domingo, 20 de outubro de 2013

QUE A VOSSA JUSTIÇA REINE SOBRE A TERRA

O doutor M. (servidor de confiança da procuradoria jurídica de uma certa Prefeitura) fez um comentário em sua página do Face, em uma postagem que trazia um vídeo de uma reportagem da Globo sobre o custo dos políticos no Brasil, para ver a matéria clique aqui, ele posta: 

M. A. M. J. compartilhou o vídeo de Cida Santos.
há 22 horas · Editado
Isso acontece em todo o Brasil!! A exemplo deste vídeo cabe informar que a manutenção do Poder Legislativo em Bom Jesus dos Perdões não sai por menos de 9 milhões, por mandato. Assim cabe a nós perguntamos se o investimento tem valido a pena!? Acho que não!!! Vamos pensar pessoal, em 2014 teremos eleições!!!!

Na postagem que foi apagada eu comentei:

Eu pessoalmente achei legal, mas só que, no caso de Bom Jesus dos Perdões especificamente, eu gostaria que ele, usando o mesmo método de cálculo, colocasse por quanto sai a manutenção da nossa Prefeitura. Seria interessante saber se tem valido a pena. Só que independente disso é bom esclarecer que, independente de em quem você votar nas próximas eleições, o custo vai continuar sendo esse, o que realmente deve prevalecer é a análise de cada um dos agentes públicos que você estará colocando para nos administrar. Eles têm espírito público? Ou estarão lá só para levar vantagens pessoais??? Porque de uma forma ou de outra nós é que pagamos...

Esta postagem do doutor M., resultou em matéria feita pelo doutor Luiz Antonio, chefe de Gabinete da Câmara Municipal, no site bjperdoes.com.br que podia ser acessada aqui, (mas que foi retirada depois da ameaça sofrida)

Apagada a mensagem original o doutor M. colocou outra postagem:

Pensei em responder, respondi e apaguei!!! Tenho respeito por todos os vereadores de Bom Jesus dos Perdões e tenho muitos deles como meus amigos pessoais!!! Não duvido que todos sejam honestos, apenas manifestei minha indignação por termos no Brasil um dos maiores gastos do Poder Legislativo do mundo! Sem oportunismo, sem ordem de ninguém, só direito de manifestação!!! Não preciso de méritos,meu trabalho demonstra meu comprometimento e seriedade. Grato.
E esta nova postagem foi comentada:

 Fabio Mezencio Boa tarde, caro colega. Eu achei exagerada a manifestação em relação ao seu comentário. Críticas como a que você recebeu beiram o oportunismo. Porém, só leva martelada, meu amigo, prego que se destaca. E viva a liberdade de expressão. Forte Abraço. Fábio Mezencio.

Interessante o comentário do doutor Fabio, gostaria, até mesmo para ilustrar, o que ele entende por “oportunismo”, que oportunismo seria esse? O de defender uma instituição que foi citada com mentiras e distorções?
Não creio que o doutor M., ocupando o cargo que ocupa, não saiba que o valor destinado para a manutenção do legislativo é proporcional ao que o executivo recebe a título de receita. Se o legislativo recebe muitos recursos, (e a Câmara sempre devolve recursos que sobram ao executivo) é porque a previsão da receita do município estimada pelo executivo estaria supervalorizada, o que é real em nossa cidade, já que esse grupo gestor precisa de uma previsão distorcida e aumentada para manter os índices da folha de pagamento, isso sim astronômica e dispendiosa, tanto que deveria ser o foco da indignação de quem fosse realmente isento e justo.
E houve mais um comentário:

Ortiz Odair Lopes Caro amigo M., e a primeira vez que venho falar contigo pelo facebook. Lí seu desabafo por sinal oportuno e compartilho com vc. Não desanime, v c é jovem e talentoso, vá em frente porque precisamos de pessoas como vc que tenham coragem de dizer aquilo que pensa doa a quem doer. Nos meus poucos anos de vida sempre fui como vc, sempre combatia as coisa que estavam erradas e sobrevivi. Os que te criticam querem te calar para se manter usufruindo da máquina em beneficio de poucos. Precisamos mudar realmente essa sistemática e só com luta e dedicação alcançaremos nossos objetivos. Vamos lembrar dos que te criticaram na próxima eleição. Um abraço. Ortiz


Não conheço o senhor Ortiz, mas vejo ele não conhece as circunstâncias, tanto que considera que o doutor M. está certo nas suas opiniões mesmo colocando números distorcidos e mentirosos, e não sabe de que lado o doutor M. se encontra, pois não tem consciência de quem que “está usufruindo da máquina em benefício de poucos”. No demais concordo com ele quando coloca que “precisamos mudar essa sistemática”, só estou preocupado com a ameaça de “lembrar dos que te criticam na próxima eleição”, a não ser que “lembrar dos que te criticam” é para escolhê-los, para quebrar esse círculo vicioso que mantêm um grupo gestor inconsequente na Prefeitura do qual o doutor M. faz parte, e que mascara números apresentando um orçamento que é maior de que o de Piracaia, que é maior em território e em número de habitantes, mas que é mais compatível, sem mascaramentos e supervalorizações.

