segunda-feira, 21 de abril de 2014

ATÉ ONDE A SOCIEDADE PAGA POR NOSSAS OMISSÕES

Esse texto que peguei de uma postagem da professora Rosângela Monroe, mostra os problemas que uma educação familiar excessivamente permissiva pode ser tão prejudicial para a sociedade.

Pais Maus

Quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes: Eu os amei o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão.

Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.

Eu os amei o suficiente para os fazer pagar as balas que tiraram do supermercado e dizer ao dono: “Nós pegamos isto ontem e queremos pagar”.

Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé junto de vocês, duas horas, enquanto limpavam o seu quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.

Eu os amei o suficiente para os deixar assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração. Mais do que tudo: Eu os amei o suficiente para dizer-lhes“não”, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso, e alguns momentos até me odiaram. Essas eram as mais difíceis batalhas de todas.

Estamos contentes, vencemos! Porque no final vocês venceram também!

E em qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e as mães; quando eles lhes perguntarem se seus pais eram maus, meus filhos vão lhes dizer: “Sim, nossos pais eram maus. Eram os pais mais malvados do mundo.”

As outras crianças comiam doces no café e nós tínhamos que comer pão, frutas e vitaminas. As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvete no almoço e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne e legumes. E eles nos obrigavam a jantar à mesa, bem diferente dos outros pais que deixavam seus filhos comerem vendo televisão.

Eles insistiam em saber onde estávamos à toda hora. Era quase uma prisão. Mamãe tinha que saber quem eram nossos amigos e o que nós fazíamos com eles. Papai insistia para que lhe disséssemos com quem iríamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos.

Nós tínhamos vergonha de admitir, mas eles “violavam as leis do trabalho infantil”. Nós tínhamos que tirar a louça da mesa, arrumar nossas bagunças, esvaziar o lixo e fazer todo esse tipo de trabalho que achávamos cruel. Eu acho que eles nem dormiam à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer. Eles insistiam sempre conosco para que disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, eles conseguiam até ler os nossos pensamentos.

A nossa vida era mesmo chata. Enquanto todos podiam voltar tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelos 16 para chegar um pouco mais tarde. O papai, aquele chato, levantava para saber se a festa foi boa só para ver como estávamos ao voltar.

Por causa de nossos pais, nós perdemos imensas experiências na adolescência: Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime. Foi tudo por causa deles.

Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo de tudo para sermos “PAIS MAUS”, como os nossos foram.

Dr. Carlos Hecktheuer
Médico Psiquiatra
Passo Fundo - RS

22 comentários:

  1. bomm dia amaurih espero que vc tenha passado uma boa exelente pascoa do lado das pessoas que vc ama e que vc aproveite bem o feriado de hoje apesar das suasa enumeras patadas pra cima de mim vc é um cara que eu gosto admiro e com facilidade coloco vc no contesto de um dos principais colaboradores do andamento do bem estar da população perdoense.

    ResponderExcluir
  2. Não sei não... Não sei se deveria ter feito mais para desmascarar as pessoas as quais você tanto defende e que são responsáveis pela cidade ser do jeito que elas querem. Deixamos um grupo de medíocres tomar conta da cidade e não conseguimos mostrar o quanto eram medíocres e o quanto só olhavam e ainda olham só para si mesmos, enquanto a cidade fica a Deus dará. Mas rezo para que uma hora a cidade acorde e as pessoas percebam o quanto vocês são prejudiciais para o bom desenvolvimento da cidade, com suas malignidades, seus ressentimentos, suas mentiras, suas calúnias, suas soberbas. A mediocridade já se percebe pela forma como se expressa, "rarara".

    ResponderExcluir
  3. vc não maria mais é cheio de graça não é mesmo Amaurih de campos amaral bueno kk , seus sensacionalismo em focar no caótico total que esta na mão de medíocres e que a cidade esta largada e tudo mais;
    o sistema de coleta de lixo esta largado???
    as praças e ruas estão abandonadas??
    esta faltando limpeza nas calçadas??
    esta faltando agua no município??
    esta faltando profissionas n posto de saúde?
    o atendimento nas repartições como paço municipal ação social,familia acolhedora, e conselho tutelar estão deixando a desejar??
    como esta a qualidade da merenda escolar? ta faltando pão ? n tem o chamado cardápios desenvolvidos pelas nutricionista?
    esta faltando professores? monitores e matérias didáticos nas escolas?
    como estão as estradas rurais?
    esta faltando cursos? como do senai?
    pois do jeito que vc coloca parece estar tudo largado se os leitore e até mesmo vc responder sim por todas as perguntas a ideia do amaurih esta correta, e te desafio lite aqui o que esta abandonado largado nessa gestão????


    ResponderExcluir
  4. Então está tudo às mil maravilhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ã gestão edu biel não é nenhuma Brastemp mas vai indo se tem algo que não caminha bem por favor coloque ai?

