quinta-feira, 16 de agosto de 2012

AULA DE DIREITO E DE CIDADANIA


Uma manhã, quando nosso novo professor de "Introdução ao Direito" entrou na sala,
a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:
- Como te chamas?
- Chamo-me Juan, senhor.
- Saia de minha aula e não quero que voltes nunca mais! - gritou o desagradável professor.

Juan estava desconcertado.
Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu suas coisas e saiu da sala.
Todos estávamos assustados e indignados, porém ninguém falou nada.

- Agora sim! - e perguntou o professor - para que servem as leis?...
Seguíamos assustados porém pouco a pouco começamos a responder à sua pergunta:
- Para que haja uma ordem em nossa sociedade.
- Não! - respondia o professor.
- Para cumpri-las.
- Não!
- Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.
- Não!!
- Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?!
- Para que haja justiça - falou timidamente uma garota.

- Até que enfim! É isso... para que haja justiça.
E agora, para que serve a justiça?
Todos começávamos a ficar incomodados pela atitude tão grosseira.
Porém, seguíamos respondendo:
- Para salvaguardar os direitos humanos...
- Bem, que mais? - perguntava o professor.
- Para diferençar o certo do errado... Para premiar a quem faz o bem...
- Ok, não está mal porém... respondam a esta pergunta:
agi corretamente ao expulsar Juan da sala de aula?...
Todos ficamos calados, ninguém respondia.
- Quero uma resposta decidida e unânime!
- Não!! - respondemos todos a uma só voz.
- Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?
- Sim!!!- E por que ninguém fez nada a respeito?
Para que queremos leis e regras
se não dispomos da vontade necessária para pratica-las?

- Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar
quando presenciar uma injustiça. Todos.
Não voltem a ficar calados, nunca mais!

- Vá buscar o Juan - disse, olhando-me fixamente.

Naquele dia recebi a lição mais prática no meu curso de Direito.
Quando não defendemos nossos direitos
perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia.

49 comentários:

  1. AMIGO, NÃO COBRE NADA DESTE JORNALISTA...ESQUECE QUE ELE É JORNALISTA DA CÂMARA, OUTRA QUE TAMBEM NÃO ESTÁ NEM AÍ POR TUDO O QUE ACONTECE NA CIDADE?!?!?! DEPOIS DO EMPREGO, ESSE SUPOSTO JORNALISTA QUE SE FINGIA DE PREOCUPADO COM TUDO, AGORA A SUA MAIOR PREOCUPAÇÃO É ELEGER O P.A., OU SEJA, JUNTAR O "MAMÃO COM O AÇUCAR"!!!

    ResponderExcluir
  2. Quem estão fazendo tudo para se eleger seus adversários são vocês mesmos, eu continuo preocupado com tudo e buscando fazer a minha parte, e vocês? Estão preocupados em me desqualificar.

    Desqualificar os outros é a principal estratégia do seu bando. Talvez até para justificar a merda que vocês fizeram e que está fedendo cada vez mais forte.

    ResponderExcluir
  3. C.O.:
    Imagino que você tenha razão quanto ao voto do Amauri! Espero que sim. Mas o "mamão com açucar" foi/é o que se viveu/vive no (des)governo Calé/Edu Massei... Alguns dos empanturrados/lambuzados pela tal mistura estão tendo uma digestão difícil na Justiça e já tem gente rolando até nas areias do rio Atibainha... Tudo com muita "dignidade"...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. COMEÇOU A TEMPORADA DOS PREGOS NA CERCA. É SÓ GENTE COM MARTELO PREGANDO, QUERO VER SE QUANDO ARRANCAREM OS PREGOS ALGUEM VAI CONSEGUIR TAPAR OS FUROS.

