sexta-feira, 9 de março de 2012

REUNIÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS - 2012

O ano passado a reunião do Tribunal de Contas foi em Piracaia, esse ano para a nossa região a reunião foi realizada em São José dos Campos, ontem, dia 08, no período da manhã.
Essa matéria saiu no site da Uvesp, que é parceira no evento, junto com o Tribunal de Contas:

AUSÊNCIA DE PRESIDENTES DE CÂMARAS É CRITICADA PELO TRIBUNAL 

Apesar da participação de 21 municípios com mais de cem agentes públicos, no seminário “Legislativo Passado a Limpo”, realizado pela UVESP e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a ausência de presidentes de câmaras foi criticada pelo diretor geral do TCE, Sérgio Rossi. O seminário foi realizado na Câmara Municipal de São José dos Campos, organizado pelo vereador e diretor da UVESP, Luiz Mota e pelo diretor de eventos, Luis Mário Machado.

“A UVESP convidou 37 municípios e, claro, os presidentes de legislativos. Mesmo assim apenas sete estiveram presentes. O que é de se lamentar, porque não acredito que tenham algo mais importante a fazer, além oferecer duas horas do seu tempo em um evento como esse”.

Disse mais o diretor geral. “Se o evento fosse pago e se fosse também em Fortaleza com certeza o número de participantes seria recorde”.

O desabafo do eminente conferencista é uma das mais lúcidas autoridades da Côrte Estadual, tem razão de ser. Quem fiscaliza as contas do presidente da câmara é o Tribunal de Contas. Sua rejeição implica em inelegibilidades. E quando há, no mais das vezes, é pela falta de esclarecimentos.

Em sua palestra, Rossi disse que o Tribunal de Contas há mais de 10 anos tem adotado uma política de ir aos encontros, promover seminários, palestras. “Garanto que as autoridades da Casa não ficam mais encasteladas. Mas adotam uma posição pedagógica evitando rejeição de contas”, afirma. Adianta, também, que produzir e leis e fiscalizar o executivo é uma função do legislativo.

O especialista Flávio Correa de Toledo iniciou a palestra mostrando o que pode e não pode ser feito, principalmente em ano eleitoral, nas câmaras municipais. Seguiu-se a palestra do diretor Sergio Rossi. Por cerca de 90 minutos, os participantes tiraram dúvidas junto aos técnicos.
Os Presidentes de Câmara presentes foram: João Antonio Correia Gonçalves – Queluz, Carlos Alberto de Oliveira Pinto – Ilhabela, Alexandre de Oliveira Braga – São José do Barreiro, Daniel de Oliveira – Paraibuna, Sergio Alvez Feitosa – Jambeiro, Eloi Marco – Cachoeira Paulista, Juvenil Silverio – São José dos Campos.

Também estiveram presentes representantes das Câmaras de: São José dos Campos, São Sebastião, Bananal, São Luiz do Paraitinga, Queluz, Paraibuna, Atibaia, São Bento do Sapucaí, Jambeiro, Jacareí, Cunha, Lorena, Santa Branca, Ilhabela, Guararema,Iguaratá, Roseira, Taubaté, Cruzeiro, Lagoinha, São José do Barreiro e Cachoeira Paulista.



Sérgio Rossi - Diretor Geral do Tribunal de Contas
Da nossa região Atibaia foi a única cidade que mandou representante:


Emil Ono- Vereador de Atibaia

6 comentários:

  1. PELO VISTO NOSSOS VEREADORES PREFEREM MAIS APARECECEM EM FESTAS DO QUE REPRESENTAR NOSSA CIDADE EM UM SEMINÁRIO.

    ResponderExcluir
  2. Os horários eram distintos, a reunião do Tribuna de Contas era no período da manhã, e a sessão solene à noite...

    ResponderExcluir
  3. ENTÃO QUAL A JUSTIFICATIVA DOS VEREADORES NÃO TEREM IDO REPRESENTAR A CIDADE ?

    ULTIMAMENTE ESTES VEREADORES NÃO ESTÃO FAZENDO NADA !

    SÓ FAZEM REPRESENTAÇÕES DE BONS VEREADORES NAS SESSÕES DE CÂMARA, FAZENDO BELOS DISCURSOS..... MAS NA REALIDADE NÃO ESTÃO CORRENDO ATRAS DOS DIREITOS DO POVO.

    QUANTAS DECEPÇÕES.

    ResponderExcluir
  4. Maria Curiosa, não creio que eles teriam alguma justificativa, afinal a presença na reunião do TC, era para zelar pelos próprios interesses, se não foram, eles podem alegar que estavam correndo atrás de atender ao povo da cidade. Sem muitos problemas... E depois fazendo tudo da forma correta não se precisa da atenção do pessoal do Tribunal de Contas...

    ResponderExcluir
  5. QUANDO SERÁ QUE O AMAURI VAI SER CHAMADO PARA ASSUMIR SEU POSTO LÁ NA CÃMARA/ UMA VEZ QUE ELE JÁ EXERCE COM MUITA MAESTRIA O CARGO???

    ResponderExcluir
  6. Não exerço não senhor, Mac. Eu exerço apenas a função de informar sobre assuntos da nossa cidade. A função do Assessor de Imprensa é outra, e com atividades específicas as quais eu, por enquanto, não exerço, e só vou exercer se resolver assumir...

    ResponderExcluir