO QUE ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO DELICADO, ONDE VAMOS RESOLVER A VIDA DA NOSSA CIDADE QUE DEVERÍAMOS ESTARMOS EMPENHADOS EM DISCUTIR ESSE ASSUNTO DE MANEIRA SAUDÁVEL PARA CHEGARMOS A UM DENOMINADOR COMUM DO QUE SERIA MELHOR PARA A NOSSA COMUNIDADE NESTE MOMENTO.

      Excluir
    3. Ô MACMANAMANN entendi! Daqui pra frente sem paródias e estórias da carochinha que deixam suas marcas nas tábuas da vida ou nos faz trazer o presente que tentamos dar...
      Abraços.

      Excluir
  6. GOSTEI QUE O SENHOR TAMBEM DEFENDE QUE TENHA OS REPRESENTANTES DAS COMUNIDADES EM GERAL,É CLARO QUE UM VEREADOR TEM QUE DEFENDER OS INTERESSES DE TODOS NAQUILO QUE É COMUM A TODOS, EX: EDUCAÇÃO, SAIDE.SEGURANÇA, AGUA LUZ, ASFALTO, SANEAMENTO, LIXO,E ETC. MAS TEM COISAS QUE SÃO DE INTERESSE SÓ DAQUELA COMUNIDADE: UM VEREADOR CATÓLICO TÁ NEM AÍ PRA MARCHA PRA JESUS, CULTO NA PRAÇA, ASSIM COMO UM VEREADOR EVANGÉLICO TÁ NEM AÍ PRA PROCISSÃO, NOVENA E ET. SÓ PRA DAR ALGUNS EXEMPLOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MACMANAMANN:
      Acho que a principal função dos vereadores é a de fiscalizar! Não só a roubalheira, mas o funcionamento da coisa pública. Sabemos que aqui quase nada funciona direito, está tudo a Deus dará e os "nobres" agem como se não fosse com eles!!!
      Quanto ao vereador católico que não está nem ai para um evento evangélico, assim como um evangélico que não está nem ai para um evento católico, AMBOS me dizem que não estão nem ai pra nada que não seja do interesse de sua religião! Então que se tornem padres ou pastores e deixem a POLÍTICA para os que pensem nos que são diferentes dele! Senão para cada "fatia" do eleitorado teremos que ter um representante, e isto é loucura.
      Abraços.

      Excluir
    2. MAS UMA VEZ O SENHOR NÃO SEGUIU MEU RACIOCÍNIO, O WUE EU QUERO DIZER QUE TEM ASSUNTOS QUE DIZEM RESPEITO EXCLUSIVAMENTE A ESTA OU AQUELA COMUNIDADE E QUE NÃO SERIA DE INYTERESSE DA OUTRA, DEU PRA ENTENDER AGORA???OU O SENHOR ACHA QUE UM VEREADOR EVANGÉLICO TEM QUE SE ENVOLVER COM ROMARIAS, OU UM CATÓLICO ORGANIZAR UMA MARCHA PRA JESUS??? EXISTEM MUITOS OUTROS ASSUNTOS QUE SÃO DE INTERESSE COMUM A TODOS!!!

      Excluir
  7. HOJE O SR. ERIMAR MANDOU ALARDEAR PELAS CHÁCARAS NELI E ADJACENCIAS QUE HAVERIA UMA GRANDE REUNIÃO A NOITE NA RUA HORTENCIA. A REUNIÃO TEVE MAS COM MEIA DUZIA DE PESSOAS, AFINAL NINGUEM CONSEGUE ANDAR NESSA ESCURIDÃO PARA IR A COMÍCIO DE QUEM QUER QUE SEJA. DA MINHA CASA PUDE OUVIR O SR EDU DIZER QUE PEGOU 180.000 PARA ASFALTAR A PARTE BAIXA DA CHÁCARA NELI E QUE RECEBERÁ MAIS 180.000 PARA ASFALTAR O RESTANTE, FOI SÓ O QUE PUDE OUVIR, AFINAL A NOVELA ESTAVA MAIS INTERESSANTE DE ASSISTIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MACMANAMANN:
      Pegar, ele (Edu Massei) pegou um monte! O problema é que nada ou muito pouco fez, mas jcha,jcha vai fazer... É só passar as eleições!!!
      Abraços.

      Excluir
    2. O QUE É A VIDA SEM UMA BRINCADEIRINHA??? OS CANDIDATOS QUE ENCONTRO ACHAM LEGAL AS PARÓDIAS??? HOJE O PA ESTEVE AQUI EM MINHA CASA,ATÉ COLOQUEI UM BANNER DELE E AVISEI QUE VOU CCOLOCAR DO ABILIO TAMBEM.

      Excluir
    3. Ih! Macmanamann, tem gente que não vai gostar...

      Tem gente que tem motivos mais do que fortes para querer que esse grupo continue à frente da administração da cidade, porque é muita sujeira para esconder, é muita maracutaia para se achar "desculpas"...

      Excluir
    4. E se qualquer outro ganhar é praticamente impossível explicar o que está acontecendo de verdade, por detrás da mentiraiada... E olhe que pessoas que eram da mais alta honradez cairam na lábia dos estelionatários que apareceram travestidos de políticos, caíram no conto do "vigário" e infelizmente vão ter que pagar... Conversando com algumas pessoas sobre o assunto eles demonstraram dó, pena, dos envolvidos... Eu não consigo ter esse sentimento, pois não foi por falta de aviso que eles entraram nessa, não é de hoje que nós estamos falando, escrevendo, cutucando, apontando, passando por exagerados, passando por mentirosos, passando por iguais, sendo desqualificados, sendo comparados através de distorções, de mentiras, de armações, e mesmo assim tentando mostrar com que tipo de gente eles estavam se envolvendo... Agora é tarde... O prejuízo que os mentores disso tudo estão causando para a cidade, infelizmente não se mede somente em dinheiro, mas roubaram coisa de muito mais valor que dinheiro, roubaram a dignidade de pessoas que eram tidas na mais alta conta pela sociedade... Isso é triste, aí eu também tenho uma ponta de dó, mas pela cidade, não por eles...