    ResponderExcluir
  5. ACABEI DE ME INFORMAR COM PESSOA LIGADA A UM DOS SERVIDORES "SUPOSTAMENTE ENVOLVIDO", E ME PASSARAM O SEGUINTE: HAVIA UMA LEI QUE OBRIGAVA OS FUNDOS A PLICAREM EM AÇÕES, O QUE SE QUESTIONA É QUE ESSAS AÇÕES TERIAM SIDO VENDIDAS A PREÇO BAIXO, INVESTEGANDO OS DOCUMENTOS VERIFICA-SE QUE NÃO FOI CAUSADO NENHUM PREJUÍZO AO REFERIDO FUNDO, SÓ QUE ESSES DOCUMENTOS ESTÃO SENDO ENCAMINHADOS PARA FICAR PROVADO PRETO NO BRANCO.
    COMO PODEM VER SÃO SÓ PREGOS ENFIADOS NA CERCA. DE UM DOS SERVIDORES FOI EMBARGADO A MILIONÁRIA QUANTIA DE DEZ REAIS, RIDÍCULO, NÃO???


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MACMANAMANN:
      Releia a estória da carochinha "Lição do Prego", parece que você não a entendeu... O processo que corre contra este servidor, e outros, não é uma questão de mau ou bom gênio da Justiça, nem de MENTIRAS ou PALAVRAS ditas na hora da raiva! Não! Preste atenção ao que diz a denúncia, o Amauri destacou o fato de ser "só suspeições"... Quanto aos valores bloqueados, bem cada um tem o que pode e/ou quer nas suas contas bancárias. O que chama a atenção é o pouco bloqueado em relação ao total do suposto rombo, apesar que sabemos (quem acompanha o blog e a vida pública da cidade) que alguns dos envolvidos já tinham bens e contas bloqueadas no outro processo(Improbidade do Calé)...
      Na vida MACMANAMANN nem tudo são "pregos"! Há as verdades e as facadas nas costas, a primeira deixa sim suas marcas, mas são marcas da VERDADE, já a segunda...
      Abraços.

      Excluir
  6. O DIA QUE O SENHOR PROVAR ALGUMA COISA RELATIVO A ESSE FATO, O SR. PODE TRIPUDIAR A VONTADE, QUE EU VOU FICAR CALADINHO, MAS POR ENQUANTO É SÓ A SUPOSTA VERDADE, QUE DEPOIS DE PROVADO O CONTRÁRIO EU ESPERO QUE O SR. VENHA A PUBLICO SE DESCULPAR. PORQUE EU TENHO A OMBRIDADE DE ME DESCULPAR QUANDO COMETO ALGUMA INJUSTIÇA COM MINHAS PALAVRAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MACMANAMANN:
      Me desculpar! Do que? Entendo perfeitamente tua posição Macmanamann e acredite, também lamento o envolvimento de certas pessoas, não apenas neste caso (Fundão) mas nos outros (Festas-Calé) e (Areia-Edu Massei)! Mas entenda que NÃO SOU EU quem APONTA INDÍCIOS DE ILÍCITOS e não fiz DENÚNCIA alguma! Tudo está na JUSTIÇA e será ela, após investigações e as devidas explicações de TODAS AS PARTES, que dirá quem (se é que há ou houve) tem culpa! Portanto só comentei uma denúncia pública, que novamente envolve nomes de pessoas (Não as citei) que sempre tive como de bem por conhecer a ele(a)s, ou suas famílias, e só posso LAMENTAR que esta "administração" tenha envolvido ou levado estas pessoas ao mundo das improbidades, desvios e roubos, tenham ou não elas participado conscientemente dos fatos... Quanto a ver você pedindo desculpas, sinceramente, nunca as vi! O que vejo é você justificando tuas indiretas e "cutucadas" (ofensas?) como "parodias", brincadeiras ou informações do tipo:
      "Ouvi dizer","Me falaram ou contaram", Tudo muuiiitttoooo menos comprovado do que o(s) processo(s) que cito aqui para corroborar minhas INFORMAÇÕES. Estão todas ai! PROVADAS E COMPROVADAS e não retiro uma única letra do que tenho escrito e assinado com MEU NOME.
      Abraços.

      Excluir
    2. NÃO CONSUDERO AS PARÓDIAS UMA OFENSA, É APENAS BRINCADEIRAS OU CRÍTICAS BEM HUMORADAS. GRANDES HUMORISTAS USAM DA SUA ARTE PARA FAZER CRÍTICAS E ATÉ GRANDES CARTUNISTAS. OS CANDIDATOS COM QUEM FALEI, NENHUM CONSIDEROU OFENSA E ATÉ ELOGIARAM. SE ALGUM SE SENTIR OFENDIDO, EU ME DESCULPO SIM. SR. CARLOS, MEU NOME ESTÁ ESCANCARADO AÍ NAS REDES SOCIAIS, MACMANAMANN É UM NOME ARTÍSTICO.

      Excluir
    3. O POUCO QUE PUDE VER DO PROCESSO(O RESTANTE QUE TENTEI PESQUISAR ME EXIGIA UMA SENHA0diz que não há nem uma audiencia futura para o caso e não tem nenhuma condenação pra ninguem, bom eu não interpreto direito esses assuntos jurídicos.

      Excluir
    4. Nada contra as paródias Macmanamann, só que a cidade está escolada com as mentiras e distorções que um bando de espertalhões espalha sobre seus adversários, para levarem as suas vantagens, e então, sendo paródias ou textos, comuns, músicas ou desenhos, se forem baseadas nessas mentiras não passa de meio da Rede Boca Mole divulgar as suas fofocas para confundir o eleitor. Se você não vê assim eu sinto muito, mas está tendo a sua arte usada para que esse povo atinja os seus objetivos nefastos. Nós não estamos combatendo a paródia, estamos combatendo a paródia recheada de mentiras, só isso...

      Excluir
    5. Eu tive acesso ao processo na íntegra e resta comprovado que as empresas que venderam as "Notas do Tesouro Nacional - Série B" - (NTN-B e NTN-C) a preços artificiais, acima do valor de mercado, quem comprou, o Fundo de Previdência do Município terá que explicar essa negociação, só isso. São responsáveis pela explicação o presidente e o tesoureiro do Fundo e a tesoureira da Prefeitura. Se não houve responsabilidade por parte desses responsáveis, ótimo. Agora, que não houve dano ao erário, ou prejuízo ao Fundo, isso precisamos ver, e alguém vai ter que mostrar.

      Excluir
    6. AMAURI NÃO HOUVE MENTIRAS NAS MINHAS PARÓDIAS, SÓ BRINQUEI COM FATOS QUE JÁ CIRCULAM POR AÍ, NÃO INVENTEI NADA, E NÃO TEVE TENDENCIOSIDADE UMA VEZ QUE PARODIEI OS TRES CANDIDATOS CONSIDERADOS MAIS FORTES, SÓ NÃO FIZ NADA DOS OUTROS DOIS PORQUE NEM SEI QUAL A MÚSICA QUE ELES ESTÃO PARODIANDO, PELO MENOS POR AQUI, NUNCA TOCARAM.

      Excluir
  7. SR MAC EU SOU SERVIDORA PUBLICA DO MUNICIPIO E ESTOU PREOCUPADA
    SIM COM ESTE ASSUNTO. A FINAL NINGUEM DENUNCIOU FOI NO BANCO CENTRAL QUE DESCONFIOU DAS COMPRAS DE AÇÕES.EU ESPERO QUE O FUNDÃO NÃO FIQUE NO PREJUIZO AFINAL O NOSSO FUTURO É RECEBER APONSENTADORIA COM ESTE DINHEIRO DESCONTADO TODOS OS MESES NO SALARIO DOS SERVIDORES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM DESSES SERVIDORES QUE IRÃO APOSENTAR EM 3 ANOS,ENTÃO ELE IA DAR PREJUIZO SABENDO QUE DESSE FUNDÃO DEPENDE O SEU FUTURO????

      Excluir
    2. Eu não sei o tipo de "convencimento" a que foram submetidos quando, em conjunto, resolveram praticar essa negociação. Na época eles podem ter "achado" que seria um bom negócio, como realmente era, para quem, para qual dos lados envolvidos nós estamos vendo agora, alguns espantados, e alguns não tanto, já que sempre conheceram a verdadeira índole do chefe do executivo, na época, e a permissividade que passou a imperar. Eu só estou esperando a atitude dos envolvidos em relação aos servidores, já foi marcada alguma reunião? Já foram convocados para as devidas explicações oficiais?

