segunda-feira, 4 de maio de 2015

EM BUSCA DA VERDADE

Gente, eu considero grave o que está acontecendo em nossa cidade, se repetindo para ser mais exato, já que houve a mesma barbaridade no episódio do padre Sebastião, tem alguns cidadãos que estão achando que têm o direito de escolher por todos os demais, tem alguns cidadãos com o costume medonho de achar que o que pensa é o correto e que deve interferir nas coisas da sociedade. Só que para isso, como já vimos em experiências anteriores, eles não se importam em criar calúnias tão cabeludas e descabidas que fica até difícil conferir e investigar se as denúncias procedem. E não têm a menor consideração sobre as consequências que isso possa causar na vida das pessoas que envolvem, de forma inconsequente, maldosa e até mesmo criminosa. Essas pessoas que podemos sentir, não tem limites em suas armações, na criação de suas intrigas. E isso eu considero muito grave... Clique na imagem e veja a matéria no site "Aleteia - Em busca da verdade"

© CREATISTA/SHUTTERSTOCK
É muito difícil agradar todo mundo.

Há pessoas que criticam o padre por causa de suas homilias; outros, por ele ser muito exigente; ou pelo seu jeito de realizar o trabalho pastoral ou administrar a paróquia. Definitivamente, todo sacerdote é sinal de contradição.

Com relação às homilias, o problema para um padre é que, na mesma missa, há pessoas de todas as idades, de todas as condições socioeconômicas, de todos os níveis de formação. Como adequar a mensagem ao gosto de todos?

Indiferentemente de como o padre faça sua homilia, sempre haverá descontentamento entre os fiéis: uns porque a homilia é curta; outros porque é longa; outros porque é profunda demais; outros porque parece superficial; outros porque é fiel à doutrina da Igreja; outros porque é espiritual...

Qual é a solução? Dividir a paróquia por grupos, para que haja uma missa para crianças, outra para jovens, outra para adultos? No fundo, isso não é lógico, pois, indiferentemente dos grupos que forem formados, sempre haverá fiéis de outras idades.

Dividir os fiéis por grupos, para que haja uma missa para pessoas cultas, outra para pessoas menos cultas, outra para os pobres, outra para os ricos? Isso também não tem razão de ser, sob nenhum ponto de vista.

Há críticas de todos os tipos feitas aos sacerdotes:

- Se é bonito, deveria ter se casado; se é feio, coitado, foi por isso que virou padre.

- Se é sério, é porque está bravo; se sorri para todo mundo, quer ser o centro das atenções.

E assim por diante.

Indiferentemente do fato de as críticas serem fundadas ou infundadas, vale a pena recordar que os padres, apesar do seu jeito de ser e da sua história pessoal, querem encarnar o modelo de sacerdócio que Jesus propõe, como sumo e eterno Sacerdote. E pretendem exercer uma liderança ao estilo de Jesus, que não veio para condenar, mas para servir.

É uma pena que, na sociedade, e não só contra os sacerdotes, haja tantas críticas negativas e sobretudo generalizações.

Antes de criticar quem quer que seja, as pessoas precisam recordar o que Jesus disse: quem estiver livre de pecados, que atire a primeira pedra (Jo 8, 7). As críticas negativas crescem muito mais que as positivas.

Basta lembrar da história da Igreja. Os clérigos ou sacerdotes sempre sofreram muitos ataques, desde sempre, e assim será até o final.

Só que, na atualidade, é preciso acrescentar um ingrediente: a crescente apostasia (abandono público da fé), que torna mais cruéis ainda os ataques à Igreja e aos seus ministros.

As pessoas precisam ser conscientes de que os padres não têm um caminho fácil; independentemente de sua forma de ser, eles carregam uma missão pesada sobre os ombros, em prol da salvação do povo de Deus.

O trabalho é muito grande e os padres são tão poucos... E, ainda por cima, acabam sendo objeto da crítica de muitos, pois hoje é mais popular ser qualquer coisa, menos sacerdote.

É preciso recordar que eles fazem as coisas da melhor maneira possível, ou pelo menos fazem coisas que muitas outras pessoas não querem fazer.

Eles renunciam a ter filhos para poder ajudar outras pessoas a educar seus filhos.

Pedimos ajuda aos padres para melhorar nosso casamento, quando eles nem sequer recebem um alimento quente em casa ao chegar do trabalho.

Pedimos que ajudem a solucionar problemas alheios, quando humanamente às vezes nem conseguem solucionar os próprios.

Mesmo assim, eles se doam a nós.

Ainda por cima, as pessoas costumam sempre questionar o que um padre diz, mas acreditam piamente no que foi dito pelo apresentador de televisão mais famoso.

O erro fundamental de quem critica os sacerdotes ou que incentiva esta atitude de crítica é que se presta atenção na parte humana e não se vai além; não há uma firme convicção do que o padre representa e do que ele é: um humilde "distribuidor" das graças de Deus, em meio às suas fraquezas, que são comuns a todos nós.

19 comentários:

  1. Desculpe, mas ninguém obrigou ninguém a ser padre, faz parte, e tem outra, padre que fala abobrinha durante a missa, da sermão de causa que não domina se quer ouviu a outra parte, puxa orelha sobre o tamanho da massa corporal dos fieis que vão a igreja PARA REZAR !!!!!! Palhaça, por isso que minha igreja é meu coração, não preciso ir a lugar nenhum ouvir pessoas despreparadas, influenciadas até mesmo por políticos, para!

