sábado, 14 de julho de 2012

DINHEIRO GANHA ELEIÇÃO


Ontem eu estava passando, atrasado pelo curto espaço de tempo de quem bate cartão, me chamaram em uma roda e me fizeram a seguinte pergunta: ---Eu tenho oito votos na família, quanto vale?

De momento eu fiquei estarrecido, não sou candidato, já fui e nunca aceitei tal atitude, mas pensando bem, durante dois segundos, respondi. Mas isso é crime! Vender votos e comprar votos é um crime, mas se você pretende pegar dinheiro em troca dos seus votos, pegue, mesmo, mas não entregue, porque o candidato que se presta a isso não merece receber voto nenhum, pois não tem as condições mínimas para se eleger na raça, pelo que tem de interessante para poder representar o povo da cidade, e depois a gente sabe, o que ele paga agora vai querer receber com juros, correção monetária e lucros estratosféricos e quem vai ter que ajudar a pagar por isso somos todos nós...

Por isso, e também associando o que o Blater disse dos brasileiros e africanos, que a corrupção é natural nesses lugares, eu pensei em lançar uma campanha especial, que não serve para quem lê este Blog, mas que, se concordarem, precisa ser espalhada na Rede Boca Mole, para que chegue aos que não gostam muito de ler e que mesmo se lerem não pode ser que não entendam...

VENDA O SEU VOTO, MAS NÃO ENTREGUE!!!

Divulgue que é até para pegar o dinheiro que o corrupto está disponibilizando, só que vote em alguém que se saiba que vai ser um representante fiel à sua comunidade e coerente nas suas posições.

Senão, gente... O dinheiro vai continuar a ganhar as eleições, e depois não adianta reclamar dos políticos (politiqueiros) que a gente permite que entrem e fiquem lá...

E depois a coisa está inflacionada, para os oito votos que, supostamente, o cidadão tem em casa, ele pensa em pedir milão...

66 comentários:

  1. QUER DIZER QUE UM CRIME JUSTIFICA OUTRO???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não disse que um crime justifica o outro, mas sigo o ditado popular que diz que "ladrão que rouba ladrão, tem 100 anos de perdão"...

      Excluir
  2. DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS:
    EM UM DIA OS CATÓLICOS SE REUNEM COM O EDU E EXIGEM A NÃO PARTICIPAÇÃO DOS EVANGÉLICOS NA FESTA DE AGOSTO.
    NO OUTRO DIA ELE SE REUNE COM OS EVANGÉLICOS E PEDE APOIO.
    VAI VENDO...DEIXA O PASTOR JABES DE ALENCAR SABER DISSO!!!!

    ResponderExcluir
  3. COM TANTA COISA PRA EXIGIR, QUEREM A CABEÇA DOS EVANGÉLICOS QUE SÓ TRAZEM COISAS BOAS A FESTA, BONS CANTORES, PALAVRA DE DEUS, DIMINUIÇÃO DA VIOLENCIA.
    PORQUE NÃO PEDIRAM SEGURANÇA PARA QUE A PRAÇA NÃO SE ENCHA DE DEPENDENTES DE TODAS AS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS A LUZ DO DIA/ PORQUE NÃO PEDIRAM SAÚDE EDUCAÇÃO, SANEAMENTO, E TANTAS OUTRAS COISAS NECESSÁRIAS?? ORA QUAL SERIA O PRECONCEITO CONTRA QUEM SÓ FAZ O BEM PRA CIDADE? MAS DEIXE ESTAR QUE AS COISAS UM DIA VAI MUDAR. JÁ CRESCEMOS 60 POR CENTO EM DEZ ANOS, E EM BREVE SEREMOS MAIORIA. E NÃO SE ESQUEÇAM QUE MESMO EM MINORIA DECIDIMOS ELEIÇÕES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não pode generalizar a coisa e condenar "todos" os católicos pelos que, se realmente houve esse pedido, pediram isso ao prefeito. Isso porque em nossa cidade boatos viram verdade.

      Olha! Não estou dizendo que não houve esse pedido, só que acho que não foi da maneira como foi entendido pelos protestantes, os protestantes tem o direito de protestar, mas pode muito bem usar outro período que não seja o de Festa Católica.

      E deixa o "todo poderoso" Jabes Alencar saber disso, o que ele vai fazer? Vai se envolver, de novo, na política local e vai apoiar quem cede aos evangélicos? Independente de serem bandidos, ladrões, etc.? Ou não vai ungir a cidade de "bênçãos"???

      Essa história já está virando intolerância...

      Excluir
    2. NÃO É BOATO, OUVI DO PRÓPRIO PREFEITO.QUE PEDIU POR AMOR DE DEUS PRA PERDOA-LO, JÁ QUE NÃO TINHA COMO CONTRARIAR OS CATÓLICOS. OS REPRESENTANTES CATÓLICOS PROIBEM A NOSSA PARTICIPAÇÃO, E NÓS É QUE SOMOS INTOLERANTES? É V. DEVE ESTAR CERTO!

      Excluir
    3. Macmanamann
      A intolerância não acontece de um lado só, se um lado não aceita ou não acata as atitudes intolerantes acaba o conflito, eu não sei quem "são" os católicos que têm influência nas decisões do prefeito, e como sabemos que em nossa cidade a mentira impera, principalmente vinda da administração, não posso saber se o que o prefeito falou foi somente mais uma "pequena distorção" para eximi-lo perante o eleitorado evangélico.

      Para tirar dele a responsabilidade pela escolha.

      Uma coisa é certa. Sempre houve, e quem tem competência para determinar é o prefeito, isso se ele for firme em suas decisões, senão... É outro qualquer, os "católicos" por exemplo, mesmo que possa colocar a comunidade em conflito de intolerância religiosa.

