sexta-feira, 10 de outubro de 2014

COPOM 190

Eu recebi um telefonema onde um munícipe reclamou que resolveu ligar no 190 para reclamar de uma situação de trânsito, o atendente então lhe informou que deveria recorrer à Guarda Municipal.

A primeira coisa que fez ao telefone, foi me perguntar se eu sabia que em nossa cidade havia Guarda Municipal. Antes mesmo de eu esboçar qualquer resposta, pois a reposta não seria fácil, afinal, temos e não temos Guarda Municipal, já que em épocas em que interessava para os gestores entraram na Câmara os projetos de lei para a sua criação, a primeira vez, ainda na época do prefeito cassado, Calé, ele queria criar mais de cinquenta cargos, os vereadores cientes de que a Prefeitura não teria recursos e nem dotação orçamentária para realizar o projeto, mas que corria o risco de provocar a criação de muitos cargos e estes serem ocupados por correligionários do então prefeito, não o aprovaram. Toda e qualquer ocorrência era jogada nas costas da Câmara que não havia aprovado a criação da Guarda. O prefeito até tentou na época convencer os vereadores que as despesas da implantação da Guarda seria cobertas pelo governo Federal, mas como não havia nenhum caso de o Governo Federal mandar recursos para se pagar Guarda Municipal entenderam que era só uma desculpa para que a Câmara aprovasse e o prefeito pudesse cumprir suas promessas de carguinhos para os "amigos", "apoiadores". Na segunda vez já foi com o atual, que diminuiu o número de cargos e apesar das polêmicas foi aprovado, só que como já se sabia, a Prefeitura não tem recursos para implantá-la.

Ou seja, apesar de a cidade ter aprovada a Guarda Municipal não tem de fato ela implantada.

COPOM - 190

Em janeiro desse ano o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de Campinas foi instalado, e com isso ao invés de se ter um policial em cada unidade atendendo as ligações, o Sistema colocou cento e trinta e cinco policiais para receber e despachar as ligações de toda a Região.

Os operadores do Copom, não conhecem necessariamente todas as cidades abrangidas pelo sistema, cada um tem a sua experiência e por ela definem as orientações que possam passar, quem atendeu o nosso munícipe teria que ser informado de que cidade estaria partindo a solicitação, e mesmo sabendo precisaria saber que a cidade não tem implantada uma Guarda Municipal que seria o organismo competente para atender à necessidade específica de quem estava ligando.

Foi só um mal entendido que causou um pequeno contratempo. Só isso nesse caso, se fosse algo mais grave o procedimento seria outro.

6 comentários:

  1. O procedimento seria mais grave, porque aqui quando precisa da policia eles estão guardando supermercado SOUZA BUENO, ou comendo na padaria do Oliveira (Cocaia), e o povo que se dane. O que eles estão preocupados é fazer bico utilizando a polícia.
    VERGONHA,.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Anônimo" eu não tenho procuração nem interesse em defender quem quer que seja, nem me interessa atacar, mas me interessam os fatos, saliento, "fatos", não boatos ou interpretações baseadas em suposições equivocadas movidas por sentimentos que não são voltados para qualquer melhoria. Nós não temos que nos preocuparmos com a vida dos outros, inclusive dos policiais, desde que o trabalho que se propõem a fazer esteja feito, a sua opinião é importante, mas pode não ser correta, a função dos policiais é trazer segurança para a população, quero crer que eles sabem onde é melhor ficar para dar mais sensação de segurança para a comunidade, e sei que eles comem ou deixam de comer onde bem quiserem, o problema maior é o seguinte, você tem alguma denúncia de que eles não estão cumprindo com as suas funções? Se tiver é sua obrigação e direito reclamar e denunciar. Se não, amigo, a sua opinião é totalmente descartável.

      Excluir
  2. Pra que simplificar se vc pode complicar??????

    ResponderExcluir
  3. "anônimo", por favor, explique, o que você acha que ficou mais complicado, e o que para você poderia ser mais simplificado. Será que tem interesse em responder? Ou o seu ideal é só perturbar, simplesmente...

    ResponderExcluir
  4. Explicando: liga no 190 e falam que é pra recorrer à Guarda Municipal, mas se não tem GM, ou se tem, mas não tem... pra quem então se devem reclamar?! se isso não for complicar, é o quê? Será que, simplificar é essa enrolação??? Se for, me desculpe, pois o meu ideal é simplesmente perturbar!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu não me fiz compreender, ao se ligar 190 a ligação cai na central em Campinas que repassa via rádio direto para a viatura, acontece que existem padrões de atendimentos, no caso de denúncias relativas a trânsito, a competência é da GM, quando tem, o policial que atendeu seguiu o procedimento, no caso específico de sua denúncia o procedimento correto seria o de acionar a GM, se houvesse, o PM pode não conhecer as cidades abrangidas pelo Sistema, e a pessoa que ligou também não tinha conhecimento de que na cidade não existe Guarda Municipal em atividade. É uma falha na comunicação que precisa ser corrigida, e acredito que o acontecimento venha a servir para que o sistema seja aprimorado. Se não fosse uma ocorrência de trânsito o procedimento seria outro, a Polícia seria informado via rádio, não só policiais da cidade, pois a informação chega a todos os rádios na frequência, o que tem demonstrado uma agilidade que tem dado bons resultados.

    ResponderExcluir