      Excluir
    3. AMAURIH, OS FUNCIONÁRIOS DA CÃMARA TAMBEM SÃO REGIDOS PELO MESMO SISTEMA??? SE FOR V.PODE CONVOCAR UMA REUNIÃO PARA AS DEVIDAS EXPLICAÇÕES. SE OS DEMAISS FUNCIONÁRIOS NÃO PEDIRAM, ELES DEVEM TER SUAS RAZÕES.

      Excluir
    4. Os funcionários da Câmara são regidos pelo Sistema Estatutário, só que a iniciativa da convocação dessa reunião deveria partir da diretoria, do Conselho e não dos servidores, que estão, pelo que sei, se articulando e querendo saber os detalhes da Ação.

      Excluir
    5. ok! certamente apirarão tudo e tomarão as devidas providencias que se acharem necessárias!!!

      Excluir
    6. Desculpe Macmanamann
      Mas dessa vez não consegui decifrar a mensagem. Seria "apurarão"?

      Excluir
    7. SIM, É APURARÃO, É QUE ESTOU FAZENDO TRATAMENTO DAS VISTAS E COMETO MUITOS ERROS DE DIGITAÇÃO E MAIS ALGUNS DE PORTUGUÊS.RSRSRS

      Excluir
  8. Ninguém aqui no Blog tem que provar nada, as provas já estão no processo, quem tem que provar alguma coisa são os envolvidos, se provarem que não houve dano aos cofres públicos, através do Fundão, ótimo. Porque se não provarem só vão ter que ressarcir os prejuízos que foram calculados pela Justiça em mais de R$ 1.111.000,00. O fato de não ter encontrado nada nas contas dos envolvidos não prova muita coisa, pode ser que prove que alguns mais espertos já estavam esperando a bomba e se precaveram achando outros rumos para os próprios bens, pois é muito estranho a gente ver gente muito bem sucedida em venda e compra de imóveis sem nenhum dinheiro nas contas bancárias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amaurih:
      Não vou dizer que devemos PROVAR o que dizemos aqui, mas devemos COMPROVAR porque o dizemos... Isto é:
      No mínimo deveríamos demonstrar quais são os indícios e qual a lógica que nos levou à aquela conclusão.
      Abraços.

      Excluir
  9. E SE PROVAREM(ARRANCAREM OS PREGOS), QUEM VAI TAPAR OS BURACOS DEPOIS?????

    ResponderExcluir
  10. Macmanamann
    Esses pregos especificamente não foram pregados por nenhum de nós. Eles mesmos pelos seus motivos e levados por suas consciências pregaram os pregos, se ficar algum buraco, não vai ser de responsabilidade de ninguém que tomou conhecimento da ação.

    ResponderExcluir
  11. Época de eleição é uma palhaçada,o Sr Prefeito resolveu mostrar serviço aqui no Alpes Bom Jesus,faz 1 semana que caminhões e máquinas estão trabalhando,só não consegui entender PORQUE SÓ COLOCARAM TUBOS NA FRENTE DA CASA DO ERIMAR???Será que alguém pode me responder,o IPTU dele é mais caro do que dos outros???? Engraçado também é ver o quantos tem oportunistas nessa época,todos sabem das necessidades do bairro,NUNCA ninguém fez nada pelo bairro e agora aparecem 5 candidatos a vereador só aqui no Alpes não é incrível isso, e o engraçado é que ninguém bateu aqui na porta e mostrou seu plano de trabalho ai fica CLARO porque essas pessoas querem uma "boquinha" de vereador. Abraços

    ResponderExcluir
  12. A.B.J.,SE NINGUEM BATEU NA SUA PORTA "AINDA", PODE ESPERAR QUE ELES AINDA VÃO BATER, E COMO DISSE O AMAURIH, TRATE-OS BEM COM RESPEITO E EDUCAÇÃO, POIS PODE SER A ÚLTIMA VEZ NESSES QUASE 4 ANOS E 1/2 QUE VC VAI VER UM BICHO DESSE NA SUA PORTA, PQ DEPOIS QUE ELE SE ELEGER OU REELEGER, ELE SÓ VAI REAPARECER NA SUA HUMILDE RESIDENCIA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. ESSA BOQUINHA QUE ELES QUEREM É A MELHOR COISA P/ AQUELES QUE NADA QUEREM...

