sábado, 21 de julho de 2012

MODELO DE DESENVOLVIMENTO


Um episódio que ocorreu ontem, sexta, 20 de julho, me causou estranheza e preocupação.

Um amigo, perdoense nato e tradicional, veio me perguntar se na sessão extraordinária que ocorreu naquela manhã, foi apreciada matéria que versava sobre denominação de uma rua específica, que por sinal ainda não está implantada,  e que é exatamente a área que foi objeto de Decreto de doação para a municipalidade, em que um parecer assinado pelo senhor Celso Costa, responsável pela ETA, que assinou o documento achando que se referia a uma área de mata que existe no fundo da área, e que ficou surpreso quando lhe foi mostrado que a área que se referia à tal doação era uma faixa estreita de terras que cortava o terreno da frente até perto do fundo, e que está marcada no terreno que era para ser o presídio. Esse expediente é usado para quem quer implantar parcelamento de terras sem ter que cumprir as exigências de reservar áreas institucionais, verdes e arruamento com aprovação dos órgãos competentes. No caso de com rua existente ao proprietário basta apresentar somente planta de desdobro só na Prefeitura, sem necessidade dos trâmites legais em órgãos estaduais.

O proprietário da área ficou sabendo e ficou fulo da vida porque um vereador especificamente não aprovou o projeto de denominação da tal rua.

Só que...

Não houve nenhuma matéria discutida na Sessão que não fosse o cancelamento das restrições urbanísticas do Parque Hortênsia, que apesar de ser polêmica pois vem regularizar uma série de irregularidades permitidas no local, e que não se sabe se vem melhorar ou piorar a situação do lugar, pois geralmente essas matérias são vistas como forma de premiar quem pratica tais irregularidades, e servem como motivação para que quem as pratica fique impune e livre para praticar outras, e cada vez mais,  além disso vereadores discutiram a estranheza da pressa para se aprovar tal lei, que não poderia aguardar dez dias, quando termina o recesso, apesar de tudo foi aprovada por unanimidade de votos.

Mas o que importa no momento, e que é a causa principal da minha preocupação é o que vem a seguir.

O terreno em que será aberta esta rua que será denominada Rua José Maria Passos, é um em que a lei restringe como estritamente residencial, e que tinha até o começo da semana uma grande placa oferecendo "ÁREAS INDUSTRIAIS", eu digo que tinha, porque no fim da semana havia sumido da placa a parte que indicava "ÁREAS INDUSTRIAIS".

O amigo me questionou sobre se eu era contra o loteamento industrial, alegando, como todos que pensam assim meio por cima, que isso faz parte do desenvolvimento, e se eu sou contra o "desenvolvimento"...

EU SOU CONTRA

Eu não posso ser contra o desenvolvimento, porque ele vem apesar da minha vontade, só que eu acho que nós, moradores, pessoas que temos consideração pela cidade, temos que provocar a discussão sobre o tipo de desenvolvimento que podemos querer.

Alguém já perguntou para alguém sobre o tipo de desenvolvimento que queremos?

Eu não sei se quero esse modelo de desenvolvimento que favorece algumas pessoas no prazo imediato e deixa um enorme prejuízo para a cidade no médio e no longo prazo.

E como também não gostaria de impor nada, apesar que não tenho força e poder nenhum para isso, só gostaria de ter a oportunidade de discutir se o modelo de desenvolvimento para a nossa cidade seria esse de encher de indústria, com os "benefícios" e "transtornos" que isso possa causar, como por exemplo o excesso populacional que as indústrias fatalmente atraem, ou se queremos planejar para não nos transformar em uma cidade que repita o modelo de Francisco Morato ou até mesmo Guarulhos...

Para atender aos interesses de negociadores de terreno, que nem sei se podem ser considerados "corretores" pois corretores tem um código de ética que teoricamente teriam que seguir, e que não seguem, estamos esquecendo de discutir e saber qual é a defasagem de empregos no município?

Assim, olhando meio que de fora, vejo que não temos tantos desempregados assim, tanto que temos que trazer trabalhadores de fora...

Quem se propõe a discutir que modelo de desenvolvimento a cidade quer?

Agora em época de campanha é bom saber dos políticos que "valores" que eles querem para a nossa cidade.

17 comentários:

  1. ENGRAÇADO, TINHA VEREADORES QUE ACHAVAM QUE PODIAM ESPERAR DEZ DIAS, MAS VOTARAM A FAVOR, ETA FALTA DE PERSONALIDADE PRÓPRIA, ESSA É A DIFERENÇA DE QUEM TEM CARÁTER, EU VOTARIA NAQUILO QUE ACREDITASSE NEM QUE FOSSE O UNICO A PENSAR ASSIM.
    MÃOS DE OBRA DE "FORA(STEIROS) SEGUNDO DIZEM É PORQUE OS PERDOENSES NATOS NÃO TEM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão era somente a estranheza pelo fato de o projeto ser tão urgente que não pudesse esperar 10 dias, mas entrou, e em sessão extraordinária foi votado e aprovado, qual é o problema?
      Senhor Macanamann, o senhor acha que só porque estranharam a urgência não deveriam ter aprovado?
      Eu não entendi esta crítica...

      Excluir
    2. AMAURI, EU SOU UM CHATO DE GALOCHA, EU JAMAIS VOTARIA A FAVOR DE UM PROJETO SE EUAACHASSE QUE ELE ENTROU RÁPIDO DEMAIS, E EM ENTRANDO RÁPIDO CERTAMENTE EU NÃO TERIA MUITO CONHECIMENTO DOS DETALHES. DO JEITO QUE EU SOU MALA, MESMO SE FOSSE UM PROJETO BOM EU NÃO VOTARIA SÓ DE PIRRAÇA. MAS EU SOU EU, OS OUTROS SÃO OS OUTROS!!

      Excluir
  2. MAIS UM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO QUE PROMETE MAIS UMAS CENTO E POUCAS CASAS AQUI PERTO DA VILA OPERÁRIA, ALI PERTO DAQUELA ESCOLA NOVA. PROMETEM ÁREAS DE LAZER, TURISMO ECOLÓGICO, CAVALGADAS E TANTAS OUTRAS MORDOMIAS, QUE A GRANDE MAIORIA DOS PERDOENSES NÃO TEM. SERÁ QUE A AGUA QUE JÁ NÃO TEM POR AQUI VAI DAR PARA ABASTECER MAIS ESSE EMPREENDIMENTO?? E TODA A INFRA-ESTRUTURA NECESSÁRIA, TERÁ PARTICIPAÇÃO DA PREFEITURA??? VAMOS VIRAR UMA CIDADE DORMITÓRIO??? O NOME DO POMPOSO RESIDENCIAL É: QUINTAS DE MARIA!!!

    ResponderExcluir
  3. Amauri:
    Apesar dos riscos de discutir isto de maneira superficial,sou a favor de áreas indústrias em nossa cidade, claro que obedecendo a um plano e projeto de implantação (plano diretor). Veja o CEA e o Brazilian Business Park em Atibaia na divisa com Jarinu, nestes casos a indústria está levando progresso e qualidade de vida já que sua implantação obedece às leis e gera empregos que exigem melhor qualificação profissional e portanto remuneram melhor os seus trabalhadores. Além disto a cidade passa a participar dos impostos gerados por estas empresas e tem seu nome vinculado a produção/modernidade. Há também o fato de que melhores salários geram maior demanda de bens de consumo o que fatalmente melhorará o comércio e forçará a implementação de uma infraestrutura capaz de formar, capacitar e atender as necessidades destes trabalhadores e suas famílias, e ai entram desde a infraestrutura básica de uma cidade (água, coleta de esgoto/lixo, saúde, educação, transporte, segurança etc...) até os pertinentes a indústria e comércio, como hotéis, serviços, escolas profissionalizantes, faculdades/universidades, aeroporto e etc... É complicado, mas estamos nos tornando uma cidade dormitório justamente por não gerarmos empregos e salários suficientes para nos obrigar a progredir, então ficamos na dependência de outras cidades para suprir nossas necessidades tanto de consumo/serviço como de mão de obra.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      O problema não é o modelo de desenvolvimento escolhido, mas a falta de escolha e a falta de planejamento que favorece exatamente aos espertalhões e exploradores em realizar as suas negociatas, que lhe garantem lucros fáceis e rápidos deixando uma herança maldita que o morador vai ter que engolir à seco.