      Excluir
  4. MACMANAMANN, veja se realmente foi feito um pedido formalmente, e se houve negativa por escrito e de quem, não pode generalizar, pois já houve até shows de evangélicos na Praça de Eventos durante o dia em 06 de agosto e até na biblioteca municipal já cederam o espaço uns anos atrás para reuniões de evangélicos, pelo que eu saiba nunca teve intolerância a nada nem de igreja nem de prefeitura, também acho que o motivo principal da festa é de natureza católica, e o espaço maior é dela mesma, mas nunca vi nada barrado contra evangélicos, pelo contrário no meu modo de ver todas as religiões viveram sempre em harmonia e respeito por aqui, pelo menos nunca vi tais restrições, só tá faltando agora levantar bandeiras para as igrejas entrarem em conflito entre evangélicos e católicos ou prefeitura, penso também que pra qualquer festa há um roteiro e programação sobre os eventos que não se fazem em 20 dias de antecedência, eu não sei o quanto de tempo de antecedência, mas creio que no mínimo deve-se ter um roteiro com uns 4 meses de antecedência, será que fizeram esta solicitação com bastante antecedência e por escrito, saliento também que particularmente acho que por educação podem ceder um espaço para os evangélicos, mas tenho minhas dúvidas no bom proveito da ocasião, como se evangeliza com tanto barulho e tantas congadas, bandas, presentes, como são católicos por tradição já sabem a hora de parar, quando está tendo missa, e mesmo assim é normal que se tocam ( apresentem ) na mesma hora aí se afastam da igreja para não atrapalhar, e aí ninguem entende nada o que se fala, acabam falando em vão, só por isso sou a favor que poderiam solicitar o espaço em um final de semana que nada tem a ver com festas católicas creio eu que seria mais proveitoso, mas nada contra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEMPRE QUE O ASSUNTO É RELIGIÃO ESSA SENHORA APARECE,E SEUIRMÃO TA BEM CUIDADO DERREPENTE A MORDOMIA ACABA EM 2013

      Excluir
    2. É ISSO AÍ MARIA ALICE, FALOU POUCO MAS DISSE TUDO! PARABÉNS

      Excluir
  5. É LEI VOTADA NA CÃMARA, O DIA DO EVANGELHO, A PARTICIPAÇÃO DOS EVANGÉLICOS FAZ PARTE DO CALENDÁRIO DE FESTAS DA CIDADE, COMO COLOCAR MENSAGENS BIBLÍCAS NA CONTA DE ÁGUA, MAS NADA É RESPEITADO. PARA QUE VOTAR LEIS??? EM SÃO SEBASTIÃO SÃO TRINTA DIAS DE FESTA DO SANTO, DEZ DIAS SÃO DADOS AOS EVANGÉLICOS E NEM POR ISSO O SANTO DEIXOU DE SER SANTO, NEM OS CATÓLICOS DEIXARAM DE SER CATÓLICOS. TIRANDO O TRISTE EPSÓDIO EM QUE A CANTORA MARA MARAVILHA MANDOU PARAR EM FRENTE A IGREJA E FEZ BARULHO, (O QUE NÃO TEVE A NOSSA APROVAÇÃO) NOS DEMAIS EVENTOS SEMPRE ESPERAMOS ACABAR A MISSA PARA DAR ABERTURA, E SEMPRE ELOGIAMOS O BOM JESUS, NÃO SEI DE QUE NOS ACUSAM?

    ResponderExcluir
  6. PREFEITO GARANTE QUE GANHOU DE DEPIT6ADOS E JÁ ESTÁ EM FASE DE LICITAÇÃO UM ROLO COMPACTADOR , QUE COMPACTARÁ AS RUAS QUE FOREM NIVELADAS PELAS MÁQUINAS, GARANTINDO ASSIM OITO MESES PARA A PRÓXIMA REFORMA MESMO EM TEMPO DE CHUVAS.
    UM CAMINHÃO PIPA, SENDO QUE O VELHO SERÁ TRANSFORMADO EM LIMPA-FOSSAS E HIDRO DE ALTA PRESSÃO QUE É UMA MANGUEIRA PARA DESENTUPIR ESGOTOS, SERVINDO TAMBEM PARA PEGAR AGUA NÃO POTÁVEL PÁRA DIVERSAS ATIVIDADES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta época é a época em que se operam milagres, mesmo que seja a mais pura verdade, só agora é que conseguiram ver a necessidade desses equipamentos, que vêm sendo comentados e solicitados pelos servidores há tempos...

      Excluir
    2. INFELISMENTE É O SISTEMA, É NESSA ÉPOCA QUE OS DEPUTADOS ABREM AS CARTEIRAS, NÃO ESTOU DEFENDENDO O PREFEITO, SÓ FAZENDO UMA CONSTATAÇÃO.

      Excluir
  7. PREFEITO DIZ QUE COMPROU MAQUINA DE FAZER BLOQUETES DO SEU PRÓPRIO BOLSO, E INSTALOU NA ANTIGA CASEMA, SÓ QUE A MÁQUINA QUE PRODUZ 120 METROS DE BLOQUETES POR DIA, NAS MÃOS DOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA NÃO CONSEGUEM FAZER NEM TRINTA, SEGUNDO ELE GRANDE PARTE DOS FUNCIONÁRIOS TIRANDO AS EXCESSÕES, SÃO UNS ENCOSTADOS QUE NÃO PODEM SER MANDADOS EMBORA. POR CAUSA DISSO O TRABALHO DA TAL MÁQUINA SE TORNOU INVIÁVEL. NADA DISSO É INVENÇÃO OU FOFOCA, OUVI DE PRÓPRIO OUVIDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez se mostra incompetência e falta de comando, e como de costume, se colocando a "culpa" nos outros...

      Excluir
    2. MACMANAMANN:
      Tem certeza absoluta que ouviu isto do Edu Massei? Se for verdade, além de incompetente é um tremendo cara-de-pau e covarde que aponta os OUTROS como culpados de sua incapacidade! E ainda quer ser o "bonzinho" se dizendo o doador da tal maquina? Neste caso a culpa sobrou para os funcionários que segundo ele, "SÃO UNS ENCOSTADOS QUE NÃO PODEM SER MANDADOS EMBORA.", é o fim da picada! Como este sujeito explica que na época do Paulo Afonso este sistema de calçamentos funcionava bem? Vai dizer que os funcionários daquele tempo eram bons e agora só tem vagabundos? Faça-me o favor Edu Massei, assuma sua incompetência e vote no PA que nós vamos mostrar que o problema não são os funcionários e sim os mandatários, estes sim, na maioria, um bando de vagabundos e exploradores dos trabalhos alheios.
      Abraços.