    ResponderExcluir
  13. C.O.
    Não julgue a todos por tipos como você. Não é porque você é gente dessa qualidade, que todos são. Não é porque você é afeito a "boquinhas" que todos os candidatos o sejam, porque nós temos que ter gente de todo o tipo disputando as eleições inclusive os que reconheçam a importância e a necessidade de ter gente de bem zelando pela cidade. E creia, não são todos iguais a você...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais aqui no Alpes esta complicado viu Amaurih olha os candidatos: João Márcio, Marcelo da ONG, Henrique do Colégio B.J., Erimar da Viação e Tuca, seja sincero Amaurih, TA FEIO.

      Excluir
    2. Com certeza Sr. Amaurih não são todos iguais a mim...Primeiro pq nunca participei de nenhuma falcatrua ligada a nenhum grupo... (nem do lado bandido, nem do lado "bom", esse que vc defende, pois engana o senhor, se pensar que desse lado não cometem falcatruas tambem...nunca obtive favores de ninguem a não ser do meu próprio suor. Se eu fosse mesmo alguem com essa índole que o senhor imagina que eu seja, seríamos colegas de trabalho, pois não sou eu que consegui uma BOQUINHA na CÂMARA... Pense o que quiser de mim, mas me explique primeiro pq é que o irmão do P.A. e o seu primo P.E. sairam candidatos do SR. SERGIO, e não do Paulo? Essas são as minhas dúvidas p/ que eu possa continuar votando no P.A.(Sem essa dúvida, o senhor com essa sua arrogancia continua sendo a última restrição do meu voto ser totalmente em favor do Paulo, que pra mim foi,e continua sendo o melhor p/ a cidade)( não se consegue votos por imposição...A humildade ainda é o único caminho, e nesse ponto, o senhor,como cabo eleitoral ferrenho do P.A. tem cometido muitas faltas.)

      Excluir
    3. Não me venha com as suas ideias e concepções senhor ou senhora "C.O." eu tenho o direito de achar o que eu quiser a respeito de você, já que não conheço a sua identidade.
      Ao contrário do que você pensa, equivocadamente, devo ressaltar, pois você julga os outros por si, em nenhum momento eu declarei lado político, apesar de ter minhas preferências, quem deduz o partido das pessoas é você, pois eu não estou nem aí para partido, mas também estabeleço o lado das pessoas, pois no meu modo de ver apesar dos partidos as pessoas tem lado, o lado certo e o lado errado, o lado do bem e o outro lado, e eu tenho a minha concepção de preferência de lado, eu prefiro o lado dos que têm consideração pela cidade, muito mais do que por si próprios.

      Isso de você achar que eu consegui uma "boquinha" na Câmara é típico das pessoas da sua laia, eu já tive oportunidades de aceitar o que você aceitaria, pois pelo que coloca deixa claro o seu caráter, só que aprendi a nunca aceitar o que não seja sagrado, e não me vendi a "boquinhas" ou a qualquer favorecimento. Eu sei que você considera as pessoas que fazem o que eu faço, como trouxas, e eu sou trouxa, mas sou feliz... O meu lado, cara, é o lado que não se submete a "boquinhas", e que por isso tem a moral de colocar o pensamento, com a certeza e a ausência de qualquer receio de ser questionado sobre a credibilidade do que está sendo colocado.
      Mesmo não precisando admitir de que lado esteja, já admitindo que estou do lado do que for justo e honesto, posso explicar que o Paulo Sebastião e o Luiz do Afonso saíram do lado do Sérgio porque eles são políticos e indivíduos que têm a liberdade de escolher de que lado poderiam sair, ninguém os obriga sair de lado especificado. Por opção o Partido do qual o Paulo Sebastião é presidente e que obtém maioria da Comissão Provisória, resolveu apoiar o candidato Sérgio do Alpes, o Luiz foi voto vencido e teve que aceitar a decisão da Comissão Provisória. O Paulo Sebastião sofreu a influência da família e de lideranças do Partido como o vereador Ricardo Bruno, para não se aliar ao grupo do seu primo Paulo Afonso, teve os seus motivos e teve a liberdade de escolher. Só isso. Nada de mais. Nada de esquemas como os que você está acostumado a participar ou no mínimo a defender, como agora o faz...

