quinta-feira, 31 de outubro de 2013

LEVANDO "VANTAGEM" EM TUDO, CERTO!!!

Encontrei esse texto no site do Jusbrasil, é uma pausa para reflexão escrita pelo professor Luiz Flavio Gomes:
 "Era uma tarde de domingo ensolarada na cidade de Oklahoma. Bobby Lewis aproveitou para levar seus dois filhos para jogar mini-golf". Acompanhado pelos meninos dirigiu-se à bilheteria e perguntou:
- Quanto custa a entrada?
O bilheteiro respondeu prontamente:
- São três dólares para o senhor e para qualquer criança maior de seis anos.
- A entrada é grátis se eles tiverem seis anos ou menos. Quantos anos eles têm?
Bobby informou que o menor tinha três anos e o maior, sete.
O rapaz da bilheteria falou com ares de esperteza:
- O senhor acabou de ganhar na loteria, ou algo assim? Se tivesse me dito que o mais velho tinha seis anos eu não saberia reconhecer a diferença. Poderia ter economizado três dólares.
O pai, sem perturbar-se, disse:
- "Sim, você talvez não notasse a diferença, mas as crianças saberiam que não é essa a verdade".

Comentários: 
- A ética (e a moral, consequentemente) não é um código ou um conjunto de leis que devemos aprender e seguir para que nos consideremos bons e despreocupados (Savater). 
- A ética e a moral nos conduzem a uma prática contínua, diária, porque todos os nossos atos relacionais (atos que envolvem e afetam nós e o mundo que nos circunda) nos compelem a refletir sobre o que é certo ou errado, sobre o que vamos fazer (ou não) e os motivos pelos quais vamos fazer. 
- Numa época tão carente de valores positivos para a vida natural, não podemos deixar nunca de, sem cair em moralismos, mostrar exemplos saudáveis de ética, que possam ser copiados, especialmente pelas crianças com quem convivemos. A economia de qualquer importância jamais pode constituir razão suficiente para esquecer o tesouro do ensinamento ou do exemplo daquilo que é moralmente correto.
- A sua mãe recebe bolsa família, sem que você (ou mesmo ela) precise disso???
- Que prejuízo deve acontecer na cabeça de uma criança quando ela testemunha os pais mentirem para levarem uma vantagenzinha???

Nenhum comentário:

Postar um comentário