      Excluir
    3. CALMA NEM CHEGOU SETEMBRO E O CARLOS DUARTE JA ESTA A TODO VAPOR NA CORRIDA ELEITORAL,PA QUE É BOM NÉ

      Excluir
    4. RARARA
      Ele não pode achar isso?

      Para você quem é bom?

      Excluir
    5. RARARA:
      Com a mais absoluta certeza! Basta ver que depois do Paulo Afonso muito pouco ou quase nada foi feito em nossa cidade, e olha que não é por falta de verbas, o que falta para estes incompetentes é CAPACIDADE, coisa que o PA tem sobra.
      Abraços.

      Excluir
    6. AMIGO, NADA CONTRA V. FAZER CAMPANHA, MAS ASSUMA, NÃAO VENHA DEPOIS REPREENDER A GWENTE E DIZER QUE NÃO FAZ CAMPANHA, NEM É PROIBIDO FAZER, PRA QUE FICAR NEGANDO???
      EU NÃO ESTOU FAZENDO CAMPANHA PORQUE AINDA NÃO TENHO CANDIDATO A PREFEITO, ESTOU DE MENTER ABERTA OUVINDO OS LADOS, COISA QUE ESTÁ DIFÍCIL DE SE CONSEGUIR. PARECE QUE OS CANDIDATOS ESTÃO COM MEDO DE MOSTRAR A CARA!!

      Excluir
  8. EDU MASSEI 1V0 EVANGÉLICOS
    NÃO PERMITIU QUE MISSIONÁRIOS AMERICANOS, FIZESSEM PALESTRA ANTI-DROGAS NAS ESCOLAS
    EDU MASSEI 2X0 EVANGÉLICOS
    NÃO PERMITIU QUE EVANGÉLICOS PARTICIPASSEM DA FESTA DO BOM JESUS
    EDU MASSEI 3X0 EVANGÉLICOS
    FEZ PALESTRA COM PASTORES E NÃO CONVIDOU O PRESIDENTE DA ASSOSSIAÇÃO EVANGÉLICA QUE PERTENCE A SUA PRÓPRIA COLIGAÇÃO.
    COISA FEIA, NÃO???

    ResponderExcluir
  9. Macmanamann
    A intolerância não acontece de um lado só, se um lado não aceita ou não acata as atitudes intolerantes acaba o conflito, eu não sei quem "são" os católicos que têm influência nas decisões do prefeito, e como sabemos que em nossa cidade a mentira impera, principalmente vinda da administração, não posso saber se o que o prefeito falou foi somente mais uma "pequena distorção" para eximi-lo perante o eleitorado evangélico.

    Para tirar dele a responsabilidade pela escolha.

    Uma coisa é certa. Sempre houve, e quem tem competência para determinar é o prefeito, isso se ele for firme em suas decisões, senão... É outro qualquer, os "católicos" por exemplo, mesmo que possa colocar a comunidade em conflito de intolerância religiosa.

    ResponderExcluir
  10. RELEGIÃO,TEMA SEMPRE DELICADO E COMPRICADO DE SE DISCUTIR,NA MINHA OPINIÃO,TEM QUE SER CADA MACACO NO SEU GALHO, A FESTA DE AGOSTO É CATOLICA!!!!!APARTIR DO MOMENTO QUE SE MISTURA ACABA DANDO CONFUSÃO.
    NA MINHA OPIIÃO ISSO TUDO SOA COMO OPORTUNISMO,E JOGADA ESTRATEGICA DE SE PRORIFERAR DETERMINADA,PREGAÇÃO,POIS TEM MUITA GENTE,DE TODOS AS CIDADES,
    ATÉ DE OUTROS ESTOS PRESTIGIANDO A FESTA DE AGOSTO OU SEJA MOMENTO OPORTUNO, DE SE GANHAR SIMPATIZANTES E FUTUROS FIEIS,QUE IRÃO CONTRUBUIR COM O DIZIMO!!!NÃO É MESMO MACMANAMAM??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE O AMIGO É LEITOR DA BIBLIA DEVE TER VISTO QUE JESUS SEMPRE APROVEITOU GRNDES FESTAS PARA FAZER MILAGRES E PREGAR O EVANGELHO. QUANTO AO DÍZIMO DA MANEIRA CIRRETA É BIBLICO, AFINAL NENHUMA IGREJA VIVE DE BRISA. V. PAGA INÚMEROS ENCARGOS AO GOVERNO QUE MUITAS VESES NÃO DÁ NADA EM TROCA, QUALQUER CLUBE, SINDICATO, PARTIDO, CONDOMINIO E O RAIO QUE O PARTA TEM SEUS ENCARGOS, ATÉ PRA SER UM B~EBADO, UM DEPENDENTE QUIMICO, OU TER UMA PROSTITUTA A DESPEZA É GRANDE, PORQUE QUE A INPLICANCIA É SÓ COM A IGREJA?? AFINAL TODAS ELAS DE UM JEITO OU DE OUTRO CONSEGUEM SE VIURAR NAS SUAS DESPEZAS. O VATICANO9 QUE O DIGA, COM SEUS TALHERES DE OURO, SÓ PRA DAR UM EXEMPLO.SE O SR. QUISER SABER ALGUMA COISA PESQUISA A HISTÓRIA DA IGREJA.

      Excluir
    2. NADA CONTRA DIZIMO,MAS VC SABE MUITO BEM QUE AS VESES SOBRA E NÃO SE TEM NENHUM CONTROLE DO QUE REALMENTE É GASTO COM O DINHEIRO DO DIZIMO,JA EM RELAÇÃO A FESTA DE AGOSTO,ACHO OPORTUNO SIM POIS A FESTA É CATOLICA PARA QUE MISTURAR DA UMA CONFUZÃO,POIS EM MUITOS DAS RELEGIOES DESCRIMINAM A ADORAÇÃO A SANTOS, A FESTA EM LOUVOR A BOM JESUS É EXATAMENTE ISSO,CONTRADITORIO Não,

      Excluir
  11. V. ESTÁ CERTO TEM MUITAS COISAS ERRADAS, MAS NÃO PODEMOS GENERALISAR, EXISTEM AS IGREJAS SÉRIAS TAMBEM.QUANTO A FESTA NÓS TEMOS O CUIDADO DE NÃO OFENDER AS INSTITUIÇÕES, COM RARÍSSIMAS EXSSEÇÕES.