Desconfio que a estratégia é tentar jogar para cima da Câmara a responsabilidade pelos aumentos de taxas e impostos e outras artimanhas para aumentar a Receita, para que a Prefeitura consiga manter os cabides que fizeram subir os índices de impacto da folha.

A Câmara segura essa???

10 comentários:

  1. Prezado, peço que retire do blog meu nome, bem como qualquer informação que diga respeito ao meu trabalho, tendo em vista inexistir qualquer forma de autorização para tanto sob pena de responsabilização civil. Lembrando que Código Civil e a Constituição Federal tratam do direito de imagem.

    O artigo 20, inserto no capítulo II, do Código Civil Brasileiro, dispõe que: “Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se destinarem a fins comerciais.” E o artigo 5.º, inciso X, da Constituição Federal, proclama que: “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação".

    Nestes termos, venho requerer que qualquer imagem ou citação de meu nome sejam retiradas deste blog e demais informativos na internet, no prazo maximo de 24 horas, sob pena de responsabilização civil.

    Atenciosamente.

    Mario Augsuto Mathias Júnior
    OAB (SP) 309.957

    ResponderExcluir
  2. As informações que estão no Blog são públicas, senhor, publicadas na internet, e apenas replicadas por versarem de assunto de interesse da sociedade, estamos em um estado democrático em que há liberdade de expressão independente do desejo de alguns. Não creio ter cometido crime algum, mas vou consultar meus amigos para saber se estou cometendo algum crime, ao comentar sobre a opinião que pessoas postaram na internet e que chegaram ao meu conhecimento.

    O senhor não me intimida com essa ameaça. Se eu estiver cometendo algum crime retiro a matéria e me retrato, assim que a Justiça decidir.

    Não é porque o senhor é advogado que pode me obrigar a retirar uma matéria que não contém nenhuma informação que não tenha sido publicada na rede, se houver alguma inverdade o senhor tem o direito de contestar.

    ResponderExcluir
  3. Ou será que voltamos à ditadura???

    ResponderExcluir
  4. Prezado, Muito embora as informações sejam públicas, não lhe autorizei que a utilização ou vinculação de imagem ou nome. Assim reitero que retire, sob pena de responsabilização civil, toda e qualquer referência ao meu nome ou imagem.

    ResponderExcluir
  5. Estou consultando a assessoria jurídica do Blog, para me orientar sobre os procedimentos legais.

    ResponderExcluir
  6. briga de prefeitura e câmara, o município só se fodendo, enquanto esses sabitudos se manifestam. 9 milhões para manter vagabundos no poder, com aspones, essa é boa. acorda Perdões. PROTESTO - QUEBRA QUEBRA É O QUE SE SUGERE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Briga??? Que briga? Só falta querer justificar uma administração equivocada, corrupta, incompetente, que não demonstra consideração nenhuma pela cidade, com essa suposta briga entre prefeitura e câmara, eu, aqui, assumo a responsabilidade da minha opinião, não falo em nome da instituição, e não vejo briga nenhuma, vejo dois cidadãos mostrando sua indignação através de uma discussão baseada em argumentos, opiniões diferentes, mas nem por isso passíveis de qualquer censura. Eu ainda prefiro e defendo a força do argumento e nunca o argumento da força.

      Excluir
  7. De onde o senhor tirou essa informação "Anônimo"??? O senhor já pensou na possibilidade dessa informação ser falsa e distorcida? Claro que não... Pois o que interessa a vocês é só tumultuar para alcançar seus objetivos, sempre "nobres" e "legais"...

    ResponderExcluir
  8. O anônimo tirou essa informação do mesmo lugar que o advogado da Prefeitura tirou... De dentro da Prefeitura.

    ResponderExcluir
  9. Eh isso aih... naum basta falar mal dos vereadores e agora decidiu escrever tambem. A cidade precisa de corajosos assim, mas lembresse de provar tudo que fala.

    ResponderExcluir