segunda-feira, 3 de março de 2014

MEIA, MEIA OU MEIA?

A língua portuguesa é uma das mais difíceis do mundo, até para nós.
O português praticado no Brasil ...

*Na recepção de um salão de convenções, em Fortaleza

- Por favor, gostaria de fazer minha inscrição para o Congresso.
- Pelo seu sotaque vejo que o senhor não é brasileiro. O senhor é de onde?
- Sou de Maputo, Moçambique.
- Da África, né?
- Sim, sim, da África.
- Aqui está cheio de africanos, vindos de toda parte do mundo. O mundo
está cheio de africanos.
- É verdade. Mas se pensar bem, veremos que todos somos africanos,
pois a África é o berço antropológico da humanidade...
- Pronto, tem uma palestra agora na sala meia oito.
- Desculpe, qual sala?
- Meia oito.
- Podes escrever?
- Não sabe o que é meia oito? Sessenta e oito, assim, veja: 68.
- Ah, entendi, *meia* é *seis*.
- Isso mesmo, meia é seis. Mas não vá embora, só mais uma informação:
A organização do Congresso está cobrando uma pequena taxa para quem
quiser ficar com o material: DVD, apostilas, etc., gostaria de
encomendar?
- Quanto tenho que pagar?
- Dez reais. Mas estrangeiros e estudantes pagam *meia*.
- Hmmm! que bom. Ai está: *seis* reais.
- Não, o senhor paga meia. Só cinco, entende?
- Pago meia? Só cinco? *Meia* é *cinco*?
- Isso, meia é cinco.
- Tá bom, *meia* é *cinco*.
- Cuidado para não se atrasar, a palestra começa às nove e meia.
- Então já começou há quinze minutos, são nove e vinte.
- Não, ainda faltam dez minutos. Como falei, só começa às nove e meia.
- Pensei que fosse as 9:05, pois *meia* não é *cinco*? Você pode
escrever aqui a hora que começa?
- Nove e meia, assim, veja: 9:30
- Ah, entendi, *meia* é *trinta*.
- Isso, mesmo, nove e trinta. Mais uma coisa senhor, tenho aqui um
folder de um hotel que está fazendo um preço especial para os
congressistas, o senhor já está hospedado?
- Sim, já estou na casa de um amigo.
- Em que bairro?
- No Meia Bocas.
- Meia bocas? Não existe esse bairro em Fortaleza, não seria no Seis Bocas?
- Isso mesmo, no bairro 'Meia' Bocas.
- Não é meia boca, é um bairro nobre.
- Não, Seis Bocas, entende, Seis Bocas. Chamam assim porque há um
encontro de seis ruas, por isso seis bocas. Entendeu?
- Acabou?
- Não Senhor, é proibido entrar no evento de sandálias. Coloque uma
meia e um sapato...

Soube que o texto, que recebi por e-mail do amigo João Luiz, é de autoria do escritor Jansen Viana, segundo o próprio autor está no seu livro "Prosando", quem tiver curiosidade e interesse clique na imagem e acesse ao sítio da Editora.

13 comentários:

  1. aqui na cidade de Perdões tudo tá virando meia...meia/boca, meio/atendimento, meio/da/noite, meio/construido, meio/bagunçado, meio/acabado...e por aí vai!!! se vc tiver outro meio, escreva aqui, mas se não tiver, arrume um meio de se mudar da cidade, pois outros piores meios chegarão caso queiramos ou não!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. É "kekeke" pra você ver o que pessoas da sua qualidade são capazes de fazer com uma cidade...

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu me esqueci do meio/vagabundo...kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. "kekeke" você é vagabundo(a) inteiro(a)???

    ResponderExcluir
  5. eu sou totalmente, só não sou funcionário(a) público. Fica bom assim?!?!?!

    ResponderExcluir
  6. O problema só é não se poder acreditar no que escreve...

    ResponderExcluir
  7. se vc não acredita, é problema seu...eu tbm não acredito em muita coisa que leio, e mesmo assim estou sobrevivendo...às minhas custa, é claro!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Não falo por mim, falo pelos leitores e falo pelas pessoas que acreditam no que vocês falam, pois tudo o que falam é querendo denegrir alguém por algum motivo que só posso entender que é para proteger o grupo que está aí transformando a cidade nisso que estamos vendo.

    ResponderExcluir
  9. mas o que foi que eu disse que vc julga ser tão grave assim, se eu não falei nem meia dúzia de tudo o que ocorre na cidade, inclusive aí no seu meio/trabalho!?

    ResponderExcluir
  10. Então? Isso não é o suficiente? Se você se preocupa em denegrir o meu trabalho, você quer ter alguma consideração positiva? Nem se eu me permitisse a não cumprir ou somente a cumprir pela metade as funções do meu cargo. Enquanto você perde o seu precioso tempo, vendido aos seus próprios interesses pessoais, e aos interesses do mentor do seu bando, preocupada com o meu suposto "meio/trabalho", você deveria se preocupar com os resultados do "seu trabalho", inteiro e da forma como é usada, na vida particular e profissional.

    ResponderExcluir
  11. Olá Amaurih.
    Fico feliz por ter postado meu texto em seu blog. ele faz parte do meu livro PROSANDO pela Editora Reflexão. Peço registrar os creditos e, se possível, divulgar meu livro.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Jansen eu é que agradeço por sua visita e já atualizei a postagem divulgando o seu livro. Sucesso.

    ResponderExcluir