    ResponderExcluir
  12. RARARA!!1,Boa tarde, se o Blog é público eu não posso colocar minhas opiniões? deixa de ser público não éh? se não posso postar se me der vontade então o dono dom blog que me rejeite ou bloqueie ou exclua meus comentários, eu não estou ofendendo ninguém, só acho injusto até onde sei passar uma situação desta para o campo de descriminação, eu não acho seja isto, não me importo respeito as opiniões dele ( dono do blog ) mesmo não tendo afinidades com ele e vive versa, é tudo livre e para ser respeitado.
    Quanto a meu irmão não tem nada a temer, o contrato dele termina dia 31.12.2012, se o próximo prefeito achar que ele continuar, irá, seja quem for o eleito não tem nenhuma obrigação de continuar com ele, pois a função dele é cargo de confiança do prefeito, e ele é livre para optar, se ele tá lá há 14 anos e 6 com esse cargo é poque acharam que cumpre a obrigação ao nível desejado, tem gente que tem o direito de achar que ele não faz nada, é que muita coisa que faz o faz no anonimato, ele só tem que prestar conta ao prefeito, este final de semana está lá em São José dos Campos representando Perdões no Revelando São Paulo de lá, faz 15 dias que está indo lá pelo menos 3 vezes por semana, levando os pessoal para se apresentar lá, Pessoal do folclore Banda e Violeiros, não sei dos detalhes porque não faço parte do evento, enfim faz parte da organização, terminando este, já tem a festa de agosto, em setembro já tem o revelando em São Paulo, depois já tem o revelando do Serras e Águas em Atibaia em Janeiro,não se esqueça que ele é filho de forasteiros, mineiros e não é de nossa natureza falar o que fazemos, é mais gratificante o resultado feito, e não precisa aparecer, não é candidato a nada. É melhor o município aparecer bem lá fora, do que ele aparecer aqui dentro, e o melhor ainda nas suas idas e vindas não tem custo nenhum a prefeitura, o custeio é só dele, em carro particular. Quanto a mordomia acabar, posso te garantir, a vida dele em nada vai mudar, só se for pra melhor, ele tem lastro, não é um vagabundo e encosto em órgão público. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prefeito que entrar tem que estar atento porque a história já mostrou o que passou um prefeito por ter ousado dispensar um servidor.

      Teve um prefeito que dispensou um certo secretário, que passar por todo o tipo de retaliação, inclusive com participação política com candidaturas laranjas, denúncias vazias na Justiça com uso de nome de terceiros, mentiras e distorções sobre a sua integridade moral inclusive com o uso de todas as suas influências, e com o uso de instituições inteiras para atingir os seus objetivos vingativos...

      Ainda bem que sabemos que todos vamos colher o que plantamos...

      Excluir
    2. GOSTEI MARIA ALICE DO SEU COMENTÁRIO . PARABÉNS! EU MESMA VÍ O PAULO LÁ EM S.JOSÉ DOS CAMPOS, TBM FUI ACOMPANHAR A CRIANÇADA DA BANDA!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. DESCULPA O ERRO, O COMENTÁRIO ACIMA, NÃO É ANÔNIMO, ESSE NÃO É O MEU LEMA, CLIQUEI ERRADO!!!!!!!!!

      Excluir
  13. COMO SECREARIO DA CULTURA QUE TIPO DE RETORNO TURISTICO O PAULO TROUSE PARA BOM JESUS,?????SÓ FICA NESSAS BOBAGEIRAS,DE REVELANDO SÃO PAULO,ONDE RECEBE UM UNS APRAUSOS DOS TURISTAS E PRONTO,SEM NENHUM RETORNO DE FATO PRA CIDADE,O QUE FIZERAM COM O CARNAVAL DE BOM JESUS???VC SABE SE TEM ALGUM HOTEL,RISOT,OU POUSADA AQUI EM PERDOES,SÓ SOBROU A FESTA DE AGOSTO QUE VEM PERDENDO SEU BRILHO,

    ResponderExcluir
  14. Ok, é uma opinião sua e deve ser respeitada, eu gostaria que você me respondesse uma coisa, se você tivesse um capital você construiria uma pousada em Bom Jesus dos Perdões, e se construir você acha que a Prefeitura iria te ajudar a cobrir seus custos, não acha que primeiramente or um investimento seu seria você que a teria que divulgar nas redes sociais, você teria que se unir a outras pessoas que também possuem ( o mais comum é ter chácaras para alugar em finais de semana ) que é uma maneira informal que se tem por aqui pra ajudar a mantr a propriedade, você sabe que um sítio é uma alegria na compra e outra na venda, que esta atividade são poucos que encaram, eu posso te falar, que a nossa família está se estruturando para isso, estamos investindo tudo o que podemos para Perdões ter uma pousada bem próxima a cidade, e te garanto que uma propriedade rural como a nossa tem 40 anos nas mãos direta de minha família e nunca deu lucro é um buraco sem fim, e não é o que parece a quem olha, mas com empenho daqui a dois anos chegaremos lá, ainda está em andamento com 40% praticamente pronto, e não é a prefeitura que vai nos ajudar, somos nós com o apoio de outros que já atuam de forma discreta é vamos a procura de que a prefeitura pelo menos cuide das estradas rurais para que possamos termos acesso e trazer pessoas de fora para conhecer a nossa natureza, e valorizar o que é nosso, e o Paulo tá no meio sim, e ele não é nunca será Prefeito e cabe á ele investir na área e cabe aos seus secretários seguir suas metas, e ele é responsável pela área da cultura, turismo propriamente está totalmente nas mãos do prefeito, ele não apita nada em carnaval a não ser sob o comando de seu chefe.
    Cada um tem que fazer a sua parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marialice:
      Te conhecendo tenho certeza que será tudo bem feito, pode ser simples mas com capricho, parabéns pela iniciativa.
      Abraços.

      Excluir
  15. É BEM VERDADE, QUE EDU,CALÉ,PAULO AFONSO,JORGE,NUNCA FIZERAM NADA,PELO TURISMO E CULTURA DE PERDÕES,MAS NÃO SUBISTIME A MINHA INTELIGENCIA,POIS ESTA SIM NAS MAOS DO TATA E DO PAULO A RESPONSABILIDADE DE TODOS OS EVENTOS REALIZADOS AQUI,NÃO É NEM DESMANDO É FALTA DE CRIATIVIDADE MESMO,CONSTRUIR UM HOTELSINHO LA NA CACHOEIRINHA MOSTRA, O QUANTO SÃO TAPADOS MESMO,É SÓ MOSTRAR ATRATIVOS QUE EMPRESARIOS IRAM INVESTIR POIS UMA COISA LIGA A OUTRA,É SÓ PEGAR O CASO DE NAZARÉ,COM A ESTANCIA ATIBAINHA,RISOT HOTEL NO TANQUE PRETO,HOTEL NO VICENTE NUNES,E POUSADA NO CENTRO,E O CRNAVALCRESENDO CADA VEZ MAIS,TURISTAS, E ASSIM VAI MOVIMENTANDO O CAPITAL E PERDOES PARADO VAI MOVIMENTAR O Q???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RARARA:
      Acho que você não se lembra ou não é da época em que o PA foi prefeito! Carnaval, festivais, festas, ampliações e construções na praça de esportes eram coisas normais na sua administração... Depois acabou...
      Abraços.

      Excluir
    2. Mentira... O que o Paulo Afonso, Construiu no segundo mandato dele? Não fez nada. Festa de Agosto,aniversario da cidade, reveillon, era só Fruto Proibido. Foi uma porcaria tambem...

      Excluir
    3. Impar
      Eu sei que você tem motivos para execrar o Paulo Afonso, e eu nem teria motivos para ficar defendendo a pessoa dele, mas vivenciei e não posso deixar de dar o meu depoimento não de coisas que "acho" devido a algum problema pessoal, mas de coisas que acompanhei, você está mentindo e distorcendo de uma maneira de quem viu as mesmas coisas com uma visão diferente da minha, não sei se a minha é totalmente correta, mas sei que a sua está deturpada por algum interesse que não está explícito no seu comentário.

      Se você não tem consideração pelo trabalho que foi feito na gestão é um problema seu, mas eu acho que apesar das circunstâncias em que transformaram a vida pessoal do então prefeito em um inferno, a cidade viveu outra realidade, não era só shows do "Fruto Proibido" como você coloca de maneira depreciativa, mas eram shows de bandas e artistas variados que tinham a aprovação da maioria que assistia, eram shows mais no gosto do público, eram festas em que se procurava atender o gosto do público, ninguém saía descontente dos shows, você não deve ter assistido a nenhum deles, e se isso não bastasse, pois festa é só um detalhe, a gestão construiu quatro escolas, supriu uma falta de salas de aulas, mas que consumiu recursos que poderiam ter sido utilizados em outras coisas, as que foram priorizados na educação e essa priorização não pode ser desconsiderada por pessoas como você que não sei onde estava escondida que não viu isso.

      Se você quer espalhar mentiras e distorções pelos seus motivos, é um problema seu, mas eu não posso deixar que a sua "verdade" prevaleça sobre as outras.

      Impar??? E vou de par...

      Excluir
  16. Pois esse seria um dos pontos que deveriam ser discutidos na elaboração de um Plano Diretor, coisa que não interessa a aproveitadores do tipo que estão à frente da nossa Prefeitura.

    Com uma equipe que ocupa espaços não por competência, mas pelo nível de colaboração e apoio político...

    ResponderExcluir
  17. Falou e disse, nada se faz sozinho e sim em equipe, cada um faz a sua e somando-se chegamos a um bem comum, o Paulo nunca foi responsável por shows na cidade, ele é mais da parte folclórica e um apoio a religiosa ( Secretário da Cultura ), os bonecões do carnaval ele doou tudo á prefeitura e está sob a responsabilidade do Tatá e tudo o que se desenvolve exceto os shows que não é de competência dele, o restante ele faz sim, procure saber quanto é a porcentagem que a Secretaria de Cultura recebe em relação ás outras pra vc ver o que se pode fazer é 1% contra 25% de outras áreas, e veja o quanto a prefeitura investiu em instrumentos musicais na área da cultura, a ida deles para representar Perdões lá fora, tanto a banda quanto a orquestra de violeiros, agora eu gostaria de ver se você tem cacife pra fazer um hotelzinho, se Deus nos ajudar não será só um hotelzinho e sim um local com infraestrutura para abrigarmos um turismo rural, pode ser modesto mas será com muito empenho, não será uma simples porcaria e sim uma bela porcaria, como um dia me disse o Sr. Humberto, façamos pouco mas o melhor que podemos, como você mesmo disse uma coisa liga a outra, se a Prefeitura cuidar dos atrativos, empresários olhariam pra cidade, investiriam, e quem sabe isso viesse a mudar o ângulo de visão para o local, mas antes de mais nada, precisa-se evoluir e parar de tratar forasteiros como se fossem bandidos, se o progresso de Perdões depende de forasteiros, primeiro tem-se que aprender a tratá-los com mais respeito, não se deve generalizar em função de uns gatos pingados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história de forasteiros está sendo aproveitada para distorcer assuntos, eu sou forasteiro, no sentido de não ser nascido aqui, e entendo o que o queriam dizer quando usaram essa expressão, ela não serve para quem ama a cidade e trabalha por ela, ela serve para os que exploram a cidade e não demonstram a menor consideração por ela. E isso pode se aplicar até a alguns nascidos aqui... São nascidos aqui, mas com atitude de forasteiros...

      Excluir
  18. É isso aí, um bom ponto de vista para cobrarem dos planos de governo dos candidatos, não tem coisa melhor que o diálogo, e não tem coisa melhor ainda em Nazaré evoluindo neste aspecto, aí ninguém quer ficar em último lugar e corre atras do prejuízo, quem sabe agora em 2013 já não melhora o daqui, e passem a ter uma visão melhor com o daqui, mas torno a falar se não tiver lugar para abrigar turistas, não adiantará muito, porque o bate e volta não funciona e com bebida alcóolica então pior ainda.

