Sabemos que não basta o mero cumprimento de normas e leis. É preciso radicalidade no seguimento de Cristo. É preciso fanatismo em sua maior instância. Da mesma maneira que não basta o simples cumprimento das normas e das leis, o não cumprimento é o fator principal que tira não só o rico, mas a qualquer um, do caminho da luz.
Ao dizermos que para Deus tudo é possível, não estamos entendendo que o rico será salvo mesmo que continue acumulando riquezas para si. Deus salva ao tocar o seu coração e espera que se converta e viva a comunhão com Deus e com todos os seus irmãos.
A sabedoria é um dom a ser verdadeiramente apreciado e buscado. Ela vale mais do que todas as riquezas. O seguimento de Jesus exige de nós atitudes radicais, mas nem sempre encontramos coragem. Não há como ser rico, apegado a querer ter uma consciência em paz, sonhando com qualquer salvação.
JESUS DISSE QUE ERA MAIS FÁCIL UM CAMELO PASSAR PELO FUNDO DE UMA AGULHA, DO QUE UM RICO IR PARA O CÉU! É CLARO QUE ISSO NÃO ERA NO SENTIDO LITERAL, ERA UMA FORÇA DE EXPRESSÃO.
ResponderExcluirCONTA A HISTÓRIA PARALELA QUE NOS MUROS DE JERUSALÉM TINHA UMA ENTRADA (OU AINDA TEM) POR ONDE PASSAVAM AQUELES QUE VINHAM EM PEREGRINAÇÃO A CIDADE, ESTA ABERTURA ERA MUITO BAIXA, E OS CAMELOS TINHAM QUE SE AJOELHAR PARA PODEREM ENTRAR COM MUITA DIFICULDAADE, DAÍ DAR-SE O NOME DE BURACO DE AGULHA, QUE FOI SEGUNDO OS HISTORIADORES A REFERENCIA DE JESUS.
MESMO PORQUE NA HISTÓRIA B[IBLICA PODEMOS ENUMERAR MUITOS RICOS QUE SE SALVARAM. MESMO PORQUE O MAL NÃO ESTÁ NA RIQUEZA, MAS NO APEGO _AS RIQUEZAS, NA AVAREZA, NO EGOISMO!