sábado, 26 de julho de 2014

ENTENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

O doutor Marcelo Murilo postou na sua página esse texto:

Sobre a guerra de Israel e a Palestina fez-me recordar essa passagem de a Chave do Tamanho, de Monteiro Lobato, de uma sensibilidade ímpar: "Enquanto isso, Pedrinho desdobrava o jornal e lia os enormes títulos e subtítulos da guerra. — Novo bombardeio de Londres, vovó. Centenas de aviões voaram sobre a cidade. Um colosso de bombas. Quarteirões inteiros destruídos. Inúmeros incêndios. Mortos à beça. O rosto de Dona Benta sombreou. Sempre que punha o pensamento na guerra ficava tão triste que Narizinho corria a sentar-se em seu colo para animá-la — Não fique assim, vovó. A coisa foi em Londres, muito longe daqui. — Não há tal, minha filha. A humanidade forma um corpo só. Cada país é um membro desse corpo, como cada dedo, cada unha, cada mão, cada braço ou perna faz parte do nosso corpo. Uma bomba que cai numa casa de Londres e mata uma vovó de lá, como eu, e fere uma netinha como você ou deixa aleijado um Pedrinho de lá, me dói tanto como se caísse aqui. É uma perversidade tão monstruosa, isso de bombardear inocentes, que tenho medo de não suportar por muito tempo o horror desta guerra. Vem-me vontade de morrer. Desde que a imensa desgraça começou não faço outra coisa senão pensar no sofrimento de tantos milhões de inocentes. Meu coração anda cheio da dor de todas as avós e mães distantes, que choram a matança de seus pobres filhos e netinhos. Aquela tristeza de Dona Benta andava a anoitecer o Sítio do Pica-Pau, outrora tão alegre e feliz."

Eu também me emociono como o doutor comentou na postagem, e como é bom que gente tenha conhecimento sobre as razões do conflito é importante que a gente perca pouco mais de doze minutos para assistir uma aula da professora Arlene Clemesha:




2 comentários:

  1. iniciaram as obras de inflaestrutura do parque hortencia e vc não vai nenhuma nota amaurih? pra que tanta indiferença??????

    ResponderExcluir
  2. As obras de infraestrutura no Parque Hortênsia são daquelas que já foram anunciadas e começadas por diversas vezes, minha cara pessoa medíocre, e as licitações dessa Prefeitura são todas realizadas de maneira em que não sabemos para onde vão os recursos, se para as obras ou para amainar a ganância dos espertalhões, vamos aguardar terminar, se terminar, se não for desses processos que o dinheiro acaba antes da obra... Ou se não for só mais uma enganação como foram todas as outras obras de vocês...

    ResponderExcluir