      Excluir
    2. Concordo com todos qdo falam que estamos nas mãos de espertalhões. Não é de hoje que fomos entregues nas mãos desses negociantes e exploradores de plantão...Tem alguns deles que até dizem que fazem esse tipo denegociatas a título de cortesias, e até são candidatos à reeleição...kkkkk

      Excluir
    3. Carlos,
      concordo em partes, mas uma coisa é separar uma área (quem sabe ao inves do presidio, p. ex.) para empreender de forma mais industrial,loteando e preparando a infra estrutura até sustentável para todas as industrias - com controle firme de poluentes - outra coisa é fazer um condominio empresarial (para estoque, linha de montagtem, escritorios - sem industria - e outra cousa ainda é conseguir atrair empresas do 3o. setor (serviços, tecnologia, turismo)
      (a minha preferida e colocaria todas as minhas fichas nesse setor...)

      preparando as crianças, com inglês, conhecimento da suas proprias atrações turisticas....preparando a estrutura... a cidade tem q ser boa em alguma coisa, isso é fato...

      mas somos bons no que? vai ser industria? vai ser , sei lá, desenvolvimento de softwares? ou área de agroturismo? Ou de gastronomia organica?

      Ou a terra dormitório? é ruim isso ou mal aproveitado?...não sei mesmo... o q tenho certeza é de que muita gente se conhece na cidade, mas a cidade não se conhece de verdade, ainda não sabe o q pode fazer realmente...

      Agora , lotear tudo e colcoar a disposição de industrias (tenho certeza de q não é feito o controle adequado de poluição - não controla nem a situação do asfalto, imagina da poluição...) - tá na cara q transformar perdões em "mauá", é da tiro no pé..

      Excluir
    4. Amauri/Amigo:
      Como disse antes não gosto de discutir isto desta forma superficial por que é, ou seria, um projeto bem complexo justamente por estarmos discutindo uma única parte,indústrias de um todo que é a cidade. Entendam que falo de um plano diretor, de Leis e de áreas industriais, portanto depende de um estudo urbanístico para se definir quais e quantas áreas seriam destinadas para esta finalidade. Tudo depende das oportunidades e da vontade dos cidadãos, para isto é que servem os estudos,levantamentos e projeções que nos darão elementos para escolher o que queremos. Sabendo disto, partiremos para um planejamento do uso do solo e quais as atividades deverão, poderão ou terão que ser incentivadas para atingirmos nossos objetivos.
      Acredito que como hoje quase tudo é permitido, justamente por não haver proibições já que não há plano nem projeto algum a ser seguido por falta de objetivos, é que estamos nas mãos de espertalhões que exploram a cidade como quem explora minérios levando nossa riquezas e deixando para trás os buracos, lama, poluição e em total abandono os cidadãos que são tratados como algo descartável para favorecer o lucro... Deles...
      Planejar a cidade é que vai nos levar as suas aptidões, não por que ela esteja apta para alguma coisa, mas por que nós a tornaremos apta para o que queremos! Algo como:
      Se você quiser ser médico, se este é o seu plano,trate de estudar para isto! Claro que este estudar envolve uma série de providencias e planos secundários que se seguidos, mesmo com adaptações, te levarão a ser doutor. Ou seja:
      Podemos, nós ou a cidade sermos o que quisermos, mas temos que querer ser algo.
      Abraços.

      Excluir
    5. carlos duarte e os terrenos que seu pai vendeu na varzea e que hoje esta descaracterizada ,loteamento induustral que detonou toda essa bela natureza ,papai tudo pode.

