sexta-feira, 17 de maio de 2013

ABRINDO AS PORTAS PARA O CRIME ORGANIZADO

Promotor de justiça de Cândido Mota, morador de Assis, SP, fala de instalação de presídio na cidade de Apucarana, cidade onde vivem seus familiares. Clique na foto e leia o depoimento do cidadão.

2 comentários:

  1. Esta entrevista deveria ser lida por todos os ingênuos que aqui defendem a vinda de um presídio a Perdões.
    Afinal, não é nada mais , nada menos, que a fala de um Promotor Público sobre o assunto. Quem sabe estas mentes possam ser iluminadas, após esta leitura.

    Vamos, se esforcem, o texto é pequeno, mas seu conteúdo é ótimo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pelo que andei lendo aqui,seria bom destacar este trecho da entrevista:

    "TN – Reportagem recente da Tribuna mostrou que o município de Piraquara foi o primeiro do Paraná a receber uma penitenciária, em 1954. Atualmente, Piraquara tem 5 penitenciárias e um centro de triagem para presos provisórios. Embora seja o 21º. município paranaense em número de habitantes, figura em 183º. lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O senhor não acha que os municípios erram quando deixam de investir em educação, saúde e geração de emprego e renda para dar prioridade a obras como uma penitenciária? Quais foram os reflexos em Assis?
    PAGANI - Você tem toda a razão. Acredito também que o gestor público deveria investir em outras áreas, que trariam benefícios e proveitos muito maiores para a sociedade, já que não consigo enxergar reflexos positivos para os munícipes de Apucarana, através da construção de um presídio. Costuma-se utilizar o argumento da geração de empregos nas penitenciárias. É uma falácia, já que os trabalhadores - agentes penitenciários - são aprovados através de concurso público, portanto isso não trará emprego aos apucaranenses. Além disso, a presença de uma penitenciária irá onerar, ainda mais, o já combalido sistema público de saúde do município, porque cerca de 800 presos serão atendidos, quando necessário, na mesma rede em que é atendida toda a população carente do município.
    TN - Piraquara, com cinco penitenciárias e um centro de triagem, ocupa a 88ª. posição no ranking do Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros, com 59,5 homicídios gerais por 100 mil habitantes. Isso também não desmonta a estratégia de se usar indicadores da falta de segurança num determinado município como argumento em favor da construção de penitenciária? Quais os indicadores em Assis?
    PAGANI - Não tenho agora dados sobre os indicadores de violência em Assis, mas posso afirmar que seu raciocínio é correto. A construção de uma penitenciária não traz maior segurança ou sensação de segurança para a população, muito ao contrário, torna a população mais apreensiva, com a possibilidade de fuga de centenas de presos, com a possibilidade de rebelião, que decorreria em proporções muito maiores do que em um minipresídio, com a convivência com os familiares dos presos, que iriam residir no município para ter um contato mais próximo com o detento, etc. A segurança, como já dito, passa, inequivocamente, por uma maior presença da Polícia Militar nas ruas e por um trabalho de inteligência das polícias e dos agentes de combate ao crime, como é o caso do Ministério Público, fazendo desarticular o crime organizado, impedindo, assim, a concretização dos ilícitos, como roubo a bancos, roubo de cargas, tráfico de drogas..."

    Ou seja:
    É MENTIRA que haverá empregos.
    A NOSSA UMS será sobrecarregada pelos "novos clientes", sem contar que pela periculosidade a prioridade de atendimento é das presas! Isto é:
    O CIDADÃO doente, mesmo tendo chegado antes ao Posto de Saúde, será atendido depois...(Lembrem-se de quando tinha a cadeia feminina aqui, já era assim! Primeiro as presas depois o resto.)
    Piraquara com mais de 93.000 habitantes e 227.560 Km² é o 88ª cidade em índice de criminalidade do BRASIL inteiro com 59,5 homicídios por 100.000 habitantes, para se ter uma ideia, na cidade de São Paulo, nossa vizinha, este índice é de 11 por 100.000 e Atibaia de 11,89 por 100.000!!! Imaginem o que vai acontecer conosco que temos menos de 20.000 habitantes e uma área de 104 km² sendo que mais da metade desta é de parques e proteção ambiental!!!???
    Como disse Voltaire:
    "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
    NÃO CONCORDO com os que falam que o presídio será bom, peço que pelo menos se informem antes de repetir as MENTIRAS que lhes são passadas pelos reais interessados neste crime contra a nossa cidade.
    PRESÍDIO NÃO.
    Abraços.

    ResponderExcluir