quinta-feira, 28 de maio de 2015

INCENTIVO AO ARTESANATO

Há anos Bom Jesus dos Perdões participa das exposições do projeto "Revelando São Paulo", esse ano participaram em Atibaia e agora, acabaram de perder as inscrições para o Revelando São José dos Campos, perto de vinte artesãos participam com seus trabalhos, fazem investimentos nos materiais e se ocupam com o fazer as suas artes, com vistas a participarem desses eventos para venderem suas peças e recuperarem o que investiram.

O Revelando, para quem não conhece, é um evento do Estado em que os artesãos não podem participar individualmente, as inscrições têm que ser feitas pela Prefeitura, e inclusive só aceitam alguns tipos específicos de trabalhos, por falta de atenção por parte da Secretaria Municipal de Cultura, que mudou de secretário, era o Paulo Ramos, que sempre apoiou os artesãos, e agora é o Ricardo Bruno, que não tem nenhuma vivência na área, e considera que os gastos não são investimentos, mas despesas, e que ocupa a secretaria com o objetivo de "economizar", resolveu não inscrever a cidade, perdendo os prazos para que os artesãos participassem em São José.




Há tempos eu estava querendo fotografar a Benvinda e o seu trabalho, esse tipo de trabalho, com palha de milho, é destaque em todas as exposições, e a técnica que ela usa é reconhecida como bastante tradicional. Se fosse só os trabalhos do pessoal dela já seria motivo de orgulho, reconhecimento e investimento por parte da Prefeitura, mas são perto de vinte artesãos que participam da Exposição "Revelando São Paulo" e que estão preocupados com a exposição principal, que acontece na Capital, em setembro, e que para que possam expor precisam da Prefeitura.

Espero que o setor "competente" demonstre que tem consciência de que, se ele existe para economizar, economizaria muito mais se não existisse. Afinal, para que gastar com salários para manter uma estrutura que não funciona?

Um comentário:

  1. Se não existisse economizaria muito mais
    Sabias palavras
    E o que era ruim conseguiu ficar Pior

    ResponderExcluir