      Excluir
    2. oi rarara. sabe que morro de inveja de vc? queria ver as coisas c/ o seu otimismo, mas tá difícil. vc pede algo q não caminha bem, um exemplo triste é o abuso de poder, a arbitrariedade e o autoritarismo já conhecidos de longa data qdo se fala da secretária de educação, usados na mais recente remoção de uma diretora do município. lamentável.

      Excluir
    3. rarara, fala das varredoras de rua tendo que carregar saco de lixo nas costas, isso se não, usando da criatividade, arruma carrinho velho de bebê, para não ter que ir arrastando o saco de lixo...

      Excluir
    4. "Anônimo" não é otimismo não... É enganação pura e simples, eles só sabem enganar os outros, e, se não tivessem levando alguma vantagem com essa enganação eu diria que estariam enganando até a si mesmos.

      Excluir
    5. Lamentável porque? Os velhos tem que cair fora e dar lugar p os mais jovens. Sempre foi assim e principalmente se a mais jovem tiver como padrinhos de casamento nada menos que prefeito e secretária. Quer presente mais maneiro que deixar de trabalhar na escola mais longe e ir p a mais central? Não precisa nem de diploma de pedagogia, prá quê?

      Excluir
  5. "rarara" sabemos que é uma pessoa que é "servidora" da Prefeitura, então deve ter os seus motivos para defender o trabalho que você mesma deveria prestar, mas você sabe quanto tempo uma mulher da nossa cidade tem que esperar para fazer um ultrassom? Você sabe que no feriado as pessoas que precisaram de ortopedista tiveram que ser transferidos e com apenas uma ambulância, isso por colaboração do motorista que não têm recebido horas extras? Você sabe, você tem noção do que estão fazendo com a nossa cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a parte da saúde é terceirizada ,realmente o posto de saude de perdoes é muito caótico foi aberto concurso para medico mas os poucos aprovados não vieram a ma vontade dos profissionais e de tudo que funciona nesse posto é de responsabilidade da empresa que venceu os tramitis legais de licitação pelo que sei mas em outras áreas tem algo a dizer????????????

      Excluir
  6. Fácil, fácil, colocar a responsabilidade na terceirizada, e a responsabilidade por desincentivar os médicos a participarem ou aceitarem a assumir cargos que possam colocar em risco a maracutaia, você também coloca só sobre a "terceirizada"? A situação caótica da Saúde não tem relação com a promiscuidade com que o caso é tratado pelos que levam "vantagens"??? Ora vá se catar "rarara"... Você também leva vantagens? Ou é só laranja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a saúde esta caótica sim concordo com vc na concorrência essa empresa ganhou e ela que que está admistrando e polo que sei é dr ane a vice do nando e a secretaria é a ana lucia que nem sei pra que serve

      Excluir
  7. Por falar em secretaria como anda o secretario do meio ambiente que eh dono do escritorio que estah desmatando a gazeta?

    ResponderExcluir
  8. "Perdoense" ou seja lá quem for, você está promovendo a mesma campanha que fez com que o bando que está aí chegasse ao poder, primeiro porque você tem alguma desavença pessoal com o cara, por isso vem inventar qualquer coisa sobre ele, não se sabe, realmente se vão desmatar ou se estão desmatando a "Gazeta".

    ResponderExcluir
  9. Isso que é omissão
    Deverá o requerido PAULO AFONSO FERREIRA BUENO arcar com multa civil equivalente a 30 (trinta) vezes o valor da remuneração percebida na qualidade de Prefeito Municipal, considerando-se o montante percebido à época do pagamento, como forma de garantia da efetividade da reprimenda. Ademais, vislumbrada a gravidade do dano decorrente do ato improbo praticado pelo réu, tratando-se de ilegalidade que perdurou por longo período, determino a suspensão dos seus direitos políticos pelo período de 3 (três) anos.

    ResponderExcluir
  10. "rarara" Você deve estar feliz da vida, não é??? Mas diga qual foi o "ato ímprobo" a que você se refere em seu comentário, e onde isso aparece.

    ResponderExcluir
  11. "rarara" falando da ótima administração que o seu grupo nos oferece, você sabe o que é "Controle Interno"? Pergunte à Comissão de Controle Interno da Prefeitura, o que vão fazer em relação às mais de 3.000 horas extras que essa gestão deixou de pagar para os servidores da ETA. Você acha que isso é coisa de quem sabe administrar?

    ResponderExcluir
  12. esse rarara roubou meu nik coloque pelo menos rarara genrerico kkkk

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. vc esta sendo do mínimo leviano seu cupixa de euma figa vc me conhece pra me chamar de ladrão?
      ou vc quis insinuar que a gestão que ai esta são uma bando de ladrão corruptp que não tem nenhuma consideração pela cidade?

      Excluir
  14. "RARARA" quem ganha gratificação sem merecer e aceita pra mim é tão ladrão quanto quem assalta bancos. Quem defende bandidos, corruptos, e desonestos, para mim vale tanto o quanto, em qual categoria você se encaixa?
    Quem rouba de leitor o direito de saber quem está comentando, para mim é, também, ladrão, o que você acha que você é?

    ResponderExcluir