    ResponderExcluir
  19. RARARA, Nazaré está colhendo frutos de mais de 10 anos de investimento a nível privado, onde acaba por exigir que o investimento Público chegue junto, você tem conhecimento se aqui está tendo infraestrutura básica para isso a nível privado que eu não saiba, assim você poderia me ajudar em informações, porque eu não sei, assim quanto mais eu vier a saber me facilitará para formar grupos, procurar o sebrae pra nos dar apoio técnico, etc, essas informações eu estou deixando para mais pra frente, se for necessário e acho que é, farei cursos específicos para adequação ás normas básicas, etc, e se financeiramente não for rentável, aí mudo de idéia, se virarmos lá um condominio e lotearmos, pode ter a certeza, ganharíamos muito mais, podríamos tocar a vida muito mais tranquila, sem dores de cabeça, afinal tudo morre com a nossa geração mesmo, temos mais mé que aproveitar a vida e não pensar na cidade, mas tá no sangue, não tem jeito, somos apaixonados por ela, apesar de minha família não ter sido bem vindo aqui na década de 50 por serem forasteiros, foram bem sucedidos aqui, e também faremos a nossa parte modestamente, mas sim.

    ResponderExcluir
  20. De novo essa mania de se sentir perseguida por se considerar forasteira, isso não cabe a você, Marialice, mas cabe ao grupo que você apoiou para administrar a nossa cidade. Eu acompanhei um projeto do Sebrae em nossa cidade, que ficou monopolizado entre dois projetos e não se abriu para mais ninguém, somente dois projetos de pessoas ligadas direta ou indiretamente com a gestão da cidade, você se lembra Marialice, você era uma delas. Nos conte o que aconteceu com o projeto, orque não vingou... Você e sua família e ninguém da cidade é perseguida por serem de fora, se alguém merece ser questionado é só quem favoreceu os forasteiros de verdade, pessoas que não têm amor ou qualquer consideração pela cidade, e que politicamente foram apoiados por muitos perdoenses... A pecha de "forasteiros" não cabe a quem ama de verdade a cidade. Mas cabe a todos que mesmo dizendo que amam a cidade colaboraram para que bandidos "tomassem conta" dela. Mesmo os que "ganharam" com isso...

    ResponderExcluir
  21. Todos os que apoiaram a bandidagem têm uma dívida para com a cidade, alguns já se redimiram e estão tentando consertar o erro, já alguns, ainda tentam esconder que erraram, e por certo ainda vão persistir no erro...

    ResponderExcluir
  22. FORASTEIRO É...
    O que significa ser forasteiro?
    Forasteiro significa aquele que é estrangeiro numa terra diferente
    Forasteiro significa residente temporário esperando a volta para a terra natal.

    COMO A CAMPANHA " FORA FORASTEIROS " teve mais uma repercurção mais negativa do que positiva, saiu o tiro pela culatra, ofendendo pessoas que nada tinha a ver com os que queriam atacar, aí resolveu-se dar uma nova conotação a nível de Perdões do que á partir daquele momento passaria a significar só aqui na cidade, o leite derramada nunca mais volta a caneca, então o jeito é tentar remendar, mas isso já foi, já era, apenas foi uma ideia que não pegou. Também serviu para aprender, pense mais antes de falar bobagem pra não ter que tentar tapar o sol com a peneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está querendo insinuar que eu estava por trás dessa campanha?

      Eu sei que não adianta nada eu falar aqui que você só acredita no que quer, eu sei quem esteve por detrás da campanha e eu não tive nada com ela, dessa eu não participei.

      E achei que deveria achar a melhor conotação para ela mais porque quem a lançou é um "forasteiro" no sentido da palavra, por isso notei que se referia não a pessoas que não eram nascidas na cidade, mas pessoas que apesar de morarem aqui jamais demonstraram o menor carinho ou respeito por ela.

      O fato de querer interpretar a campanha, não significa que tive participação direta nela.

      Excluir
  23. Aquele projeto do Sebrae me interessou tanto que não desisti de continuar não, " como iria continuar se não tinha nenhuma estrutura física, só pasto e boi, me estimulou muito a tentar fazer a minha parte aqui, o que tenho feito é exatamente criar um patamar de estrutura para ir atras e dar continuidade, o único problema é que não ganhamos na loteria para executarmos um empreendimento que nos desse sustentação física para podermos ir atras e usufruir dos conhecimentos necessários para executar tal projeto, isso custa muito dinheiro, estamos na etapa básica, se tudo der certo creio que até final de 2013 já teremos uma primeira etapa nos primeiros passos em funcionamento, e temos projeto sim que provavelmente não serão possíveis de realizarmos em vida, porque como todo mundo envelheceremos e não conseguiremos fazer tudo o que queremos, temos planos de muitas etapas, se tivermos saúde financeira não sabemos onde chegaremos, mas vamos em frente sempre, e não emprestamos dinheiro para conseguir as coisas, vamos devagar e sempre, pelo menos quando ficar pronto se não proporcionar rendimentos o suficiente não teremos preocupações com contas á pagar, é por isso que demora. Mas outras pessoas que tiveram presentes poderiam ter feito na frente da gente, não éramos os únicos, eu não sei desta história de se monopolizar nada, e eu e minha família não somos descriminados não, meus pais foram sim na década de 1960 e 70, por ignorância de alguns que ao invés de cuidar da vidas deles cuidavam das dos outros e dificultavam em tudo par que meu pai não prosperasse, mas prosperou porque foram trabalhadores e corretos e determinados, e enquanto cutucavam, mais estímulos eles tinham para ir em frente, chegaram a falar pro meu pai que "tinham bronca de pq mineiro vinha com as malas nas costas e passavam um ano tinham uma casa pra morar " tinham raiva disso, e meu pai nem ligava, aqueles que passavam dos limites ele pegava pela garganta dava uma bronca e parava por aí. Então pelo que meus pais passaram eu tenho bronca que se façam com os outros, acho ridículo este tipo de comportamento, e se Perdões depende do dinheiro de fora que venham sempre, nunca perderei as esperanças em ver uma Perdões melhor no futuro.

    ResponderExcluir
  24. Marialice:
    Melhor perguntar ao Sr.Jorge Galvani qual era a intenção!Que eu me lembre, é mais no sentido que o Amauri descreve e não no sentido literal como você entende. Seja como for, o importante é que TODOS, forasteiros, nativos e/ou visitantes façam o melhor que puderem por nossa cidade como já fizeram os que vieram antes de nós; ou vamos ficar discutindo para tentar rotular os que vieram de fora, ou os daqui, que se ajuntaram para ROUBAR nosso povo? Pra mim isto já tem nome, tanto no sentido literal como no figurado:

    LADRÕES sem vergonha!!!

    ladrão
    (latim latro, -onis, soldado mercenário, ladrão, caçador)
    adj. s. m.
    1. Que ou quem rouba ou furta. = GATUNO, ROUBADOR

    2. Que ou quem revela desonestidade ou procede de má-fé.

    3. Agiota, usurário.

    4. Que ou o que se aproveita da desgraça dos outros.

    Abraços.