      Note, "C.O., que realmente não pertenço ao lado que você defende, e o lado que eu defendo tem muita gente e candidatos, eu sou do lado que respeita adversários, e sou totalmente contra tudo o que for do outro lado.

      Excluir
    4. O AMAURI QUANDO SE TRATA DE ADVERS[ÁRIOS POLÍTICOS QUE SAIRAM EM DETERMINADA COLIGAÇÃO, ELE JÁ VAI ACUSANDO DE BANDO E TODO AQUELE PALAVREADO QUE ELE USA. QUANDO SE TRATA DE AMIGOS SEUS AÍ SÃO VOTOS VENCIDOS, COLIGAÇÕES HONESTÍSSIMAS E ETC. E TAL. EU EXPLICO O QUE ACONTECCE: AS PESSOAS NÃO PODEM MUDAR DE PARTIDO DE UMA HORA PARA OUTRA, E SE NA UKTIMA HORA O SEU PARTIDO SE COLIGA A OUTROS, ELE SIMPLESMENTE É OBRIGADO A SAIR POR ESSA COLIGAÇÃO, A OUTRA OPÇÃO É FICAR SEM LEGENDA E NÃO CONCORRER AO PLEITO. NÃO TEM ESSA DE LIBERDADE DE ESCOLHA, É PRATICAMENTE OBRIGATÓRIO A NÃO SER QUE V. TENHA A MAIORIA DOS VOTOS DO PARTIDO.AGORA NUMA COLIGAÇÃO QUE NÃO VAI TER NEM MIL VOTOS COMO VÃO ELEGER O PE E O LG.???? ENFIM CADA UM É OTIMISTA A SUA MANEIRA, O PT TEM CERTEZA QUE VAI TER 3 MIL VOTOS, EU ACHO QUE NÃO TERÃO NEM MIL.

      Excluir
  14. Está complicado em todo o lugar do Brasil, enquanto a gente continuar com essa campanha de denegrir a política e o político, mais complicado vai ficar, é preciso ressaltar a importância da política como ciência para que pessoas de bem não fiquem constrangidas de participar diretamente do processo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente por isso que o cargo de vereador e prefeito deveria ser PROFISSIONAL e não AMADOR, deveria ter curso pra isso, não um cursinho de 1 mês e sim um curso de 2 anos no mínimo, onde os pré-candidatos aprenderiam as leis e direitos do cidadão,educação moral e cívica, etc. ai sim a política seria tratado como ciência e não como um "circo". Abraço

      Excluir
    2. V. NÃO DENIGRE ADVERSÁRIOS AMAURI???POIS V, SE REFERE A ELES COMO BANDOS, BANDIDOS, LADRÕES. NÃO VEJO OUTROS ALEM DE V. E O CARLOS USANDO ESSES TERMOS.