      Excluir
    6. "Anônimo"
      Essa eu até posso responder, já que apesar de o pai do Carlos ter sido por vários motivos vítima de várias denúncias, inclusive minha e da Associação Ecológica que um dos fundadores enfiou no saco de gatos pardos, essas denúncias provocaram mágoas que até hoje incomodam nosso relacionamento pessoal, e eu não tiro as razões do senhor Humberto, e não é por causa delas que diminui a minha consideração pelo empresário, uma das denúncias, das mais pesadas, foi contra o criadouro de porcos, que apesar da qualidade técnica desenvolvida, teve que paralisar suas atividades, quanto à área de várzea descaraterizada é exatamente isso, aquela área, pelo tempo que foi drenada e cercada, perdeu as suas características de várzea, lembrando que na época da implantação da Rodovia D.Pedro é que foi realizado como permuta com o Governo, um dique de aterro ao redor daquela propriedade, a um nível, acima da cota de cheia. Hoje, depois de tanto tempo a lei não restringe aquela área, apesar dela ainda ser um campo aberto para a ganância dos exploradores, corruptos que nadam de braçada na nossa cidade.

      Se você tem alguma denúncia de irregularidade ou ilegalidade, faça nos órgãos competentes, aqui, sem se identificar, o que você coloca não passa de fofoca.

      Excluir
  4. AQUI PRAS BANDAS DA VILA OPERÁRIA, JARDIM SÃO MARCOS, CHÁCARAS NELI, MARFY 3, QUINTAS DE MARIA, JARDIM PORTUGAL, É UMA DELÍCIA PARA DORMIR, TEM ATÉ CANTO DE SIRIEMA NO QUINTAL, GALOS CANTANDO DE MADRUGADA, ATÉ PICA-PAUS INHAMBUS, ROLINHAS ARRULHANDO, JÁ VI ATÉ UM TEIÚ(LAGARTO) NO MEU QUINTAL, COBRAS PASSEIAM, ARANHAS CONSTROEM AS SUAS TEIAS, E MARIMBONDOS VOAM DENTRO DE CASA, É UMA FESTA, BOIS E CAVALOS TAMBEM PASSEIAM POR AQUI, AH! ESQUECI OS CACHORROS, GATOS E OUTROS FELINOS,AS VESES NÃO SEI SE MORO NA ROÇA OU NA CIDADE. PERDÕES, PERDÕES, VOC~E NÃO QUER O PROGRESSO??? EU QUERO, MAS EDU NÃO DEIXA!!!!
    ESSE COMENTÁRIO ESTÁ MAIS PARECENDO UMA CRÕNICA!!!

    ResponderExcluir
  5. Macmanamann
    Como não deixa?

    Deixa do jeito deles, em que nós o povo temos que pagar com isenções e outras "facilidades" criadas por pessoas que ganham, ou levam vantagens para oferecer, inclusive com autorizações oficiais, municipais, para degradação ambiental e tudo o que pode ou que não pode. Desde que sobre alguma comissão que é dividida entre eles...

    ResponderExcluir
  6. AMAURI VC NEM IMPOSTOS PAGA, PORTANTO, DEIXA A CIDADE DESENVOLVER, POIS, SE NÃO O PREF NÃO DINHEIRO PARA AS OBRAS. ASSIM VAI SER TB SE O SEU PA GANHAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo:
      Seria bom perguntar para o Edu Massei e vereadores o que é feito com o dinheiro dos impostos, já que segundo eles tudo nesta "administração" depende de dinheiro do governo federal/estadual (dinheiro sem custos).
      Abraços.

      Excluir
  7. Realmente eu não tenho a intenção de colocar o meu suado dinheirinho nas mãos desses espertalhões, desses corruptos. É crime?

    ResponderExcluir
  8. Para termos profissionais, precisamos investir na educação. e pra ser profissional, não basta ter o ensino médio, que fique claro. invistam na educação e saúde que o resto se resolve.

    ResponderExcluir