segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PRA BOM ENTEND

Ontem houve um movimento supostamente da "população atingida pelas enchentes em Atibaia", em que estavam fazendo um discurso e distribuindo folhetos que são baseados muito mais em suposições do que na realidade, claro que não todo, alguma coisa eles têm razão e em outras estão equivocados como muitos que não têm experiência em relação ao meio ambiente e aos fenômenos naturais.

Segundo consta no folheto "as inundações coincidem com a conclusão de processo de licitação promovido pela Prefeitura Municipal de Atibaia na data de 05/09/08... Onde reativa o funcionamento da Pequena Central Hidrelétrica PCH, existente no bairro da Usina...

Independente dos motivos que levam o "Movimento" a fazer essas afirmações, que dado a qualquer comparação com a realidade leva a crer que são principalmente políticos, e não técnicos, pois tecnicamente a cota de nível da represa não permite comparação com a cota de nível dos locais a montante que ficam alagados, é importante salientar que além dessa informação equivocada e distorcida ainda outras estão contidas no folheto que são falsas.

Dentre elas os itens:

Rebaixamento imediato do nível do reservatório, a exemplo do que a Sabep já está fazendo em suas represas.

Essa providência só vem mostrar uma das variáveis que causou a grande enchente do fim de 2009. Os níveis das represas estavam no máximo, não suportaram os índices pluviométricos que foram acima da média. Um fator, a meu ver, é bom que se deixe claro, de ter acontecido isso nas represas se deveu ao fato de um especialista que trabalhou nessa área por vários anos ter se aposentado e pior que isso, ter falecido antes de alertar os companheiros da empresa de que havia a necessidade de, na época certa, se soltar a represa para suportar as chuvas de verão, esse homem é Milton Negrini.

No folheto ainda consta que o movimento quer: "que se faça o desassoreamento do rio Atibaia, a exemplo do que já está sendo feito pelas Prefeituras Municipais de Piracaia e Perdões (sic)"

Não temos conhecimento da realidade de Piracaia, mas em Bom Jesus dos Perdões sabemos que houve um início de obra de desassoreamento da calha do rio Atibainha, que foi interrompido pela Justiça, já que não tinha licenciamento de nenhum órgão competente, e o que estava sendo realizado era somente a retirada e a comercialização da areia que começo a ser dragada.

Liminar concedida ao Ministério Público pela Juíza de Nazaré suspendeu as atividades e solicitou a recuperação ambiental da área onde estava sendo realizado o carregamento da areia por caminhões.

No processo consta o estudo feito pelo Governo e nele consta claramente que a PCH não interfere na enchente de Atibaia já que está a jusante, e que o desassoreamento também não garantirá o fim das enchentes, pelo que consta a melhor ação será a desapropriação das áreas em que houve a invasão das várzeas.

E a recuperação dos locais onde houve o entupimento das várzeas com terra e entulho, liberando assim o local onde as águas possam se espraiar evitando de subir, causando enchentes...

Depois de todo esse discurso sobre a questão ambiental que tal uma música que fala também sobre esse assunto:

Mariana Aydar com um música deliciosa de se ouvir de de autoria de Pedro Luiz, Roberta Sá e Carlos Rennó, pra desanuviar: Tá

Nenhum comentário:

Postar um comentário