      Excluir
    3. EU CONCORDO COM O A.B.J., DEVERIA TER UM CURSO BÁSICO DE BACHAREL EM POLÍTICA PARA VEREADORES, PARA PREFEITOS UM CURSO COMPLETO DE BACHAREL EM POLÍTICA, E DOUTORADO PARA DEPUTADOS GOVERNADORES, E POS-DOUTORADO PARA DEPUTADOS FEDERAIS, SENADORES, E PHD PARA PRESIDENTE. NÃO É ASSIM NA VIDA?? EM QUE TEMOS QUE TER SEGUNDO GRAU E INFORMÁTICA ATÉ PRA SER GARI? (NADA CONTRA SER GARI)

      Excluir
    4. MACMANAMANN:
      Dá para mostrar onde usei tais termos? Se os usei foi porque ouvi falar, fiz uma parodia ou brincadeira e até, quem sabe, um certo blogueiro escreveu... Aceito desculpas...
      Quanto ao que diz A.B.J., parece lógico mas não é! Se fosse assim o Lula NUNCA chegaria a presidência do Brasil e o Collor/Sarney teriam sido exemplos de governo!!! Enquanto o ELEITOR não se conscientizar que POLÍTICA é coisa para todo dia, vamos continuar a conviver com políticos sem caráter, já que poucos (quase ninguém) acompanha a vida dos candidatos (pelo menos o seu) e acabam votando só com as "informações" do momento (campanhas). Sem querer ser cartesiano, já que o feeling parece que também confirma, acredito que os iguais se ajuntam... Isto é:
      Quem se junta aos sem caráter, sofre da falta de caráter, assim como os de caráter buscam outras pessoas de caráter! E como aprendi na escola:
      Amigo do meu inimigo é ???
      Abraços.

      Excluir
    5. VOCE É MAIS EDUCADO, PRA CHAMAR ALGUEM DE LADRÃO NÃO PRECISA USAR A PALAVRA LITERALMENTE EXISTE OUTROS TERMOS MAIS APROPRIADOS.

      Excluir
    6. EX> DEU PREJUIZO AO ERÁRIO PÚBLICO- LADRÃO
      COMETEU IMPROBRIDADE ADMINISTRATIVA- LADRÃO
      SUPERFATUROU OBRAS PÚBLICAS- LADRÃO
      FEZ LICITAÇÃO FRAUDULENTA- LADRÃO
      NNÃO ESTOU DIZENDO QUE FALOU ISSO SÓ DANDO EXEMPLOS.

      Excluir
    7. Não adianta fazer comparações, de governo de sicrano e de fulano a "novela" do MENSALÃO esta ai todo dia na TV, o governo do PT ou do senhor LULA foi o que mais roubou, vai dizer que é mentira?! Tem um post do Amaurih que diz o quanto ele foi "favorecido" no seu período de governo. Acredito que o nível de vereadores e prefeitos seria bem melhor do que temos hoje. Abraços

      Excluir
    8. MACMANAMANN:
      Entendo, mas não é bem assim, por exemplo:
      Dar prejuízo ao erário não quer dizer que roubou, pode ter administrado mal, portanto é incompetente e não ladrão, mas vai ter que responder por isso. Mas entendo a ideia e pode estar certo que tento usar os termos que cabem aos fatos. Se fossem religiosos não os chamaria de ladrões nem de improbos, mas de pecadores.
      abraços.

      Excluir
    9. A.B.J.:
      Não fiz uma comparação entre o governo Lula e Collor, o que disse, ou tentei, é que se fosse por uma questão de formação (estudos) o governo de Collor teria que ser infinitamente melhor que o de Lula! Sabemos que ambos foram desastrosos em termos de honestidade e caráter, portanto com ou sem estudos, rico ou pobre, com Fé ou ateu, de qualquer cor, raça, credo e etc... Não são estas as condições que fazem o candidato ético e moral em tempo de eleições, mas são estas mesmas qualidades que temos que analisar no candidato ao longo de sua vida! Serão elas que dirão quem é o candidato, não às vésperas de uma eleição mas sempre. Este é o motivo pelo qual acho que devemos CONHECER, e MUITO BEM em quem vamos votar...
      Abraços.

      Excluir
  15. É POR ISSO QUE ESTÁ TUDO ERRADO, UM CARA AS VESES É QUASE ANALFABETO E ALGUEM PRA LIMPAR AS BOTAS DELE TEM QUE TER ALGUMA FORMAÇÃO!!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu não denigro adversários, isso porque não estou na disputa, não tenho adversários, eu denigro e ataco os que mentem, os que distorcem, os que fofocam, isso é independente de política. Essa gente distorce tudo...
    A Câmara é local de representação da população, e a maioria não é bacharel, todos os segmentos têm que ter a sua representação na Casa do Povo. Mesmo os menos favorecidos de estudo.

    Como exemplo eu uso o que conheço, nós já tivemos vereadores bachareis e vereadores que mal sabiam escrever, em uma das últimas legislaturas, não gostaria de citar nomes, mas deu para ver muito bem que o vereador que mal sabia escrever produziu muito mais para a cidade do que o bacharel.

    ResponderExcluir
  17. A.B.J VEREADOR E PREFEITO NÃO TEM CARGO ! EMBORA ALGUNS QUER ATÉ
    APOSENTAR NESTA FUNÇÃO. VEJA O VEREADOR GUINHA JURAVA QUE NÃO QUERIA SAIR MAIS COMO CANDIDATO! MAS A POLITICAGEM NÃO É FÁCIL DE DEIXAR!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. função, não é a politicagem que é difícil de deixar,é a grana alta que o faz ficar, mesmo que ele nunca tenha feito nada daquilo que um vereador precisa fazer. ele e os demais só estão pensando NISSO!!! vc quer coisa melhor do que GRANA SEM PRECISAR FAZER NADA???? ("uma veizinha" só por semana, e nem a boca ele precisa abrir...)kkkkkk

      Excluir
    2. Função e C.O.
      Eu compreendo que vocês ignorem o sistema político, pois devem ter a preocupação voltada para outros temas mais importantes para vocês do que a política, mas sei, pelo que colocam que o que fizeram na vida não foi suficiente para que conseguissem ou sequer quisessem se candidatar, já que provavelmente não conseguiriam votos de confiança para se elegerem. Nós vivemos em uma democracia, e eu sei que vocês odeiam isso, pois tenho certeza que preferem os sistemas mais autoritários, e todos nós temos os nossos direitos e deveres. O Guinha, citado por vocês, tem o direito e o dever de se candidatar ao que ele quiser, e, se candidatando, tem a possibilidade de se eleger pela pessoa que é, e pela relação que mantêm com os seus eleitores.

      Essa história de que vereador não faz nada, ou que trabalha só uma veizinha por semana, também demonstra a ignorância e a falta de consideração que têm pela autoridade e pela função da figura do vereador no sistema político. É que vocês nunca foram nada, não teriam a possibilidade de ser, então ficam colocando empecilhos no sistema, mas não é o sistema que está errado, são vocês duas, que teimam em ficar colocando a insignificância do que pensam e enganando os leitores mais desavisados. Vereador, gente! Trabalha vinte e quatro horas por dia. Só quem já foi vereador sabe o que é ter que acordar de madrugada para atender pessoas que precisam de alguma coisa que o "Executivo" não conseguiu atender... Vocês são ignorantes e tentam espalhar a ignorância para os outros... Se liguem... Se candidatem para saber o que é ser VEREADOR.

      Excluir
  18. e tem vereador AÍ QUE EM SEUS QUATRO OU CINCO MANDATOS, NUNCA TROUXE UM REAL DE VERBAS PRA CIDADE, E JAMAIS APRESENTOU ALGUM PROJETO, CUJA GRANDE PLATAFORMA POLÍTICA É DAR CARONA EM SEU CARRO PARA LEVAR PESSOAS AOS HOSPITAIS, COISA QUE O PODER PIBLICO É QUE DEVERIA FAZER SE ELE INTERCEDESSE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Macmanamann
      Você tem certeza disso? Está dando asas à sua imaginação ou está repetindo o que lhe disseram?
      Pois eu conheço a ação de cada vereador da nossa cidade pois acompanho as sessões há anos e sei que dentro das possibilidades de cada um eles produziram mais do que o suficiente para serem eleitos e reeleitos, e isso, convenhamos, não é para qualquer um. Quanto a conseguir recursos tem alguns que preferem não ficar espalhando o que faz, o que não significa que não tenham conseguido nada. Cite nomes, e eu vou poder apresentar a produção de cada um deles.

      Excluir