    1. Que ou quem rouba ou furta. = GATUNO, ROUBADOR

    2. Que ou quem revela desonestidade ou procede de má-fé.

    3. Agiota, usurário.

    4. Que ou o que se aproveita da desgraça dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTOU POR FORA DO ASSUNTO19 de julho de 2012 às 12:09

      CARLOS, PQ A MOÇA TERÁ QUE PERGUNTAR P/ O JORGE GALVANI? POR ACASO FOI ELE QUE CRIOU A CAMPANHA DO "FORA FORASTEIRO"? CASO TENHA SIDO ELE, FICA ATÉ MEIO ENGRAÇADO, POIS SE EXISTE UM PÉSSIMO FORASTEIRO EM TODOS OS SENTIDOS DA PALAVRA ONDE ESTE SENHOR DEVERIA ESTAR OCUPANDO O PRIMEIRO LUGAR...

      Excluir
    2. ESTOU POR FORA DO ASSUNTO, eu Marialice não tenho que perguntar a ninguém porque tive um momento de indignação , porque achei falta de respeito com muita gente boa, pois foi feito de forma generalizada, com adesivos em carro, faixas, etc e pra mim quem abraçou a causa é tão conivente quanto o criador, e hoje isso não quer dizer mais nada, pois vindo de onde veio não poderia se esperar muita coisa mesmo, eu não coloco a mão no fogo por terceiros, então são águas passadas, ficou pra lá, o futuro é o melhor horizonte, passado é só experiências e serve para mostrar o conteúdo de cada um.

      Excluir
  25. Eu acho mesmo que nós precisamos desse debate, para que as coisas se esclareçam, pois muito do que é dito em nossa cidade é mentira, distorção ou "achismo". Enquanto as coisas não ficarem claras continuaremos em meio a nuvens negras que turvam a transparência da verdade. Quem tem medo da verdade?

    ResponderExcluir
  26. Eu acho mesmo que nós precisamos desse debate, para que as coisas se esclareçam, pois muito do que é dito em nossa cidade é mentira, distorção ou "achismo". Enquanto as coisas não ficarem claras continuaremos em meio a nuvens negras que turvam a transparência da verdade. Quem tem medo da verdade?

    Eu nunca deixei de admirar os talentos das pessoas, mesmo quando elas os usam para fins que lhes interessam, só me preocupo quando as posições políticas das pessoas interferem no social.

    ResponderExcluir
  27. Eu só citei este assunto pq foi citado, se vc quer saber o que mais quero é que estes assuntos caiam no esquecimento e sirvam de lição para não tornarem em outras comparações que em nada vem pra unir as pessoas e sim para desmembrar a cidade, eu não vejo a hora que passar essa época e a cidade através de um plano gestor compatível e possível seja executado e que as novas gerações possam usufruir estes frutos e nós um pouco tbém, seja lá por qual governante, eu sou contra provocações, o que me interessa é que a cidade seja o mais possível una e com apenas um caminho, crescer ordenadamente, que quem possa ajudar, ajude, quem não possa também não atrapalhe, não venha empacar o andamento das coisas, que diferenças haja sempre mas que impere o diálogo, o que importa não são as pessoas individuais e sim o que resulta para o coletivo, porque pessoas passam e a cidade andará sempre, e na falha humana quem recebe o atraso na evolução é a cidade, eu to quietinha no meu canto só assistindo, quero ver se esta campanha vai ter um nível mais elevado, minha família tá toda quietinha como sempre, quero ver falar que estamos atacando alguém, quem mais fala sou eu, tivemos motivo muito forte pra dar uma alterada, que nem quero mais tocar no assunto, antes quando meu pai entrava na política, minha mãe pedia para não votar nele, para os políticos dinheiro brotam no bolso, do meu pai saia, então era briga no contra na certa, eu só quero ver Perdões ir pra frente, independente de quem está regendo a orquestra, e que respeitem o meu voto.

    ResponderExcluir
  28. Amauri eu gostaria que se explicasse melhor sobre isto, porque parece que nos temos poder pra monopolizar alguma coisa, eu desconheço estes poderes de conduzir a alguma coisa, eu não tenho vocação pra liderar alguma coisa, posso ter vocação para administrar, mas para manipular, de onde tirou isto ou entendi errado:

    "Eu acompanhei um projeto do Sebrae em nossa cidade, que ficou monopolizado entre dois projetos e não se abriu para mais ninguém, somente dois projetos de pessoas ligadas direta ou indiretamente com a gestão da cidade, você se lembra Marialice, você era uma delas. Nos conte o que aconteceu com o projeto, porque não vingou...", eu já respondi o porque acima, mas esta afirmação pra mim ficou no ar...ou tá vendo chifre na cabeça de cavalo, o que vieram fazer aqui é mostrar opções e deixaram uma semente em mim, mas nunca soube de manipulação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARIA ALICE. COMO SOU LEIGO NESSA HISTÓRIA DE TURISMO EU QUERIA PERGUNTAR UMA COISA, NÃO É UMA CRÍTICA, É SÓ UMA OPINIÃO, NO CASO DE SE LEVAR OS PERDOENSES PARA ATUAREM NESTES "REVELANDO SÃO PAULO" NÃO ESTÁ ACONTECENDO UM TURISMO AO CONTRÁRIO, PORQUE AO INVÉS DE TRAZERMOS DIVISAS PARA O NOSSO MUNICÍPIO, ESTAMOS LEVANDO PARA OUTRO. NÃO SERIA MAIS CONVENIENTE CRIARMOS OS NOSSOS PRÓPRIOS EVENTOS E TRAZERMOS OUTROS MUNICÍPIOS PARTA CÁ??? PODE SER QUE NEM SEI OO QUE ESTOU FALANDO MAS É UMA IDEIA QUE ME OCORREU, ABRAÇOS"!!!!