    ResponderExcluir
  2. Odatlover, não frequentar uma igreja é uma opção sua, mas nem por isso eu acho legal você, ou qualquer pessoa, achar que pode julgar e chegar ao cúmulo de condenar qualquer pessoa por suas atitudes, ainda mais quando essa pessoa é um orientador religioso. Então você acha legal alguém achar que pode criar intrigas para trocar as pessoas com as quais você não simpatiza?

    ResponderExcluir
  3. Tenho livre arbítrio para julga o que é melhor pra mim e pro meu estado de espírito, realmente, não frequentar cultos ou missas é uma opção minha, meus sentimentos, pedidos de perdão, compaixão e temor a Deus não precisam passar por aprovação de padres, bispos, pastores se lá qual for. Pessoas normais, pecadoras como nós. Muitos são pedófilos e por ai vai.. escândalos atrás de escândalos, não estou dizendo que os padres daqui são, porem a fatos comprovam minhas convicções. Opinião minha, posso ter ou o padre não deixa?

    ResponderExcluir
  4. Você tem alguma a ver com a notícia de que os três padres da nossa cidade foram ou vão ser transferidos?

    ResponderExcluir
  5. Você tem o direito de não gostar, e de não frequentar, só não tem o direito de, por que não gosta, fazer intrigas para trocar, não estou dizendo que fez isso, mas se fez é uma atitude autoritária e egoísta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fiz entriga alguma, ate pq não frequenteo ou se quer tenho contato, mas sao as minhas opiniões.. Agora se estão de saída ou não, não sei lhe dizer

      Excluir
  6. Na verdade eu sei que você não fez intriga, "Odatlover", mas sabemos que fizeram e aí é que está o problema, temos um grupo na cidade que acha que tem o direito de se imiscuir nas coisas da cidade como se fosse donos da verdade. Resta saber quem esteve por detrás dessas articulações que culminaram nesse resultado. Dos que estiveram por detrás das intrigas contra o padre Sebastião nós tivemos conhecimento, inclusive através da ostentação de alegria que eles não tiveram interesse ou intenção de esconder. A não ser um ou outro, já que sabemos que alguns dos mentores estão até agora se escondendo. Mas e agora? Será que são os mesmos?

    ResponderExcluir
  7. Amaurih, por que você não assume a paroquia?

    ResponderExcluir
  8. Por que eu? Pra mim que procuro ter espírito aberto e em paz, não acho que as pessoas tenham o direito de interferir dessa maneira.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente nossa paróquia vive um tempo de inconstância espiritual, dizem até que é culpa da política que alguns andam fazendo dentro da igreja, elas se sentem como ovelhas sem pastor, e pelo visto o único caminho que elas conhecem é reclamar para o Bispo, parece que eles(os padres) vão embora no final desse mês, e agora é esperar pra ver a próxima vítima, ou melhor o próximo padre

    ResponderExcluir
  10. A culpa é das pessoas que acham que tem direito de fazer denúncias por que não concordam com o que quer que seja. O que elas pensam que são? Elas são as donas da verdade? O que elas desejam é lei que tem que ser cumpridas pela Igreja? Elas mandam na Igreja? O que as faz tão poderosas? Veja com que tipo de pessoas estamos convivendo, e o que elas acham que é o certo, é realmente certo? Até quando vamos ficar à mercê de gente com esse espírito? Temos que ficar quietos e permitir que façam o que eles querem? Quem são os responsáveis pelo que está acontecendo e quais são os motivos dessas pessoas? São motivos justos ou estão inventando calúnias para conseguirem atingir os seus objetivos? Quais os seus objetivos? O que querem na verdade? É só não serem contrariados em seus desejos?

    ResponderExcluir
  11. Isso é grave... Pessoas que têm essa atitude podem ser consideradas pessoas de Deus?

    ResponderExcluir
  12. Até quando vamos ficar omissos em relação a gente com essa índole?

    ResponderExcluir
  13. Ja teve na história perdoense algum bafafá de outra religião? A católica paeece BBB.

    ResponderExcluir
  14. A questão não está na religião, mas nas pessoas... E não nos católicos, mas nos medíocres infiltrados que vestem a máscara de católicos.

    ResponderExcluir
  15. É verdade mesmo Amaurih concordo, quando você diz que não devemos julgar, quem somos nós para fazer isso, é uma pena que você não use essa mesma premissa quando acusa os políticos que não fazem parte do seu grupo.....um peso e duas medidas!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Não distorça, ou interprete baseado em sua índole, "Anônimo" ou seja lá quem for... Eu sei que pra você é difícil separar uma coisa de outra, mas aponte onde eu julgo alguém ou alguma coisa, o que eu faço, e pode ser que me engane em algum momento e por isso peço que aponte, é colocar fatos, se os fatos envolvem políticos ou quem quer que seja, isso não é problema meu. Onde eu julgo e condeno?

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda acho que o Amaurih, deveria ser candidato a prefeito, ou no minimo vice do Paulo Afonso, ou ate mesmo assumir a paroquia. Ai sim teríamos uma cidade melhor, mais justa e bonita.
    Pense nisso Amaurih.

    ResponderExcluir
  18. Teríamos mesmo, como já tivemos antes de algumas pessoas acharem que tinham o direito de conduzir os destinos da cidade e fizeram tudo o que fizeram... Para isso com a ajuda de fofoqueiros, mentirosos, e aproveitadores denegriram a moral de todos os que poderiam ser seus possíveis adversários, para poderem "ganhar", ganharam e representam um atraso enorme para a cidade, no que se refere a justiça e beleza. E ainda distorcem todas as informações para parecer que são capazes de fazer o que os outros que eles falaram mal, faziam... Se os membros desse bando não se conscientizarem de que são responsáveis pelo que temos, alguém tem que mostrar ...

    ResponderExcluir