domingo, 19 de outubro de 2014

QUANTO PIOR

Um comentário de um(a) leitor(a) é importante para se discutir um assunto que é de fundamental importância:

Professores devem ser tratados e valorizados como profissionais e não como abnegados que trabalham apenas por vocação. A diferença salarial entre professores e demais profissionais com mesmo nível de instrução é inaceitável. Enquanto salário e carreira não forem atraentes, o número de jovens dispostos a seguir a carreira do magistério continuará sendo baixo. Elevar os salários do magistério é opção mais política do que técnica. Implica em mudar prioridades e passar a enxergar a Educação como a principal fonte sustentável de desenvolvimento econômico e social de um país.

Entendo o que coloca e concordo em gênero, número e grau, concordo em gênero, número e grau, mas conheço como funciona a questão política, e explico:

Os Governos, todos e quaisquer no nosso sistema, priorizam conforme a força com que a água bate na bunda. Trocando em miúdos, apesar da lei exigir que 25% das receitas sejam investidas na Educação, os detalhes desses investimentos depende da representatividade da classe dentro das discussões do Orçamento. Culpar os políticos é fácil, só que o político pode ser da área e conhecê-la bem, como pode não ser e não conhecê-la, pelo que sabemos o nosso governador é da área da Saúde, então precisa de que a representação da classe tenha força e exerça influência para fazer chegar ao Governo as suas reivindicações, seus anseios. Acontece que que os representantes dos educadores usam essa representatividade muito mais para fazer política partidária, para defender interesses partidários, do que para defender os interesses da classe, ou os interesses da sociedade, representados pelos alunos.

Enquanto os professores se deixarem representar por militantes políticos teremos conflitos onde é necessário consenso.

8 comentários:

  1. Concordo com a "Pro" e com você Amaurih! Infelizmente a classe do magistério ainda não é unida, e como já citei, os profissionais sérios pagam um alto preço por isso... E pior, as crianças/alunos também são prejudicados! Mas essa discussão já é um bom sinal: quem sabe a partir dela vários educadores possam refletir e se valorizar! Participar , se informar e fiscalizar também é direito e obrigação de toda a comunidade escolar!

    ResponderExcluir
  2. sabe amauri o problema dos professores estao cada um cuida do seu umbigo, uns acreditam na nova secretaria e na sua gestao e outros os partidarios estao em desespero porque oque funciona aqui é a lei da amizade.
    aproveitando quero deixar aqui uma reclamação com esse calor essa falta de agua esse tempo seco nós que moramos no centro tivemos que respirar a noite de sexta feira toda o ar do fogo do lixao li que os funcionarios da defesa civil foram fazer um curso pra apagar fogo e receberam uniformes eu queria saber se foi feito tudo isso para deixar nosso ar e nossa respiração do jeito que ta? porque eles nao agem como deveria?
    quem é o responsavel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deveria generalizar "pensador"! Tem muita gente séria entre os professores! O problema é que há essas pessoas que só querem "politizar" e criticar, mas isso acontece em todas as profissões!

      Excluir
  3. Concordo com "pensador", ainda há pouco foco de incêndio na nhaguara um bairro esquecido e precário, vi por lá algum da defesa civil a pedido de vereador, que tem por obrigação fiscalizar e acompanhar os problemas da cidade, oque não vi foi, equipamentos de segurança e muito menos uma "equipe" nesse trabalho, soube que do tal curso na qual foram apenas os membros seletos, o conhecimento que obtiveram pertence a eles, porque não foi passado nada para equipe,de que adiantou o dinheiro investido em uniformes se não são usados? Porque não há um programa de conscientização? Não me refiro apenas a seca e as queimadas, mas também a falta de água...é muito despreparo e dinheiro publico jogado fora por incompetência dos setores e dos gestores...

    ResponderExcluir
  4. E a denúncia do grupo fiscalize Jesus dos Perdões??? existe isso mesmo?? quem são???

    ResponderExcluir
  5. Verdade que o fogo da nhanguara foi feito de maneira controlada pela defesa civil num terreno do prefeito? isso pode arnaldo?

    ResponderExcluir
  6. Espero que não, apesar que vindo desse grupo pode se esperar qualquer coisa...

    ResponderExcluir