sábado, 30 de novembro de 2013

COMPROMETIMENTO

Nada como o diálogo para se chegar a resultados favoráveis, cabe analisar quem quer resultados favoráveis, e favoráveis para que lado da questão.
Um leitor comenta e pela clareza e pertinência do comentário eu o trago para a frente para análise e discussão, isso se há interesse em discussões.

Atitudes sérias, comprometidas com o bem real da educação?? Como disse um anônimo: que ser isso? Será que isso significa promover uma "reforma" ou uma "quimioterapia" (ou cura ou mata) na educação na hora em que todos teriam que ter tranquilidade para as avaliações externas: Prova Brasil, Provinha Brasil, ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), isso a nível nacional, ou seja, avaliações que vão imprimir ao trabalho docente o índice oficial de desempenho (o já propalado IDEB, que é o índice de desenvolvimento da educação básica), e o SARESP, que avalia o rendimento do ensino a nível estadual. Pode ser considerada séria e comprometida a atitude de convocar diretores para a sabatina da remoção durante a aplicação do SARESP? A Secretaria Estadual de Educação suspende até o atendimento ao público das secretarias das escolas nos dias de aplicação, suspende todas as atividades rotineiras das escolas, o diretor tem que estar totalmente disponível do início ao final da aplicação. Isso foi desrespeitado. E o remanejamento de professores? A justificativa é sanar o problema de professores titulares de dois cargos que se afastam por motivos de saúde o que provoca muita rotatividade de professores nas turmas envolvidas, ou seja, as crianças podem ser prejudicadas por falta de continuidade dos trabalhos. Agora, temos que lembrar que temos cinco profissionais concursados que não possuem sede em nenhuma escola e estão disponíveis para suprir essas necessidades, então, por que mexer com quem está bem onde está, lutou para estar ali, está satisfeito e adaptado, conhece seus alunos e muitas vezes suas famílias. Olha, acho que o debate sobre a educação do município está apenas começando. Não podemos permitir arbitrariedades, injustiças e vilania.

Interessa a discussão? O que que está em jogo, vaidades pessoais, interesses não muito esclarecidos ou o interesse no melhor para os alunos?

13 comentários:

  1. Sabem do que me lembrei? De um texto debatido no curso de pedagogia, pelo professor de sociologia, que falava do senhor de aldeia que mandou atear fogo na sua própria floresta para oferecer javalis assados aos seus aldeões! Alguém mais lembra?

    ResponderExcluir
  2. Passa mais informações sobre esse texto porque com o que foi passado não encontrei referências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito, não lembro o autor, só guardei o conteúdo do texto.

      Excluir
  3. A secretaria do Estado suspende as atividades do diretor no dia do SARESP para que estes dediquem-se a toda organização da prova, para isso o diretor recebe $$$ já a nossa secretaria prefere centrar tudo lá, assim as escolas executam todo o trabalho enquanto o $$$ fica para o indicado da própria equipe. Esse povo não perde nenhum centavo.

    ResponderExcluir
  4. E O PREFEITO COITADINHO! EMPRESÁRIO E SEM VISÃO POLÍTICA COM UM SECRETARIADOS QUE ... MELHOR NÃO COMENTAR, SE CERCA DE ANALFABETOS E AGORA COM QUEM ELE PODERÁ CONTAR?? QUEM SERÁ SUFICIENTEMENTE ESPERTO PARA MINISTRAR UMA REDE DE ENSINO TÃO GRANDE COMO A NOSSA? AGUÉM SE HABILITA??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para se cercar ou igualar à tamanha( in )competencia do prefeito, somente o chapolim colorado...kkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Você está enganado!! A rarara pode salvar a educação! Já esta estudando pedagogia 1 Sera a futura Secretária!

      Excluir
  5. bom dia amaurih tudo bem com vc e as novidades? tem alguma devido ao trabalho extremo n tem sobrado tempo para mim comentar espero q vc n exclua meu comntari ok um bom dia querido

    ResponderExcluir
  6. Espero que ninguém me critique por deletar comentários dessa pessoa que assina "rarara", pois não só do comentário como de tudo o que ela, infelizmente produz, nada se aproveita... Ela tem o dom de em tão pouco espaço demonstrar sua falta de sinceridade, sua falsidade e hipocrisia...

    ResponderExcluir
  7. Pior ... mim comentar...é de doer...

    ResponderExcluir
  8. Futura secretária? RARARA mesmo... É verdade que nossa secretária será candidata a vice de alguém, por isso o cargo politico?

    ResponderExcluir
  9. Ser candidato é um direito de todos os que não estejam impedidos pela lei, e mesmo estes com "jeitinho" conseguem, convencer a justiça que vendada e/ou senão vendida, muitas vezes faz vista grossa...

    ResponderExcluir