quarta-feira, 10 de setembro de 2014

OS ÍNDICES DO IDEB

Um amigo me passou essa mensagem por e-mail, que eu faço algumas adaptações para que não fique pessoal:

Diante de tantas notícias ruins que ouvimos todos os dias,nesta semana  pudemos nos redimir, pelo menos, nós, que fazemos parte da Educação de Perdões.

Nesta semana saiu o IDEB das escolas brasileiras, e temos a grande satisfação de dizer que nosso município conseguiu ficar acima da média esperada. Tínhamos como meta alcançar 6,0,  e conseguimos 6,5.

O IDEB  é o índice da educação básica, medido pela Prova Brasil, que acontece de 02 em 02 anos. 

Isso mostra que estamos trabalhando bem, que as escolas municipais estão cumprindo o seu papel, que é o de garantir boa qualidade de ensino. Com esse índice, estamos acima da média estadual e brasileira.
Não poderia deixar de registrar, o Viana alcançou 6,6, uma ótima nota. 

Parabéns a todos os profissionais da educação, pois esse é um resultado do trabalho comprometido de todos.

E eu respondi:

Essa notícia me causa alguma preocupação, pois o município por uma intervenção do prefeito contratou um novo sistema, o do Sesi, nas justificativas eles alegaram que o sistema utilizado era de má qualidade. Que implicações podem advir da mudança de sistema?

O sistema que utilizávamos era o do livro didático. O livro que a rede escolheu é o mesmo que Atibaia (ideb 6,8) utiliza. Talvez  o objetivo fosse de unificar o ensino, pois com o livro didático, o professor fica livre para utilizá-lo, sem segui-lo linearmente. O Estado também unificou em 2008 com o caderno do aluno. Sobre esse sistema SESI podemos dizer que é um bom sistema de ensino, SESI é uma marca de sucesso, só que acredito, para as escolas SESI, que temos por aí, onde tudo já é adaptado para o sistema. Esse sistema cobra o professor e o aluno pesquisador, com certeza é esse o caminho, mas nós, ainda não temos uma estrutura para essa realidade. 

Tem escola que tem uma biblioteca, mas não tem livros suficientes e nem um bibliotecário, outras escolas nem biblioteca têm. Ah, mas a pesquisa deve ser feita na internet, com certeza, também esse é o caminho, mas cadê a estrutura de internet? Onde está o compromisso dos pais em acompanhar os seus filhos nessa nova realidade?

Tenho a plena convicção que o caminho da pesquisa é aquele que forma aluno crítico, competente, autônomo, e estamos trabalhando nessa linha. Os livros didáticos também trazem esse compromisso, e nossos professores sempre incentivam e cobram a pesquisa, e os livros são de graça para o município.

Com o nosso sistema estamos avançando: 

2005 - 5,0
2007 - 5,1
2009 - 5,5
2011 - 5,5
2013 - 6,5 (Dados do IDEB). A meta para 2013 era de 6,0. 

Acredito que precisa de melhorias, mas instalar um sistema desconhecido, sei lá, até a rede se adaptar? pode ser que não consigamos manter os índices e nem crescer, precisa aguardar.

Sabe aquele ditado que diz: em time que está ganhando não se mexe; pois é, modernizar, dinamizar, tornar mais eficiente, isso sim, mas tentar algo extremamente novo, pode ser que funcione, pode ser que não.  Tenho minhas dúvidas.


Faz um post, com esses dados e outros que você pode pegar na internet e coloque para reflexão dos profissionais da educação, tenho certeza que vai ser muito útil.

Prometi que ia colocar e vou fazer mais, vou colocar os índices de outros municípios:


e das escolas do município:

13 comentários:

  1. Parabéns para todos os educadores que ajudaram á construir estes alunos, apesar das dificuldades que vocês encontram pela falta de responsabilidade administrativa que compra merenda escolar a peso de ouro. Dinheiro este, que seria melhor aproveitado ofertando melhores salários e condições de trabalho para seus educadores. O que se pode esperar de uma administração fracassada igual a nossa. Ainda bem que temos educadores deste gabarito. PARABÉNS AMADOS PROFESSORES.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos os professores, que são verdadeiros guerreiros: conseguiram fazer milagre a superar a meta do IDEB, mesmo com salas lotadas, escolas caindo aos pedaços, muitos alunos/famílias descomprometidas, mudanças e "lambanças" na Secretaria de Educação!!! Isso prova o quanto os professores são competentes e comprometidos, mesmo com todas as adversidades!!!