      Excluir
    5. DE QUEM ESTÃO FALANDO? PODERIA DAR NOMES? OU É SÓ PREGO NA CERCA???

      Excluir
  8. OIVI DIZER QUE UM CANDIDATO CHAMADO SAULO EM ATIBAIA, DOOU UMA CAM ORTOPÉDICA A UM NECESSITADO, UM GESTO MUITO NOBRE MAS CONTRA ALEI. O BENEFICIADO POSTOU NO FACEBOOK OS SEUS AGRADECIMENTOS NA MAIOR DAS INOCENCIAS, E O MOÇO TEVE O REGISTRO CASSADO. SEGUNDO O CANDIDATO QUE ME DEU ESSA INFORMAÇÃO, NÃO SE PODE DAR NEM UMA BOLACHINHA NOS COMITÊS, SÓ CHÁ E CAFÉ E OLHE LÁ. ENTÃO PESSOAL QUE ESTÃO RECEBENDO PADRÕES DE LUZ, CAMISETAS E OUTROS BRINDES, NÃO AGRADEÇAM NAS REDES SOCIAIS, POIS PODEM PREJUDICAR SEUS BENFEITORES.

    ResponderExcluir
  9. atenção senhores candidatos, se é contra a lei doar até bolachinha, então deve ser contra a lei tambem levar bebidinhas e carninhas para fazer churrasquinhos nas casa dos eleitores...só quero ver esses mesmos candidatos visitando esses mesmos eleitores depois que ganharem ou perderem as eleições. (se é proibido vender o voto, deve ser mais proibido ainda comprar,e agradecer então, nem pensar! tudo deve ser como estão fazendo, por debaixo dos panos!)

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber quando é que os candidatos vão começar a pedir nossos votos ao inves de tentar comprar!?!?!?
    enquanto alguns deles estiverem por aí pregando "certezas de trabalho" para uma próxima gestão, porque é que não aproveitaram essa que está se encerrando para mostrarem que foram bons, e que merecem ser reeleitos?!?!?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. c.o.:
      Ótima pergunta!!! Tanto que a replico:

      "enquanto alguns deles estiverem por aí pregando "certezas de trabalho" para uma próxima gestão, porque é que não aproveitaram essa que está se encerrando para mostrarem que foram bons, e que merecem ser reeleitos?!?!?!?"
      (C.O.)

      Alguém do já, jcha, jcha, jcha...Deixa pro ano que vem, e a "vereadorada" pode responder???
      Abraços.

      Excluir
  11. C.O., ou seja lá quem for...
    Não sei se mora na cidade, não sei quem é, mas sei que se não recebeu vai receber as visitas dos candidatos que vão pedir o seu voto, tem candidatos que tem a moral de pedir, espero que os atenda com hospitalidade e respeito.

    ResponderExcluir
  12. NINGUÉM MERECE CERTEZA DE TRABALHO ! FICOU O TEMPO TODO ENROLANDO
    NA CÂMARA ! AINDA QUER QUE POVO TENHA CERTEZA DA INCERTEZA ! ESTE
    LEMA JÁ ESTA BATIDO! QUEREMOS PESSOAS COM NOVOS PROPÓSITOS TANTO NO EXECUTIVO E LEGISLATIVO !

    ResponderExcluir
  13. Eu já tenho preocupação com "novos propósitos"a pois já tivemos experiência de "novos propósitos" que não tinham ligação com a cidade e com o seu povo, quiseram nos enfiar guela abaixo outras realidades, quiseram transformar a cidade uma Moóca piorada. E agora? Vila Guilherme??? Ou o quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas se não experimentarmos os novos propósitos, como é que vamos saber se são bons ou não?! vamos ficar apostantando no antigo, só pq um dia ele deu certo?

      Excluir
    2. Nada contra, C.O., você é livre para fazer a sua escolha.

      Excluir
    3. Mas fico contente por ter boas alternativas para que o povo de nossa cidade possa escolher com tranquilidade, novos propósitos ou alguém que "deu certo" e que por isso, se eleito, é certeza de que o que está aí não tenha continuidade.

      Excluir
  14. E O PROCESSO QUE ESTOUROU NA CIDADE, ATRAVÉS DE AÇÃO JUDICIAL, ACP PROPOSTA PELA PROMOTORIA DE NAZARÉ PAULISTA CONTRA TRÊS MEMBROS DO FUNDÃO DOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS, QUE EM 2005 A 2008 DERAM UM PREJUÍZO AO FPS NO VALOR DE APROXIMADAMENTE 1.100 MILHÃO DE REAIS, E TÁ TODO MUNDO QUIETO. E AÍ SEU PREFEITO CANDIDATO, COMO FICA? VAI DISPENSAR DOS QUADROS ESSES "BENFEITORES" DO DINHEIRO PÚBLICO E DO DINHEIRO DOS FUNCIONÁRIOS. FALA AÍ MEU..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo:
      Esquece... Alguns destes já estavam envolvidos naquele processo das festas, que está sob segredo de justiça, e não aconteceu absolutamente nada... Nem uma "sindicânciazinha" para fazer de contas que estão tomando alguma providência... Sabe como é:
      RABOS PRESOS.
      Abraços.

      Excluir