domingo, 26 de fevereiro de 2012

A ENGRENAGEM DA IMPUNIDADE

Recebi or e-mail do amigo Anibal e repasso pois mostra uma das engrenagens de proteção ao político corrupto que precisa ser quebrada:


A engrenagem da impunidade
Levantamento da Folha mostra que investigações sobre políticos demoram mais que o normal e se arrastam por anos sem definição 
Ilustração de Catarina Bessell sobre foto de Dorivan Marinho/Folhapress
RUBENS VALENTE
FERNANDO MELLO
FELIPE SELIGMAN

Inquéritos que tiveram políticos brasileiros como alvo nos últimos anos demoraram mais tempo do que o normal para chegar a uma conclusão, e processos abertos pelo Supremo Tribunal Federal contra eles se arrastam há mais de dez anos sem definição, de acordo com um levantamento inédito feito pela Folha
 
Em média, a Polícia Federal leva pouco mais de um ano para concluir uma investigação. Inquéritos analisados pela Folha que já foram encerrados consumiram o dobro de tempo. O levantamento mostra que deficiências do aparelho judiciário do país e falhas cometidas por juízes, procuradores e policiais estão na raiz da impunidade dos políticos brasileiros, provocando atrasos nas investigações e em outros procedimentos necessários para o julgamento dos acusados. 
Durante quatro meses, a Folha analisou 258 processos que envolvem políticos e estão em andamento no STF ou foram arquivados pela corte recentemente, incluindo inquéritos ainda sem desfecho e ações penais à espera de julgamento. Os processos envolvem 166 políticos que só podem ser investigados e processados no Supremo, um privilégio garantido pela Constituição ao presidente da República e seu vice, a deputados federais, senadores e outras autoridades. 
 
O senso comum sugere que esse tipo de coisa acontece porque os políticos têm condições de pagar bons advogados para defendê-los na Justiça, mas a análise dos processos mostra que em muitos casos as investigações simplesmente não andam, ou são arquivadas sem aprofundamento. Só dois casos do conjunto analisado pelo jornal estão prontos para ir a julgamento. 
 
A Folha publicará na internet a íntegra dos 258 processos que examinou, como parte do projeto "Folha Transparência", conjunto de iniciativas do jornal para divulgar informações de interesse público mantidas sob controle do Estado. 
 
Os primeiros 21 processos estarão disponíveis a partir de hoje na Folha.com.

5 comentários:

  1. As engrenagens da política são mais engripadas que motor velho, alie-se a isso advogados bem pagos e sem escrúpulos, além de um legislativo que "legisla" em causa própria, realmente está cada vez mais difícil!!!

    ResponderExcluir
  2. Temos que atentar não só para um suposto legislativo que legisla em causa própria, mas principalmente os executivos que executam em causa própria, ou do bando, o que a meu ver é muito mais prejudicial para os cofres públicos...

    ResponderExcluir
  3. Ainda mais em se considerando que a grande maioria das matérias apreciadas pelos legislativos, provém do executivo...

    Executivos competentes, interessados, inteligentes, não precisam jogar a responsabilidade nas costas de outros...

    ResponderExcluir
  4. REALMENTE ISSO É ALGO INÉDITO, A FOLHA DESCOBRIU A AMÉRICA!!!! EO AMAURI ESCREVEU A PRIMEIRA CARTA,RSRSRSRS

    ResponderExcluir
  5. SÓ MESMO COM PIADAS.

    A IMPUNIDADE NO BRASIL É VERGONHOSA, OS RESPONSÁVEIS PELA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DA LEI PENAL NADA FAZEM PARA QUE O COMANDO CONSTITUCIONAL QUE " DIZ QUE O PODER EMANA DO POVO " E QUE OS POLÍTICOS SÃO APENAS REPRESENTANTES DO POVO SEJA APLICADO.

    NOSSO CÓDIGO PENAL EM VEZ DE AMENIZAR A MOROSIDADE DA JUSTIÇA, PREFERE AUMENTAR AS GARANTIAS DOS CRIMINOSOS, POIS ENQUANTO UM POLÍTICO É INVESTIGADO E ATÉ SER CONDENADO CONTINUA COMETENDO SEUS ATOS CRIMINOSOS E NÓS O POVO SOMOS VÍTIMAS QUE ESTAMOS SENDO CADA VEZ MAIS ESQUECIDOS E PREJUDICADOS COM TANTA ROUBALHEIRA.

    POR QUE A PUNIÇÃO É APLICADA SÓ AOS POBRES ?

    POR QUE A REMUNERAÇÃO DE UM POLÍTICO É TÃO ALTA ?

    SERÁ QUE SE UM POLÍTICO RECEBESSE APENAS UM SALÁRIO A LUTA PARA CONTINUAR NO PODER CONTINUARIA ?

    POR QUE UM POLÍTICO TEM IMPUNIDADE PARLAMENTAR ?

    INFELIZMENTE NOSSO BRASIL ESTÁ PRIVILEGIANDO CADA VEZ MAIS OS CRIMINOZOS DO QUE A SEGURANÇA E OS DIREITOS DO POVO TRABALHADOR.
    E ISTO É UMA VERGONHA !
    BASTA DE IMPUNIDADES !

    ResponderExcluir