    ResponderExcluir
  3. Agora a pergunta que não quer calar: por que gastar "rios" de dinheiro com o material SESI, se até o ano passado as escolas trabalhavam com o livro didático enviado pelo MEC??? Esse livro é o mesmo trabalhado pelas escolas de Atibaia, que conseguiu o melhor IDEB da região! Sem falar que é um desperdício de dinheiro público, pois os impostos que pagamos e que "bancam" (ou pelo menos deveriam "bancar") serviços como saúde, educação, cultura..., não são realmente investidos! Quando são, no caso dos livros enviados pelo MEC, a prefeitura os deixa de lado e manda comprar livros SESI!!! Isso mostra o quanto os professores são heróis: mesmo com tudo contra, ainda conseguem fazer um bom trabalho! A Secretaria precisa repensar certas decisões autoritárias e aprender com municípios que fazem uma educação de qualidade, sem gasto indevido de dinheiro, com decisões discutidas, democráticas e não autoritárias como acontece na Secretaria de Educação de Perdões!!!

    ResponderExcluir
  4. Que historia é essa paulo afonso com o Massei???

    Junior Bueno: Sim, não há necessidade, mas fale um pouco da NEGOCIAÇÃO do seu candidato com o prefeito! Em casa, temos uma fonte inesgotável de Ética! Coisa que você parece não conhecer! Comente sobre a parceria do seu candidato com o prefeito Carlos Duarte!

    Carlos Duarte Marcia Batista:
    O candidato de que ele fala é o Paulo Afonso. E na verdade não sei bem das tais "negociações" de que ele fala, afinal estive fora por dias seguidos e passei a semana tentando por minha vida e trabalho em ordem... Mas hoje vou a Câmara para me inteirar dos acontecimentos que por aqui, são sempre um tanto quanto "impressionantes" e de arrepiar.

    ResponderExcluir
  5. "Anônimo" explique melhor o que quer, porque eu não entendi a postagem, isso é uma conversa? De onde? O que significa?

    ResponderExcluir
  6. Aguardem o resultado do próximo IDEB, e vocês verão o fracasso!
    SESI continua e daí vão querer culpar os professores, esse negócio de fazer levantamento dos pontos positivos e negativos do material é balela, nós sabemos que os pontos negativos prevalecem, e daí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo! pensamento típico de "educador" já que o material não é o que eu quero então danem-se os alunos... vamos fazer tudo para que não dê certo

      Excluir
  7. Este IDEB alto é porque, mesmo contra as ordens da ditadora, conseguimos continuar com nosso sistema nas salas de aula. Parabéns professoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O IDEB é alto porque o ano é eleitoral, números para provar que a educação de sempre melhorou, desafio alguém a me responder, o que mudou na educação de BJP????

      Excluir
  8. PROFESSORES, isto pode interessar a vocês:
    Como o nosso município está em segundo lugar na região no IDEB, será enviado à Câmara Municipal um projeto de Lei para aumentar os salários das três supervisoras com a justificativa de que o salário delas está defazado e esse resultado se deve a elas , kkkk palhaçada né ! ...
    E vocês nada ...

    ResponderExcluir
  9. em tempo! se o indice apresentado pela escola de uma tal diretora desigNADA não fosse tão pífio! nosso IDEB seria superior ao de atibaia !! manda essa incompetente reciclar seus conhecimentos na sala de aula!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse povo puxa saco "designado" tem que voltar aos seus devidos lugares: a sala de aula. Já que não mostrou competência para o cargo de direção, não tem que permanecer! Simples assim!!! Existe concurso público pra que??? Palhaçada!!!!!!!!

      Excluir
  10. Como mae de aluno, nao entendo muiti de resulrado, mas Com certeza esse tal de IDEB cairá e não pode por a culpa nos profs pois eu mesma não ajudo nas lições de ksa. Antes desse monte de livro confuso meu filho fazia sozinho e agora tenho q ajudar? Os profs pesquisam sim e os livros anteriores tem tudo e faziam as crianças escreverem agora é só bla bla bla.

    ResponderExcluir