segunda-feira, 31 de março de 2014

GOVERNADOR ASSINA AUTORIZAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Acabo de receber a matéria da Assessoria de Imprensa do DAEE, e repasso, pela importância da obra para a cidade e região. Há algumas discrepâncias de números, mas nada que comprometa a obra, afinal já estamos hoje, com mais de 20 mil habitantes.

O governador Geraldo Alckmin assina autorização nesta segunda-feira, 31 de março, para o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) contratar a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Bom Jesus dos Perdões, na região de Atibaia. O evento acontece no Palácio dos Bandeirantes e contará com a participação do secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, do superintendente do DAEE, Alceu Segamarchi Júnior, e do prefeito da cidade, Eduardo Henrique Massei.


O Governo do Estado investirá R$ 13,2 milhões nas obras, que serão realizadas pelo DAEE e fazem parte do Programa Água Limpa. A ETE de Bom Jesus dos Perdões terá capacidade para tratar o esgoto de 100% da cidade, beneficiando mais de 17 mil moradores (população prevista para 2030).

As obras incluem a construção da Estação de Tratamento por lodo, ativado com aeração prolongada de fluxo contínuo; duas estações elevatórias - no Distrito Industrial e Jardim Hortência -; duas linhas de recalque com 467 metros; 194 metros de interceptor e adequação do trecho final do coletor tronco do Córrego do Povo. O processo de tratamento adotado apresenta um baixo custo de implantação, grande simplicidade operacional, baixa produção de lodo e uma eficiência compatível com a legislação ambiental. 

A estação vai retirar aproximadamente 24 toneladas de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico que é lançado in natura no Ribeirão Juqueri, revitalizando a Bacia Hidrográfica do rio Tietê. Além disso, irá cumprir um importante papel como agente de prevenção na saúde, dificultando a disseminação de doenças hídricas. 

O PROGRAMA ÁGUA LIMPA

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela SABESP. 

Outro município que também receberá ordem de contratação é o de Campos Novos Paulista.

2 comentários:

  1. Amauri, desviando um pouco do assunto do post, mas dentro do assunto meio ambiente, que tal fazer um post sobre o desmatamento que a administração pública vem fazendo em nossa cidade? Há alguns dias atrás tiraram um árvore antiga na esquina da Rua Angelo Santoni com a João Franco de Camargo, hoje estavam tirando mais na Rua Joaquim Rodrigues dos Santos (em frente aos 3 Pinheiros), mas não vejo uma árvore sequer ser plantada na cidade. A praça em volta da igreja parece um descampado, onde tiram diversas árvores, cheias de orquídeas e nada foi plantado no lugar, que política é essa do PV? E não adianta eles tirarem uma árvore formada e plantarem um arbusto no lugar como já foi feito no centro da cidade, precisamos de árvores... andar pelas calçadas de Perdões em um dia de sol é um desafio, não se encontra uma árvore sequer, nenhuma sombra, parece estar no deserto. Parece até proposital, eles tiram todas as árvores da cidade, dai para solucionar o caso "Gazeta", tiram as árvores de lá e plantam no lugar das tiradas, assim todo mundo fica "satisfeito" e esquece que foi a própria administração de que tirou as árvores... Só para lembrar algumas árvores tiradas (nessa e na administração anterior): diversas arvores na Rua Joaquim Rodrigues dos Santos, as citadas no início, 3 ou 4 árvores na calçada do Banco Bradesco, as árvores ao lado da igreja que eram repletas de órquideas, a praça de eventos, uma árvore na praça da rodoviária, entre outras que não consigo lembrar; já para mostrar as que foram plantadas, vou ter que pensar, pensar, pensar, pensar e sei que não vou lembrar de nenhuma, afinal arbusto não é árvore.

    ResponderExcluir
  2. E por falar nisso, onde foram parar os 5 milhões que a Secretária de Educação "conseguiu" em Brasília, para a construção de escolas e creches??? Enquanto isso, as escolas de nosso município estão lotadas e caindo aos pedaços!!!

    ResponderExcluir