      Excluir
    2. Então... Eu passei a acompanhar por acaso quando soube meio sem querer de que estava sendo desenvolvido um projeto do SEBRAE na região, já estava no meio do projeto, depois que soube comentei com a Ana Paula do Restaurante Capela e ela também demonstrou interesse em participar, o que me intrigou é que vi a sua participação e também da Maria Elisa, e que ninguém mais tinha conhecimento.

      Como que um projeto da abrangência que os projetos do SEBRAE têm não chegou ao conhecimento de outros possíveis interessados?

      Excluir
  29. AMAURI, ESSA DESIGNAÇÃO QUE V. DÁ PARA A PALAVRA "FORASTEIRO" V. JÁ PEDIU LICENÇA AO AURÉLIO E A WYKYPÉDIA PARA MUDAR O PORTUGUÊS??? NÃO SERIA MAIS PRUDENTE E BONITO OS RESPONSÁVEIS PELA TAL CAMPANHA, SE REVESTIREM DE HUMILDADE E VIR A PÚBLICO E DIZEREM: DESCULPA AÍ PESSOAL, NÓS NOS EXPRESSAMOS MAL, NOS PERDOA!! GARANTO QUE NÃO DOI NADA E TEM UM EFEITO REPARADOR, MUITO MELHOR QUE TENTAR MUDAR O SENTIDO DAS PALAVRAS. EU NÃO TENHO NENHUM PROBLEMA EM PEDIR DESCULPAS, SE O OUTRO NÃO ACEITAR, AÍ JÁ NÃO SERÁ MAIS PROBLEMA MEU. ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir
  30. O problema é que isso dependeria das pessoas que criaram tal campanha, da qual, repito, não tive participação alguma.

    Só que eu entendi assim, pois mesmo sendo forasteiro no sentido real da palavra, não e senti atingido pela campanha. Só se sente atingido pela campanha quem agiu como forasteiro, e todos sabem que são...

    ResponderExcluir
  31. Amauri, eu só fui convidada e gostei do que vi, e me interessei em tentar fazer uma estrutura física para á partir daí entrar em contato com eles sobre como implantar aqui e também se tivesse outras pessoas da área que nos uníssemos e tentassemos implantar aqui, só nesta etapa é que haveria uma conversa com o prefeito pra ver quais as possibilidades que nos proporcionaria pra executar tal coisa, só que o que adianta tentar fazer se não temos onde acomodar pessoas, por isso o pé no breque, e ainda estamos nos preparando e se isso der em vão, mudo minha rota, passo a alugar o que tiver feito, pois não vou quebrar a cara dependendo de terceiros e ninguém cooperar, porque investimento não é brincadeira, deixamos de usufruir tanta coisa em cima de um ideal, não pode ser á toa e quanto a Maria Elisa nem sei dela, não é minha amiga, apenas uma conhecida que por acaso estrava lá e vc a viu conversando comigo.

    ResponderExcluir
  32. Amauri chega desta historia de forasteiro, aqui nunca tem um sentido só como diz no dicionário, foi feita uma campanha infeliz que depois de anunciada, foi tentada limpar a barra só isso.
    Eu me doí sim, porque acompanhei o que os mineiros levaram quando eu era criança e principalmente meus pais por serem bocudos e defenderem seus amigos, não abaixavam a cabeça pra nada, os natos, que não chegavam a dez pessoas caíam de pau só isso, e como o tempo tinha passado e esta ignorância também, achei que com esta mal campanha, viesse a ressurgir tais fatos, o que é inadmissível na atualidade, visto que a maioria da população é constituída de muitos e muitos migrantes e alguns imigrantes, portanto respeito é bom e deve-se ter em primeiro lugar e nunca generalizar porque ofende quem está ali e com boa fé e trabalho construindo sua vida em um lugar que adotou com o coração.

    ResponderExcluir
  33. MACMANAMANN, Por favor de uma olhadinha no sito do Revelando que o Sr. vai entender o que é o Revelando, que a grosso modo é uma miscigenação de religiões, grupos folclóricos e culinária, com o intuído de preservar tradições e folclóre e antes era só na cidade de São Paulo, de uns anos pra cá está presente em polos regionais, o daqui é em Atibaia em Janeiro e Perdões é convidada e se apresenta há mais de 10 anos, e Bragança é que gostaria de sediar a região, mas Atibaia em parceira com Perdões é que ficou com o Revelando do Entre Serras e Água, e como já expliquei acima, Perdões não tem uma estrutura física para se desenvolver turisticamente é um posicionamento que precisa sim ser mudado, mas não podemos ficar de fora do inverso, colocar o nome da cidade lá fora, pois faz parte de um todo, é uma briga no bom sentido dos participantes, se alguém daqui quiser montar sua cozinha típica, tipo tradicional lá no evento é só se cadastrar, a de Joanópolis é uma delícia, a culinária do lobisomen, qualquer um que faça comida tipo caipira de primeira pode ir, e o que é vendido é lucro de não é do revelando, ele cria oportunidades para as pessoas, quem participa sempre sabe como é, os organizadores do evento querem estas preservações, todas as cidades participam porque Perdões não iria participar, veja no Youtube sobre isso cada evento dura em torno de 2 semanas. Ontem foi um ônibus com o pessoal daqui para se apresentar lá.

    http://revelandosaopaulo.org.br/

    pode ser pouco, mas temos que estar presente em tudo que promova a cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelos esclarecimentos. TENHA UM BOM DIA!

      Excluir
  34. continuação............. o lucro ´é do proprietário do estande, é um evento muito grande.Olha o facebook deles: https://www.facebook.com/revelandosaopaulo

    Até mais.

    ResponderExcluir
  35. Amauri, só mais uma coisa pelo que sei quando vieram aqui, não estava nada programado, como fariam palestras em outros municípios vizinhos que já estava em andamento tal fato, solicitaram de última hora para virem aqui e provavelmente não se teve tempo suficiente para se fazer propagandas, pois de ultima hora viram que só Perdões não estava participando na região, por isso a não divulgação, não houve tempo hábil.

    ResponderExcluir
  36. Agora a prefeitura tem a Secretaria de Desenvolvimento Economico e do Turismo que deve tomar conta disso. Amaurih, quem faz parte?

    ResponderExcluir