domingo, 3 de novembro de 2013

O POVO DE DEUS É ESCOLHIDO PARA SER SANTO!

A liturgia desse domingo ensina que Deus que que, pessoalmente e como povo, sejamos santos.
Olha! A liturgia não diz que quer que a gente finja ser bom, que a gente simule que é religioso, que a gente engane os outros mostrando que somos honestos, para levarmos alguma "vantagem". Não!
Vivendo nesse mundo de hostilidades e rebeldias, ser santo significa ir contra a corrente.
Inclusive passar por trouxa. Pois os enganadores, os simulacros, os desonestos estão conhecendo uma prosperidade que não condiz com o que produzem nos serviços que deveriam prestar perante a comunidade.

No Sermão da Montanha, Jesus apresenta suas bem-aventuranças que poderiam ser ditas mais ou menos assim, nos dias de hoje:

"Bem-aventurados os que são capazes de renunciar ao dinheiro, ao poder, ao prestígio para doar suas vidas em busca de um mundo melhor, mesmo que sejam perseguidos por causa da justiça, mortos em defesa desse ideal, deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os aflitos que são capazes de ouvir o clamor de todos os que foram condenados a viver excluídos pelo sistema, agindo na sua defesa, serão por mim consolados.
Bem-aventurados os que com seu modo de viver, quebram as cadeias da violência, da guerra, dos ressentimentos e do ódio ensinando que a única arma capaz de revolucionar o mundo é o amor. Estes possuirão a terra.
Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça e procuram unir-se e lutar para implantar a justiça, a partilha e o amor.
Bem-aventurados os misericordiosos que são capazes de acolher, amar, perdoar, doar o coração àqueles que necessitam. Só a misericórdia é capaz de renovar pode dentro os que praticaram pecados e se redimiram. Estes receberão a misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração porque conseguem ver a beleza, o amor e meu Pai em todos os seus semelhantes e na natureza. Vendo com o coração, só assim veem Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, que vencem o ódio e entregam a própria vida para que os outros tenham mais vida. A felicidade é um dom e, ao mesmo tempo, uma conquista.
Bem-aventurado sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo o tipo de mal contra vós, por causa de mim, de meu Reino, da justiça e da paz."

Estes são os verdadeiros Santos e Santas de Deus."

Mas é tão trabalhoso... Será que não é melhor a gente fazer um "acordo" com os ímpios, com os corruptos, com os gananciosos, com os bandidos, quem sabe sobra alguma migalha de "prosperidade"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário