sábado, 2 de maio de 2015

DOMÍNIO DA MENTIRA

Nós podemos permitir que a mentira domine ou não. Mas quando saber se alguém está mentindo ou dizendo a verdade? A dificuldade aumenta conforme o talento do mentiroso em ser ator, em saber fingir. Alguns mentirosos são tão fingidos que nós só vamos perceber a mentira quando os fatos mostram, e os fatos são implacáveis para fazer cair as máscaras das mentiras. Só que isso tanto pode ser rápido como pode demorar para as pessoas associarem as mentiras aos fatos. E tem mentiras que até acabam virando verdade pelo fato de nunca haver a comparação do que a pessoa disse com os fatos reais.

E tem gente que se fia nisso, por isso não se intimidam em usar da mentira para conseguir levar as vantagens que a mentira possa lhe trazer.

Eu não acreditei quando ouvindo a Rádio Sintonia, ouvi o Sleide comentar sobre o Edital de contratação dos projetos complementares para a construção da sede da Câmara Municipal, na Praça dos Três Poderes.

Só pelo que tenho conhecimento ele falou pelo menos duas inverdades, uma a de que o assunto já estava exposto nas redes sociais, eu pelo menos não vi nenhum comentário a respeito, e isso pode despertar em quem está ouvindo, a impressão de que o que está sendo falado no programa já seria assunto divulgado anteriormente, o que não é verdade. E outra, muito pior, que é a afirmação de que a Prefeitura não teria o documento de posse do terreno onde a Câmara estaria licitando o projeto.
E o pior ainda é que o locutor afirma que as informações que ele divulgou, foram conseguidas junto à Prefeitura.

Eu inclusive liguei para a Rádio, após o programa para comentar sobre as consequências de uma informação não verdadeira perante a opinião pública. Ele confirmou que conseguiu as informações dentro da Prefeitura e, curioso para saber quem poderia ter passado essa informação mentirosa, perguntei a ele com quem que havia conversado, ao que, ele respondeu que tinha que preservar suas fontes, eu concordei, mas alertei que a Prefeitura tinha, sim, os documentos de posse do terreno e que seria muita leviandade por parte da Câmara abrir um processo licitatório da forma como ele noticiou.

O que me faz comentar aqui esse assunto, é que o procurador da Prefeitura me encontrando, comentou que o locutor havia dito a ele que eu havia tocado em seu nome quando comentei a respeito do que foi veiculado no programa, o que era mais uma mentira. Afinal, e isso eu comentei com o doutor Guilherme, eu tinha plena consciência de que ele não faria uma afirmação dessas, assim como a Prefeitura também não informaria de que não tinha dinheiro para a construção da sede própria da Câmara, já que os valores calculados estariam dentro da quantia de repasse que a Prefeitura tem que fazer para a Câmara, calculado através das receitas previstas no Orçamento.
Como comenta o vereador Paulo, as pessoas podem até serem contra o fato de a Câmara querer sair do aluguel, mas só que tem que usar argumentos que se baseiem em verdades.
Está marcado para o dia 18 o direito de resposta que a Câmara requereu à Rádio, e apesar de o assunto já ter sido amplamente discutido quando das Audiências Públicas da LDO e do Orçamento do ano passado, quem participou acompanhou, não há problemas em se discutir mais o assunto.

Tentei conversar com o locutor para saber por que comentou com o procurador que eu havia citado seu nome, ele não quis conversa e falou para eu me entender com o doutor Guilherme, e inclusive fez outras afirmações, de que eu iria ouvir o que o locutor Dinho, havia falado a meu respeito. Considerando que não podemos mais ficar à mercê de mentiras, eu gostaria de esclarecer o que está acontecendo, e não permitir que a mentira domine as relações, pois relações dominadas pela mentira nunca trazem boas consequências.


5 comentários:

  1. A rádio estah colocando um monte de mentiras apenas para atrair ouvintes. Acho que a prefeitura devia pedir provas de tudo que o slaide falar. Ele mente descaradamente falando de reclamações que naum existem...

    ResponderExcluir
  2. Realmente jah ouvi um monte de mentiras.... mas se os vereadores estaum quetos eh porque eh verdade

    ResponderExcluir
  3. Se os vereadores estão quietos é por que é verdade? Isso é o que você quer e gostaria não é "Perdoense", ou seja lá quem for?... O Sleide continua com sua campanha de espalhar "conversas de bastidores", do tipo que favorece a alguns interessados, que não se sabe se interessados no bem da cidade ou no próprio bem ou do bando.

    ResponderExcluir
  4. O que seria verdade, Perdoense? Já que você parece ser uma pessoa bem informada...

    ResponderExcluir
  5. Nós poderíamos dar corda pra ver até onde que vão com a falsidade e com as mentiras... Só que tem gente que ainda acredita nessa gente desonesta e medíocre.

    ResponderExcluir