sexta-feira, 11 de novembro de 2016

PIPOCANDO PELA VIDA...

Peguei esse texto em uma publicação sobre turismo, mas podemos usar essa mesma analogia para a vida em geral...

MILHO  DE  PIPOCA
A boa pipoca e o piruá.
     O milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre!
     O mesmo acontece com muitas pessoas.
     As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito. A vida inteira! São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosa!
     Só que essas pessoas não se apercebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor do mundo... Na verdade, são pessoas que não enxergam um palmo diante do seu próprio nariz.

NO  FOGO
     Mas, de repente, vem o fogo! O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos, disso resultando alguma dor.
     Pode ser um fogo vindo de fora, tal como: perder um emprego, perder um filho, o pai, a mãe, um amigo, perder um amor, desagradar alguém, perder todas as suas economias, sofrer um acidente....
     E, pode ser um fogo de dentro mesmo: o pânico, o medo, a ansiedade, a depressão ou sofrimento, cujas causas nós ignoramos.
     Para tudo isso, sempre há o recurso do remédio: Apagar o fogo!
     Sem o fogo queimando o sofrimento diminui.
     Porém, há também a possibilidade de uma grande transformação.

O  FIM  DO  MILHO
     Imagine, agora, o pobre milho fechado dentro de uma panela e lá dentro cada vez mais quente. Ele pode “pensar” que a sua hora chegou e que vai “morrer”.
     Dentro da sua casca dura, fechado em si mesmo, o milho não pode “imaginar” um destino diferente para si mesmo. Não pode “imaginar” a transformação que está sendo preparada para ele. Ele nem faz “ideia” daquilo que é capaz.
     Aí, sem qualquer prévio aviso, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: Pá... Pá, pá, pá... Tarará, pá, tá....
     E, então, ele aparece com outra aparência completamente diferente e até com outro nome. Deixou de ser milho. É, agora, a pipoca, bonita, grande, aberta para a vida, algo que nunca havia “sonhado”.

MAS, TEM O PIRUÁ
     Bem, ainda temos o chamado piruá, que é aquele milho de pipoca que se recusa a estourar...
     São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito que elas são.
     E não mudam! Continuam na mesmice!
     A presunção e o medo formam a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o seu destino é triste, já que ficará duro e refugado a vida inteira. 
     Deus é o fogo que amacia os nossos corações, tirando deles o que neles há de melhor.
     Acreditamos que, para extrairmos o melhor de dentro de nós, temos que, assim como o milho da pipoca, passar pelas provas de fogo de Deus. É bom refletir sobre isso!

AUTORIA
     Todo o texto acima é inspirado nos ensinamentos da jornalista Daisy Rosi Ribeiro, editora de revista especializada para Agentes de Viagens que tem o sugestivo nome: “Voe Livre”.

     E ela acrescenta seu ditado: -“Talvez, hoje você não entenda o motivo de estar passando por alguma coisa ou dificuldade – diz ela, que acrescenta - Mas, tenha a certeza de que, quanto mais quente estiver o fogo, mais rápido a pipoca estoura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário